Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro

Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro JUNIOR SALVADOR

Resenhas - Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro

Marcos Antonio 28/08/2020

Contos do nosso Folclore.
Livro muito bem escrito, os contos muitos bons, uma visão espetacular. Soube retradar de forma nova os grandes contos que ouvi em minha infância. Junior Salvador é uma pessoa que nos ajudará a nunca esquecermos as coisas que nos era ensinada nas rodas das reuniões familiares antes que a televisão chegasse.
Junior Salvador 12/05/2021minha estante
Cara, é sensacional ler isso. Muito obrigado pela força.

03/06/2022

Ótima leitura!
Um maravilhoso livro de contos envolvendo os personagens do folclore brasileiro. Fiquei com vontade de ler mais sobre a história da Iara, achei o enredo digno de um livro completo.
O folclore é uma ferramenta incrível para entendermos melhor a cultura, vale a pena a leitura.

linhaliteraria 14/02/2018

Contos fantásticos do Folclore brasileiro
O livro é composto por 6 contos, todos sobre o folclore brasileiro e cada um trás um personagem que eu não vou dizer quais são para que vocês criem expectativa.
O que mais me encantou no livro foi o modo como o autor descreve cada conto de forma a nós envolver na leitura e nos deixar dentro a história. Nunca tinha lido nada do tipo e apesar de já conhecer os personagens me encantei mais ainda lendo sobre cada um.
Fiz a leitura em um dia e é aquele livro que você tem vontade de indicar a todo mundo, por tanto indico muito a leitura. É um mundo diferente que fiquei curiosa a descobri e não me arrependo da leitura.
Junior Salvador 13/06/2018minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Em breve teremos novidades sobre o mesmo tema.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 29/04/2020

Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro (Contos Fantásticos) | Junior Salvador
Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro é um livro de fantasia que foi escrito pelo autor Junior Salvador e esse livro em específico é foi feito independente sem editora. Eu adquiri o livro com a parceria do escritor, conheci ele pelo instagram e recentemente ele organizou uma antologia com o autor Wesnen Tellurian chamada Quando a lenda ganha vida pela Editora Sinna.

Conteúdo do livro: É sobre diversos contos relacionados ao folclore brasileiro , de sua própria maneira o autor explora as lendas para contar sobre elas de uma forma única e inesquecível, fazendo você se entreter com esses contos assim dá até para lendo e interessar mais sobre o assunto. Um dos contos o saci para recuperar a carapuça precisa da crina da mula sem cabeça.Ficou curioso? Leia e descubra!

Minha análise eu gostei do livro, achei ótimo eu li na fantastastona de 2020, a maratona de fantasia de 2020 que te a organização pelo @riquereads , @olivatobooks e @queriaseralice . Livros que eu conheço com as mesma temática são o As aventuras de Tibor Lobato e O Riacho do Jerimum que indico para vocês também. Mas voltando o livro é rápido de ler devido a quantidade de páginas. Portanto se você gosta de contos e folclore brasileiro esse livro é perfeito para você.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/04/resenha-contos-fantasticos-do-folclore.html
Junior Salvador 18/05/2021minha estante
Muito obrigado pela resenha, Kelly. Fico feliz que tenha gostado.

Danilo546 01/02/2024

Nome: Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro
Autor: Junior Salvador
País de origem: Brasil
Período de leitura: 22/01 a 27/01/2024

Comentário SEM SPOILERS: Pesquisando livros que narrem e expliquem mais sobre o folclore brasileiro, me deparei com esses contos que misturam elementos folclóricos com as aventuras ficcionais inventadas pelo autor (bem num estilo Once Upon A Time). Eu simplesmente amei conhecer mais dessas personagens tão interessantes do nosso imaginário, como o Saci, a Cuca, o Boto, a Iara, dentre outros, em novas aventuras! Achei os contos super bem escritos e fiquei querendo mais!!! Super recomendo! ???

