O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

Vivi 07/03/2023

Que livro lindo e melancólico... O livro acompanha 100 anos de história de uma família, cheia de amores e desamores... É tão bem escrito, que é impossível não gostar. A leitura é muito fluida... É um daqueles livros que a gente lê mais devagar perto do final para que ele não acabe logo. ??????

Dani Pontes 06/03/2023

Uma delicia de leitura!!
Família é prato difícil de preparar, diz o personagem principal... mas, se o autor teve alguma dificuldade no preparo do livro, não passou nada pra gente!! Só delicadeza, fluidez e amor!! Mto amor!!
Uma delicia de livro e de família q me deixou com saudade qdo acabou...

Pollyanna Reis 03/03/2023

O ARROZ DE PALMA
? Arroz de Palma é um livro sensível, escrito de forma envolvente e repleto de ensinamentos para levar por toda vida. A verdade é que eu não queria me despedir do Sr. Antonio e da sua família.

Antonio, aos 88 anos, está preparando um almoço especial que reunirá a família, e é a partir desse preparo que ele começa a narrar a história do arroz que foi jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, no dia 11 de julho de 1908 e também a trajetória de sua família ao longo dos anos.

Com um enredo simples, poético e com pitadas de humor, o que sentimos durante toda leitura é que estamos tendo uma prosa com o protagonista, uma prosa à beira do fogão.

?Família é prato difícil de preparar?

? O Arroz de Palma aborda temas importantes, uma história que toca na alma, um caderno de receitas que a cada capítulo nos apresenta um ensinamento valiosíssimo: valorize os pequenos detalhes, famílias não são perfeitas, haverá erros e acertos, desentendimentos, separações, provocações, chegadas e partidas, intrigas, decisões difíceis, comemorações, superações, mais acima de tudo sempre haverá amor, muito amor envolvido.

Francisco Azevedo nos presenteia com uma obra que certamente deveria ser degustada por todos, pelo menos uma vez na vida. Fica a dica!

?Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.?

Ana Savagnago 02/03/2023

Maravilhoso!
Daqueles livros que a gente fica triste quando acaba...
Lindo, muito bem escrito, poético, reflexivo. Um tesouro de papel!

de.ler.eu.gosto 01/03/2023

Arroz de Palma
Tão simples afetuosa e lírica, é assim a história narrada por Antônio um senhor octogenário está preparando o almoço para sua família em comemoração aos 100 anos do casamento de seus pais, no intuito de reunir sua família.

Diante da distração do chefe de cozinha Antônio vai discorrendo desde a vinda de seus pais de Portugal para o Brasil quanto o casamento deles em que Tia Palma recolhe o arroz pra jogado sobre os noivos, fato que desagrada José Custódio seu irmão quando ela dá de presente de casamento o referido arroz .

Tia Palma eh a verdadeira matriarca dessa família, e ela cerca o arroz de mistérios e milagres que ocorrem na família.

"Família é prato difícil de preparar..."

E assim Francisco Azevedo nós encanta com uma forma bem gostosa de entender o que é o tempero família.

Apesar de não ser meu estilo favorito , eu adorei essa leitura de aquecer o coração.

MiMoreli 27/02/2023

"Água que flui, água que cai. O que deve ficar fica, o que deve seguir vai."

Essa frase de Tia Palma é o que mais me marcou no livro, a vida é assim, um vai vem de pessoas, é um livro sem reviravoltas, é apenas a vida narrada, mas é um história boa de se ler, de se imaginar, de se sentir. Não tem como não ler as páginas desse livro e de alguma forma não vermos nossa própria família. É um livro gostoso de ler, leitura fácil e fluida.
Marcos Aurélio 24/06/2023minha estante
Um livro de muitos quotes

elainegomes 26/02/2023

Livro tão saboroso de apreciar!!!

Tudo começa com a preparação de almoço especial, e durante a preparação Antônio com seus dois infinitos paralelos (88 anos) vai relembrar a história de sua família, através de um texto poético, 100 anos serão revisitados e celebrados, um elemento mágico será o fio condutor narrativo, que vai te provocar um quentinho confortável no coração e por vezes de olhos rasos de lágrimas um nó vai apertar na garganta. Mas não se acanhe, tão pouco julgue, família e assim mesmo, é prato difícil de preparar, delicadíssimo, é prato que emociona, aproveite o máximo porque família é prato que quando se acaba, nunca mais se repete. Família somos todos!!
???

