Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

carril 13/01/2023

li esse livro para uma apresentação e trabalho escolar mas me prendeu bastante até o último instante. a visão do filósofo sobre o amor e paixão, a dor ligada à âncora e diversas outras citações são bastantes interessantes e também faz nos mostrar a vida com outros olhos, talvez até mesmo esclareça sobre algo que você não tenha certeza

mel 10/01/2023

Viver em paz para morrer em paz
"Viver em paz para morrer em paz! Viver em paz não é viver sem problemas sem atribulações, sem tormentas. Viver em paz é viver com clareza de estar fazendo o que precisa ser feito, ou seja, não apequenar a própria vida e nem a de outra pessoa, ou qualquer outra vida."

Maria11408 09/01/2023

Bicho kkkkkk
Vocês acreditam que eu li esse livro I N T E I R O com a voz do Cortella????? Eu não tô brincando, minha capacidade me surpreende. E o livro é muito bom, é o Cortella, né? Patrimônio brasileiro!

VinAcius 11/12/2022

O peso que você faz na vida das pessoas é algo significante
Comecei esse livro logo após de ser demitido do meu primeiro emprego, não ganhava bem o salário era ok, mas ainda sim era meu primeiro emprego
Voltando pra casa peguei para ler, esse livro toca no fundo de seu coração, todos fazem a diferença.
Não importa se você acha que não fez a diferença já vida de alguém que já passou em sua vida, só de você estar lá você já mudou a vida dela minimamente.
Todos tem importância nessa vida, e ainda mais na vida dos outros, as vezes pouca as vezes muita, porém no fundo você mudou algo ali.
Simplesmente o fato de você ter conhecido alguém ou participado de um grupo de amigos lá está sua marca.
Talvez só de você apresentar suas pessoas elas se tornem boas amigas, ou algo além disso
Só de você perguntar se o vendedor da rua está bem, falar um bom dia ao padeiro, e simples de fato mas para quem houve, a sua ação simples mudou o dia de alguém para melhor.
Então desapegue do medo de não ser importante ou de ser descartável todos temos nosso lugar entao pare e pense se você não existisse que falta faria?

Geovanna.Holanda 01/12/2022

"A coerência contínua é sinal de loucura ? uma das maiores características da loucura é nunca ter dúvidas, é
pensar como faz e fazer como pensa.
Convicção absoluta é loucura plena. Quem não tem dúvida faz sempre do mesmo modo. Quem tem dúvida se
inova, se reinventa."

Que livro incrível! De fato, não há um tema específico, é sobre vários aspectos e relações da vida. Absorvi muitas reflexões e me senti desafiada a continuar pensando. Um livro de texto simples e rápido de ler, coerente do início ao fim. Gostei muito.

4NUB1S 16/11/2022

Um livro que te faz repensar toda a sua vida
Li esse livro por indicação de minha professora e devo dizer que não me decepcionei nem um pouco, esse livro me pensar em todas as minhas atitudes e como eu tratava a vida, uma das falas que mais me chamou atenção é sem dúvidas quando o Cortella fala sobre a diferença entre amor e paixão, esse livro é simplesmente perfeito.

Kemily.Sthesy 14/11/2022

Se eu não existisse, que falta faria?
Semana passada cometi um erro terrível com alguém e, uma pessoa que amo ficou decepcionada comigo? com meu cérebro de adolescente que não pensou na gravidade de sua ação, achei a ?brincadeira? irrelevante no momento em que a fiz, entretanto depois de receber uma observação notei o que havia feito. No que este ocorrido expõe do livro? A esperança que tenho em saber que há como ser perdoado, que podemos tirar o vazio e futilidade de nossas vidas e dar a ela vibração e simplicidade. Abandonar o complexo e perceber que estou viva. Aprendi isso com essa leitura leve e saborosa:) ? ( o fim é saudoso)

Karen 28/10/2022

Cortella nos encanta com a simplicidade de suas palavras e ao mesmo tempo o quanto ele nos deixa livre pra pensar enquanto fazemos a leitura de qualquer um de seus livros. ?Viver em paz para morrer em paz? é uma leitura fluida, com exemplos cotidianos que nos faz pensar o nosso papel enquanto seres viventes nesse mundo, o quanto estamos ?ensignando? em nossa caminhada, e importando pessoas. Leitura obrigatória para todos nós.

Ney Santos 26/10/2022

Sendo o primeiro livro do Cortella que leio, confesso que esperava um pouco mais.

