Na Barreira do Inferno

Na Barreira do Inferno Silvia Cintra Franco

Resenhas - Na Barreira do Inferno

Kauany198 11/02/2024

Temas como política, desmatamento e crimes.
A escrita é bem simples, mas prende os leitores,quando comecei a ler eu só queria saber o final logo.
Não gostei mto dos personagens,mas o livro é bom
Perfeito pra vc q começou a ler a pouco e gosta de mta ação.

William LGZ 04/08/2023

Parecia promissor demais, mas ainda é bom
Até me surpreendi com a avaliação que eu dei para este livro no início do ano pois lendo a sinopse e outras resenhas me pareceu uma história que eu amaria mas pelas minhas anotações acredito que o desenvolvimento e sua reta final tenham me perdido apesar das qualidades iniciais.

Lembro de certas passagens maçantes e uma moderada enrolação pras coisas acontecerem, além de não achar os personagens tão interessantes, mas mesmo assim acho que com um pouco mais de paciência e afeição a trama pode render para outros que se animem mais a ler.

mariaedudda_ 04/06/2023

Meio nhe
Foi um livro até que bom, porém eu já li melhores da coleção vagalume. Acho que pelo fato de ser um livro pequeno, as coisas acontecem de uma forma muito rápida.

justhc 23/04/2023

Trata-se de situações específicas, mas ao mesmo tempo em que todos se identificam. O grupo de amigos, a desigualdade social, tudo muito bem tratado e escrito.

Antonio Maluco 28/09/2022

Aventuras
O livro conta histórias de um grupo de adolescentes que descobriu planos mirabolantes de assassinos

Mr. Jonas 04/11/2021

Na barreira do inferno
Simone, Otaviano, Dina e Bruno nem imaginavam que um trabalho de escola pudesse ser tão perigoso!

Eles tem importantes informações sobre o satélite ecológico Amazonsat, mas quem vai acreditar num grupo de garotos curiosos?

Vamos acompanhar os quatro amigos em suas descobertas e saber alguns detalhes sobre a preservação da Amazônia.

Solitto 03/07/2021

14 de agosto de 2019
Em 'Na Barreira do Inferno' Sílvia Cintra Franco trás questões políticas, sociais, e ecológicas que permeiam o início da década de 90 (1992), mas que são tão importantes, talvez até mais, no governo que vivemos hoje, onde todas essas questões são tratadas como banalidades. Um livro juvenil com grandes ideias de forma simples e introdutória.

Tama 22/08/2020

Aventura infanto-juvenil agradável.
Com temática investigativa, dando asas à imaginação, e alimentando o sonho de adolescente, de descobrir e impedir uma conspiração.

VicBanger 29/02/2020

Feito sob medida para novos leitores
Como falei no título deste comentário: feito sob medida para novos leitores - como tudo da Coleção Vagalume, pelo visto. Porém, o que me encantou nessa experiência é que a simplicidade da escrita deste trabalho serve não apenas como uma porta de entrada para os que estão iniciado agora, mas também como um elemento desintoxicante para velhos leitores que buscam por algo mais objetivo - mas sem abrir mão da qualidade. Enfim, como costumam dizer: para a família inteira. E aos professores e professoras de língua portuguesa: há aqui uma ótima possibilidade de trabalho didático de leitura acompanhada... Isso poderá te ajudar na formação de uma nova geração de leitores(as), com direito a um trabalho rico por uma série de temas sociais de grande importância.

Marriete 11/08/2019

Na Barreira do Inferno - Resenha
A vida de Simone costuma ser bem agitada. Sua mãe é engajada com o Coletivo Feminista e o pai com o Sindicato de Trabalhadores.
Sua casa estava sempre cheia de pessoas discutindo soluções para os problemas importantes de sua cidade.
Mas Simone não imaginava que ela também iria se envolver com situações e problemas muitíssimo importantrs, não para sua cidade, mas para todo o pais.

