Sentimento do mundo

Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimentos do mundo

nath191 10/03/2022

Falei tão mal, mas gostei de ter lido
Preciso ser sincera, a parte explicativa dos outros autores no final foi mais interessante, não porque o livro é ruim (quem sou eu pra falar mal da escrita do Drummond kkkkkkk) mas porque poesia não é meu forte.
Mas como eu vou ter que fazer um trabalho sobre isso depois, vamos lá para o que consegui absorver:

- Dualismo: os poemas são construídos a partir de oposição. Vida e morte, desilusão e esperança, jovem e velho, Indivíduo e coletivo.
- Apelo: o poeta tentar despertar para o coletivo.
- Introspecção - mesmo os outros dois fatores estão servindo a esse. Todos os poemas se tratam de olhar para dentro de si, como indivíduo, mas (juro que isso eu percebi e gostei muito) sem eliminar o seu contexto. Inclusive, daí o nome, "Sentimento de mundo" é como o mundo é percebido a partir da experiência pessoal do indivíduo.

Outro ponto sobre a leitura, na parte explicativa ficou bem claro que como eu conheço 0 de poesia moderna e contemporânea eu não percebi muita coisa, pois não tinha nada clmo referência. Ou seja, se vc tem referências e/ou é fã de poesia, tenho certeza de que Carlos Drummond de Andrade vai te encantar.
Se você não é fã, mas quer ler algo, ele não é uma má opção.
Ellen 10/03/2022minha estante
A favela venceu kakakaka

nath191 11/03/2022minha estante
Já não era tempo??????????

Suellen 10/09/2021

"Não, meu coração não é maior que o mundo. É muito menor.
Nele não cabem nem minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo.
Por isso me grito.
Por isso frequento os jornais e me exponho cruamente nas livrarias."

Confesso que esse foi o primeiro livro de poesias que eu li por completo. Mas foi junto agradável a experiência.
E possível ver no autor o desejo de se alargar para compreender e ver o mundo de forma diferente.

A leitura de um clássico sempre nos enriquece e com esse não foi diferente.
Como é dito no final: "é um livro repassado de melancolia, mas em que vibra contante o desejo de transformação do mundo."
booksclub05 01/12/2021minha estante
Meu fav

arislover 05/06/2021

melancólico
Eu não tenho o costume de ler poesia (principalmente poesia nacional!) mas adorei esse livro, estava procurando livros clássicos nacionais para ler por que nem só de fantasia/romance vive um homemKKKKKK.

Não tenho muito o que falar sobre ele então vou deixar alguns trechos que achei legal!

?Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói!?

?É preciso viver com os homens, é preciso não assassiná-los?

?Sou a vossa namorada
que morreu de apendicite,
no desastre de automóvel
ou suicidou-se na praia
e seus cabelos ficaram
longos na vossa lembrança.
Eu nunca fui deste mundo:
Se beijava, minha boca
dizia de outros planetas
em que os amantes se queimam num fogo casto e se tornam estrelas, sem ironia.?

?A alma cativa e obcecada
enrola-se infinitamente numa espiral de desejo e melancolia.?

?Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra
e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer. Mas o terrível despertar prova a existência da Grande Máquina e te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.?

?Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota
e adiar para outro século a felicidade coletiva.?

?(Na solidão de indivíduo desaprendi a linguagem
com que homens se comunicam.)?

agatha_tsz 07/06/2023

Indefinidamente indefinido...
Gente, tem uma frase que vive aparecendo para mim quando abro o skoob que é "Quando o leitor pergunta ao autor o que ele quis dizer, é porque um dos dois é burro" (não sei se escrevi certo).
Só queria dizer que eu me sinto meio burra depois de ler esse livro... Então não sei o que dizer...
Mas tem uns trechos muito tops ?

"O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homes presentes,
a vida presente."

(Queria prestar minha reclamação que o "livro em si" termina na página 79, dali pra frente é só cronologia e bibliografia)

Marcelo 12/09/2021

Foi minha primeira aventura no mundo da poesia. Eu tenho dificuldade em me conectar com a poesia e enquanto alguns poucos poemas parecem conversar comigo, a maior parte deles soa como uma sequência aleatória de palavras. Talvez me falta sensibilidade para apreciar uma obra como essa. Talvez experiência. Vou continuar experimentando.

Kézia 11/10/2020

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo
"É um livro em que há muita esperança, mas não é um livro solar. Dito de outro modo, é um livro repassado de melancolia, mas em que vibra constante o desejo de transformação do mundo."
(Posfácio - Murilo Marcondes de Moura)

@juliusverse 17/04/2021

Meu contato com a poesia do Drummond sempre tinha sido meio isolado, um poema aqui e outro acolá. Ler uma obra completa é uma sensação bem diferente e que eu devia ter feito antes. Tô com uma missão de ler mais poesia de forma ativa, mas sem tentar ler como se fosse uma narrativa, tô lendo esse desde o início do ano, sempre que dava vontade eu lia um poema ou dois. Enfim, muito bom o livro e logo espero ler mais deste grande poeta.

itsmarianita 08/07/2022

Ótimo livro histórico
Poemas livres e brancos que refletem as vivências do autor no século XX. Esqueci de fazer a resenha, mas é um livro rápido de ler e prazeroso.

