O Brakki

O Brakki André Regal

Resenhas - O Brakki

E.R.A.S 29/01/2023

ME SURPREENDEU!! Uns 30/40% tava bem chato mas a partir dos 50 eu entrei no clima e a leitura foi bem fluida!! E os capítulos também são pequenos o que facilitou. Agora o que me resta é saber?.CADÊ O 2 volume??

Rodrigo Leão 14/12/2021

Incrível
Uma aventura incrível e cheia de referências ,pra quem gosta de RPG e um prato cheio também, senhor dos anéis parece familiar

Fenrir 19/10/2021

Sensacional esta primeira parte
Aqui temos um autor nacional desenvolvendo uma fantasia fantástica que não perde em nada para os gringos! Muito bem pensado e elaborado! Um livro que já te prende desde o início e com personagens fortes que vc logo terá um certo apego em ódio com alguns. Recomendo se deliciar nessa história!

DEA 17/07/2021

O livro é de fantasia, tem uma história interessante, porém achei que tem muitos personagens, sendo alguns desnecessários para a construção do enredo e com algumas narrativas muito detalhadas em situações irrelevantes. Me incomodou também as constantes intercalações entre presente e passado e as histórias dos diferentes personagens, que às vezes tirava o ritmo da leitura, deixando maçante em alguns momentos.
Independente disso em muitos momentos fiquei completamente presa querendo saber o que iria acontecer e adorei principalmente o personagem Symas. Portanto mesmo com esses pontos negativos que citei, estou ansiosa para ler a continuação, a leitura vale a pena!

Jucilene 02/04/2021

Ótimo autor de fantasia brasileiro!
Muito bom, gostei da mitologia do mundo do livro. Os personagens são interessantes. Só um pouco forçada o início da relação de alguns personagens. O livro é bem violento, talvez incomode algumas pessoas, mas para mim se encaixa no universo criado. Aguardando a continuação.

Pedro P. R. 19/02/2021

Nada do que eu esperava
Pelo titulo e pela sinopse, fui ler o livro pensando que seria sobre alguns personagens tendo que caçar ou enfrentar algum tipo de criatura sombria e perigosa, mas acabei me decepcionando por acabar vendo pouquíssima coisa sobre isso ao decorrer da leitura.

O livro tem o foco em três núcleos principais de personagens e mais alguns que possuem um ou outro ponto de vista ao decorrer da historia. Desses, somente um dos núcleos com dois personagens principais (os citados na sinopse) estão ligados a caçada do Brakki, enquanto o resto faz parte de uma historia completamente paralela.

A escrita de André é muito boa, mas em alguns momento da narração fica um pouco longa e descritiva demais, o que para mim ficou um pouco cansativo. Teve momentos da leitura que mergulhei nas palavras, ao mesmo tempo que teve outros que não consegui me manter em foco.

A premissa oferecida pelo livro é muito interessante, mas infelizmente não conseguiu me prender o que é uma pena porque eu estava com muita vontade de ler o livro depois de ter ouvido tantos comentários bons sobre ele. Pelo que deu para entender após terminar o livro, muitas das coisas que aconteceram parece ser um preludio para futuros acontecimentos em uma continuação.

Rayhan Chamoun 13/08/2020

Já aguardo ansiosamente a continuação...
¨O Brakki¨ foi minha primeira experiência com autores brasileiros contemporâneos, e, não vou mentir, o mercado literário brasileiro ainda é um mar de águas desconhecidas para muitos leitores jovens (como eu). Mas, eu não poderia ter tido uma experiência melhor com esse livro, dá orgulho em saber que temos trabalhos de qualidade e promissores, como foi o caso deste livro.

Primeiramente, gostaria de me atentar à edição. Mesmo lendo digitalmente, a diagramação é bem planejada e encontrei pouquíssimos erros de português ao longo da obra, então, minhas congratulações à ¨Acervo Books¨ (minha única observação crítica é quanto ao mapa no início do livro, que não me serviu para nada ao longo da leitura).

