Isabel de Castela

Isabel de Castela Giles Tremlett

Resenhas -

Alee M. 23/12/2023

Figura histórica marcante
Sempre achei que biografias deviam ser chatas, mas tenho mudado minha visão. Quando falamos de histórias de reinados vemos como as séries épicas que vemos tem sua parcela de realidade. O mundo mudou.. ou será que as formas de poder mudaram?

É um livro muito envolvente e interessante mas é óbvio que, sendo brasileira, fiquei indignada com os detalhes da descoberta das Américas e com as inúmeras atitudes injustas relacionadas a judeus e outros povos. Isso dá um ar revoltante a narrativa, principalmente por se tratar de uma história real.

Isabel foi uma rainha protagonista numa época em que mulheres não se destacavam facilmente. Embora as vezes fosse tirana, fazia o possível para ter benefícios para seu reino e levou a Espanha a glória. Tendo alguns atos detestáveis e outros admiráveis, é inegável que ela foi fundamental não só para história espanhola mas para o mundo como um todo.

A personalidade da rainha e os jogos de poder são descritos de forma interessante e me deixavam curiosa a cada pagina. Me senti muito conectada com a história e interessada pela narrativa. Recomendo muito o livro se vc se interessa por história e reinados.

Biaaa. 31/12/2022

Uma estadista fora do comum
Acho interessante ver sobre mulheres que emergiram como estadistas, em uma época que isso era absurdo e ainda realizar grandes feitos. Claro, nem todos aceitáveis mas nem por isso menos grandiosos. Isabel foi uma mulher extraordinária, diversas vezes bitolada com religião, o que prejudicava seu julgamento em alguns pontos mas extremamente inteligente para questões de Estado e estratégia.
A leitura não é tão fluida, mas mesmo assim vale a pena.

Vanessa R Galharde 04/10/2022

Já na faculdade havia me interessado bastante pela história de Isabel, ela abriu precedente para o reinado por direito próprio de rainhas, e como fonte de informação sobre sua vida o livro é ótimo, trata de maneira bem detalhada e completa todas as fazes de sua vida e principalmente o impacto político, histórico e cultural. É muito interessante também a forma como o autor fala sobre o antisemitismo e como esse preconceito é antigo na Europa (e não uma coisa que surgiu do nada na Alemanha nazista como muitos ainda pensam).
Como fonte de informações o livro é mesmo fantástico, minha única crítica é em relação ao ritmo de escrita, que em determinados momentos deixa a desejar, mesmo para o gênero, comparado as obras de Paulo Rezzutti, esse livro é bem menos dinâmico, mas ainda sim recomendo muito para quem deseja aprender mais a cerca do contexto histórico da época, principalmente sobre unificação espanhola, inquisição e exploração da América.

Comenta Livros 03/05/2022

Sensacional
Muito bom o livro que retrata e detalha a conquista de Castela e o reconhecimento da Espanha através do poder e persistência de Isabel.

site: https://comentalivros.com/isabel-de-castela-a-primeira-grande-rainha-da-europa-giles-tremlett/

Celso 02/07/2021

Bom livro
Eu gostei do livro embora, na minha opinião, o autor tenha sido parcial em alguns momentos. A pesquisa que ele fez foi bem extensa.

SIMBRAS 29/10/2020

Muito bom!
Considerada a primeira daquelas que iriam entrar para a história.
O reinado de Isabel não só ressuscitou a honra de Castela, como de toda a Espanha. Como uma mulher altiva, Isabel exerceu uma liderança que foi reconhecida pelo seus inimigos. Ela que reinou a Espanha como igual (algo nunca visto desde então), junto a seu marido e rei.
Com mãos de ferro, ela não só reconquistou a Espanha, como também, espandiu o seu reino por partes da Europa, e pelo descobrimento de regiões das Américas. Com a inquisição, Isabel para muitos, foi uma tirana, no qual expulsou entre muçulmanos e judeus.

Para os historiadores, Isabel conquistou algo impensável para época, como mulher e Rainha.

LangDLivia 05/10/2020

Acho que todo livro com mais de 500 páginas que fala sobre uma rainha e absolutamente tudo que a envolve, eventualmente vai enjoar o leitor. Eu fiquei saturada em 40% do livro. Nem é por causa da escrita do autor, é que o assunto é massivo mesmo e há muita informação pra ser jogada no papel, ele fez um baita trabalho, apesar de que algumas vezes eu sentia que não podia confiar 100% em suas afirmações. Durante quase toda a leitura eu pensava "nunca mais pego algo parecido pra ler" mas agora que terminei, que tenho todo o contexto da vida de Isabel na cabeça, até que existe a possibilidade. Gostei demais e aprendi muuuuita coisa.

Bruna 30/09/2020

Gostei muito do livro, e de como a história dessa importante rainha foi apresentada.

@olamundogeek 07/07/2020

Isabel de Castela
A primeira vez que tive contato com esta personagem histórica foi assistindo uma série espanhola. Desde então, surgiu a curiosidade enorme de saber um pouco mais sobre sua vida e sobre o momento histórico que ela se encontrava. Como adoro biografias, finalmente achei uma muito interessante sobre ela, minha mais recente leitura.

