O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Ale 25/08/2023

Sublime
Simplemente lindo, sensível, delicado e humano. Arroz de Palma retrada os problemas normais que uma família enfrenta. As alegrias, tristezas, frustrações e desencantos. Eu realmente amei, achei delicioso de ler, um poema.

Stella 15/08/2023

Família é mesmo prato dificílimo
Esse livro é perfeito do começo ao fim.
Família, amor e comida, é uma combinação que não tinha como dar errado. Um leitura deliciosa sobre relações familiares. Já favoritei.

Vini 10/08/2023

Uma história gostosa e serena de se ler. Eu adorei o livro do início ao fim, gosto muito de contos de gerações. E ele também me tocou muito, principalmente pela questão de não ter a família como gostaria que fosse

Vitor 07/08/2023

Um amor de livro
Arroz de Palma é um livro afetuoso. É amor em forma de livro. Singelo, meigo, intenso, forte? Mistura de sentimentos mas, acima de tudo, um retrato familiar interessante e comovente.

Com tranquilidade, o autor nos leva numa viagem no tempo diante da narração de uma personagem riquíssima, Antônio.

Mesmo com a escrita em alguns momentos até rebuscada, a literatura de Francisco não é excludente, não repele, pelo contrário. A riqueza atrai por casar perfeitamente com todos os detalhes da historia e de nos colocar ali dentro da cabeça do narrador-personagem.

Um livro médio em tamanho, mas grande em intenções.

Valdir 30/07/2023

Esta leitura me reavivou memórias que eu sequer lembrava que ainda existiam em mim.

?O Arroz de Palma? é um livro que pulsa sentimentos e transborda emoção ao longo de suas quase 400 páginas. Estava guardadinho em minha estante já há alguns anos, quando a novela que o adaptaria foi anunciada pela TV Globo, mas quando tentei lê-lo pela primeira vez, mergulhei em uma ressaca literária.

Retornei às suas páginas somente agora, passados alguns anos depois da primeira incursão. Dessa vez, mais maduro, pude apreciá-lo da forma que merece.

Não é um livro fácil de ser lido. Os diálogos são extensos, a história é lenta e as reviravoltas só acontecem no terço final, mas entendo que os momentos que antecedem o êxtase do roteiro são uma preparação de terreno mais do que necessária para que o ato derradeiro tenha a força que merece. Afinal, estamos diante de uma saga familiar que acompanha 100 anos de uma família.

Finalizo com uma menção específica a Tia Palma, pois esta é uma das personagens mais sábias e encantadoras que já encontrei nos livros. A presença desta personagem já é motivo suficiente para mergulhar em qualquer leitura.

Fernanda.Malagutti 29/07/2023

Um livro que fala de família
O livro é bom, mas nada que te prenda na história e queira devorar para saber o decorrer e o final. Ele começa bom mas se mantém sem mtas histórias relatando acontecimento de família sem mta profundidade. O fim é previsível e nada mto empolgante. Enfim um livro de histórias familiares.

Dani Kkardiff 18/07/2023

Fácil de ler e leve
Um livro sobre família, fácil de ler, com certa poesia. Eu amei!
Cada parte da história se desdobra em pequenos capítulos.

Robson68 17/07/2023

Livro vivido
Eu acho que tenho um fraco por livros que acompanham a vida inteira do protagonista. Arroz de Palma é sobre isso e muito mais. Antônio é um presente à literatura contemporânea e aos personagens que do simples extraem pensamentos essenciais e ensinamentos para a vida. Enraizado por tanto amor por sua tia Palma, a gente se sente como o próprio Antônio que prepara um grande almoço para sua enorme família, entendendo todas as emoções que estão em volta da preparação daquele arroz. Sente o que ele sente e se enraivece com os jovens que acham bobagem. Valeu a pena cada palavra lida e cada lágrima derramada nas despedidas. Livro pra lá de bonito, sensível ao extremo.

leiturasdaursula 08/07/2023

Família é prato que se come quente
Histórias, intrigas e segredos de uma típica família brasileira. Há amor, ciúmes, traição, magoas, festas, alegrias e muito arroz compartilhado