Antes de embarcar na história, quero me atentar a prosa do autor. Algumas coisas me agradaram, e outras, nem tanto. O que me divertiu muito foi o modo como as cenas são (bem cinematográficas nas cenas de ação, por sinal) apresentadas e o trabalho de perspectivas e decisões de cada um dos personagens, usando e abusando de elementos narrativos para dar mistério ao elemento principal da estória e dos conflitos.

Já uma coisa que me incomodou é que, apesar da prosa fluída e com períodos em sua maioria curtos, o autor utiliza alguns termos e palavras ¨rebuscados¨ até demais em frases que, ao meu ver, eram banais. E, em frases e períodos que poderiam ser trabalhados de um modo mais floreado (e que não prejudicariam o entendimento ou a fluidez da leitura, pelo contrário), foram usadas palavras simples demais, e isso ocorre ao longo de todo o livro.

Já com relação a estória, gostei muito da narrativa. Uma premissa trabalhada de modo bem diferente da maioria dos livros de fantasia que conheço, principalmente se tratando de um primeiro livro de uma possível série. Os personagens protagonistas também são muito bem construídos, e diferentes de tudo o que eu já vi, um coroa e guarda aposentado, um ladrãozinho meia-boca e medroso e uma jovem que foi adotada por mercantes em um porto, e outros personagens de menos decorrência, mas que são bem legais (como o vilão Bardey, o rei Bertom, Dargo e Pamfa, Igna, entre outros).

O mundo é simples, mas é satisfatório conhecer as localidades e sua mitologia, o que, para um início, está de bom tamanho. Toda a estória é envolvente e, apesar de ser bem retraída no sentido de escala de acontecimentos, não deixa em nenhum momento de ser interessante. Nos apegamos aos personagens, e, a única coisa que me incomodou na narrativa foi o desfecho (ao meu ver, totalmente desnecessário e mal planejado) da Ashia com o Pitra, fora isso, é uma obra que conclui-se bem, deixando espaço para continuações que possivelmente irão envolver a resolução de conflitos grandiosos (que são apresentados ainda no primeiro livro).

Como um todo, é uma excelente obra, que deixa um gosto que só os bons livros de fantasia dão quando são terminados. Recomendo fortemente àqueles que querem adentrar na literatura nacional fantástica, ou, para os que buscam apenas um bom livro para passar o tempo.

site: https://www.instagram.com/rayhan_chamoun/

cavaleiro_da_leitura 20/07/2020

Esperando a continuação...
Livro muito bom e muito bem escrito!

Fantasia de qualidade com personagens cativantes e fortes. Gostei das descrições que não são exageradas e facilitam a ambientação.

Uma leitura que flui bastante e a cada trecho fica mais curioso para saber o que vai acontecer... Recomendo essa ótima fantasia nacional!!!

Macartiney 20/06/2020

Por Koma
Fiquei de queixo caído com a primeira impressão que tive de um livro de fantasia nacional.
Uma baita história com todo tipo de elemento que gosto num livro.

Uma história com momentos sombrios, violentos, sem frescura, mas quando pôde, e porque não, fomos aliviados com aquele momento cômico.
Com uma narrativa envolvente, praticamente não se perde uma página com assuntos supérfluos. Tudo inteiramente conectado, ou quase tudo, a parte de Ashia ainda vai chegar lá com mais revelações.

Por falar na Ashia cheguei a suspeitar que parte do enredo se perderia em algum clichê quando esta fincou o pé em terra firme e sua história com a familia rica, mais tão logo o rio voltou ao seu curso normal e a obra deslanchou até seu final surpeendente.

Sem me delongar mais, fico na expectativa para a continuação obviamente.
Minha admiração e respeito por esse escritor que nos brindou com essa fantastica história
e pelo capricho e dedicação na apresentação do livro. Além de muito bem editado.

