Estudos no Sermão do Monte

Estudos no Sermão do Monte D. M. Lloyd-Jones

Resenhas - Estudos no Sermão do Monte

Joemy 29/12/2023

Um livro que faz jus ao principal discurso de Jesus
Se fosse possível dar o título de "livro definitivo" sobre o Sermão do Monte a algum livro, certamente esta obra seria a principal indicada. Digo isso mesmo sabendo que essa não era a intenção de D. Martyn Lloyd-Jones, apesar do tamanho do livro parecer indicar o contrário, e que também é impossível esgotar a Palavra de Deus.

Este livro aborda cada versículo ou até mesmo cada "ponto e vírgula", deste que é considerado o principal discurso de Jesus, levando em conta diversos aspectos interpretativos e sem fugir das polêmicas. Entretanto, no final das contas, Lloyd-Jones sempre se posiciona pelo Evangelho genuíno e pela continuidade que há na revelação divina no Antigo e no Novo Testamento, mostrando-nos que a jornada pelo Sermão do Monte deve começar e termina em Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, e resultar em uma profunda e completa transformação naqueles que se declaram seus discípulos.

Não dei cinco estrelas porque em todos os capítulos são reiteradas inúmeras vezes as mesmas verdades, ainda que de maneiras diferentes. Compreendo a intenção do autor em fazê-lo e isso faz sentido, tendo em vista que o livro foi baseado em seus sermões pregados sobre o tema; porém, pensando no ponto de que se trata de uma obra escrita, considero que poderia ter sido menos prolixa. Cabe destacar que tal "prolixidade" não estraga a experiência espiritual com esta leitura.

@brunologan7 31/12/2022

Excelente exposição do maior discurso de Cristo!
Motivado por pedidos de seus ouvintes, e insatisfeito com a superficialidade demonstrada nos púlpitos da Igreja Cristã em geral ? segunda metade do século XX ?, Martyn Lloyd-Jones traz, na presente obra, uma sequência de sessenta sermões expositivos sobre o sermão do monte.

O registro bíblico de Mateus 5 a 7 abriga a maior parte desse que é considerado o maior discurso de Cristo.

Para Martyn, esse sermão de Jesus não representa um código de ética que torna alguém cristão; mas um estilo de vida que alguém já cristão deve adotar, não por si próprio, mas pelo poder do Espírito Santo.

Eu nunca havia lido algum livro com tantas páginas assim; por isso, este foi o meu desafio de 2022. Glória a Deus, vencemos.

Mesmo após concluir a leitura, ainda fico surpreso com o fato de que três capítulos da Bíblia foram esticados à 880 páginas de exposição.

Indico fortemente para quem tem o desejo de se aprofundar nas Escrituras Sagradas. Leia um capítulo de cada vez e os encare como sermões, porque originalmente é o que eles são. Aos amigos pregadores, é leitura essencial.

Que ao lê-lo, você também sinta fome e sede de justiça, e creia: em Jesus, seremos fartos.

?? Bruno Santos | @dbvleitor

Pedro Leitor 30/07/2022

Uau
É um livro que confronta o leitor constantemente. Lloyd Jones não economiza em argumentos para nos levar a entender que o Sermão do Monte não é uma manual de moralidade, onde escolhemos o que fazer. Ele nos mostra que a vida do verdadeiro crente vai refletir a mensagem deste sermão. Simplesmente magnífico esses estudos sobre o sermão do monte. Ouso dizer que não encontraremos obra mais abrangente que essa.

Manços 07/09/2021

Bom, mas prolixo
Traz verdades importantes sobre o tema, que muitas vexes passa despercebida ao lermos a Bíblia ao sempre relacionar cada versículo ao todo do Sermão do Monte.
Mas o autor é muito prolixo, o que deixa a leitura bem cansativa.

