Perseguidos

Perseguidos Gerson Moreira

Resenhas -

Code 17/12/2021

"Não deu para chegar a ponto de virar favorito..."
Sim,ele e muito bom mais não chegou a ser um dos meus favoritos desse ano...

Ele e bom mesmo,mais a escrita não me agradou muito..,mais talvez agrade a outra pessoas?.Mais eu recomendo!ele trata de um assunto muito importante que eu acho que as pessoas deveriam ver e ouvir falar..

(Talvez ficasse melhor a resenha se eu estivesse com paciência?)

Ps:Vai ficar assim mesmo...
Ass:Paul..

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
"Perseguidos" tem o seguinte cenário: cinco jovens de origem humilde que vivem no morro de Vila Ruth, onde cada um seguiu por um caminho nas escolhas da vida mas que certo dia recebem ao mesmo tempo uma mensagem que os fará repensar atitudes e mudará tudo.
Contando a realidade de muitos que vivem em periferias e convivem com diversas dificuldades diariamente, a trama é original e retrata com clareza o dia a dia de cada um, mas conseguiu me decepcionar. -

Pela sinopse, fiquei curiosa para saber o que seria o conteúdo da tão temida mensagem, confesso que não sei bem o que esperava, mas com certeza não era algo que envolvesse religião 🤷🏻‍♀
É um livro fluído, contudo quase abandonei a leitura já que não esperava tratar sobre arrebatamento, perseguição por julgamento de fé e coisas do tipo. Esse claramente é um ponto que deveria ter ficado mais nítido na sinopse ou contracapa do livro para evitar equívocos de quem, assim como eu, prefere não ler coisas do tipo. Acredito em Deus mas não sigo nenhuma religião, o que não muda meu respeito pela fé de cada um mas a surpresa de encontrar no livro uma tentativa de "converter" o leitor para determinada religião me incomodou bastante.

site: https://www.instagram.com/p/B5-uLRWjyz9/

Jothamon 24/08/2020

Todos podem lutar.
Em uma favela, cinco jovens tem sua vida regrada pela religião, mas como isso impõe muitas coisas, acabam mudando (o que não é aprovado por nenhum de seus pais).
Contudo, essa mudança ocorre por diversos fatores: pressão da família, hipocrisia por parte de quem se diz estar em comunhão com Deus, o próprio meio em que vivem, companhias e muito mais.
Durante uma grande festa na favela, todos os jovens descobrem que houve um arrebatamento ou uma abdução, depende do que você prefere crer. Assim, a religião passa a ser perseguida mundialmente.
Dessa forma, eles devem escolher entre a vida que eles tem agora, de negação, ou a de antes, de acreditar.
O texto não tem medo de mostrar ao leitor como é a vida nas favelas, entretanto, também mostra que isso não é culpa de quem ali vive ter uma vida assim, contudo não usa isso como desculpa para dizer que está tudo bem em ser igual a todos os outros.
A leitura corre entre momentos de tensão por parte dos jovens, da polícia, da nova política e dos traficantes, mas não tanto neste.
As vezes o texto trava, pois tem vírgulas desnecessárias e faltam pontos finais, mas isso não empobrece a leitura.
O livro mostra, ao mesmo tempo, os que acreditam na religião e os que não acreditam e como a posição de cada um muda a forma que eles enxergam o que está acontecendo.
Medo. Mudança. Dor. Esperança.

Nani 22/08/2021

se eu tivesse que chutar sobre o que seria esse livro antes de começar a ler eu nunca iria arriscar esse tema, num geral é uma boa historia mas teve pontos que me incomodaram o suficiente pra eu atrasar a leitura, mas o principal foi a repetição excessiva de informações, ficava cansativo

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 15/12/2020

Resenha: Perseguidos | Gerson Moreira | Lura
Perseguidos é um livro de ficção que foi escrito pelo autor Gerson Moreira, corresponde a Lura Editorial sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro físico com dedicatória mais marcadores em parceria com o autor. Eu só conheci online, ele é simpático nas conversas.

O livro contém dedicatória, Sumário, Nota do autor, Prefácio, Prefácio para os adolescentes, Nota prefacial para os pais e os capítulos. Capa e ilustração feita pelo Guelyson Eninng, revisores Bruno Ferreira, Gezileide dos Santos F. Farias e Tania Moreira de Almeida.