O livro possui capítulos bem curtos e pode ser lido rapidamente. É uma leitura bem tranquila e parece em alguns momentos que estamos conversando com o autor. É um livro pra mudar hábitos.
Particularmente, achei o título pretensioso, não correspondendo a ele.
Mas toda leitura é bem vinda e essa não passa de uma concepção minha, então leia e tire suas próprias conclusões.

Joaovitorr_s 19/10/2022

Foi um livro que me marcou muito com a frase ?Se você não existisse, que falta faria??
Onde fez eu abrir meus olhos e mudar diversas atitudes na minha vida.
Morrer não é não estar mais nesse plano, e sim ser esquecido por quem está nele.

Luciana.Freire 29/09/2022

Todos deveriam ler esse livro
Magistralmente escrito esse livro desperta muitas questões e análises internas: SE VOCÊ NÃO EXISTISSE, QUE FALTA FARIA?
A mim fica a reflexão de perceber quais são as sementes que estamos regando em nossas vidas? Eu mesma, acredito que estou semeando uma boa colheita.

Jessica 21/09/2022

Livro para ler mais de uma vez na vida
Uma leitura enriquecedora, poderia descrever esse livro.
No entanto ele é muito mais que isso. Além do tema principal ser escrito de maneira compreensiva o autor trás muitas referências, muitas mesmos. Durante a leitura fui imaginando uma conversa com esse cara? Deve ser incrível.
Do capítulo seis ao oito eu me apaixonei, embora agora saiba coisas sobre a paixão que não sabia aos 16, uma pena, ou não.
Percebi que esse seria um dos meus livros da vida. No capítulo 17 eu tive uma identificação pessoal. Pois perdi uma pessoa que para mim sempre será imortal.
E no capítulo 19: Razões da existência, eu percebi o conceito que Cortella foi criando ao longo do livro. Pareceu que eu fui me envolvendo no assunto, que no início era tão complexo e filosófico nas no final se desenrolou, como uma luz que se acende,simplesmente, e ilumina.
Me fez, mais que refletir sobre, responder a questão com ação, saindo da filosofia e entrando no campo da prática. Se você não existisse que falta faria ? Pois é, agora eu sei.

Rafa 19/09/2022

Que falta você faria?
É um daqueles livros que você lê de manhã e fica o dia pensando sobre o que leu, além de compartilhar com as pessoas do seu convívio, ele instiga ao debate de assuntos presentes na nossa vida.

Katia Góes 14/09/2022

Então?!...
Que falta você faria no mundo? É com essa pergunta que o professor, filósofo e escritor, Mario Sergio Cortella lhe convida a refletir sobre as razões de sua existência, no livro ?Viver em Paz para Morrer em Paz?, publicado pela Editora Planeta, em Maio de 2017.

O livro aborda questões importantes sobre a nossa existência e o que de verdade importa... Como? Cortella nos aponta alguns caminhos e nos faz pensar sobre estas razões.

? ?Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém.?

Uma leitura fluída, gostosa e interessante. Separei alguns quotes para aguçar um pouco a sua curiosidade, veja lá no meu perfil do Instagram: @katiagoesjbe

? E você, já parou alguma vez para pensar sobre ?como você está seguindo no teu caminho??. Conta um pouco nos comentários...

Até a próxima!!! ?

Cristiane 14/09/2022

Para ler em um dia!
São livros como esse que fazem com que o meu amor pela leitura aumente ainda mais.
Livros que trazem ensinamentos e que lemos sem nem se dar conta da passagem do tempo.
Levei dois dias para ler porque resolvi dar uma pausa no primeiro dia, para que o livro não acabasse logo, mas o mesmo pode sim ser lido em apenas um dia, pois a leitura é de fácil compreensão e muito fluida.
Uma obra repleta de aprendizados sobre questões do nosso cotidiano, e que nos convida a refletir sobre os mesmos e como estamos lidando com isso em nossas vidas.
"Se você não existisse, que falta faria?", é a pergunta que inicia o livro, e que já nos deixa em reflexão imediata.
Que falta você faria?
O que estamos deixando de bom para esse mundo, que nos fará sermos lembrados quando partimos?
São questões que nos obrigam a pensar no modo como decidimos deixar a nossa marca no mundo, e o que estamos fazendo para que tal marca seja positiva.
Me encantei do início ao fim, e se o livro tivesse umas 500 páginas ainda assim não seria diferente, pois Cortella sabe bem o que está fazendo, sua escrita nos abraça e nos conforta em alguns aspectos.
Espero poder ler em breve outras obras desse ser humano genial!
Super recomendo!??