32 Cartas

32 Cartas Aguinaldo Tadeu

Resenhas - 32 Cartas

Ani 24/03/2018

32 Cartas é um livro de contos escrito pelo mineiro Aguinaldo Tadeu e foi lançado pela Editora 7 Letras. A obra traz cerca de 27 contos que tratam dos temas mais variados.
Com uma leveza incrível Aguinaldo consegue criar histórias e personagens capaz de conquistar todos os tipos de público.

Eu consegui ler a obra em dois dias e por muitas vezes eu sentia como se o autor estivesse aqui em casa me contando um causo antigo que aconteceu com ele ou com alguém que ele conhecia. É fácil se entreter e se identificar com a escrita do autor e com isso, eu não consegui selecionar um conto favorito. De verdade, eu gostei de todos. Não sei vocês, mas eu tenho uma dificuldade muito grande de falar sobre um livro de contos, então vou selecionar alguns para que vocês compreendam a grandeza da obra.
O conto título é o abre alas de um universo único criado pelo autor e traz a história de um casal de amigos apaixonados que através das cartas mantém o amor acesso por anos. Achei que foi a escolha perfeita, afinal, é um conto emocionante e apaixonante.

O autor fala também sobre um violinista forasteiro que conquista corações, um rapaz que se apaixona por uma misteriosa no cinema, um rapaz que reescreve os finais de livros que tanto gosta e uma outra variedade de contos que conquista todo tipo de leitor.
Fiquei encantada com a escrita de Aguinaldo e há tempos isso não acontecia. A leveza de sua escrita é envolvente e leve, como citei por muitas vezes parece que o autor é um amigo que está conversando comigo. Amei ter essa sensação... Desejo muito sucesso ao Aguinaldo e que ele continue nos encantando com seu dom da escrita.
Ah, em relação a parte gráfica, a capa é bem bonita, as páginas são grossas e amareladas o que facilita bastante a leitura. Leitura mais que aconselhada.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2018/01/32-cartas-aguinaldo-tadeu.html

Milena @albumdeleitura 20/01/2018

32 Cartas
Sabe aquele momento em que precisamos desacelerar e relaxar um pouco? Deixar que a imaginação nos leve para outra realidade e, com ela apreender os ensinamentos e as reflexões que um simples conto pode proporcionar? Estou falando da obra mais recente do autor mineiro, Aguinaldo Tadeu, 32 Cartas, composta por 27 contos, que abrange temas diversos, tais como: amor, trabalho, política, animais, religião, amizade e ambição.

São textos leves, simples, uns mais intensos, outros menos poéticos. E nessa variedade de temas abordados de maneira extremamente cativante e criativa, nos deparamos com este exímio contador de histórias, que sabe nos prender à narrativa do início ao fim, garantindo ora boas risadas, ora lágrimas que insistem em cair tamanha sua sensibilidade em descrever os fatos. Esta é a terceira obra que leio do Aguinaldo e não tem como não admirar sua escrita. Fiquei lisonjeada quando ele me perguntou se eu tinha interesse em ler sua nova obra e me enviou um exemplar autografado.

Os personagens de todos os contos foram muito bem construídos, com destaque especial para André e Ana do primeiro conto que leva o mesmo nome do livro. Além deste, me chamou bastante a atenção a crítica social presente em De professor e a história de superação de Fofinho, um cachorro esquisito e desajeitado que consegue atingir seus objetivos e se tornar um grande cão caçador, ficando eternizado na memória do seu dono e de toda a cidadezinha.

"Certos sorrisos me fazem voar sem asas, cantar sem voz, dançar sem ritmo."

Em suma, a leitura é muito rápida e interessante, os contos são bem curtinhos e creio que o admirador de um bom livro não deixará passar a oportunidade de conhecer temas tão peculiares e enriquecedores.

site: https://albumdeleitura.blogspot.com.br/2018/01/dica-de-leitura-128.html

RUDY 02/01/2018

RESUMO SINÓPTICO/ANÁLISE TÉCNICA
RESUMO SINÓPTICO:

O livro traz 25 contos de assuntos variados, todos provenientes do conto que dá nome ao livro “32cartas” que por sinal é um dos melhores, ao lado do conto “Mandarim, Jacaré e outros dilemas” e “A mulher que caminhava”. Todos os contos são bons, mas esses foram meus preferidos, por trazerem histórias que nos faz pensar sobre como agirmos e repensar nossos comportamentos diante das situações.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Os assuntos dos contos são variados, falam de amor, amizade, trabalho, política, ambição, ganância, religião, animais e outros tantos temas afluentes.
A realidade é que o autor demonstra seu conhecimento e experiência de vida e transcreve para as páginas do livro, sentimentos intrínsecos ao ser humano, coisas imperceptíveis no dia a dia que deixamos passar sem perceber e ao lermos, temos aquela total identificação e até a surpresa do inusitado em pensar: como nunca pensei nisso?
É uma leitura para ser deliciada a cada nova história bem contada e ao término de cada conto, parar e pensar, refletir o que e qual significado o autor quis transmitir com suas ‘fábulas’.
Claro que não temos de concordar ou aceitar aas palavras ditas, ou até mesmo, alguns finais inesperados, todavia, devemos respeitar o conhecimento, a pesquisa e a expriência demonstrada pelo autor.
E por tudo isso, só posso recomendar o livro, não apenas para os apreciadores de histórias e contos, como eu, mas para todos que gostam de um livro bem escrito e enriquecedor.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/12/resenha-99-32-cartasliteratura-nacional.html
Michelle 20/03/2022minha estante
bem interssante

Angela Cunha 12/11/2022minha estante
Eu amo contos, ainda mais quando eles vêm com essa variedade de temas de vida mesmo!
Já anotei essa indicação!!!
Beijo