Um adendo gostei da nota como o autor aborda para os pais de adolescentes para eles não lerem só o começo do livro e lerem mais par entender o conteúdo abordado. A história é sobre cinco amigos adolescentes estão num baile funk de favela, acontece manifestação na Av Presidente Dutra, acontece um plot surpreendente no livro , que gostaria de te deixar curioso logicamente eles serão perseguidos mas o que acontecerão com esses jovens? Esse livro aborda assuntos que é um prato cheio para adolescentes, os pais podem até pensar nas primeiras linhas mas devem ler mais do que só linhas pois é sim para adolescentes pois o autor escreve na linguagem dele explorando essa incrível ficção nacional que vale ser lida e conhecida.

Eu gostei de ler esse livro, ele é bem representativo pois foi escrito por um autor negro e devemos dar importância a isso, por ser um excelente livro e ele estar representando a história dele. Esse livro está disponível na Amazon e também achei interessante que o autor coloca rodapé de palavras utilizadas na favela. E com certeza fiquei curiosa para ler a continuação dessa obra.

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2020/12/resenha-perseguidos-gerson-moreira-lura.html

Leticia @leticiageek 01/03/2018

Não gostei...
Em uma noite quente, no alto do morro da Vila Ruth está havendo um baile funk que se encontra lotado de jovens. Matheus, Juliana e Patrick estão entre a multidão quando eles recebem uma mensagem no whatsapp: algo terrível aconteceu. Todos ficam apavorados e com remorso por estarem lá. Jefferson que está na praça do skate também recebe a mesma mensagem e ao lê-la, ele fica muito preocupado com a sua família. Patrícia está coordenando uma manifestação na Avenida Presidente Dutra mas quando ela recebe também a mensagem, sai correndo e abandona a manifestação. Os 5 amigos se encontram mas são abordados pelo policial Charles, que ameaça prendê-los e matá-los pelo o que aconteceu, entretanto o policial faz uma proposta a eles. Os jovens precisam decidir se aceitam ou não.
O tema da história em si faz a gente pensar um pouco sobre muitas coisas, porém não é um assunto que me agrada discutir (é um assunto polêmico). Tenho alguns posicionamentos diferentes em relação ao tema abordado. Pela sinopse, eu imaginava que fosse outro tipo de história e me decepcionei um pouco. Infelizmente achei parado e não me despertou emoção alguma, mas é uma questão de gosto... Mas um ponto positivo é o livro mostrar bem a realidade das pessoas que vivem nas favelas, mostrar as situações que são realmente tensas, apesar do livro também ser repleto de gírias, o que me incomodou às vezes. A valorização da família e da amizade é bastante explícita no livro.
📖 "Sou o que acredito, e eu faço o que acredito." ⠀

Mary - @mundo_literario.mary 15/10/2022

Gostei muito da leitura.
O livro conta a história de cinco jovens, Matheus, Juliana, Patrícia, Patrick e Jefferson, os cinco têm algo em comum, eles estão afastados da igreja, envolvidos com drogas, sexo e bailes funk. Durante um baile funk em Vila Ruth todas recebem uma mensagem no WhatsApp que os deixa apavorado, Na tal mensagem está escrito que "Jesus voltou", os cinco querendo saber se é verdade vão à igreja onde seus pais estavam, chegando lá não encontram ninguém.
O desespero toma conta dos jovens e eles ficam implorando perdão. Eles resolvem ir para a casa de Matheus, chegando lá eles veem nos noticiários que o que aconteceu foi o arrebatamento da igreja, e a partir dali só existirá um governo em todo o mundo e que agora tudo será governado pelo anticristo e que todos os que ficaram eram obrigados a negar o nome de Jesus, os que não fizerem isso serão mortos ou levados para campos de concentração. Alguns minutos depois os policiais que estavam revistando toda a cidade em busca dos que ficaram, chegam na casa de Matheus, chegando lá os jovens pedem a eles um tempo para pensar e os policiais consedem esse tempo, daí os cinco jovens decidem fugir Matheus pega a bíblia que era do seu pai e daí eles fogem e vão enfrentar muitas coisas ruins.
Este livro é do tipo que não pode ser julgado só por um capítulo, a história muda do começo até o fim é uma leitura que te prende muito pois a todo momento você quer saber o que irá acontecer, ele também nos traz muitas reflexões que fazem a gente pensar mais sobre a vida, recomendo bastante.