AndreRegal 21/06/2020minha estante
Por Koma!!! Que resenha!
Obrigado, meu amigo! o/

Thiago Araujo 27/04/2020

Um monstro Brazuca
Felicidade e carinho definem essa obra! Ver a fantasia nacional nesse nível só traz orgulho para os fãs do gênero em terras tupiniquins. Bem contada, cativante, narrativa impecável, escorregando um pico na velocidade do plot, mas firme na convicção de fazer um livro fantástico.
A angústia já está presente pela espera da continuação, que chegue em breve!
Viccthor | @mathvictor 27/04/2020minha estante
Me deixou curioso! Já adicionei à minha lista :p

Thiago Araujo 27/04/2020minha estante
Não vai se arrepender!!

Viccthor | @mathvictor 27/04/2020minha estante
Estou lendo "Epílogo", um nacional tbm. Estou curtindo a leitura

Rayhan Chamoun 28/04/2020minha estante
Olha, nunca tinha ouvido falar nesse livro. Estou intrigado com relação a obra, certamente entrou para o meu radar de aquisições...

Thiago Araujo 28/04/2020minha estante
Vale muito a leitura. Se a continuação mantiver o nível, tem tudo pra ser uma das grandes séries de fantasia do Brasil.

AndreRegal 30/04/2020minha estante
Fala, Thiago! Muito obrigado pela sua resenha, e o orgulho é todo meu!
Já estamos desenvolvendo a continuação e espero lançá-la no segundo semestre!

Um abraço, meu camarada!

Thiago Araujo 28/05/2020minha estante
AndreRegal, ficou muito feliz com a notícia!!

Paulo.Cesar 24/04/2020

Fantástico
Inegavelmente é uma ficção fantástica de respeito. A história é muito bem escrita e cheia de mistérios. Personagens que cativam e que, com o passar das páginas, vão nos fazendo torcer por eles. Terminei angustiado por ainda não ter a continuação da obra disponível!
AndreRegal 30/04/2020minha estante
Obrigado pelas palavras, Paulo! E não fique angustiado, pois poderá ler a continuação no segundo semestre (se o coroca assim permitir) hehe.

Abração!

Bruna Canella 05/03/2020

QUE PLOT TWIST FOI ESSE NO FINAL? Eu não tava preparada para esse tiro! O livro inteiro é maravilhoso, mas esse final... ah! Incrível!

Eu descobri esse livro em um grupo de leituras do facebook do qual participo. Vi uma postagem sobre, depois outra e mais outra e mais outra. Isso acabou despertando minha curiosidade. Então resolvi comprar e fico muito feliz por ter feito isso porquê que livro fantástico!

Um livro com uma história original, bem construída e muito, muito boa! Uma narração maravilhosa! Daquelas que nos envolve e faz a gente devorar o livro rapidamente. Personagens diferentes que vão traçando seus caminhos e inevitavelmente se encontram (eu amo isso!). Eu gosto muito quando vemos a narrativa sendo direcionada à partir de pontos de vistas e momentos diferentes. Personagens bem desenvolvidos em sua personalidade e suas motivações. E muito cativantes (alô Vescas, você é meu favorito)! E momentos que deixam a gente quase sem respirar.

Eu preciso dizer também que esse livro causa no leitor uma série de sentimentos. Tiveram momentos em que eu ri, me diverti, fiquei triste, fiquei apreensiva, passei raiva. E tiveram momentos em que fiquei absolutamente chocada com a brutalidade de alguns acontecimentos e diálogos. Eu acho incrível quando um livro é capaz de nos fazer sentir tudo isso. E esse cumpriu seu papel!

Foi uma leitura que me surpreendeu! Muito melhor do que eu esperava. E o melhor: de um autor nacional! Que eu com certeza lerei novamente (quero a continuação desse livro pra já na minha mesa hahaha). Inclusive já coloquei o outro livro dele na minha lista. Um autor muito talentoso que torço para que tenha esse trabalho maravilhoso reconhecido.

