Poesia reunida

Poesia reunida Adélia Prado

Resenhas - Poesia Reunida

Luciano 25/01/2023

Segundo contato
Interessante notar como religiosidade e erotismo coexistem na poesia da autora. Ela almeja o sagrado sem nunca abdicar do gozo da vida terrena. Vale mencionar também as belíssimas referências à infância, aos pais e à vida no interior. Enfim, vale muito a pena ler Adélia Prado.
geovana 19/04/2024minha estante
que resenha certeira!!!

skuser02844 29/01/2023

Poesia reunida
Confesso que é a primeira vez que leio Adélia, e comecei logo por uma coletânea reunida de quinhentas páginas (risos de quem não sabia onde estava se metendo). Mas, no final deu tudo certo. Amei me aventurar nessa jornada com Adélia, a forma como caminhamos juntas entre o sagrado e o profano, o pudico e o devasso, o coeso e o irracional, o cômico e o trágico, o simples e o extraordinário. Foi uma experiência e tanto. Adélia é única em sua forma de fazer poesia. Tudo é poético em Adélia.

Ges 31/05/2020

EU AMO ESSA MULHER
Adélia é de uma sensibilidade única. Ela consegue nos envolver nos seus versos de uma forma impresionante. Eu realmente sou apaixonada!!!!

Leandro190 07/08/2022

De volta pro aconchego
Eu nem sei direito o que escrever, de alguma forma, pra mim, é até constrangedor falar algo sobre um livro de Adélia Prado porque sei que não tenho recursos intelectuais suficientes para falar algo que esteja a altura de sua obra, sendo assim, direi rapidamente sobre o que senti, certamente faltará sofisticação, mas será de todo autêntico.
A poesia dela me traz a sensação de volta pra casa...sabe quando você fica anos longe de sua terra natal, de seus familiares queridos e depois volta....então, suas poesias nesse livro me trouxeram esse sentimento, talvez por ela ser mineira e meus pais e avós também, sua narrativa sempre me trazia o aconchego de um abraço de mãe, enfim a obra dela me afetou demais. Vontade de ir morar no interior de Minas. Quem sabe um dia...Obrigado Adélia.

"Amor pra mim é ser capaz de permitir que aquele que eu amo exista como tal, como ele mesmo. Isso é o mais pleno amor. Dar a liberdade dele existir ao meu lado do jeito que ele é."

Eduardo 21/02/2012

é só a mulher mais doce do mundo.

Rodrigo 25/03/2021

A soberana da poesia
Como escreveu Drummond, "Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo: está à lei, não dos homens, mas de Deus".

marcioenrique 03/10/2016

lírica. bíblica. existencial.

Vivi 31/01/2021

Como diz Drummond:Adélia é lírica, bíblica,existencial ...
Pra mim Adélia faz poema como ninguém.
Seus poemas são simples, marcantes , fortes , cotidianos, divinos, profanos. São tantos em um. Adélia me acalma e me incendeia ao mesmo tempo.
Adélia faz parte da minha vida, da minha construção de Ser Humano. Ler Adélia é ler o cotidiano da vida , ler meus sonhos e desejos.
Leio Adélia ao pôr do Sol ao som dos pássaros,e em uma noite de lua cheia e céu estrelado.
Só Adélia consegue traduzir a vida em palavras.

Ana Paula 05/07/2017

Como viver sem Adélia?
Drummond disse tudo: ela é poética, cheia de Deus e de amor carnal, panelas, luas e sol. Magnífica!

Mila F. @delivroemlivro_ 09/08/2018

simplesmente... Adélia
Sempre quis ler os poemas Adélia Prado, então, naturalmente que há muito tempo eu paquerava com Poesia Reunida que comporta toda a obra poética de Adélia Prado. Ou seja, neste volume único temos as obras: Bagagem, O Coração Disparado, Terra de Santa Cruz, O Pelicano, A Faca no Peito, Oráculos de Maio, A Duração do Dia e por fim, Miserere.

Anteriormente eu nunca tive a oportunidade de ler nenhuma obra de Adélia Prado, apenas algo aqui e algo acolá da escritora pela internet, portanto, algo que muito me surpreendeu ao ler Poesia Reunida foi ver poemas tão intensos abordando coisas do cotidiano, coisas corriqueiras, coisas que refletem a infância, adolescência e maturidade de uma mulher, além de poemas fervorosos, adentrando em questões religiosas e bíblicas. Não, eu não estava preparada para isso.

Poesia Reunida foi uma feliz surpresa que tive o prazer de ler e me encantar, perceber que alguns dilemas, algumas cenas do cotidiano, alguns relacionamentos, fatos sobre a fé, sobre reflexões filosóficas e sobre o feminismo abordados seguem os mesmos, seguem preponderantes e intensos.

Acredito que nas Poesias de Adélia Prado é uma missão árdua conseguir separar o Eu lírico da Poetisa, pois como leitora, senti uma pessoalidade, uma particularidade e o próprio sentimentalismo e tons confessionais da escritora. Estou com a alma lavada após essa leitura.

Por fim, Poesia Reunida é uma obra lindíssima e essa edição está fabulosa e encantadora, enche os olhos e dá vontade de ler e ler e não soltar o livro. Logo a edição além de trazer uma fonte confortável, com páginas de cores agradáveis para leitura é Capa Dura! Não tem como não se apaixonar.

site: www.delivroemlivro.com.br

monique.gerke 06/09/2018

"Um homem do mundo me perguntou:
o que você pensa do sexo?
Uma das maravilhas da criação eu respondi.
Ele ficou atrapalhado, porque confunde as coisas
e esperava que eu dissesse maldição,
só porque antes lhe confiara:
o destino do homem é a santidade."
(Trecho do poema 'Entrevista')
Roubando as palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade: "(...) Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo."
Ô mulher maravilhosa. Quero ser como você quando crescer!

Fabricya 23/03/2022

A poesia de Adélia
Adélia é minha paixão literária poética. É sobre velhice, sobre Deus, sobre casamento, sobre paixão, sobre doença, sobre Jonathan, sobre prazer, sobre amor... Adélia é sobre as traquinagens da vida cotidiana.

E não entenda cotididana como trivial, pois de trivial não tem nada. Seus versos, em sua maioria brancos, são absurdamente coloridos com cores quentes, cores que liberam calor e fumaça.

A preocupação sentimental é infinitamente mais comunicada do que a preocupação estilística. O estilo de Adélia é não ser cativa de estilo, mas ser sempre reconhecida na presença ou ausência dele.

Se você procura versos para acalentarem sua alma deste mundo frio e pontiagudo, Adélia nasceu para você, pariu versos para você.

E tem mais, muito mais do que o que superficialmente se lê. E que não se leia superficialmente.

Camila A. Meireles 25/01/2016

Tudo dela é lindo.

Gutemberg.Monteiro 15/02/2021

Adélia Prado e sua grandeza interiorana.
Apesar de parecer confusa em alguns momentos, a poesia de Adélia é inconfundível e nada melhor que parafrasear Drummond nesta resenha:"(...) Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo."