Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

Lyliancb 30/08/2022

Viver em paz
Gosto muito do Cortella e sou meio suspeita em falar, mas gostei muito dessa leitura... mas uma vez ele faz refletir sobre as razões do ser e do existir. Não foi o livro que mais gostei de ler dele, mas ainda assim uma ótima leitura.

Lucas.Oliveira 17/08/2022

Fácil de ler e reconfortante
Excelente o livro do professor Cortella. Era exatamente o que eu esperava, livro simples, muito gostoso de ler e com excelentes reflexões. Afinal, se você não existiria que falta faria?

Muito interessante como ele vai na etimologia das palavras para aprofundar os assuntos e como trata os temas com leveza. A mensagem final do livro dá um "quentinho no coração". Além disso dá pra aproveitar várias coisas não só para sua vida pessoal, mas também para amorosa e profissional.

Recomendo demais!

ProfManoel 08/08/2022

Desnecessário
Sei que Cortella tem uma vasta experiência e já tive encontro com produções dele que são interessantíssimas. Está não é uma delas.
Texto corrido para ser lido por pessoas que vivem numa sociedade criticada por ele. É perceptível a falta de profundidade em questões importantes como gênero e filosofias orientais. Faz críticas rasas a questões muito profundas e na minha visão, falta até um certo respeito por filosofias milenares, como o budismo.
Penso que esse é um livro feito para dar lucro a editora. Não reduzindo uma pessoa gigante como Cortella, mas fazendo com que ele continue sendo lembrado pelo que já fez. Nunca por esse livro.

Vrodriguues 20/07/2022

"boas razões para morrer são boas razões para viver"
"Se você não existisse, que falta faria?"

É bem reflexiva essa frase, bem difícil de ser respondida também, bom, você só existe para alguém apartir do momento em que esse alguém conhece você, se não, você não existe para aquela pessoa. A raça humana tem uma necessidade de ser conhecido em deixar um legado, em fazer as pessoas sentirem sua falta, então, que vida você deseja ter? Como que tipo de pessoa você quer ser lembrada? Que legado vai deixar?

Esse livro provoca reflexão e questionamentos, desperta em você um olhar mais crítico e faz você revê algumas de suas atitudes. Ele fala como você deve agir de uma forma melhor e pode te ajudar, tanto em sua área profissional, em um relacionamento amoroso, familiar, com amigos.

Um livro de linguagem super simples, é realmente uma leitura super rápida com capítulos curtos que fluem muito bem. Essa obra aborda muitos assuntos, ele explica muita coisa até significado de algumas palavras e cita muitas pessoas (escritores, filósofos e etc), ele te ajuda e faz você abordar/olhar as coisas diferentes.

É importante usar o tempo livre com coisas positivas porque é o que absorvemos tanto na internet, tv ou livros é o que vai formando que tipo de pessoa você é.

Felipe 19/07/2022

Um dos melhores
Todos os livros do Cortella vou dizer que são excelente e recomendar a leitura. Porém esse dentre todos que já li dele está no top 3.

Se você não existe que falta faria?

Veja, essa reflexão é extremamente profunda e difícil de pensar a respeito, até porque, é inerente a condição humana, em um primeiro momento, pensarmos que não fazemos falta.

Mas com a leitura dos capítulos, ele vai dando pequenos insights do que é a vida, de como ela funciona, de como nos funcionamos e aos poucos vamos nos dando conta da nossa finitude e importância.

Então, é uma leitura essencial para desenvolvimento pessoal.

Liliane 17/07/2022

Um livro simples e ao mesmo tempo complexo. Simples porque trata de questões do cotidiano que fazem parte da vida. E complexo por fazer o leitor refletir de maneira filosófica direta sobre essas mesmas questões.
Uma obra literária que converge aprendizagens e significados para as vivências que são pertinentes e essenciais para todo ser humano.

EduardaRodrigues 15/07/2022

Incrível
Esse livro é incrível e me ajudou em vários aspectos da minha vida, principalmente em fases difíceis. É excelente, não é uma leitura cansativa, flui de forma perfeita e é um ótimo livro de cabeceira

Lolô 07/07/2022

Faz muito tempo que não atualizo nada aqui. Confesso que procrastinei bastante e demorei pra terminar o livro. Mas mesmo assim, é uma obra GENIAL, e fala coisas muito necessárias. Eu ainda achei o "Por que fazemos o que fazemos?" melhor, mas esse não deixa de ser um livro ótimo também!

Arthur.Sousa 06/07/2022

A vida que vale a pena ser vivida...
A vida é aquela que transcorre, queira ou não ela passará, logo o que temos de valor nessa vida qie segue e o valor de como vivemos ela, se possível vivamos de forma relevante...
Uma vida de sucesso é apenas admirável, uma vida relevante porém, deixa marcas, estabelece legados e muda destinos!

Francisco Neto 03/07/2022

Uma excelente reflexão do mestre Cortella, sobre a vida que decidimos levar e qual o legado que vamos deixar.

Alane.Sthefany 26/06/2022

Viver Em Paz Para Morrer Em Paz - Mario Sergio Cortella
É preciso lembrar que só os humanos são mortais, pois só os humanos sabem que vão morrer ? os demais animais não lidam com o conceito de finitude e, portanto, não são mortais. Assim, os cães e os gatos, por exemplo, vivem a eternidade, dado que passam o dia como se fosse o único, enquanto sabemos que, para nós, pode ser o último.

O que é a imortalidade? É um presente contínuo, um presente sem fim. Com exceção do homem, todo animal vive um presente eterno, sem a preocupação com o futuro. Ele vive, portanto, a imortalidade e, assim, é imortal. Nós, não. Os humanos somos os únicos animais que têm noção de presente, passado e futuro ? e também os únicos animais que possuem a capacidade de se sentir idiota. Eu, Mario Sergio Cortella, posso me recordar de três anos atrás e pensar: ?Como eu pude dizer uma asneira tão grande para ela??. Assim, ao me recordar disso, me sinto idiota desde aquela época até o presente momento.
Xandinho 30/07/2022minha estante
Não existe uma vida em paz se o morrer significa o fim da existência.
A vida só tem propósito em Cristo e na certeza que sim, todo ser humano é perene, ou seja, nenhum ser humano simplesmente deixa de existir.

Uns existirão para sempre no lago de fogo, já outros eternamente com Cristo no céu.

Tudo isso temos pela fé no Senhor Jesus.
Nosso corpo pode até perecer, mas nosso espírito é perene e imortal.
Mas viver para sempre não é exatamente uma vantagem, a não ser que seja ao lado de Jesus Cristo.

Jo 5:24: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

Alane.Sthefany 31/07/2022minha estante
????

Larissa 23/06/2022

Reflexivo
A maior importância desse livro foi me fazer refletir!

Em diversos ponto discordei do Cortella, mas de toda maneira é um livro bom para que possamos refletir a respeito de nossas atitudes e na importância que damos para diversas questões em nossas vidas.

Primeiro livro que li do autor.

ruthrodrigm 21/05/2022

primeira vez que eu leio e gosto de um livro nacional filosófico. foi uma leitura bem legal eu acho, tô sem mt opinião p escrever ANSNSJZK

#Anafox 18/05/2022

Cortella traz algumas reflexões partindo de suas próprias experiências e aprendizados; embora discorde de algumas colocações, recomendo a leitura.

Caique 16/04/2022

Reflexivo
Um livro que faz você a cada parágrafo refletir sobre que tipo de pessoa você quer ser e quais tipos de pessoas você quer que façam parte da sua vida.