O arroz de Palma

O arroz de Palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Tina Lilian Azevedo 27/03/2024

Elogios de si
Uma história de exaltação de um macho português (e toda carga cultural que isso significa); não é exatamente uma saga familiar. É a história de imigração de um homem que se autoelogia a história toda. Não faz nenhuma reflexão sobre erro gigante que cometeu, aliás achei que contou como vantagem; as mulheres da família tem papéis relevantes na história mas o autor só dá enfoque no macho. Porém a história é bem contada, a escrita é fluida e retrata o Rio, viver no Brasil, sob a ótica de um imigrante. Interessante

Edith 23/03/2024

Família escrita em forma de poesia...
Cada detalhe faz a gente lembrar que família é prato que se cozinha com diversos ingredientes.
Recomendo muito a leitura!

Dea de Luca 18/03/2024

Arroz de Palma
Eu ainda não descobri se foi só coisa da minha cabeça ou se meu livro realmente tem cheiro de arroz. Embora eu tenha dado o meu exemplar para um tanto de gente cheirar (e todos concordaram). Loucuras a parte, esse livro é lindo, uma história novela contada, que eu com toda certeza consigo imaginar os atores de cada papel. É a vida sendo vida e traduzida em palavras, uma história contada com uma janela de tempo maravilhosa de ler. Eu amei das falhas a falta de perfeição, a rotina contada, as lembranças como um diário vivo. Recomendo

Vanessa.Vasconcelos 10/03/2024

Família somos todos...
Que livro encantador, que envolve e cativa. Uma das minhas leituras favoritas. É como se estivéssemos sentados com aquele tio que conta histórias da família, cheia de detalhes e que te faz ver que apesar de tudo, é perfeito ter a família que temos e ser assim, como somos...

Yara 06/03/2024

Bacana, né? Achei um tantinho repetitivo, mas nada que comprometesse a narrativa a ponto de querer abandonar. Esses dias esbarrei num tuíte acusando carla madeira de se utilizar de muitas frases feitas, e essa pessoa certamente não leu arroz de palma. O que é normal, sabe? Muita coisa já foi escrita. Sinto que o arroz perdeu o foco na mão de Antônio.

Pripriqueiroz 26/02/2024

Quentinho e bem temperado
O livro começa quando Antonio, o primogênito, com 88 anos, resolve reunir toda a família em um almoço para celebrar os 100 anos do casamento dos pais e servir o arroz de Palma (jogado sobre o casal na porta da igreja). Sentado à mesa da cozinha, cortando alho e cebola, ele relembra sua história.

É um livro sobre família. Amor, paixão, briga, ressentimento, perdão, esperança? tudo isso reunido em meio a metáforas bem inteligentes. Família é prato difícil de preparar!

Não há mistério ou qualquer acontecimento surpreendente que nos faça perder o fôlego durante todo o livro. Mas, ainda assim, me envolveu de tal maneira que cheguei a sentir falta de ter uma família assim, grandona e barulhenta.

O livro é um primor e delicioso de ser lido.
O arroz de Palma é quentinho e bem temperado. Daqueles feitos pra aquecer nossos corações.

Agnesss 22/02/2024

Família é um prato difícil de se preparar
É um bom livro. Um romance com personagens bem criados e desenvolvidos. Não tem como não gostar da tia Palma!

A narrativa até a metade do livro é bem fluida, mas aos poucos vai ficando arrastada e cansativa com todos aqueles devaneios de Antônio.

Se fosse um livro mais curto, as reflexões seriam melhor aproveitadas.

No entanto, a história do arroz aquece o coração. Não tem como negar que é emocionante!

Ao fim, a lição que fica é: as vezes é necessário esquecer o ego, a intriga, a mágoa para que a família se mantenha minimamente unida.

É bom arroz soltinho e família grudada na panela.

Ana Claudia 10/02/2024

Antônio é um senhor de 88 anos que passou a sua vida toda se dedicando a arte da culinária. Ele está envolvido com os preparativos de um almoço muito especial: a celebração de 100 anos de casamento de seus pais, José Custódio e Maria Custódio que há muito tempo não vê.

Enquanto está preparando o almoço, Antônio momentos de antes dele nascer, da sua infância e adolescência, casamento, filhos, as mudanças que a vida deu, seu relacionamento com sua família, pais irmãos e, assim, vem a sua memória momentos felizes e outros não tão felizes assim. Tudo isso contado por sua tia Palma.