Gabriel 06/08/2021

Leitura obrigatória para Cristãos
Pouquíssimos livros convidam o leitor a um exame tão profundo do próprio relacionamento com o Evangelho, de modo a perscrutar o coração e ressignificar o caminho estreito que representa seguir a Cristo. Não se trata de uma mera exposição teológica brilhante pormenorizada de todas as passagens que compõem o Sermão do Monte, mas também um convite ao exame do coração, da alma e do espírito perante o mundo, o pecado, a Salvação e o próprio Criador. Não substitui a leitura das Sagradas Escrituras, mas J.C. Ryle foi felicíssimo na sua exposição a respeito desse relevante tema e produziu um ótimo alicerce para a compreensão deste. A pessoa que se empenhar em estudar essa obra valiosíssima sairá com um olhar muito mais purificado a respeito de Cristo, das Escrituras e dessa instrução deixada pelo Filho de Deus.

Natha 20/07/2021

O Sermão de Cristo Jesus.
Levei 4 anos pra terminar esse livro, é um estudo minucioso sobre a grandeza dos ensinamentos contidos no Sermão do Monte, Jesus dono de toda autoridade pregou tudo aquilo que necessitamos, todavia sem Ele, sem o seu sacrifício de amor jamais poderíamos compreender e ter a chance de ter com Ele. Glórias ao nome de Jesus, que nos amou primeiro...

"Neste sermão, nosso Senhor condenou, de uma vez por todas, qualquer confiança em nossos esforços próprios, em nossas habilidades naturais, no que concerne à questão da salvação.

Em outras palavras, Cristo estava nos dizendo que todos carecemos da glória de Deus, e que por maiores e mais intensos que sejam os nossos esforços e a nossa diligência, desde agora e até à hora da morte, tais esforços jamais nos tornarão justos, e nem nos deixarão aptos para nos postarmos na presença de Deus."

Dê-me um coração sensível a tua Santa Palavra, ó Deus! Amém!

A Ele a glória! Ele vive! Ele virá!

Sandro 18/02/2021

Uma leitura transformadora
Sim! Há como vencer os 60 capítulos desta obra momumental.
Que tal ler um por dia?
Leia vendo o próprio Martyn Lloyd-Jones pregando à sua frente. Pois a experiência é esta.
Cada capítulo é um sermão dele.
Cada detalhe, do Sermão do Monte, é esmiuçado e exposto por Lloyd-Jones.
Ele "lê o texto, explica o texto e aplica o texto".

Graças a Deus por este livro, por estes sermões, por Lloyd-Jones, por Mateus que escreveu, pelo Monte onde ele foi proferido e por Cristo que o pregou!

Miguel Muniz 12/04/2020

O melhor
Logo nas primeiras páginas somos alertados do que realmente se trata o sermão do monte, só por este detalhe o livro já se torna tão necessário a leitura, sem contar com as minhas de ouro que encontrarás em cada página.
LEIA-O PARA ONTEM!

Nandalendo 02/04/2018

Sermão Do Monte 1° março de 2018
O Crente Sabe que Cristo tornou-se para Ele '' Sabedoria'' e ''Satisfação e Redeção''. Sabe que já está completo, em Cristo, de tal maneira que não se sente mais desamparado, mesmo quando se trata de sua satisfação, acerca disso também, sabe que o Espirito Santo está com ele, ele continuará operando em seu homem interior, tanto o querer quando realizar em sua boa vontade.

Hebreus 11
Lutero - João calvino - João Kinox - Confissoes de Agostinho - Diario de John Wesley
Filipenses 3
Romanos 7;18
João 3;36
Felipenses 3-10-11
Mateus 7-7
Biografia de George Whitefield - John Fletcher Madeley

E está morrendo, de inanição, por enquanto nada possuimos concl.123
Para termos Sede e Fome de Justiça. O Motivo é o caracter - endiondo do pecado.
Efesios 3-19

O Crente Autentico Cumprinos sentir profunda Tristeza pelos impôntentes escravos do pecado, está deve ser nossa atitude.
Vi a mim mesmo como alguém verdadeiramente odioso, é e justamente por está razão que tenho sentido, sede e fome de justiça.
Tenho anelado pela justiça. também já entendi que não posso criar em mim, produzi a justiça em mim, e que nenhim outro ser humano pode ajudar-me quanto a esse particular ja vi minha desesperadora, situação diante de Deus e tenho tido fome e sede daquela rentidão que me reconciliará com Deus, Que indireitará a minha situação diante dele que me proporcionará uma nova natureza e uma nova vida.

