Você, eu e os robôs

Você, eu e os robôs Martha Gabriel

Resenhas - Você, eu e os robôs

Viccthor | @mathvictor 21/08/2020

Um pequeno manual necessário em um mundo cada vez mais digital
Alguns capítulos deste livro foram trabalhando no meu segundo semestre (2019.2), na UFBA; numa disciplina voltada para as discussões sobre a influência das tecnologias digitais em nossa sociedade. Entretanto, os capítulos que refletem sobre como modificamos nossos comportamentos (sociais e biológicos) devido ao uso das tecnologias foram os que mais me chamaram a atenção e, desde então, eu coloquei esse meu livro na lista de Desejados.
No meu aniversário, ganhei um exemplar da minha orientadora e não demorei a colocá-lo como prioridade para 2020.
O livro é divido em três grandes partes: 1) como o uso das tecnologias nos afeta (positiva e negativamente) e como somos modificados e modificamos as mesmas 2) nossas relações com os "robôs" nos mais diversos campos como trabalho e relações sociais. Além do cibridismo 3) como poderá ser o nosso futuro daqui pra frente diante desse cenário de crescimento tecnológico exponencial.
A autora aborda temas tão vastos de uma maneira simples, mas de forma didática e elucidativa. Entretanto, é válido pontuar que não é a intenção da autora esgotar todas as discussões que permeiam os temas abordados, até porque 1) não caberia em um único livro 2) isso não é possível diante das incertezas que ainda temos. Portanto, o cuidado para que as informações transmitidas fossem passadas em uma linguagem clara e acessível me fizeram ver esse "pequeno manual do mundo digital" como uma obra necessária para se compreender minimamente a sociedade atual e quais são os possíveis caminhos a serem trilhados.
O livro conta ainda com QR codes, links e outras indicações feitas pela autora que facilita para que o leitor possa se aprofundar um pouco mais nas discussões, se for do seu interesse, ampliando, desta maneira, seu senso crítico a respeito dos assuntos abordados.

Daihane Cezar 06/06/2018

Pequeno Manual para o Mundo Digital
Livro muito bem feito e diagramado com muitas referências bibliográficas, onde a autora discorre excepcionalmente sobre a explosão e o impactado da Revolução Digital. Serve para leitores de qualquer área, já que também trata-se da vida cotidiana.

Indico para que você não fique para trás sobre as inovações e a disrupção que está acontecendo em nossa volta.
Tana.Arruda 03/02/2020minha estante
Olá, tudo bem?

Me interesso nesse livro. Teria interesse em troca?

Andrade 13/12/2019

Pequeno Manual do mundo digital
Você, eu e os robôs: pequenos manual do mundo digital é um mapa do presente e uma ponte de preparação para o futuro.
Tana.Arruda 03/02/2020minha estante
Olá, tudo bem?

Me interesso nesse livro. Teria interesse em troca?

Juan 22/08/2021

Não gostei tanto, para ser bem sincero. É um livro sem profundidade nenhuma ou talvez tenha sido eu que fiquei com muita preguiça de ver os vídeos complementares pelos QRs codes. No entanto, algumas partes foram boas, principalmente a que fala de como precisamos mudar para absorver a rapidez das revoluções tecnológicas: identificar as megatendências e valorizar nossas atribuições humanas em um mundo cercado por máquinas.

Hamanda Portal 31/12/2022

Incrível!
Martha Gabriel é sempre muito atual. Compilou nesse livro as principais tendências digitais e suas influências no cotidiano. É um resumão, mas pode servir de bússola para um estudo mais profundo.