A tentação da bicicleta

A tentação da bicicleta Edmondo de Amicis

Resenhas - A tentação da bicicleta

Carolina.Viegas 14/09/2020

Conto de Bicicleta
Para quem curte pedalar... nada muito empolgante!

Leomar.Schwartzhau 09/10/2020

Bom livro para quem gosta de andar de bicicleta ou como motivação para aprender.

André 31/03/2023

Alma ao vento
Curto, culto, tocante e empolgante.
Ele tenta mas o sentimento é difícil de se explicar, só sentindo sua alma ao vento.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 26/02/2019

Leitura rápida e deliciosa
Em A tentação da Bicicleta, Edmondo De Amicis discorre sobre a bicicleta e sua popularização. Vale lembrar que o autor viveu entre 1846 e 1908 e que a bicicleta foi patenteada em 1818, popularizando-se, porém, somente no final do século.
Nesta extensa crônica, De Amicis fala sobre os efeitos da popularização da bicicleta, nos mais diversos âmbitos: nas relações amorosas e interpessoais, na literatura, no cotidiano e até na vida dele.
Um dos significados da palavra “tentação” é “impulso para a prática de alguma coisa censurável ou não recomendável”. Lendo esta obra do autor italiano, percebemos que é exatamente essa a visão que ele tem do uso da bicicleta — principalmente por pessoas mais velhas ou gordas — ao passo que também faz sentido o significado de “desejo veemente ou violento”: Edmondo De Amicis passa todo o livro tentando resistir ao fato da bicicleta ser uma invenção incrível.
Para saber se o autor sucumbe ou não à bicicleta, só mesmo lendo o livro, que além de tudo é lindo: possui diversas imagens geométricas, que nos remetem aos mecanismos de uma bicicleta. Mas uma coisa não posso deixar de dizer: o final é, também, muito metafórico. Serve para a bicicleta, mas serve para tantas outras coisas da vida. Uma mensagem muito válida!

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/