John Constantine / Hellblazer: Origens, Vol. 5 (Nova Edição)

John Constantine / Hellblazer: Origens, Vol. 5 (Nova Edição) Jamie Delano

Resenhas -

Marieliton M. B. 13/01/2018

Mais um crème de la crème de Hellblazer
Essa é uma espécie de edição especial reunindo histórias da revista Hellblazer Annual, roteirizadas pelo Jamie Delano, e histórias “tapa buraco” sob o comando de Grant Morrison e Neil Gaiman. E aqui, senhoras e senhores, todas as histórias são ótimas!

Na batuta de Delano estão as histórias “O Santo Sanguinolento”, um delírio na vida de Constantine que parece ter saídas das páginas de Sandman; “A Vênus do Varejo”, clip ~oficial~ da banda punk Membrana Mucosa; e por fim “O Homem de Família”, que inicia um novo arco em Hellblazer.

Morrison escreve as histórias “Alerta de Defesa” e “Como Aprendi a Amar a Bomba”, que, pra variar, é uma piração danada que não poderia sair de outra cabeça. Mas pra um quadrinho como Hellblazer casa perfeitamente.

Neil Gaiman mostra em “Abraço” que existe espaço para contar uma história que envolve poesia e ternura na vida conturbada de Constantine (apesar de que, pra variar, existam mortes no meio de tudo).

Apesar de Hellblazer contar com várias histórias clássicas que podem servir como introdução pra esse quadrinho, acredito que essa edição de Hellblazer seja uma ótima porta de entrada pra situar um leitor novo no tipo de história que se encontra em Hellblazer. E pra quem já é fã, essa edição é puro deleite . 8)

William.Ramos 15/08/2021

Quase perfeito.
Nesse encadernado temos 4 arcos de histórias e 3 equipes criativas.
A primeira e pior de todas, de Jamie Delano e arte de Talbot, é uma grande confusão de ideias, ironicamente parece uma história de Sandman, mas longe do brilhantismo em revisitar mitos e lendas que Neil Gaiman possui.
Antes do segundo arco, existe uma história curta, que é o clipe da banda de John Constantine, a segunda história de Delano empolga mais e vemos a primeira parte de uma história de terror e suspense, que promete em suas próximas edições.
O terceiro arco em duas edições é uma clássica história de Grant Morrison com arte de David Lloyd, aqui temos alguns elementos clássicos de Morrison, uma narrativa psicodélica, mas com muita profundidade, o roteiro é redondinho e a história muito competente.
Por fim, a pérola da edição com os magistrais Neil Gaiman e Dave Mckean, uma história linda e poética e lindamente ilustrada, como era de se esperar da dupla, uma das melhores histórias de todos os tempos do nosso John Constantine.

Luciano Luíz 12/11/2022

Uma das coisas mais tristes dos leitores colecionadores é ter de consumir algumas coisas aos picados. No meu caso tenho só uns seis volumes da série JOHN CONSTANTINE - HELLBLAZER. A editora Panini vai republicar acho que pela terceira vez, só que agora com a metade dos volumes encadernados em capa dura (capa cartão não sei quantos são, uns 40 ou 50 ou 60, sinceramente, não sei). Daí andei fuçando e vi que tinha esse: ORIGENS VOL. 5 - HISTÓRIAS RARAS.
É uma boa edição, com histórias curtas e bem escritas. O visual é aquele clássico dos anos 80 (afinal, é daquele tempo, mais precisamente 1989) e o que é negativo neste volume é o fato de que um dos contos contém apenas uma parte: HOMEM DE FAMÍLIA vale a leitura, mas continua no volume 6. E como será republicado, compensa mais recomeçar a coleção para ler tudo.
Se eu tivesse de escolher apenas uma saga em quadrinhos (conteúdo adulto) para indicar entre tantas, com certeza é HELLBLAZER. Tudo bem que tem uns momentos que a qualidade do roteiro cai, mas rapidamente se recupera e os pontos positivos são muito maiores.
JOHN tem sua ligação com o lado oculta da magia, espíritos, Inferno, demônios e por aí vai. Diálogos que compensam e muitas bizarrices.
Enfim, corre atrás que é uma bela aquisição pra coleção.

L. L. Santos

Matheus.Soares 12/12/2023

John Constantine - Hellblazer: Origens, Vol. 5
Aqui a história melhorou demais em relação ao arco anterior. Todas as história curtas aqui são bastante envolventes e instogantes.

Marcos.Santos 25/02/2021

Ótima história, principalmente esse início do que vai ser o homem de família, muito sangue e violência nas páginas finais, medo do que pode acontecer!!!