O caminho zen

Resenhas - O caminho zen

Carolina165 14/05/2020

Excelente
Porém:
Eu achei que este livro fosse seguir o mesmo estilo de "A arte cavalheiresca do arqueiro zen", porém foi bem diferente.
Achei a escrita muito complexa e difícil. Não foi uma leitura de fácil entendimento. Teve partes em que eu literalmente "boiei". Por isso dei nota 4,5.
Ainda assim traz conceitos importantes a respeito do Zen, e quem já está familiarizado com a doutrina Zen, pode encontrar aqui uma leitura muito rica.

Tem muitos quotes bons, transcrevo alguns abaixo:

"[...] os que são controlados nas mínimas coisas sem importância, também manterão o controle nos problemas grandes e decisivos". Pág. 120

"Quem é indisciplinado nas coisas pequenas, falha com frequência nas decisivas, sem contar que não existe critério seguro para julgar o que, num caso isolado, pode parecer pequeno e secundário ou importante e decisivo". Pág. 101

"Os últimos podem ser os primeiros, os menores podem ser os maiores, se assim estiver previsto". Pág. 87

"Na tranquilidade, porém, o discípulo trabalha em si próprio. [...] Seu trabalho se inicia com o pequeno e o insignificante, pois ele sabe muito bem que só assim poderá adquirir maestria no que for grande e difícil". Pág. 65

"O que não for insinuado ou declarado, o que for silenciado, é mais importante do que é enunciado e esclarecido". Pág. 55

"Deve, pois, aprender a esperar com paciência e confiança, até que aquilo que não se deixa forçar amadureça e, por si mesmo, apareça". Pág. 33

"Com essa disposição de espírito, pode acontecer que a solução lhe surja repentinamente, sem ser pressentida". Pág. 33

"Não se apresse. A beleza do caminho está no caminhar". Pág. 7

Igor.Banin 15/06/2022

Ótimo
Outra boa obra de Herrigel. Boa introdução aos interessados no Zen e com boas referências para leitores ocidentais.

felipeme 11/01/2010

Leitura Indispensável.
Recomendo a leitura desse livro bem como os outros da mesma série, para se obter um conhecimento profundo(do ponto de vista ocidental) sobre o Zen Budismo, embora esse seja de uma larga abrangência, o livro no apresenta uma visão do ponto de vista do autor "...único não japonês a compreender o gênio Zen..." dos caminhos que devem ser seguidos por um praticante que deseja ingressar nesse conceito sócio filosófico espiritual e como todas as filosofias nos fazerem pessoas melhores do que somos hoje. O começo pode ser massante até se habituar com a tradução e com a forma como é escrito um pouco complexo no começo, eu pessoalmente me envolvi mais com o livro do meio para o final onde á apresentado outros pontos de vista do Zen. Transcrevi uma passagem do livro que apresenta a visão Zen.

"[...] o teor do seu comportamento é a bondade pura - a única coisa que aumenta na proporção em que é esbanjada - a serenidade e a confiança, o estímulo de ser orientado. Tudo que vem é bem vindo. Quem chegou a esse ponto vive com pretenções mais despretenciosamente; como pessoa comum e, todavia, incomum em tudo, pois é diferente em tudo. Age corretamente por instinto. É modesto, sem vaidade, não tem complexos, vive o dia presente, realizando-se completamente nele, deixando o futuro repousar nas trevas do destino [...]"

Nicolas29 29/12/2020

O caminho do Zen
Para quem quer iniciar o caminho do zen, ou simplesmente entender o que é o Zen, acredito que este livro é um ótimo guia, traz muitas reflexões e ensinamentos até mesmo para quem não sabe nada sobre o Zazen. Porém, algumas partes levam a reflexão e as vezes o não entendimento é possível.

hillé 20/08/2011

puro engodo.