Quando Maria e Antônio se casaram tia Palma lhes deu um punhado de arroz que para ela, era símbolo de fertilidade e amor. Jose Custódio era um homem que se irritava com muita facilidade e não gostou da atitude de Palma. Já Maria gostou do presente. Ao longo de 100 anos de casados, esse arroz passa a fazer parte da família e de todos os acontecimentos da decisões que ocorreram.

Agora, as 88 anos, Antônio nos conta alternando entre o passado e presente, todas as mudanças que ocorreram em sua vida.

Essa foi uma leitura que demorei para me conectar com a história. Só passou a ficar mais interessante lá para 40%. A narrativa é toda com as reflexões que o narrador, Antônio. O arroz faz parte do destino dessa família e é capaz de influenciar as mudanças que acontecem. De modo geral, eu gostei da história

Valaloba 02/02/2024

Família é prato difícil de preparar
É a história de uma família originária de Viana do Castelo, Portugal, que imigrou para o Rio de Janeiro no início do século XX. É a história de um amor. É a história da tia Palma. É a história de Antônio. É a história de um presente inusitado de casamento que seus pais recebem de tia Palma, presente este, que se torna o fio condutor dessa história linda, emocionante, que nos faz revisitar sentimentos, que nos traz memórias afetivas. Tem cheiro de maresia, de amor e de saudade.
Família somos todos!
Cris.Ramelo 04/02/2024minha estante
Leitura maravilhosa, Francisco azevedo me deixou extasiada com está leitura, AMEI

Gois 31/01/2024

Excelente romance
Livro excelente!!!! Um livro sobre família, comida, palavra... velhice. É só um velho contando a historia de 100 anos da sua família mas muito bem contada e amarrada. Personagens cativantes. Um texto que transborda delicadeza e poesia pra dentro de você que, como a comida, te preenche de coisas boas. Os paralelos que ele faz entre família e cozinhar são incríveis. As reflexões que ele faz sobre a passagem do tempo, idade, conflito de gerações, velhice são muito boas. E além de tudo é bem escrito, bom jogo de palavras, frases de efeito, aforismos para refletir. Amei. Recomendo demais

Ana 31/01/2024

Nunca vi um livro descrever tão bem uma família quanto esse. Cheio de lirismo, devaneios, o autor através de Antônio, nos traz um relato verdadeiro do que é uma família.

Cassia_kk 25/01/2024

Família!!
Romance geracional, já me ganha antes de começar. Adoro ver os desdobramentos familiare em outras gerações.
Esse livro é lindo e poético. Nos faz pensar bastante sobre nossa própria família. Pelo meio do romance achei que ficou um pouco cansativo talvez pela escolha de linguagem do autor, mas ainda assim vele muito a pena, além de ter citações lindas:
"Família é prato que emociona"
"Família é prato extremamente sensíve"
"Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."

Cristiane174 23/01/2024

Sensível
Um livro muito bem escrito, em que o personagem narrador nos conta sua vida e de sua família de forma íntima e pessoal como se estivéssemos sentados ao seu lado. Muito sensível, essa estória vai nos fazer, rir, chorar e até ter uma raiva enorme, mas tudo pra nos mostrar o valor da família. Lindo demais

Laísa 21/01/2024

Arroz de Palma é um livro que ficará para sempre guardado no meu coração. Que livro emocionante, lindo, encantador.
Conta a história de Antônio, que é o narrador da história. Antônio nasceu de José Custódio e Maria Romana, portugueses que migraram para o Brasil ainda jovens. Chegaram ao Brasil junto com a Tia Palma e o arroz. Arroz que é amor e poesia.
Um romance que fala sobre envelhecer e a relação com os avós. Muito especial todo o relato.
Um livro que darei de presente a várias amigas e amigos.
Leiam!

Grazielle.Bonfim 19/01/2024

Estou aqui pela indicação do Bookster Pedro Pacifico.
Que riqueza de livro
Misto de "estou apaixonada" pela leitura com "estou emocionada"
Leitura que mexe e toca, principalmente relações afetivas familiares... me senti feliz ao concluir o livro e muitas palavras ressoarão em mim durante muito tempo após ter lido, tenho certeza!
"Familia é prato difícil de se preparar"