Vanessa Boedermann 22/04/2018

Contos Fantásticos | Blog Corredora Literária
Sim, é triste! Mas muita gente ainda tem preconceito com a literatura nacional e com os autores iniciantes! Mais preconceito ainda quando se trata de contos, e então não consigo mensurar quando esses três pontos estão relacionados ao tema: Folclore Nacional... difícil né?! Mas nada é impossível!
E como adoro tudo que é mais difícil, cá estou eu, escrevendo especialmente para ajudar VOCÊ a espantar todos esses preconceitos infundados!
Por isso hoje trago uma indicação de contos folclóricos nacionais, mais Brasileiro impossível!
Espero que curta! ;)

Este livro contém seis contos (contos são histórias curtas que possuem início, meio e fim, para quem ainda não conhece) que vão falar sobre costumes e tradições brasileiras de maneira atraente a leitores de todas as faixas etárias, além de te fazer nostálgico, caso você não seja tão novo assim rs.

Redemoinho de Fogo
Este conto vai falar sobre o Saci e a Mula sem cabeça de uma maneira única, o autor conseguiu humanizar tanto os personagens que fiquei com muita pena deles, sempre tive a visão de seres travessos e odiosos, mas após essa leitura mudei completamente minha visão, o famoso: O Outro Lado da História.

Chuvisco
Neste conto o autor fala sobre a Cuca e a Mãe dàgua, pela primeira vez na vida fiquei com medo da Cuca, pois essa não é aquela do Sítio do Pica Pau Amarelo, não... longe disso... ela é bem pior, além do autor envolver uma história familiar "comum" ele inseriu um animal de estimação... bom aí já pensou na minha angústia durante a leitura né?!

O Som da Floresta
Neste conto o autor insere o Curupira e O Caipora, prestou atenção no O? Sim! Aqui Caipora é do gênero masculino, o autor veio desbancar nossa infância assistindo o Castelo-Rá-Tim-Bum (se você é da mesma época...bom acho que estou entregando minha idade rs), nunca na minha vida nem em época de escola, há mais de vinte anos atrás pensei em uma Caipora homem?!?!? E um ser maligno, sem escrúpulos que só pensa em si mesmo. Pronto! Detonou minha infância com aquela Caipora vermelha da TV! Rs.
Durante a leitura deste conto senti dor e agonia, aqui entendemos o porquê dos pés invertidos do Curupira segundo a visão do autor e de verdade nunca imaginei que fosse como ele criou, me surpreendeu demais!

O Mar em Uma Noite de Lua Cheia
Aqui me aproximei da Iara e do Boto, uma história triste e perturbadora, entendi o porquê da mesma sair seduzindo a todos os homens e tornar-se o que ela é. O autor construiu nesse conto um relacionamentos improvável.  Há também uma grande referência a literatura clássica estrangeira, achei o máximo!

O Caçador
Aqui temos a história da Vitória Régia, como ela se tornou o que é e o porquê. Este conto faz referência ao anterior, pois aqui temos a história de dois irmãos de Iara, o Rudá e o Jurupari, ambos representantes do sol na terra e que conseguem invadir a mente das pessoas. este conto se conecta numa ordem cronológica com o anterior.

Inácio Tagarela
Aqui a pressão psicológica é maior e também conta com uma história familiar diferente da primeira obviamente e um animal de estimação. Neste conto temos a presença do bicho papão em sua pior versão (se é que isso é possível), mas aqui ele tornou-se um ser vivo e não apenas algo em que as pessoas falam... Há ditos populares, cantigas de roda, trava-línguas, adivinhas e claro uma grande lição a ser tomada.

Visão Geral
Tem muitas coisas aqui nesses contos que me marcaram e com certeza me farão lembrar desse autor para sempre e O Caipora é um deles!

Se você quer iniciar na literatura nacional ou nas leituras de contos, pode e deve começar por este livro! Foi um mergulho rápido (uma sentada só, eu li do início ao fim) sem perder a intensidade e qualidade. Falando em qualidade tenho que deixar minha observação quanto a revisão e diagramação da obra que estão impecáveis!

