Sentimento do mundo

Sentimento do mundo Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Sentimentos do mundo

Karin 29/12/2021

Drummond é meu poeta preferido! Com ele navegamos num mar de palavras guiados por sua genialidade, embora para mim ler poesia é um desafio

Eloá 20/05/2022

Poesias belamente escritas. Cada uma contém uma história diferente, com um significado profundo. Confesso que não entendi algumas, mas mesmo assim gostei de ler.

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo."
A poesia é uma das formas de escrita que mais me encantam e posso dizer que foi lendo Sentimentos do Mundo em minha adolescência que peguei, de fato, gosto pelas belas palavras rimadas que transbordam emoção. E se falamos de poesia no Brasil não temos como desvincular deste nosso grande poeta mineiro que neste livro esbanja sabedoria e emoção em poesias belíssimas. Termino este post com um trecho da poesia que deu o nome ao livro e que reflete muito os escritores, em especial, os poetas: "Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo".

JAlia61 27/10/2023

Me senti muito cult lendo Drummond. Estou começando a ler mais clássicos e achei um bom ponto de partida. Alguns poemas eram belíssimos!

Leticia 21/06/2022

Tenho apenas duas mãos...
Uma experiência de leitura muito significativa para mim, pois depois de alguns anos pude compreender (sem a necessidades de todas aquelas aulas e análises de cursinho) sobre o que Drummond realmente falava. E o mais importante, eu senti e me vi empática com todos os sentimentos que cada poema carregava em si.
Recomendo a todos!

Camila 28/02/2014

Sentimentos do Mundo
De 1940, Sentimentos do Mundo é um dos livros de poesia mais conhecidos de Drummond. Em seus versos proseados temos a sensação de estarmos conversando com o autor pelas ruas de Itabira. Porém, não é qualquer prosa que nos cativa.

A melancolia, traçada por Benjamin, é bem delineada nos versos de Drummond que traz em Sentimentos do Mundo um cansaço e uma apatia da modernidade alienada que se instaura.

Ao mesmo tempo a nostalgia do "mundo" de outrora, da vida pacata em Itabira, também está presente em sua poesia mediante a angústia dos acontecimentos.

Através da poesia de Drummond é possível pautar o momento histórico em que a sociedade se encontra, pois seus temas passam pelo olhar atento do mundo, que se eternizam no prosear dos seus versos.

Freddy Bacus 07/02/2024

Poesia mineira
Para mim, Drummond incide muito maniqueísta no meu gosto, pois hora eu acho suas poesias geniais e perfeitas, mas outrora acho que cai numa mesmice, numa superficialidade não-poética, numa "caipirice", mas entendo a revolução modernista e o peso disso dentro da poesia de Drummond. Mas é espetacular, de uma delicadeza, uma riqueza singela e simples, o que é maravilhoso, sempre um prazer poder ler uma boa poesia como essa. Essa edição é linda, muito bonita e delicada e bem organizada, adorei.

vizloop 19/03/2022

Não leio muitos livros de poesia, principalmente clássicos, mas esse em específico me tocou muito.
'Sentimento do mundo', feito pouco antes da segunda guerra mundial e no governo vargas trás uma grande dualidade de Drummond: campo e cidade, mundo e província, se abrir e solidão.
Lindo.

chyphe 06/03/2022

sou totalmente apaixonada pelos poemas de Drummond e esse livro só me impressionou, todos os poemas dele me conectam, eu sinto tudo que ele escreve, simplesmente perfeito

Camila.Guntzel 12/09/2020

Poesia de Drummond como sempre um encanto a cada palavra. Entretanto prefiro as poesias mais sonhadoras dele mais jovem, por mera preferência de um olhar um pouco mais esperançoso, idealizado, e não pela qualidade em si da poesia. O livro de torna ainda mais interessante ao final por contar com uma espécie de texto que explica a trajetória do autor e algumas nuances de sua escrita e suas devidas transformações ao longo dos anos no escritor

Giovanna1599 09/07/2020

Legal
Drummond traz diversas críticas à sociedade de sua época, mas são críticas que continuam até hoje.
Seus poemas são rápidos de serem lidos, mas trazem consigo um grande charme.

Thah.Oliveira 05/04/2023

Sentimento do mundo
A poesia de Carlos Drummond de Andrade foi nova pra mim, então a linguagem foi um pouco mais complexa, porém, o que eu entendi, eu absorvi muito bem.

As vezes parece cansativo, mas se vc pegar para entender cada texto, vc fica admirada com as palavras de Drummond ?

" Provisoriamente não cantaremos o amor
que se refugiou mais abaixo do subterrâneos.
cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande do sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o mdo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo depois da morte,
depois morremos de medo
e sobre nos túmulos no sertão Flores amarelas e medrosos."

CONGRESSO INTERNACIONAL DO MEDO

Thau 25/06/2018

Não é novidade que é bom
Sou muito suspeita para falar de Drummond. Minha primeira poesia recitada em frente à minha sala inteira foi a dele, chamada "Procura da Poesia" (que também recomendo a leitura) e, inclusive naquela época, havia palavras das quais nada me significavam além do que tinha no dicionário. Não foi muito diferente com alguns poemas do livro. Não me disseram respeito, não consegui me decifrar por meio deles, mas essa é uma opinião minha. Acho que minha mente prematura talvez ainda não esteja pronta para certas coisas.
Entretanto, na maioria dos poemas, há coisas incríveis. Drummond é maravilhoso!

Letícia Vieira 02/12/2014

Análise do livro Sentimento do Mundo, por Letícia Vieira
Análise postada como Colaboradora do blog Diário dos Treze! ;)

site: http://diariodostreze.blogspot.com.br/2014/11/analise-do-livro-sentimento-do-mundo.html

Bruno Novais 11/08/2014

Faltou os meus sentimentos nesse mundo!
Eu gostei de algumas histórias, no qual eu sentia um grande envolvimento com elas ou simplesmente admirava sua forma de pontuar as ideias. Porém, em muitos textos me senti totalmente disperso, pois sentia que era muito ”mais do mesmo”. Confesso que não estou acostumado com este tipo de leitura, estou me adaptando aos poemas, mas já li livros que me prenderam muito mais. Preciso ler mais obrar deste Autor para analisar se o problema foi com sua forma de escrita ou eu que não estava em um bom dia. Mas com certeza, esses outros poemas que me prenderam, me influenciaram a pesquisar mais sobre este tipo de literatura!