História da Filosofia Antiga - Volume 1

História da Filosofia Antiga - Volume 1 Giovanni Reale

Resenhas - História da Filosofia Antiga: Volume I

Bruno 10/12/2023

A obra mais completa que encontrei, até o momento, em História da Filosofia.
O Volume 1 da História da Filosofia Antiga, de Reale, aborda em pormenores os filósofos que, em outras fontes, são apenas citados.
Este primeiro livro trata dos pré-socráticos, de Sócrates per se e dos socráticos menores, de maneira extremamente sintópica, justificando cada pensamento e as bases que construíram a filosofia Grega precoce.
Reflete-se em base ótima para o livro segundo, que abordará Platão e Aristóteles.

Mauricio186 19/06/2017

Indispensável
Trata-se do primeiro de quatro volumes sobre toda a evolução da Filosofia antiga. Reale faz uma apresentação geral a partir de sua perspectiva gradualista, definindo três estágios, que chama de "primeira, segunda e terceira navegações", a partir de um famoso trecho de Platão sobre como esse autor descobriu o método de investigação racional. Assim, este primeiro volume corresponderia à "primeira navegação", ou aos avanços da Filosofia a partir dos sentidos, uma espécie de empirismo clássico.
Divirjo em parte dessa leitura, mas reconheço que Reale é um dos grandes mestres no tema. Além disso, é um escritor talentoso e agradável. Enfim, uma obra indispensável aos amantes de Sofia.

Beto 13/02/2021

Estudando finalmente
Sempre gostei de Filosofia e já li muitos livros de Filosofia simplesmente por prazer e curiosidade, agora resolvi me aprofundar no assunto. Trabalho em outra área mas, nas horas vagas, cultivo esse hobby.
Estou iniciando um bacharelado em Filosofia para me aprimorar e mergulhar nesse universo de conhecimento de vez.
Tenho essa coleção em 5 volumes publicada pelas Edições Loyola faz uns anos e ainda não tinha lido. Gostei muito do primeiro volume. O pensamento sistematizado do Giovanni Reale, sua grande erudição e sua maneira clara de se expressar tornaram a leitura um grande prazer.