Myy 19/06/2022

A natureza humana?.
Nesse livro fica retratado isso e escancarado: a capacidade do ser humano e sua natureza. Me diverti com a escrita o tempo todo.

Pablo.Ravel 24/12/2019

Perseguidos
"Nessa noite, pessoas se mataram por vergonha e outras, por medo e desespero."

Em pleno baile funk no morro da Vila Ruth, em comemoração da saida do traficante Marreco da prisão, Matheus, Juliana e Patrick se divertiam loucamente aproveitando cada segundo daquele baile.Jefferson um outro morador do morro e amigo dos três frequentadores assíduos do baile está na pista de skate no centro da cidade.Outro personagem de grende relevancia para todo o enredo da história é Patricia que é uma liderb militante e no mesmo momento esta liderando uma manifestação.

Eram 5 jovens aproveitando a noite da melhor forma possivel, onde aparentemente nada poderia barrar a feliz noite de niguém, mas uma pequena mensagem de whatsaap fez com que a perfeita noite de todos terminasse em um duro caos, é difícil de acreditar na noticia que está diante dos olhos deles, algo tão recorrente em suas vidas,mas, tão distante da realidade que só se acreditou por causa dos emissores dessa mensagem. O caos tomou conta de toda a cidade de São João de Meriti, e ao passar o tempo os acontecimentos naquela cidade só pioram.

Todos os jovens são peserguidos durante toda a história por um terrível policial que pode ser posto como o pior e mais ativo vilão de toda a história, uma proposta é lançada para os cinco e rejeitada e por isso a incansavel e dura busca para prender os cinco amigos, principalmente o jovem Matheus cujo há uma forte intriga entre os dois.

O livro tem uma leitura simples e que a partir de certo momento aguça a curiosidade do leitor e faz com que se peça sempre "mais um capítulo", pois, uma das únicas coisas que você vai querer saber é como os jovens vão escapar dos terríveis planos de Charles, e suas inumeras emboscadas. Facilmente o leitor se envolve com os personagens e torce para o livramento deles constantemente. Buscando um livro envolvente, fácil e cheio de mistérios que são revelados e faz com que qualquer um que leia peça a continuação dessa incrível história.

"O que você faria se soubesse que esse é o seu último dia de vida?"

site: https://instagram.com/quer_que_eu_resenhe?igshid=16xt8ogf21mzx

Vivi 12/04/2020

Muitas coisas vão se repetindo ao passar da história, mas é um livro muito bom e me deixou curiosa para saber o que aconteceu com os 5 adolescentes!

lalaliz mavitorie 27/09/2021

Aleatorio
Tava no meio do livro quando percebi que era bíblico. Se ele não tentasse catequizar a gente ele seria perfeito.

mabelslivros 09/02/2018

Olá pessoal, tudo bem?
#colecionandoresenhas

Terminei esse livro semana passada e foi uma leitura que eu ainda não sei se gostei ou não. A história que o livro traz em muitos momentos me prenderam a atenção, me fizeram pensar. Já em outros não me despertou emoção alguma, não concordei com muita coisa, pois tenho posicionamentos diferentes. Foi um livro que me deixou com muitas perguntas também. Em nenhum momento pensei que esse livro abordaria esse tema, foi totalmente uma surpresa.

Em "Perseguidos" vemos cincos jovens lutando para salvar suas vidas.
Matheus, Juliana, Patrick, Jefferson e Patrícia precisam tomar muito cuidado, a cada virar de esquina, a cada nova viela o inimigo está a espreitar.

Eles vivem perspectivas de vida diferentes, mas no passado tinha uma perspectiva em comum. Muitas das coisas que já foram compartilhas no passado será mais do que essencial para os novos caminhos e provações que enfrentarão.