Nesta biografia, vemos a história da rainha Isabel de Castela, uma figura importante para a história da Espanha. Isabel subiu ao trono aos 23 anos. Era uma moça de altura mediana, cabelos loiros e olhos verde azulados. Na época, a Espanha estava dividida em dois grande reinos: Castela e Aragão. Isabel se tornou rainha do reino de Castela, mas ela pensava grande.

Diferente dos outros reinos europeus, o reino de Castela tinha o costume sim de ter uma rainha no comando (lembrando que Elizabeth I ainda não era rainha da Inglaterra neste momento) e neste caso, uma rainha bem pouco convencional.
Isabel tinha um espírito inovador, visionário, uma mulher à frente de seu tempo e por isso, muitas vezes era julgada pelos nobres, mas ao mesmo tempo que ela mantinha o pulso firme, ela sabia ser meiga, uma esposa dedicada e uma mãe exemplar. Ela casou com Fernando de Aragão, fazendo assim a unificação da Espanha que conhecemos hoje. Uma curiosidade sobre o casamento é que Isabel teve autonomia de escolher seu próprio marido, algo que não acontecia naquela época.

Na biografia, pude notar que Isabel era uma mulher ativa em seu reino, que gostava de controlar e administrar, era uma mulher forte, que nunca demonstrava dor, era destemida e sagaz, até mesmo em batalhas ela esteve presente e incentivou seus soldados, além de criar a Cruz Vermelha e ser bastante útil nesta função. Além disso, ela também foi responsável por financiar as primeiras viagens de Cristovão Colombo para as "Índias".

Seu esposo Fernando a apoiava em suas decisões e juntos construíram um legado que perdurou durante gerações por toda a Europa. Seus filhos foram dados em casamento para outros povos, fazendo assim com que a Espanha tivesse representantes por todos os lados e a filha deles, Joana, pode herdar um reino unificado, um sonho que se tornou realidade.

Giles Tremlett soube usar uma linguagem fluída, dinâmica e nada enfadonha para este livro, o que tornou a leitura fascinante e um de meus livros favoritos.

Verona 29/04/2020

Excelente
Livro maravilhoso que retrata a vida Isabel de Castela e rainha consorte de Aragão, bem escrito e cheio de fontes.

Marília 26/04/2020

Gostei muito da história da Isabel. Foi uma mulher determinada e a frente de seu tempo

Van 20/07/2018

Uma mulher a frente de seu tempo
As mulheres sempre tiveram lugar de destaque na história. Na atualidade muito tem se discutido acerca desse protagonismo e do empoderamento feminino, o que faz do livro Isabel de Castela: A Primeira Grande Rainha da Europa um lançamento oportuno e uma ótima referência para o debate.

Escrito pelo jornalista inglês Giles Tremlett, que possui uma rica produção sobre a história da Espanha, e lançado no Brasil pela editora Rocco, essa biografia com mais de 600 páginas e 46 capítulos se destaca pela riqueza dos detalhes e em trazer a importância de Isabel de Castela em fazer de uma nação fragmentada, uma potência mundial.

Dona de uma grande inteligência estratégica e política, o caminho ao trono não foi fácil para Isabel. Considerada por muitos como herdeira ilegítima, fez valer sua vontade para se casar com Fernando de Aragão e negociar com muito Grandes Nobres espanhóis para chegar ao poder. Uma vez rainha, inaugurou uma monarquia compartilhada com seu marido, o que surpreendeu a muitos, uma vez que se acreditava que ela seria relegada a segundo plano com Fernando sendo o soberano.

Ambientado em um período marcado por inúmeros reis e de pouco destaque feminino, Isabel logo passou a ser respeitada, graças ao seu forte temperamento e de um messianismo autoproclamado. Inserida em um contexto ao qual o cristianismo decaia vertiginosamente e outras potencias europeias descobria terras além mar, Isabel não se furtou em adotar medidas pouco populares – como expulsão dos judeus, conversão forçada dos muçulmanos ao catolicismo, perseguição política, assassinatos, a reforma nos monastério, apoio a expedições marítimas de Colombo; tudo para fazer o que muitos consideravam impossível, unificar e expandir o reino espanhol.

A leitura da obra Isabel de Castela é uma mistura de sensações. Nos primeiros capítulos a grande quantidade de personagens e detalhes em excesso, como a vestimenta da rainha, torna a experiência um pouco maçante e cansativa; contudo, tudo melhora com a chegada de Isabel ao trono, trazendo as estratégias de guerra e as negociações de governo, o livro ganha em emoção e torna o leitor refém até a conclusão da história. Apesar de ser uma figura controversa, afinal muitos a tem como tirânica, Tremlett consegue devolver a Isabel o protagonismo que lhe cabe na formação da Espanha e destacar a riqueza da história dessa nação.

Isabel de Castela: A Primeira Grande Rainha da Europa é recomendada para todos que buscam conhecer a história do mundo, em especial, para os historiadores que tem diante de si um rico prato que merece ser devorado.