Dani 25/06/2023

"Familia é um prato que tem q ser servido quente"
A historia de um arroz catado por Palma,nas pedras na saida de uma igreja,após a cerimonia de casamento dos pais de Antonio...
Acompanhamos a trajetória desse arroz e seu "nucleo"familiar por 100 anos,onde vemos os destemperos de uma familia,contados pela perspectivas de Antonio um senhor de 88 anos...
Entao...a premissa ate que soa interessante,mas nao funcionou para mim,foi um livro extenso e nada atrativo sob meu ponto de vista,foi um sacrilegio termina-lo...Narrado pelo personagem mais sem graça da historia(talvez se fosse pela percepção de tia Palma,fosse mais atrativo).Foi um livro longo q nao saiu do lugar,nada de novo ou intetessante se passou no meio da historia,poderia ter pulado 250 paginas tranquilo direto para o final que nem fariam falta para o desfecho...
Um livro com mais de 300 paginas poderia ser resumiso em 50 ,q nao alteraria o fluxo..
Pensei em abadona-lo por diversas vezes,porem com tantas criticas boas,achei q valeria a pena..desculpe nao para mim?????.

Luciana 19/06/2023

Emocionante!
Confesso que tenho preconceito com literatura nacional por conta das leituras obrigatórias no ensino médio. Peguei esse romance por indicação do canal Literapia e uns buquês de etcetera, e valeu muito a leitura! Escrita poética intercalando entre presente e passado contando a história de uma família durante 100 anos narrado por Antônio aos 88 anos de idade.
Em vários momentos é possível se colocar no lugar dos personagens com as situações que vivemos no núcleo familiar. É possível se emocionar e dar algumas risadas. Toda família tem suas superstições: a família do Antônio criou a sua com o arroz da tia Palma.

Nani84 18/06/2023

Que livro mais lindo, poético e sentimental. Veio para confirmar que eu amo sagas familiares. Por enquanto o melhor do ano, aqueceu meu coração.

@injoyce_ 17/06/2023

O Arroz de Palma
Livro com cheirinho de história contada por avós.
Quanto não nos identificamos?
É aquele livro que parece q vc realmente viveu tudo aquilo, pelo fato de ter tanta coisa em comum em nossa vida.
Terminei ele com um suspiro feliz de satisfação.
Marcos Aurélio 24/06/2023minha estante
Hummmmmm ???

Giuliana 14/06/2023

O arroz de Palma
"Família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de engolir."

Um romance que conta a história de cem anos de uma família que veio de Portugal para o Brasil e o arroz que tanto os abençoou. O arroz que foi jogado na cerimônia de casamento dos pais de Antônio, que conta toda a história que vivenciou e o que lhe foi contado. O arroz que foi recolhido da porta da igreja pela Palma, irmã do noivo e resolveu dar de presente ao casal. Um presente inusitado e que desperta a curiosidade na leitura por tudo que acontece ao decorrer dos anos.
Uma história leve e cativante, super indico.

Marta 03/06/2023

"Família é afinidade, é à moda da casa."
Esse livro chamou minha atenção pelo título, achei estranho e quis saber o que existia por trás do título e foi uma grata surpresa, encontrei um livro singelo, simples e poético que trata de um assunto às vezes espinhoso, família. A história contada por Antonio, um homem de 88 anos que sempre se dedicou à culinária e neste dia está preparando um almoço para toda a sua família, depois de muito tempo sem encontra-los. É uma data especial, o dia que completa 100 anos de casamento de seus pais. Antes ainda do dia nascer, ele já se encontra na cozinha e começa a lembrar de sua vida desde menino, das lembranças contadas por sua tia Palma, da história do arroz, de sua infância, adolescência, mudança de vida, casamento, filhos, relacionamento com os pais, esposa e irmãos e muitos fatos que marcaram toda sua vida. ?Família é um prato difícil de preparar?, e com base nesta frase ele teve seus momentos felizes, outros nem tantos, junto com os seus. A história é bem escrita, com uma leitura que tem fluidez, que provoca a todo momento a curiosidade de qual será o fim de todo aquele arroz. Eu recomendo a dedicação de um tempo para esse livro.