Sentimento do mundo

Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimentos do mundo

Freddy Bacus 07/02/2024

Poesia mineira
Para mim, Drummond incide muito maniqueísta no meu gosto, pois hora eu acho suas poesias geniais e perfeitas, mas outrora acho que cai numa mesmice, numa superficialidade não-poética, numa "caipirice", mas entendo a revolução modernista e o peso disso dentro da poesia de Drummond. Mas é espetacular, de uma delicadeza, uma riqueza singela e simples, o que é maravilhoso, sempre um prazer poder ler uma boa poesia como essa. Essa edição é linda, muito bonita e delicada e bem organizada, adorei.

JAlia61 27/10/2023

Me senti muito cult lendo Drummond. Estou começando a ler mais clássicos e achei um bom ponto de partida. Alguns poemas eram belíssimos!

agatha_tsz 07/06/2023

Indefinidamente indefinido...
Gente, tem uma frase que vive aparecendo para mim quando abro o skoob que é "Quando o leitor pergunta ao autor o que ele quis dizer, é porque um dos dois é burro" (não sei se escrevi certo).
Só queria dizer que eu me sinto meio burra depois de ler esse livro... Então não sei o que dizer...
Mas tem uns trechos muito tops ?

"O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homes presentes,
a vida presente."

(Queria prestar minha reclamação que o "livro em si" termina na página 79, dali pra frente é só cronologia e bibliografia)

Thah.Oliveira 05/04/2023

Sentimento do mundo
A poesia de Carlos Drummond de Andrade foi nova pra mim, então a linguagem foi um pouco mais complexa, porém, o que eu entendi, eu absorvi muito bem.

As vezes parece cansativo, mas se vc pegar para entender cada texto, vc fica admirada com as palavras de Drummond ?

" Provisoriamente não cantaremos o amor
que se refugiou mais abaixo do subterrâneos.
cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande do sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o mdo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo depois da morte,
depois morremos de medo
e sobre nos túmulos no sertão Flores amarelas e medrosos."

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO

bibiteodora 05/02/2023

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.
Os Ombros Suportam o Mundo
"Chega um tempo em que não se diz mais: Meu Deus
Tempo de absoluta depuração
Tempo em que não se diz mais: Meu amor
Porque o amor resultou inútil
E os olhos não choram
E as mãos tecem apenas o rude trabalho
E o coração está seco
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás
Ficaste sozinho, a luz apagou-se
Mas na sombra teus olhos resplandecem enormes
És todo certeza, já não sabes sofrer
E nada esperas de teus amigos

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
E ele não pesa mais que a mão de uma criança
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
Provam apenas que a vida prossegue
E nem todos se libertaram ainda
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
Prefeririam (os delicados) morrer
Chegou um tempo em que não adianta morrer
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem
A vida apenas, sem mistificação"

itsmarianita 08/07/2022

Ótimo livro histórico
Poemas livres e brancos que refletem as vivências do autor no século XX. Esqueci de fazer a resenha, mas é um livro rápido de ler e prazeroso.

Leticia 21/06/2022

Tenho apenas duas mãos...
Uma experiência de leitura muito significativa para mim, pois depois de alguns anos pude compreender (sem a necessidades de todas aquelas aulas e análises de cursinho) sobre o que Drummond realmente falava. E o mais importante, eu senti e me vi empática com todos os sentimentos que cada poema carregava em si.
Recomendo a todos!

Eloá 20/05/2022

Poesias belamente escritas. Cada uma contém uma história diferente, com um significado profundo. Confesso que não entendi algumas, mas mesmo assim gostei de ler.

vizloop 19/03/2022

Não leio muitos livros de poesia, principalmente clássicos, mas esse em específico me tocou muito.
'Sentimento do mundo', feito pouco antes da segunda guerra mundial e no governo vargas trás uma grande dualidade de Drummond: campo e cidade, mundo e província, se abrir e solidão.
Lindo.

nath191 10/03/2022

Falei tão mal, mas gostei de ter lido
Preciso ser sincera, a parte explicativa dos outros autores no final foi mais interessante, não porque o livro é ruim (quem sou eu pra falar mal da escrita do Drummond kkkkkkk) mas porque poesia não é meu forte.
Mas como eu vou ter que fazer um trabalho sobre isso depois, vamos lá para o que consegui absorver:

- Dualismo: os poemas são construídos a partir de oposição. Vida e morte, desilusão e esperança, jovem e velho, Indivíduo e coletivo.
- Apelo: o poeta tentar despertar para o coletivo.
- Introspecção - mesmo os outros dois fatores estão servindo a esse. Todos os poemas se tratam de olhar para dentro de si, como indivíduo, mas (juro que isso eu percebi e gostei muito) sem eliminar o seu contexto. Inclusive, daí o nome, "Sentimento de mundo" é como o mundo é percebido a partir da experiência pessoal do indivíduo.

Outro ponto sobre a leitura, na parte explicativa ficou bem claro que como eu conheço 0 de poesia moderna e contemporânea eu não percebi muita coisa, pois não tinha nada clmo referência. Ou seja, se vc tem referências e/ou é fã de poesia, tenho certeza de que Carlos Drummond de Andrade vai te encantar.
Se você não é fã, mas quer ler algo, ele não é uma má opção.
Ellen 10/03/2022minha estante
A favela venceu kakakaka

nath191 11/03/2022minha estante
Já não era tempo??????????

chyphe 06/03/2022

sou totalmente apaixonada pelos poemas de Drummond e esse livro só me impressionou, todos os poemas dele me conectam, eu sinto tudo que ele escreve, simplesmente perfeito

booksclub05 11/01/2022

Não esperava nada desse livro, até pq tive que ler por conta da escola e eu odeio ler coisas que eu não quero, mas nossa, eu adorei todos os poemas, são melhores de entender quando se sabe do contexto histórico. Embora eu seja péssima em interpretação de poema, esses com certeza me fizeram sentir algo e eu consegui entender aaah, simplesmente leiam, ele é bem curtinho e vale muito a pena, principalmente se vc gosta de coisas relacionadas a segunda guerra mundial, pq os poemas mostram um olhar diferente do que aprendemos nos livros de história, obviamente até pq tem sentimento.

Karin 29/12/2021

Drummond é meu poeta preferido! Com ele navegamos num mar de palavras guiados por sua genialidade, embora para mim ler poesia é um desafio

Marcelo 12/09/2021

Foi minha primeira aventura no mundo da poesia. Eu tenho dificuldade em me conectar com a poesia e enquanto alguns poucos poemas parecem conversar comigo, a maior parte deles soa como uma sequência aleatória de palavras. Talvez me falta sensibilidade para apreciar uma obra como essa. Talvez experiência. Vou continuar experimentando.

Suellen 10/09/2021

"Não, meu coração não é maior que o mundo. É muito menor.
Nele não cabem nem minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo.
Por isso me grito.
Por isso frequento os jornais e me exponho cruamente nas livrarias."

Confesso que esse foi o primeiro livro de poesias que eu li por completo. Mas foi junto agradável a experiência.
E possível ver no autor o desejo de se alargar para compreender e ver o mundo de forma diferente.

A leitura de um clássico sempre nos enriquece e com esse não foi diferente.
Como é dito no final: "é um livro repassado de melancolia, mas em que vibra contante o desejo de transformação do mundo."
booksclub05 01/12/2021minha estante
Meu fav