São poucos os contistas que possuem habilidade em cativar o leitor em pouco tempo, desenvolver sua trama sem se perder ou tornar-se enfadonho, e o autor Junior Salvador possui essa destreza sem dúvida alguma! Ele conseguiu me emocionar, ter empatia com os personagens e os tornou reais para mim mesmo que só enquanto eu virava as páginas no meu app.

O autor "humanizou" nossos "monstros" folclóricos, eles (monstros) se tornaram vítimas de si mesmos e cativam o leitor, ele (autor) inovou nas histórias já tão conhecidas do nosso povo, os fez autênticos, colocou sua marca, me encantei com a escrita dele, me envolvi profundamente nessas páginas e minhas expectativas foram superadas!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com
Junior Salvador 13/06/2018minha estante
Quando a gente fala de livros nacionais, o blog da corredora literária vem imediatamente à cabeça. Ler uma resenha como essa não traz só alegria, mas também traz a sensação de dever cumprido. Fico muito feliz que tenha gostado do livro e, em breve, novidades surgirão neste mesmo universo.

Syl Tobaldini 29/05/2018

Me propus a ler um livro sobre um tema que ainda não tinha lido, e escolhi este de contos de fantasia dentro da nossa mitologia brasileira. Conheço pouco sobre nosso folclore, e o pouco que sei me foi ensinado na escola. Fora da grade curricular do ensino fundamental, pouco tive contato com os mitos da nossa cultura.
O livro apresenta seis contos onde o autor cria histórias para personagens folclóricos como Saci, Mula sem cabeça, Caipora, Iara, Curupira, Cuca e outros.
É uma leitura rápida, o autor consegue deixar mais humanas essas criaturas da floresta, fazendo com que o leitor possa se identificar com suas angústias, com seus medos e desejos.
Gostei bastante do modo como Junior Salvador escreve, a caracterização dos personagens, a ambientação e as tramas. Foi um desafio de leitura para mim, apesar dos elogios que tenho à obra e ao autor, pois nunca me cativaram as mitologias, nem as gregas e nórdicas (as mais difundidas) e, agora sei, nem a brasileira.
Mesmo assim, apreciei a leitura e tive prazer em conhecer de forma diferente um pouco mais dos personagens da nossa cultura popular.
Junior Salvador 13/06/2018minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado da obra, Syl. Muito obrigado por compartilhar suas impressões aqui :D

Felipe.Oliveira 09/02/2020

Lendas redescobertas
Um livro de contos que trás para os holofotes as criaturas do nosso folclore. Poucos aproveitam bem as lendas brasileiras, mas esse realmente consegue tornar interessante ao misturar a fantasia das lendas com questões humanas em alguns contos e a muita ação e aventura em outros. Os contos não foram totalmente originais em seu enredo, mas os elementos aproveitados deixaram as histórias mais interessantes foi uma leitura rápida e bem fluída em todos os contos. Destaque para " O Mar em Noite de Lua Cheia" e o "Inácio Tagarela".
Junior Salvador 18/05/2021minha estante
Muito obrigado pela força, Felipe.

Bob 03/05/2020

Releituras
O livros faz ótimas releituras de mitos brasileiros e algumas histórias servem como um trailer para algum futuro livro.
Junior Salvador 12/05/2021minha estante
Muito obrigado, Bob. Sobre os próximos livros, não deixe de conferir Curupira - A árvore da vida e Saci - O menino e a lenda

Regiane.Consulin 19/12/2021

Folclore
Ótima obra baseada no nosso folclore.
Amei os textos, bem trabalhados, bem escritos, vem desenvolvidos, mas achei pouco, gostaria que tivesse mais contos.
Junior Salvador 13/01/2022minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado. Enquanto não saem mais contos, você pode dar uma olhada nos livros Curupira - A Árvore da Vida e Saci- O menino e a lenda, ambos disponíveis na Amazon também :)