JAQUEAMOLIVROS0 26/02/2023

Esse livro conta a trajetória de uma família de imigrantes no Brasil, a escrita é bem poética, e tem tanta reflexão sobre a nossa vida mesmo, foi uma experiência muito boa.

Nayana.Colquhoun 24/02/2023

O arroz de Palma
Uma história sobre família, narrada por Antônio, já octogenário. Me apaixonei pela Tia Palma, que personagem maravilhosa! O arroz de Palma permeia toda a vida do narrador e é um elemento mágico do livro. A história é tão boa, tão gostosa, que foi difícil largar.. A escrita é poética. Recomendo demais!

"Velho é criança de fôlego diferente. Já não lhe interessam as correrias nos jardins, os sobe e desce das gangorras, o vaivém dos balanços. É tudo muito pouco. O que ele quer agora é desembestar no céu, soltar os bichos que colecionou a vida inteira. Os bichos todos - domésticos, selvagens, úteis e nocivos. Os pesados répteis que ainda guarda no coração e as borboletas, peixes e passarinhos, tudo solto lá em cima!"

Larissavmelo 22/02/2023

Um livro gostoso de ler, que trás emoção e afeto, tantas reflexões sobre amor e família! Um arroz que nunca perdeu sua magia!

Caroline 18/02/2023

Não deu pra mim
O comeco do livro até me instigou um pouco, mas com o passar da narrativa eu só pensava quando que iria acabar. Pensei em abandonar muitas vezes, mas pensava que poderia melhorar, o que infelizmente não aconteceu. A sensação que eu tive é que o livro tinha 800 páginas e na maioria delas não acrecentava em nada, poderia facilmente pular 5 capítulos e não perderia nenhum dado relevante para a história.
Ressaltando que o livro não funcionou pra mim, super entendo quem adora.

Lorenna 16/02/2023

Doce
Arroz de Palma é um livro muito doce, muito agradável de se ler. É um livro muito poético, que, em diversas vezes, é uma junção de palavras inesperada ou uma frase específica que é a coisa que mais te obriga a parar a leitura por um instante e dar uma pensadinha sobre o que acabou de ser lido.

Confesso que na primeira metade do livro eu imaginava que ele não iria conseguir me marcar muito, porque tava numa vibe meio sessão da tarde, mas a segunda metade dele foi uma experiência bem melhor e finalmente me prendeu.

Existe tantas pequenas coisas da vida que não deveriam ser esquecidas nesse livro... Vale a pena a leitura.

Karine Monteiro 11/02/2023

?Se o Deus do azul escreve certo por linhas tortas, nós - com a péssima caligrafia humana e os erros crassos de sempre - escrevemos com desmedido amor em papel sem pauta.?
A leitura não é fluida, demorei mais que o costume para concluir esse livro. Ao final de cada capítulo, eu parava, e refletia, por vezes até chorava, me emocionava pelos pequenos detalhes, me fazendo lembrar de meus avós em vários trechos.
História linda e que mostra a vida de uma família ao longo de 100 anos, com amor, encontros, desentendimentos, separações, reencontros e despedidas.
Essa leitura nos faz refletir sobre a vida é, principalmente, sobre a importância que é a família.
Muito bom ???

Iandra Mikaela 06/02/2023

Família é um prato difícil de se preparar
O livro conta 100 anos de história de uma família portuguesa que migra para o Brasil no início do século XX, a partir das memórias de Antônio, o filho mais velho do casal.

A história começa com o casamento José Custódio e Maria Romana e um saco de arroz dado de presente pela irmã do noivo. A partir desse 'personagem' vai se desenvolvendo a história da família, que emociona e diverte na mesma medida.

A escrita te prende desde o início e me lembrei da minha avó em vários trechos, o que fez a leitura ficar ainda mais emocionante.

9/10

jurcasari 05/02/2023

viagem no tempo
Antônio - protagonista - nos leva a uma viagem que começa 100 anos antes da data que ele narra, em 1908, falando de toda a família e o arroz da Tia Palma, que viaja junto e mantém a família unida. A história é linda e, ao meu ver, mostra a visão de família, com diferentes ideias, erros, pedidos de desculpa, arrependimentos, comemorações, um misto de sentimentos que só a família conhece e é difícil de organizar, como o protagonista diz: família é um prato difícil de preparar! Eu achei a leitura parada mas quando voltava a ler não conseguia parar, indico muito pois nos faz refletir sobre a vida e, principalmente, sobre família.