E então vi tudo oque nescessito. Assim, fiquei intituramente satisfeito; E recebi tudo isso como uma dadiva gratuita.
Porventura não se segue dai, inevitalvemente, que se eu já vi a minha atitude para com meus semelhantes, deve ser total e completamente mudada?
Se tudo isso experimentei a então não mais estárei enxergando os outros homens conforme eu continuava ver-los, agora vejo-os através dos olhos cristãos vejo o como vitimas e escravos do pecado, de satanás e do caminho do mundo. E assim considero-os homens de que causam aversão e, sim como homens de quem devo- me compadecer. Todos aqueles que estão sujeitos ao pecado posso então. me considera como quem é digno de compaixão.

No cristão não deve haver, espirito de orgulho pessoal, negativismo e insistir por direitos. Pelo contrario.
Lucas 23-34
1° Pedro 2-22
Romanos 7:22-23
Jeremias 17-9
João 14-9
Afirmação essa que é uma das mais mistériosas da biblia, isso e o que a biblia tem a dizer sobre a questão, e parece-me que de modo geral, é inutil tentarmos descobrir todas as facetas dessa grandiosa realidade simplismente não sabemos.
O Proprio ser divino e tão transcedental e eterno que todos nossos esforços por chegamos a um apreciavel entendimento, a seu respeito estão fardados ao fracasso, desde o seu principio, as proprias escritura, ao que me parece.

- E Digo isso como toda a reverência- não tentam fornecer -nós um conceito adeguado de ser Deus. Por quê? Por causa da glória divina nossos vocabulários, são tão inadeguados, nossas mentes são pequenas e finitas que há perigo em qualquer tentativa humana para descrever, Deus é a sua gloria.
Tudo quanto sabemos é que contamos com essa gloriosa promessa de que uma maneira ou de outra, Os limpos de coração veram á Deus!

Todos os esforços que cogitam a auto purificação, estão condenados ao fracasso
- Salmos 51;10
Tiago 4-8
Colossenses 3:5
Romanos 8:13
1° João 3-3

'' Dás á alma e ao coração vida nova é integridade
vem de ti a recriação
em limpeza e santidade'' - Joseph Hart

Ou escultemos novamente aquillo que Paulo disse: .... ''Porque Deus é quem efetua em nós o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade''.
- Duvida sobre a verdade de Cristo - Mateus 11-3
João 6-15
PACIFICADOR

'' O que realmente importa e a Glória de Deus é a manifestação desta gloria entre os humanos''.
Romanos 12-20
Hebreus 13-20
Uma das primeiras coisas a fazer quando quer estabelecer a paz e quando calar

PAZ : Es a razão pela qual enviou Jesus, que atraves dele veio o caminho de SALVAÇÃO.
( Principe da paz)
Felipenses 2:5- 2-4 Teminar com o EU E seguir Cristo. 1° Pedro 2-22-23
Colossenses 1-20
Efesios 14-15
Mateus 5-10

ALÉM DE QUE PODEREMOS GOZAR DA BENDITA PAZ DE CRISTO!

Isto é o que acontecerá com você somente por que você é CRISTÃO

Ora, e interessante observamos que está bem - aventurança, segue-se, imediante a alusão aos pacificadores que ele é perseguido, quanta riqueza de discerdimento e compreensão isso nós fornece a respeito da natureza, e do caracter da vida cristã! Opino que em porção alguma da biblia se pode encontrar mais perfeita ou preciosa expressão das doutrinas biblicas do pecado do que aquilo que se ver.
Nessas duas ultimas bem-aventuranças por causa da justiça quando o crente mostra-se purificador.
Mateus 10-16
1° Pedro 4:15
Esse e o resultado de quem ele colhe. Um outro ponto preliminar que nós interresa é que a promesa da bem - aventuraça é a mesma promessa ligada a primeira das bem aventuraças.
'' Por que deles é o reinno dos Céus''. Então isso serve de prova adicional do fato que está é a derradeira bem aventurança.