Caroline 22/05/2021

Foi maravilhoso revisitar esse livro desde que li pela primeira vez, há uma década atrás. O livro segue o mesmo, perfeito em seus versos e eu, (in) felizmente, mais sensível aos versos de Drummond.

Dant 24/07/2021

"Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabe nem as minhas dores."

Drumond, mestre da poesia brasileira, reúne nessa obra poemas imortais. Um mais sublime que o outro, dentre os que mais me tocaram foram: mundo grande, os ombros suportam o mundo e congresso internacional do medo.
A obra sentimentos do mundo sem dúvidas é um banquete poético, para todos os amantes da boa poesia, e não há como falar de boa poesia sem colocar em destaque o nosso mestre:
carlos Drummond de Andrade.
Sr.mick 24/07/2021minha estante
Meu coração sangra todas as noites, e Drummond é meu remedio.

Sr.mick 24/07/2021minha estante
Recomendo que tu leias, a rosa do povo, uma outra ótima obra de Drummond, você tem um bom gosto por literatura, saberá aprecia-lo.

booksclub05 11/01/2022

Não esperava nada desse livro, até pq tive que ler por conta da escola e eu odeio ler coisas que eu não quero, mas nossa, eu adorei todos os poemas, são melhores de entender quando se sabe do contexto histórico. Embora eu seja péssima em interpretação de poema, esses com certeza me fizeram sentir algo e eu consegui entender aaah, simplesmente leiam, ele é bem curtinho e vale muito a pena, principalmente se vc gosta de coisas relacionadas a segunda guerra mundial, pq os poemas mostram um olhar diferente do que aprendemos nos livros de história, obviamente até pq tem sentimento.

Vitória Marcone 21/04/2020

Foi minha primeira leitura de Drummond e gostei muito. Tanto das temáticas abordadas, como de sua escrita.
Drummond faz questionamentos muito interessantes e tem um quê de melancolia que gostei muito.
O posfácio de Murilo Marcondes de Moura traz uma análise muito interessante da obra.

"Na solidão de indivíduo desaprendi a linguagem com que homens se comunicam"

bibiteodora 05/02/2023

Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.
Os Ombros Suportam o Mundo
"Chega um tempo em que não se diz mais: Meu Deus
Tempo de absoluta depuração
Tempo em que não se diz mais: Meu amor
Porque o amor resultou inútil
E os olhos não choram
E as mãos tecem apenas o rude trabalho
E o coração está seco
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás
Ficaste sozinho, a luz apagou-se
Mas na sombra teus olhos resplandecem enormes
És todo certeza, já não sabes sofrer
E nada esperas de teus amigos

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
E ele não pesa mais que a mão de uma criança
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
Provam apenas que a vida prossegue
E nem todos se libertaram ainda
Alguns, achando bárbaro o espetáculo
Prefeririam (os delicados) morrer
Chegou um tempo em que não adianta morrer
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem
A vida apenas, sem mistificação"

Raphaw 24/03/2020

Simm simm
Consideirei essa leitura mais legal do que imaginava, gostei principalmente de ler 1 poema todas vez antes de dormir! É super perceptível seu caráter crítico sobre o mundo e isso é uma das coisas que mais gostei e com o tempo vemos que também fala sobre outras coisas, indico super pessoal S2.

@leituras_sa 01/02/2021

"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo, mas estou cheio de escravos, minhas lembranças escorrem."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 "Sentimentos do Mundo" é o terceiro livro escrito por Carlos Drummond de Andrade. Publicado em 1940, a obra reúne poemas que refletem os pensamentos do autor, em sua maioria críticas em relação ao mundo. Após tantos anos, continua sendo uma das maiores obras da nossa literatura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💭 Confesso que, a princípio, só li esse livro pois ele estava na minha lista de leitura obrigatória na época do vestibular, tinha certeza que não iria gostar, para aqueles que me conhecem sabem que eu não curto poemas, porém não poderia ter amado mais. Nesse livro, Drummond compartilha conosco uma pequena parte de sua visão sobre o mundo de forma realista, porém sensível, metafórica, mas ainda direta. Essa obra me encantou de todas as formas, me confrontou. O livro possui um cunho político que me fez pensar sobre nossa sociedade por outra perspectiva, com simplicidade. Eu amei de verdade e super recomendo.
Por: @dreamer3t
📋Ficha Técnica: