Além de ver, sentir

Além de ver, sentir Vivi Vresk

Resenhas - Além de ver, sentir

Verô 27/10/2023

Gostei do livro.
O ponto de vista do Gustavo é um tapa na cara. Os modos de "ver" é espetacular, nós mostra o sentido de viver bem e .paz com você, livre de estereótipos e disse e me disse....

Vanessa.Lago 19/10/2023

Até a metade do livro a história é boa, depois começa outra história e é super chata pois são coisas bem contrastantes. Não me prendeu, queria terminar de ler pra me livrar e não por interesse pelo fim da história.

Livia.Hilario 14/12/2022

Vale muito a pena. É um ponto de vista diferente
Acho que é minha primeira leitura com um personagem totalmente cego. E eu adorei o ponto de vista do Gustavo. Adorei ele, ver o mundo como ele vê... E pensa num cara divertido, sem dó de si. Ele não se trata como se tivesse uma doença. E é maravilhoso ver isso. Eu mesmo tinha um preconceito de "eles não conseguem ser independentes" e foi maravilhoso as formas que esse livro mostrou que não.
O livro é contado primeiro pela visão do Gustavo e da Violeta, por mim seria contado apenas por ele rs. É um livro até comum, sem muitos plots como geralmente são os livros de romance e talvez por isso, em algum momento vc sinta que a história está parada. Mas eu achei muito bom pq fiquei com a sensação de algo real. A vida é assim mesmo, às vezes monótonas. E durante o livro todo se passam 5 anos. Não sei explicar. Me faz pensar q em algum lugar desse Brazil tem um Gustavo e Violeta sendo felizes para sempre
Gostei também de como a autora trabalhou o trauma da Violet embora eu tenha perdido a paciência em alguns momentos. (Na minha cabeça, se vc está com algum problema, vc pede ajuda quando o tempo não resolve seu problema)
Eu adorei as diversas coisas brasileiras que tem nesse livro. Sabe aquela união de família, o porteiro que é até amigo, a amizade e zoação brasileira, o amor pelo café, o almoço de domingo.. adorei todos esses aspectos.
Vale super a pena.
Ah e senti falta daquela pimentinha, sabe? Pelo menos uma. Não teve nenhuma cena realmente descritiva até o fim. Só o início e aí começa outro capítulo.

Júlia 18/07/2022

A história é basicamente dividida em duas partes: a primeira, narrada pelo Gustavo, e a segunda, narrada pela Violet. Acho que gostei muito mais de poder acompanhar os pensamentos e os monólogos do Gustavo, e ironicamente gostei muito mais da Violet pela perspectiva do Gustavo do que pela perspectiva dela mesmo. O livro não é ruim e a escrita da Vivi é ótima, mas em certo ponto ele se torna muito arrastado e só não fica impossível de ler porque os capítulos são curtinhos, e isso facilita muito na hora de passar por aqueles capítulos mais chatos. Não sei quando pretendo ler o livro dois, mas acredito que valha a pena dar uma chance a ele (:

Jéssica 22/09/2021

Além de ver, sentir
O amor pode ser um aliado para enfrentarmos os traumas em nossas vidas?
As diferenças podem ser respeitadas e se tornarem edificantes?
Quando meu amigo Marcos Lima indicou esse romance, já fiquei curiosa com o enredo.
As primeiras páginas aumentaram a minha admiração pela leveza que o protagonista Gustavo lidava com questões do seu cotidiano.
O jeito direto e alegre da Violet e dos outros colegas de mestrado, me prenderam a história.
E principalmente os desafios e preconceitos que Gustavo enfrenta, é uma oportunidade de reflexão sobre como vemos o outro e pensamos erroneamente que sabemos a sua história.
Mas além da deficiência física do Gustavo, vemos as outras limitações de outros personagens, que são emocionais e psíquicas. Sentimentos e inseguranças que, se não tratadas, podem nos paralisar.
Além de uma incrível escritora, Vivi é uma pessoa admirável interage com nós leitores pelas redes sociais. E a ansiedade só aumenta para ler mais romances dela!

Vih 22/11/2020

Interessante.
É uma leitura interessante e necessária para compreender melhor a perspectiva de uma pessoa cega. Além de ter alguns ensinamentos. Contudo, não consegui me apegar a nenhum personagem e eu achei alguns capítulos arrastados.

Caitano 25/05/2020

Romance bem diferente de tudo que eu já li. O romance não é totalmente o centro da história mas tem como plano de fundo temas muito importantes. Nos faz refletir muito... Nos faz pensar nas pessoas com deficiência de forma diferente, que eles podem sim ser autossuficiente . Todo mundo deveria ler esse livro.

