Uma irmã

Resenhas - Uma Irmã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

millena77 18/03/2024

Incômodo
Não sei quantas estrelas dar pra esse livro.
esse livro me fez sentir mt incômodo, mas trata sobre descobertas na adolescência porém... aí nao sei. ele eh mt novo pra aquilo

enfim, não sei oq falar dessa hq, tô confusa e mt incômodo

17/marc/24

Kaire 16/02/2024

Incomoda, mas é uma história sobre as descobertas da adolescência. Claramente não representa todos, e não obriga ninguém a seguir tudo que foi retratado, mas também não é um caso raro. O Antonie é bastante impactado com essa adolescência mais livre que é trazida pela Helene e ela se encanta em poder descobrir novas coisas com ele. Ainda assim, há cuidado ali, e o resultado da última noite deles na ilha mostrou bem isso.

Mas a história não se resume só a isso. Gostei do clima de verão e da relação tranquila que a família possui, principalmente o Antonie cuidando e vivendo bem com o irmãozinho Titi. Os pais confiam e isso é essencial para o crescimento de todos.

Não acho que seja uma história não recomendável, então fica a indicação.

Aline Araujo 08/01/2024

Incômodo
Acho que um dos objetivos dessa hq é incomodar. A trama começa com um aborto espontâneo e as possibilidades daquele nascimento, então progride para o relacionamento de adolescentes descobrindo a sexualidade e repletos de curiosidade.

Tem muitos trechos que deixam o leitor desconfortável. A Helène é cultuada e desenhada segundo o desejo do protagonista, que tem apenas 13 anos.

O título deixa margem para o leitor pensar que os protagonistas vão ter algum laço familiar (o que é bizarro), por isso eu acho que uma das intenções é incomodar.

abrahans 06/01/2024

Descobertas
Você pode ler essa história de vários pontos de vista.

Mas primeiro eu quero falar do roteiro e da arte. O traço minimalista do autor e os diálogos rápidos e naturais fazem a história fluir e flui muito bem. A história é contada de forma competente e natural. Bastien é um mestre em contar histórias, isso é inegável.

Agora sobre os pontos de vista. Eu posso falar de dois deles. Se você ler como pai ou mãe, vai se incomodar. A história é focada num menino de 13 anos que descobre a vida (principalmente a sexualidade) através de uma menina de 16. Muitas das inseguranças e anseios pertinentes a essa faixa etária são pincelados pela história, mas não há dúvida que a ênfase fica na sexualidade, principalmente em relação ao menino. Como pai ou mãe, você talvez não ia querer que seu filho passasse por essa experiência tão cedo. Ou que fosse sua filha a iniciar certas experiências a um menino tão novo.

Outro ponto de vista é o de um homem. Acredito que, de uma maneira geral, meninos gostariam de passar por essa experiência com uma menina mais velha pois nessa idade, tudo é descoberta, tudo é intensidade. Desse ponto de vista, você pode gostar da história.

Um outro ponto de vista é o de uma mulher. Será que uma mulher aos 16 anos gostaria de iniciar um menino de 13 em sua sensualidade? Sobre isso não posso opinar.

De qualquer forma, independente disso tudo, uma boa história é contada, cheia de momentos de sensibilidade, ternura e crueza. Tenho certeza que cada um vai absorvê-la de uma maneira diferente.

Vale um lugar na estante? A experiência de leitura de uma obra de Bastien Vivés vale muito a pena. Ele é inovador, muito bom em contar histórias, mesmo que não seja exatamente a história que você gostaria de ler. Então se você gosta desse tipo de história e é fã desse autor, certamente vale guardar. Mas se você não gostou das outras obras dele já publicadas (como Polina e O Gosto do Cloro) então vai querer deixar essa de fora.

corafarias 01/12/2023

Gostei mais da hq pelas ilustrações do que pela história, que, sinceramente, não entendi muito bem até agora. Sou muuuito fã da temática da chegada da adolescência, mas esse livro não me cativou tanto.
Achei os acontecimentos todos muito delicados, até um pouco abstratos, mas, no geral, é uma leitura agradável.

Myrella.sena 13/11/2023

Releria com certeza
É leve, fácil de ler, mas também tem que tomar alguns cuidados. O quadrinho apresenta alguns desenhos que fazem não poder ser lido em qualquer lugar... tirando isso, até que eu gostei, me identifiquei com o protagonista, mas também não foi o melhor livro da minha vida.

junirou 12/09/2023

Tanto faz?
Não ia nem resenhar essa HQ, mas eu gosto de escrever. Então vamos lá.

Uma história crua e por vezes até um pouco meio desconfortável pra alguns leitores ? (provavelmente por conta das ilustrações de conteúdo sexual presente na obra) ? e provavelmente uma surpresa a todos que forem tentar ler/ver a obra.

Os traços da ilustração da HQ são lindos, a história na verdade é até bem realista em certos pontos de vista e ela explora essa ideia de um lado mais sexual presente na vida de dois adolescentes uma menina de 16 e menino de 14. (Na real isso foi bem uma surpresa, eu esperava uma coisa e encontrei outra.)