Nessa empreitada ela terá a ajuda de seus amigos Otaviano, Dino e Bruna, para desvendar intrigas, atentados e políticos corruptos.

Vai sobrar emoção para todos nessa aventura ecológica!

#Livros#AmoLer#NaBarreiradoInferno#SilviaCintraFranco#EditoraÁtica#SérieVagalume#Instabooks#InfantoJuvenil#LiteraturaNacional

Nati 25/10/2013

Questões sociais para pré adolescentes
Na Barreira do Inferno é um livro que carrega atrás de sua história temas como o feminismo, o sindicalismo, a ecologia, política e classe social através de passagens que instigam o debate e o pensamento de pessoas que tenham a mente aberta para o questionamento, além de algum passatempo para as horas vagas.
Dina, Bruno, Simone e Otaviano são colegas de classe e precisam entregar um trabalho em grupo escrito para a aula de geografia. O tema é critério de escolha de cada grupo e a partir da carga cultural de cada um dos integrantes, eles foram discutindo e aprimorando as ideias para o trabalho: a irmã de Dina é jornalista e esta também é a pretensão da garota, que propôs que o trabalho se tratasse sobre a “Comunicação: a Imprensa e a importância do satélite de transmissão de imagens da Embratel” (p. 14); Simone, influenciada pela cultura em que foi criada por seus pais – a mãe feminista e o pai sindicalista -, deu primeiramente a ideia de ter o trabalho estruturado em cima do dia 8 de março, dia da Luta da Mulher, mas como não foi aceita, propôs que fizessem sobre o sindicalismo brasileiro, proposta também rejeitada pelos colegas; Otaviano, o mais simples da turma, bolsista do colégio em que estudavam, sugeriu como tema as hidrelétricas que estavam sendo construídas na região de Natal, onde moram, mas esta também foi negada. Bruno, assim como Dina, possui de tudo em casa, mas diferentemente da amiga, possui a pressão dos pais para que seja como seu irmão mais velho: Sérgio é o “engenheiro responsável pelo projeto Amazonsat” (p. 38) e antes de conseguir tão alto cargo, foi estudante do ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos. Assim, por conta dessa pressão, propôs que fizessem um trabalho sobre o satélite Amazonsat, que tem como meta “lozalizar direitinho os desmatamentos e as queimadas que estão acabando com a Amazônia.” (p. 14).
Deste modo, em uma única página, curta, até, Silvia Cintra Franco expõe temas altamente debatidos na sociedade e que adolescentes de 15 a 17 anos – faixa etária a que são recomendados os livros da série Vaga Lume – normalmente não se questionam.
Dividiram tarefas entre si, cada um coletando dados sobre o desmatamento da Amazônia e como o novo satélite poderia ajudar a reduzir os estragos e foi cada um para o seu lado organizar-se da sua parte.
Entretanto, o que começou como um trabalho escolar, subiu à cabeça de cada um de formas diferentes. Dina enxergou que o desmatamento apesar de ilegal e prejudicial para o planeta Terra, possuía uma carga social importantíssima: quem trabalhava cortando a árvore apenas o fazia por não ter onde mais trabalhar. Simone foi entrevistar o famoso ecologista Cido Lima, conhecido dos seus pais e ameaçado de morte e após obter as informações desejadas, foi testemunha ocular da morte dele, o que a deixou ainda mais engajada na causa ecológica. Após a morte do ecologista, a família de Bruno passou a receber ligações com ameaças de morte a seu irmão se este não parasse o projeto Amazonsat. Otaviano foi o único, que, preocupado com as notas que obtinha na escola e em passar seus conhecimentos para a irmã que por escolha dos pais, deixou de estudar para cuidar dos irmãos mais novos, manteve-se em sua zona de conforto.
Aos poucos, os quatro vão enxergando coincidências entre o assassinato de Cido Lima e as ameaças para Sérgio e acabam encontrando algum suspeito. Com a ajuda dos irmãos de Dina, Bruno e Otávio, os quatro vão se envolvendo em uma operação para que nada impeça o satélite de decolar.