Carol.Cavalcanti 07/05/2019

Uma história que me fez refletir
Um livro incrível que me fez entender coisas nas quais eu nunca havia pensado.
Nessa história conhecemos Gustavo, deficiente visual, independente, professor iniciando um mestrado. No primeiro dia de aula ele conhece Violet, que foi contratada para auxiliá-lo nas aulas.
Violet é divertida, alegre e simpática, o que ninguém sabe é que tudo isso é uma armadura que ela usa para esconder as feridas que carrega na alma.
Assim, a autora conseguiu a façanha de abordar dois assuntos em um único livro!
Algo muito interessante nesse livro é que a narrativa consegue nos mostrar o ponto de vista dos personagens no momento certo. Alguns capítulos são narrados pelo Gustavo e outros pelas Violet.
Dessa forma, consegui sentir as dificuldades que o Gustavo enfrenta. O preconceito das pessoas e o cuidado excessivo que o fazem sentir-se incapaz.
Apesar de se dar muito bem com a Violet, no início parece não haver nada entre eles, somente uma grande amizade. Assim, Gustavo começa a sair com a Sheila, uma garota sedutora, mas que não consegue deixar o preconceito de lado. Isso, claro, desgasta o relacionamento e me deixou muito chateada com ela!
Depois de um tempo, finalmente, o Gustavo percebe que está apaixonado pela Violet, que sempre o tratou de forma natural, sem diminuí-lo por conta da deficiência. É então que o passado de Violet aparece e se torna mais um desafio a enfrentar.
Os demônios de Violet sempre tornaram difícil manter um relacionamento, mas Gustavo quer ajudá-la a vencê-los com amor, paciência e cuidado.
Esse livro me fez refletir sobre coisas pequenas, que fazemos sem perceber. Gustavo é perfeitamente capaz de se cuidar e fazer suas atividades. Às vezes precisa de ajuda, como qualquer um de nós. Me peguei sentindo a frustração dele por ser julgado sem nem ao menos ser ouvido.
Essa história é emocionante, além de ser um aprendizado.
Recomendo para todos.

site: https://www.instagram.com/p/Bu4SpsGAYG7/
Vivi 09/05/2019minha estante

Tay 07/03/2019

Amei tanto esse livro
Essa história é narrada em primeira pessoa, alternando entre o Gustavo, e Violet. Gustavo com sua cegueira (o que você vai descobrir que é de longe um problema), e Violet com seus traumas sobre o abuso sexual que ela sofreu quando criança. Você vai descobrir que nem a cegueira e nem os traumas são capazes de separar grande amor.

Conhecer a história do Gustavo me emocionou muito e me fez pensar e me questionar em vários comportamentos que temos e vários tipos de preconceitos (mesmo que sem querer). Gustavo me ensinou muito sobre a vida, é engraçado como um personagem acaba nos dando uma lição né? E isso é maravilhoso, um livro que nos faz questionar não só nós mesmos, mas as atitudes das pessoas a nossa volta também.

Além de aprender com o Gustavo, a Violet também me passou muitos ensinamentos, como por exemplo, superar a sua dor, dar chance ao amor mesmo sendo mais difícil que tudo e afastar seus próprios demônios. Violet com certeza é uma guerreira, como muitas que existem na vida real.
Me despedir desses dois personagens foi difícil, um livro que tem tanto a lhe ensinar acaba se tornando importante na sua vida, e esse com certeza marcou a minha.

E é claro que eu SUPER INDICO essa leitura. Acredito que esse livro tem muito a ensinar, e você muito a aprender.
Vivi 23/03/2019minha estante
Obrigada por tudo! Por participar das leituras coletivas e indicações.

