O Jumento Sedutor

O Jumento Sedutor Ariano Suassuna

Resenhas - O Jumento Sedutor

Fer 28/01/2021

Leitura difícil e genial
Um livro super denso, apesar das páginas passarem rápido por conta dos vários desenhos presentes nelas. É uma história interessante porém complicada, com muuuuitas referências literárias (acredito que mesmo tendo estudado Literatura e me interessar tanto, não consegui pegar todas essas referências) que fazem com que a leitura seja ainda mais rica. A qualidade do Suassuna é indiscutível, mas aqui ela aparece de uma forma completamente diferente do "Auto da Compadecida".
A leitura é difícil e genial ao mesmo tempo, trazendo reflexões, críticas políticas, humor, erotismo, cultura sertaneja, teatro, referências literárias mundiais, enfim, indico para quem tem paciência e sensibilidade!

Rafael1906 22/03/2023

O jumento sedutor...
O primeiro livro de dois volumes é um emaranhado de histórias, narrativas, fontes históricas e referências literárias. Assim como Quaderna na Pedra do Reino, Dom Pantero quer criar uma obra de arte que junte grandes obras da literatura brasileira, entre elas o "triste fim de Policarpo Quaresma," de Lima Barreto. A personagem narra suas aventuras pelo sertão da Paraíba com uma trupe circense, em busca da Ilumiara. E nesse caminho encontra visões, delírios e destaca uma narrativa bem interessante dos bodes e cabras copulando. Além disso, ele acrescenta poesias, repentes, imagens e figuras que ilustram tudo. Vale destacar a transformação narrativa que ele faz de Romeu e Julieta. Uma ótima leitura.

Valéria Cristina 17/02/2020

Magistral
Terminei a leitura do “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores” há uns quinze dias ou mais.

Confesso que ainda não sei identificar a natureza do livro. Ariano Suassuna, mais do que nunca, mostra-se magistral.

O texto é primoroso, mas não de fácil leitura. Exige folego.

Pode ser considerado um romance, afinal tem história adequada a esse estilo. Ocorre que também é teatro e poesia. Elenca textos condizentes com esses dois modos literários.

Ainda, trata de questões filosóficas (ética, o bem e o mal, moral na arte...), bem como políticas (principalmente o cenário presente na década de 1920/1930 em Pernambuco).

Realiza um passeio pela literatura universal ao incorporar à história excertos de Shakespeare, Dante, Victor Hugo, Júlio Ribeiro, Aluísio Azevedo, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Machado de Assis, José de Alencar, Leandro Gomes de Barros ...

Extremamente poético (com certa dose de humor, muito peculiar às suas obras), Suassuna retrata o Sertão e sua gente, suas cores, seus cenários, sua cultura. Discute estética, artes plásticas, literatura, tudo isso por meio de dezenas de personagens que, ao fim e ao cabo, parecem-me ser o próprio Autor.

Ariano, mais uma vez, aparece como um Gigante da Literatura Nacional.

SamuellVilarr 07/07/2021

Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, Suassuna.
Finalizo aqui o primeiro volume "O Jumento Sedutor" que compõe a obra de dois volumes do Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores de Ariano Suassuna, sua última e mais significativa obra. Se trata de uma fusão de teatro, romance, poesia e todas as caracteristicas referenciais tanto de sua formação literária e tanto, dessa parte consideravelmente grande, de sua parte autobiográfica do autor. Assim compondo os personagens e seguindo uma tradição que provém de toda a sua obra, contudo, principalmente da d'A Pedra do Reino, pois o próprio romance traz em seu subtítulo a nomeação de "Iniciação ao Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores". Tal tradição que está atrelado á produção de uma obra magnânima de sua vida, tal que o próprio descreve como "A Ilumiara", portanto, ele tenta fundir todos os aspectos que marcam a sua obra e suas aspirações, ainda nos revelando um aspecto no final do livro de que o próprio autor fez uma espécie de pacto com Deus, que se ele cometesse alguma coisa de sacrílega em sua obra, que lhe recompessasse com a morte, pois assim se fez, poucos dias antes da morte do autor ele concluiu por inteiro a sua obra. Aqui, ele trata mais de características que nos introduzem na sua extrema dedicação e nos apresenta o seu objetivo principal com a obra, desvendando assim camadas da condição e da vida humana, tal assim representada em um palco, assim é a perspectiva do leitor, como também, aqui há todos os aspectos do cômico, em uma quantidade menor, porém, significativamente grande, pois aqui o autor de maneira muito mais determinada, explora também outros aspectos, salientando problemas filosóficos e nos apresentando ainda mais profundamente á um universo deslumbrante.

JanaAna90 22/11/2023

Iniciei a leitura do livro sem compreender o seu conteúdo. O livro apresenta uma narrati que parece teatro poesia e ao mesmo tempo romance.
A história conta com muitos personagens, isso dificulta ainda mais a leitura, porem o au ao escrever o livro utiliza de elementos do nosso cotidiano que em outros trechos facilita nossa compreensão.
O livro aborda sobre a morte, sobre as condições de vida humana, a cultura de um pove criticas políticas, humor, erotismo, enfim, temas que são abordados com a maestria de
Ariano que acaba nos prendendo do início ao fim.
Mesmo o livro exigindo um pouco de paciência, por parte do leitor, por conter ( para mim trechos de dificil compreensão, ainda assim gostei de ter lido.
O romance é dividido em dois livros. Esse primeiro Livro é composto por cartas assinadas por Antero Savedra (Dom Pantero), que busca construir sua grande obra a Ilumiara: Na tentativa de escrever o seu livro, o personagem, Dom Pantero, na sua narração, vai contando a sua história e a sua familia.
Concluir a leitura feliz por ter persistido e chegado ao final, pois no decorrer fui compreendendo e gostando da leitura.
Como o livro é denso e cansativo, darei uma pausa para continuar com o livro 2, para não perder nada da leitura.

Camila1856 22/01/2024

Perfeição!!!
Meu primeiro livro do Ariano Suassuna e o último que ele escreveu, e posso afirmar que é um livro que já nasceu clássico, cheio de citações a autores renomados e histórias consagradas. Eu me apaixonei pela escrita dele e pretendo comprar mais livros desse autor incrível.