Ao meu ver, sim, toda essa coisa em volta da narrativa de "descoberta sexual" na adolescência não é lá bem explorada na obra.
Mas acredito que essa HQ não foi feita para menores de 16 anos. Então certos tópicos explorados no decorrer da narrativa dessa tal descoberta da adolescência podem parecer um pouco forçada ou até um exagero, já que não é da realidade de muitos adolescentes de 14/16 anos. Não acho que seja exatamente feio. Só não é do "comum" (é comum, só não no meio literário) e nem necessariamente incorreto. Mas, vai incomodar muita gente.

No mais, é uma história até interessante. Não sei se recomendaria, mas sei que chegou até mim, e eu li. Só que achei muito esquecível que aliás foi só por esse motivo que dei uma nota razoável... 2,5.
Mauriceia2 12/09/2023minha estante
Parece interessante a história

junirou 12/09/2023minha estante
Pior que é?!

Hisabela 12/09/2023minha estante
Parece ser bem controversa

Matheus.Soares 10/09/2023

Delicado e bonito
Há tempos tinha vontade de ler esta hq, e finalmente pude agora. Não me decepcionou, é uma história muito bonita e comovente sobre descobertas, o primeiro amor, o aprendizado com a vida e sobre acontecimentos inesperados e marcantes. Gostei demais.

Valentina208 08/09/2023

Excelente livro. Tocante, cuidadoso, sensível, calmo. Os desenhos são muito bem feitos e o texto é envolvente.

"Tenho sempre a impressão de estar sozinha, ainda que rodeada de gente."

Ricardo.Estevez 10/08/2023

A arte muito boa, num nível de abstração que levei algumas páginas até realmente perceber a falta de olhos nos desenhos, a história é legal apesar de sentir umas forçadas em alguns momentos mais sexuais, acabou seguindo pra um caminho que não esperava tanto

Lali 12/03/2023

Sensível e delicado. O autor consegue traduzir poeticamente um recorte preciso das descobertas da adolescência. A paixão velada, as descobertas do corpo, os anseios, o perigo? vale a leitura.

Jose 06/03/2023

A Editora Nemo é uma das editoras que eu mais tenho títulos na coleção, e a maioria são histórias biográficas, mas esse não é o caso de Uma Irmã, do artista francês Bastien Vivès. No entanto, essa história ficcional se relaciona muito com uma biografia porque conta momentos tão íntimos e fala de sentimentos tão comuns, que muitos podem enxergar a si mesmos no quadrinho, quase que como uma biografia coletiva.

O protagonista é um jovem parisiense de 13 anos chamado Antoine que vai passar as férias com sua família em sua casa de veraneio. O mundo dele gira de cabeça pra baixo quando uma amiga de sua mãe precisa passar o final de semana com eles e traz consigo sua filha, Hélène, que é um pouco mais velha que Antoine. É a relação que ambos constroem nesse curto, porém intenso fim de semana que presenciamos uma das histórias mais singelas e mais bonitas que já tive o prazer de ler.

A jovem Hélène é desenhada de maneira tão simples, mas que ao mesmo tempo cativa e seduz o leitor. Ela representa um mundo novo para Antoine, o mundo das relações afetivas, amorosas, sexuais; um mundo que te assusta, mas que também encanta. Ela é um primeiro amor que marca e que fica dentro de você quase que para sempre. É esse tipo de personagem que a Hélène é, e é esse tipo de pessoa que quase todos já tivemos, por isso nos identificamos nas páginas do quadrinho.

Além da maneira como a história é contada ser simples e rápida, o traço do Bastien também é. Ele ignora detalhes desnecessários e foca no que é importante, mas sem sacrificar a alma dos personagens e do cenário. Pode-se dizer que o desenho é minimalista, muitas vezes vemos personagens que tem certos detalhes do rosto desprezados ou simplesmente o rosto não é desenhado, mas isso está longe de ser um defeito ou falta de habilidade, é pura escolha estética. E como eu disse, não perdemos nada com isso e ainda podemos perceber a emoção e intenção dos personagens.

Uma Irmã é uma leitura despretensiosa, bem rápida e interessante, que com certeza vai te fazer reviver memórias, talvez um pouco espinhosas para alguns, mas o quadrinho mostra que até um pouco de dor, pode te fazer crescer.

i.need.books 19/02/2023

Não recomendo
As ilustrações são lindas. O protagonista é horrível e faz coisas horríveis e totalmente erradas na idade dele. Não soube tratar de assuntos importantes envolvidos na história.

Recomendação de idade (minha opinião) +16

Emilly473 17/02/2023

É uma HQ que ao mesmo tempo que é uma história real é muito sensual para um pré- adolescente que isso seria totalmente errado se acontecesse fora da ficção.
Os traços são lindos e se não fosse a parte sensual que eu achei desnecessário seria super interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5