Aryanne 23/02/2019

De uma delicadeza sem igual ^^
Em "Além de ver, sentir" somos apresentados ao lindo Gustavo, que é professor, aluno iniciante de mestrado, homem bem resolvido e deficiente visual. Ele nos narra seu dia-a-dia, onde vemos o preconceito a qual ele precisa lidar em diversas ocasiões.
Em seu primeiro dia de aula, Gustavo descobre que sua universidade contratou uma auxiliar, Violet, para ajudar no que ele precisar, como a leitura dos livros do curso que não estão disponíveis em formato digital.
Violet é divertida, engraçada e simpática, alguém que se torna uma amiga especial para Gu, que o "vê " como ele realmente é, mas ela guarda marcas na alma de um passado sombrio que vai ter que enfrentar se quiser alcançar a felicidade.
A partir daí a história vai se desenvolvendo, onde a amizade, o amor e a superação nós são apresentadas de forma tão verdadeira e crua, que não tem como não se emocionar e aprender com eles. E acreditem, esses dois passaram por muitas coisas em sua jornada que vai sensibilizar e nos ensinar muito.
Nota: Conhecer o Gustavo me fez ver muitas coisas que eu nunca prestei atenção antes. Os pequenos detalhes que não ligamos, ou a maneira com que, como videntes, tratamos as pessoas com deficiência visual. Eles não são incapazes, e a proteção excessiva as vezes não é legal. Gu nos mostra de forma leve e delicada que é tão capaz quanto um vidente e que a visão, na verdade, é só mais um sentido e nós a superestimamos. Já Violet, ah a Violet...
Ela é daquelas mulheres guerreiras que nos inspiram a ser mais fortes também. Cada passo em sua redenção interna, para dar uma chance a si mesma e ao amor, são inspiradores.
Me despedir desses dois foi difícil, foi daquelas leituras que vou levar para a vida toda e que já estou com saudades.
Fica aqui minha dica desse livro incrível.
Vivi 01/03/2019minha estante
Obrigada, sua linda!!!

Raah 17/02/2019

"Além de ver, sentir" conta a história de Gustavo, professor, deficiente visual, iniciando seu mestrado. Um homem independente, lidando com o preconceito nas mais diversas situações do dia-a-dia. Em seu primeiro dia no mestrado, Gustavo descobre que a faculdade contratou uma auxiliar para ele, já que seus livros não são acessíveis à portadores da deficiência.
Sua assistente é Violet, uma garota muito divertida, sociável, simpática, tudo na medida certa para esconder as marcas de seu passado, feridas ainda abertas em sua alma.

Gustavo, um cara bonito e bem-resolvido, começa a sair com Sheila, uma de suas colegas, uma garota do tipo que chama atenção e sabe o poder que tem; mas é surpreendido pelo preconceito dentro do relacionamento, o que o torna insustentável e põe fim às suas tentativas.
Com o tempo, Gustavo se vê apaixonado por Violet, que sempre o tratou como igual, sabia que a deficiência não o tornava fraco ou incapaz, ele apenas tinha sua própria forma de "ver".
Gustavo e Violet precisam superar alguns obstáculos, começando no preconceito dos demais e terminando no doloroso passado de Violet. Seus demônios a atormentam e dificultam seus relacionamentos. Apenas o carinho, paciência, determinação e empatia de Gustavo são capazes de bater de frente com eles.

Gustavo nos mostra muito mais do que imaginamos, demonstra com muita facilidade que tem a mesma capacidade de um vidente. Pode fazer tudo o que uma pessoa com a visão perfeita faz. A visão é apenas um dos nossos sentidos e nós, videntes, menosprezamos a beleza e utilidade das demais, nos tornando dependentes dela.

Uma história emocionante que me levou às lágrimas diversas vezes. Aprendi muito com ela.
Única ressalva: Ele tem fim.

Nota ?????
Vivi 18/02/2019minha estante
Mais uma vez, obrigada pela resenha. Fiquei muito feliz que tenha gostado e de saber que o livro a tocou de tal forma.

Vivi 15/02/2019minha estante
Olá, Vann.
Obrigada por avaliar meu livro, pena que não tenha gostado desse, mas meu outro livro "Ainda Jovens" é completamente diferente de "Além de ver, sentir", talvez ele agrade mais, e esse vai ser relançado em breve com revisão profissional.
Vou estar fazendo uma promoção de ebook grátis para "Ainda Jovens", se tiver interesse, basta deixar uma mensagem que aviso você quando o mesmo estiver na promoção.

Abraços.

17/09/2018

Ensinamento

Adorei o livro e a forma como a autora conduziu a história nos imergindo no mundo de quem vive e convive com a deficiência visual, e nos mostra que quem nos limita é nós mesmos e não uma deficiência.
Vivi 19/09/2018minha estante
Obrigada

Elba Mara 01/09/2018

Me impressionou
Você pensa que o livro é um drama pelo mocinho cego, nada disso ele é um adulto independente e bem resolvido.O drama vem muito mais da garota por quem ele se apaixona.Um livro muito bem escrito com um romance realista e cheio de amor.Me impressionou pela qualidade e enredo.O casal muito bem construído e explorado, uma verdadeira novela da vida.
Não tem hot as cenas de sexo são pouco ou nada explorado isso porque o que importa é o drama do casal.Eu sinceramente curto livros assim bem escrito, personagem com passado, dores e bom humor.Um livro para toda garota conhecer.
Vivi 03/09/2018minha estante
Muito obrigada pela resenha maravilho! Estou muito feliz em saber que gostou