site: http://napolitanocomomeupe.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-09-19T15:04:00-07:00&max-results=2&start=32&by-date=false

Felipe 17/09/2012

Na barreira do Inferno
Não é isso o que você está pensando. Esse livro fala de um grupo de colegas de classe, que precisam fazer uma pesquisa, e o tema escolhido por eles é o satélite Amazonsat, que foi criado para ser um "vigia" da Floresta Amazônica. Mas um grupo de pessoas, comandado por um político, assassina um famoso ecologista que apoiava esse projeto, e a próxima vítima é Sérgio Cavalcante. E Bruno, um dos colegas de classe que estava fazendo a pesquisa e irmão de Sérgio escuta a conversa. Mas tinha um problema: Sérgio não acreditou em Bruno quando ele falou sobre isso. A partir daí, começa uma luta contra o tempo para tudo ficar bem como antes.

Eu gostei muito desse livro, e se você ler, vai ler várias páginas por dia, pelo bom conteúdo da história e pela curiosidade de saber como vai acabar.
Snow White 19/04/2012minha estante
Veja o Grupo Turma 606 e paricipe

Caio 25/04/2012minha estante
então o nome não tem nada a ver

Sandra :-) 17/06/2012minha estante
Barreira do Inferno é o nome da base brasileira para operações de lançamento de foguetes e fica no Rio Grande do Norte. Pertence à Força Aérea Brasileira e o nome completo é Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

O nome "Barreira do Inferno" tornou-se popular porque as falésias da praia próxima pareciam barreiras de fogo devido ao reflexo do sol no final da tarde .

Guilherme Peres 20/09/2012minha estante
A sua nova resenha ficou bem legal. Meus parabéns!!!
Só uma coisa ",e o irmão de Sérgio escuta a conversa." ou ", e irmão de Sérgio escutam a conversa."

Felipe 21/09/2012minha estante
Eu disse que Bruno é irmão de Sérgio, não que os dois escutaram a conversa. Só Bruno escutou a conversa.

vsc bibliotecária 15/04/2014minha estante
Sou bibliotecária e me ajudou bastante para fazer o processamento técnico do livro, escolhendo os assuntos para cadastrar no sistema. Até pq, no livro, não consta nenhuma informação para ajudar o leitor a querer ler este livro.
Obrigada pelo comentário. Foi direto, objetivo e me ajudou muito. E vai me ajudar a indicar este livro na biblioteca que trabalho.

Vítor 05/12/2010

Na Barreira do Inferno
Os amigos, Simone, Dina, Otaviano e Bruno, decidiram fazer um trabalho de geografia sobre o desmatamento da Amazônia e do lançamento do satélite Amazonsat. Divididos, cada um ficou responsável por por pesquisar sua parte.
Simone ficou por entrevistar o ecologista Cido Lima que visitava a cidade. Mas após a entrevista, Simone viu ele sendo seguido e assassinado.
Em um novo encontro com os amigos, Simone resolveu contar para a amiga. Assim eles buscaram pistas para encontrar o assassino, já que o irmão de Bruno recebia ameaças. Com a ajuda da irmã de Otaviano, a turma conseguiu vigiar Alexandre, o principal suspeito.
No dia do lançamento do Amazonsat, eles seguiram Alexandre e com a ajuda do irmão de Bruno, os amigos entraram na base espacial e procuraram o criminoso. Conseguiram avistá-lo saindo do foguete e mandaram que o engenheiro espacial o detivesse. Em comemoração todos os amigos se reuniram na casa de Simone para festejar o sucesso do Amazonsat e pela prisão do assassino.
Desse modo eles contribuíram para a preservação da floresta amazônica, que não se trata de uma história de livro.

mlnetto 19/07/2009

Algumas leituras obrigatórias da escola eram boas. Esta é uma delas.