E no final, decisões erradas pode culminar em um caminho sem volta.

site: https://www.instagram.com/p/BeRVeeFluHD/?taken-by=colecionandolivros

Maria 03/01/2019

Perseguidos [ Resenha Literária ]
Oii gente, hoje vim conversar com vocês sobre o livro Perseguidos, escrito por Gerson Moreira e publicado pela Editora Lura. A quem diga que Perseguidos não é uma ficção, por conta dos fatos tão reais, mas esta obra foi totalmente inventada pelo autor, isso é fato! Com uma história super realista.

Nas favelas do Rio existe um poder paralelo, com seu próprio tribunal de julgamento, e tudo já estava montado para o baile, em comemoração a liberdade do Marreco, que é o traficante que controla os pontos de venda de droga naquela localidade.

Marreco dentro da cadeia controlava os pontos de venda de drogas do morro da Vila Ruth, ele foi condenado por tráfico, formação de quadrilha, corrupção de menores e latrocínio, mas a sua liberdade já estava cantando.

Localizado na Baixa Fluminense, região metropolitana do Rio, o morro da Vila Ruth se encontra na periferia do município de São João de Meriti. Mulheres e homens jovens festejavam, ao som do ritmo moderno tocado em diversas baladas, o funk.

No ritmo da festa de periferia, após a chegada de uma mensagem, tudo começa mudar para todos, os celulares vibravam com uma mensagem e de uma forma rápida as pessoas presentes já começavam a ficarem apavorados e soltavam os gritos e pedidos de desculpas, naquele momento, nada mais seria o mesmo.

Assim como estava acontecendo em todo o mundo, iria acontecer no Brasil a destruição de igrejas, a perseguição exercida no campo das leis que combatem a fé e os costumes cristãos, antes mesmo da sanção do presidente Anticristo.

Mas mesmo com tudo contra, será mesmo que todo mundo iria negar Jesus? Matheus, Jefferson, Juliana, Patrick e Patrícia estavam dispostos a bater de frente com tudo e todos, mas do que nunca, todas as pessoas saberiam da fuga dos amigos. O arrebatamento, a perseguição, o vandalismo, tudo isso deixou as pessoas sensíveis, e o policial Charles que estava atrás, ele tinha tudo planejado com seus homens. Antes do raiar do sol, todos os fugitivos estarão mortos.

'' você pode ser o que quiser, menos injusta, parcial e sem caráter ''.

Perseguidos é um livro pesado e vai da sensibilidade de cada pessoa, todos os fatos são reais, mas não deixa de predominar a ficção. Um livro que recomendo para todos!

site: Febre de Livro http://febredelivro.blogspot.com.br/

Its_yaas 02/05/2019

Mergulho em uma grande realidade cultural.
Por ser um livro com cenas fortes e batizado com grandes e duras doses de realidade das quais atingem até mesmo o próprio leitor ao abordar assuntos de extrema importância no país e no mundo, o "Perseguidos" anda dividindo opiniões de acordo com diferentes pontos de vista dos leitores. Então a resenha a seguir terá muito mais minha opinião do que apenas um resumo sobre o que esperar do livro.
No livro somos apresentados a cinco jovens tipicamente brasileiros, mas que além de estarem ligados por seus passados terão também os seus destinos cruzados, desse jeito, juntando-os novamente. O ponto alto e inicial da história é a mensagem a qual todos recebem no WhatsApp e essa simples mensagem transformará não só a vida deles, mas também a de toda a população através de uma notícia inacreditável.
Após se recusarem de fazer parte do caos instalado no mundo, todos arrumam um inimigo em comum, Charles, um policial que moverá céus e terras para pegá-los e ao escolher não se renderem, eles se rebelam e desafiam uma ordem mundial juntos, tornando-se assim os Perseguidos.
"O que você falaria para a pessoa que ama, segundos antes de serem presos, e já sabendo que serão mortos?
Para todos os interessados em ler a obra deixo um aviso e um conselho. O conselho é que ao ler o livro você tem que guardar todos os preconceitos numa caixa, pois o livro lhes causará impactos que só vocês poderão decidir como interpretar e o aviso é que na história nada é como você espera.
"... nunca se esqueça, quando tudo ficar complicado, não perca a cabeça, mantenha a calma, tenha fé e esperança, saiba perdoar, amar e ajudar."
"... Deus lhe chamou para ser forte em momentos difíceis."