Começamos pelo reino dos céus e também terminamos pelo reino dos céus .
Bem - aventurados os perseguidos por causa da justiça.
Isaias 42-3 || temoteo 3-12
Se o mundo vós odeia sabes que, primeiro vós outros odiou a mim.
Se vós fosseis do mundo, o mundo o amaria que era seu; como todavida não sois do mundo pelo contrario, dele vós escolhi, por isso o mundo vós odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vós disse: NÃO O SERVO MAIOR DO QUE SEU SENHOR, SE PERSEGUIRAM Á MIM, TAMBÉM PERSEGUIRÃO A VÓS OUTROS - JOÃO 15-18-20

Abel foi perseguido por seu irmão caim
Moisés foi severamente perseguido
Davi foi por Saul
Elias e Jeremias tinham de padecer.
Isso nós conduz á nossa ultima dedução, a qual é o que nosso novo nascimento e uma nessecidade, absoluta antes que qualquer pessoa possa torna-se um crente autêntico.Ser crente em ultima analise e ser com Jesus Cristo é ninguém pode ser semelhante a Cristo sem haver sido inteiramente transformado tornando-se Semelhante á ele.
Mateus 5-11
Filipenses 1-29
Mateus 10-34
Marcos 6-26
Romanos 8-7
Não pertenço mais a mim mesmo fui comprado por um preço.
Daniel também perseguido por sua justiça, Exemplo fiel Jesus Cristo.
Martinho LUTERO 31\Outubro 5000 anos de Reforma.
Hebreus 11-10
Hebreus 12-2
1°Corintios 3-10-15
2° Corintios 4-17-18
2° Corintios 5-10-11
Corpo alma é espirito total e Inteiramente á CRISTO

Sua vida deveria, ser centralizada por pensamentos por pensamentos celestiais
e sobre o mundo Regozijai-vos e exautai por grande e vosso galardão nos céus; Pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós
Mateus 5-12
Hebreus 10-35
Hebreus 11-25
Hebreus 11-27
Colossenses 3-2
Não lhe convém fixar os olhos, nas coisas visiveis deste mundo, mais sim no que é invisivel.
2°Corintios 4-17
Filipenses 1-21
Filipenses 1-23
Genêsis 6
1 Corintios 1-21
1 Pedro 2:9
Tiago 2-19
Leviticos 6-13
Aquilo que parece ser, o cumulo do ridiculo, conforme o mundo imagina na verdade é a pura sabedoria de Deus.
Esse e o Extraórdinario paradoxo com o Qual nós confrontarmos, suas implicaçoes são perfeitamente obvias; Essa Auternativa mostra-nos que fomos chamados para realizar algo positivo.

Em algumas partes destacadas deste livro, observei o Rico conteudo que ele apresenta para nós cristãs, capitei varias mensagens importantes e vi muitos pontos da palavra de Deus de Angulos diferentes...
E Um capitulo mais surpreende quanto ao capitulo anterior, quanto mais lemos mais temos vontade de avançar nessa leitura, e devorar o livro no momento ainda não terminei ele completamente 03\04
Mais já estou resenhando pq vale a pena de mais, fiz muitas paginas com pontos importantes no meu caderno de resumos.
Não vou escrever tudo se não vai ficar grande demais e isto.
Yago.Albuquerque 23/12/2018minha estante
Estou começando minha leitura nessa obra fantástica do D.Martyn

Nandalendo 23/01/2019minha estante
E Incrivelmente maravilhoso, o Livro mais impactante de todos que já li apos minha conversão a evangelho a 5 anos! ?

Yago.Albuquerque 22/02/2019minha estante
Estou quase terminando , queria que tivesse mais umas 2mil páginas rrsrsrs

Nandalendo 23/02/2019minha estante
Vou reler em breve e revisar os pontos que mais gostei que são vários