Se gostarem de fantasia, leiam esse livro!
AndreRegal 06/04/2020minha estante
Muito obrigado pela resenha, Bruna! Espero continuar agradando no próximo! Um beijão!

Laiany Teixeira 05/01/2020

O ruim desse livro é que ele acaba, Confesso que comecei a ler com pouco interesse devido a uma ressaca que não havia sumido por completo, mas a medida que a história fluía meu interesse só crescia e por Deus, que experiência. Personagens incriveis e também odiosos me cativaram por completo ( que Bardey tenha uma morte dolorosa e sofrida no próximo livro e por favor leve aquele rei junto ^_^ ) Ashia minha linda, que você tenha melhor sorte no próximo volume pois você merece o mundo.

Luiz Felipe 28/08/2019

Uma fantasia sombria e interessante.
Achei o livro uma ótima fantasia nacional. Personagens bons, cenários muito bem descritos e imaginativos. Cenas de gore de dar inveja no Kentaro Miura (Berserk). É uma fantasia nova, e com bastante potencial.

Mas queria ter visto mais a magia desse universo. Queria que a história tivesse explorado mais coisas. Estarei no aguardo da sequência, e de saber mais sobre o lado mágico deste mundo novo.

Enfim, recomendo para qualquer um que ame um RPG! Ótima pedida!

FelipeBiavo 23/05/2019

Tesouro medieval nacional
Não me recordo de ter lido algo como “O Brakki” em muito tempo. Como eu já suspeitava antes mesmo de iniciar a leitura, a história me cativou logo nas primeiras páginas ao revelar um personagem detestável e indecente feito prisioneiro e, mesmo de mãos atadas, perturbando as mentes daqueles que o levavam a seu destino. Aliás, Bardey e sua grande inteligência, aliada a seus princípios nefastos, representa uma ameaça tão grande aos personagens quanto o próprio brakki que anda fazendo vítimas pelo reino. Em um embate de colossal força bruta e genialidade, quem perde são aqueles que se veem na mira desses dois.

É fácil se apegar aos personagens que acompanhamos ao longo dos capítulos. Symas é uma mente complexa e, apesar das mazelas que o seguem, jamais pode ter a honra questionada -- e acompanhamos esse traço em diversas ocasiões ao longo da história. Vescas, seu companheiro de caça, é quem tenta lhe trazer certa leveza, equilibrando a balança de emoções que jamais o abandonam.

Paralelamente, vemos Ashia e Pitra sofrerem desde seus primeiros dias de vida e terem de amadurecer rapidamente para se livrarem da ambição e da maldade dos adultos que os cercam. A trajetória de Ashia, a propósito, foi o que mais gostei de acompanhar em “O Brakki”, e a parte final de seus justificadamente ensandecidos atos trouxe uma nova camada de complexidade à sua tão sofrida história.

Por fim, o personagem que dá nome a este primeiro volume da série é um terror invisível aos personagens, mas bem presente ao leitor; tanto por podermos acompanhar alguns de seus viscerais ataques quanto pelo temor que ele provoca mesmo quando não está em cena.

Destaco especialmente o belíssimo conto da criação do mundo pelos deuses Giius e Koma. Esse trecho, por si só, valeu a leitura.

É visível o esmero do autor na escolha de palavras e na pesquisa de caracterização da época: roupas, armas, comida, arquitetura: tudo nos remete a idos tempos medievais com riqueza de detalhes. Como revisor, no entanto, não pude deixar de me incomodar com algumas estruturas e palavras que me soaram como tradução literal do inglês (presumidamente por influência de culturas anglófonas), o que aqui e ali comprometeram a fluidez da leitura, mas que poderiam ser suprimidas facilmente com uma revisão mais apurada.

Os mínimos deslizes com linguagem jamais afetam a grandiosidade de “O Brakki”, que se revelou uma surpresa maior do que eu esperava e cujo desfecho me me faz aguardar ansioso pela continuação. Parabéns, André, e obrigado por essa jornada!