Cinzas do Passado

Cinzas do Passado Juliana Dantas

Resenhas - Cinzas do Passado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aelita Lear 19/08/2020

Viciada na Juliana Dantas!
Fazia tempo que eu não lia um livro tão viciante como esse! Eu já estava com altas expectativas pois já amava a escrita da autora, mas fiquei abismada como esse livro me envolveu.
A história é simples, até mesmo clichê; mas isso eu falo como elogio. Pois a autora a desenvolve muito bem, mesmo você já tendo uma ideia do que pode vir pela frente, é muito gostoso ler e conhecer os personagens. Recomendo demais a leitura!
Marcela262 02/08/2021minha estante
Mt legal , leitura bem dinamica!

manudefariadias 08/02/2022

Aquele romance delicioso de ler
Não sei se é impressão minha, mas os livros desta autora sempre me fazem pensar em fanfic de Crepusculo....
E eu amo isso!
Li este livro em uma noite, foi rapidão, foi emocionante e amei cada pagina, devorei as paginas madrugada a dentro.

Cami Sanches 26/08/2020

Mais em: @encantodafuga !
Tenho a crença de que os momentos são extremamente poderosos em nossas vidas, em inúmeros sentidos! Quando conduz certa intensidades, certos sentimentos, certas necessidades... E do começo ao fim desse livro me vi pensando sobre isso, sobre como o meu momento influenciou tanto nessa leitura, nos pensamentos, nas sensações, nas opiniões!

Certo, certo. Temos comentários bons e, infelizmente, comentários ruim... Vamos começar, então, com os ruins, para que o final seja mais doce, assim como o livro, como um todo, foi pra mim.

Uma das características que mais se destacou, para mim, nessa leitura foi a construção de dois elementos centrais para qualquer história: as cenas e os personagens. Eles, bom... Melhor conversarmos melhor sobre isso, antes de entender mais sobre minhas opiniões.

Ok, seria bom ir direto ao ponto: a construção dos personagens é bastante problemática. Digo isso com certo receio, já que não pude identificar por completo a intenção da autora com essa construção, e como poderia saber, certo? Entendo que, em muito momentos, a escrita pode ser usada para denunciar elementos tóxicos que, infelizmente, estão ao nosso redor. Entendo que a escrita pode carregar uma réplica critica, mas não foi isso que senti. Eu senti desconforto, tive problema com a exposições de carateristas problemáticas que pode ser que se trate muito de um link com vivências pessoais. O ciúme, a possessividade, construção de uma imagem masculina muto questionável em termos de ser ou não saudável. O uso da violência, um quê abusivo que me deixou bastante receosa. Eu não sei se ela quis representar o pensamento do personagem cru, livre de moralidade ou se realmente é uma construção problemática.
Me pareceu muito que pouco foi desenvolvido sobre os personagens, e aquilo que foi apenas evidenciou características como as citadas. Não digo que o livo tende a romantizar atitudes ou relacionamentos abusivos, não foi isso que senti, mas que são evidenciados, trazidos a tona isso sem dúvidas. Também não é como se os personagens se resumissem a isso também, já que existem elementos neles que me agradaram. Eu gostei bastante de certa sinceridade que foi passada durante a narrativa acerca do relacionamento desenvolvido. Gosto da forma como as incertezas são assumidas, são abraçadas e são expostas. Gosto que a autora traga a tona porque, as vezes, é dessa forma que as coisas ocorrem no dia a dia e isso pode influenciar muito em certa identificação com um grupo que não é muito
Daí entramos em outro terreno um tanto quanto confuso: ao mesmo tempo que levanta essa sinceridade da incerteza, descreve cenas completamente intensas, repletas de paixão, de carinho e... É, fofura! E foi uma delicia vivenciar essa paixão, essa intensidade mesmo que, em algumas situações, parecessem um pouco forçadas. Forçadas porque me parece que os sentimentos acabam não sendo tão bem desenvolvidos. O enredo se torna um pouco confuso na medida que não há um entendimento completo da origem de tamanha intensidade. Ele se constrói, também, apoiado em um grande segredo, estratégia que funciona, para curiosos que nem eu, de uma forma muito boa!

Temos, em termos gerais, uma história que se agarra ao clichê para se sustentar e construir. Não me entendam mal, eu disse que começaria pelos comentários ruins, mas isso não é, necessariamente, uma crítica! Ao longo de toda a leitura tentei, ao máximo, me despir de preconceitos, já que nunca havia lido nenhum livro da autora. Além disso, também refleti muito sobre o significado desse clichê que pode, até mesmo, ser uma escolha da autora. Seria desse jeito que a história faria sentido. Bom, se o clichê é bom ou ruim, deixo a critério de cada um... Eu escolhi, durante essa leitura, me livrar ao máximo esse estigma, tentei não desmerecer o clichê já que, em muitos momentos, é só disso que a gente precisa, e ai o clichê ganha um valor novo, valor coroado pelo momento.

Bom, e o que posso falar sobre o meu momento? Esse gritava por uma necessidade crescente, e assim o começo dessa resenha recebe maior sentido, significado. Meu momento necessitava, a principio, de uma leitura fluida e leve, depois de ter me aventurado em livros de temática muito pesadas e complicadas. Assim, eu me encaminhei pros romances, eu queria um romance! E esse livro chegou no momento certo. Precisava relaxar, distensionar, ficar mais tranquila, mais longe do estresse... E ele fez jus as expectativas. Com um desenvolvimento gostoso, eu a todo tempo me via querendo continuar, saber mais, entender mais. Talvez não tanto por uma questão de conteúdo, mas de proximidade, de dia a dia, de conflitos que se mostravam mais fáceis de digerir que os que vivenciei anteriormente.

Então sim, as vezes tudo que precisamos é um clichê.

Um clichê que nos conforte.

Um clichê que nos abrace.

Um clichê que nos diga (de uma forma misteriosa em que nunca entendi o processo) que vai ficar tudo bem.

site: https://www.instagram.com/encantodafuga/?hl=pt-br

Camilli.Meirelles 24/09/2020

Envolvente, mas problemático
"Cinzas do Passado" é um livro simples, que entrega o que promete e nada muito além disso. É fácil avançar na narrativa e, durante a primeira metade da história, o mistério por trás da trama é um fator bastante presente e incentiva a uma leitura quase ininterrupta.

Gosto bastante da escrita da Juliana Dantas. Acho que ela constrói ótimos conflitos e personagens, sem se perder muito, e suas histórias são, no geral, cativantes. Ainda assim, tive alguns problemas durante a leitura e irei pontuá-los.

Como disse anteriormente, o mistério ao redor do que motiva todo o ódio e rancor entre os personagens principais é uma parte importantíssima da narrativa e, durante a primeira metade do livro, é muito bem construído e mantido pela autora. Conforme a história progride e as motivações são estabelecidas, a coisa decai... Não que a revelação seja mal colocada, mal escrita ou qualquer coisa. Ela é apenas anticlimática, parece um pouco exagerada e honestamente, as reações da maioria dos personagens parece um tanto desproporcional quando se descobre o que aconteceu. A partir do momento em que é feita a revelação, a história perde um pouco do charme e se torna um romance básico, meio bobo e sem muito propósito.

Além disso, apesar de ter gostado bastante da maioria dos personagens, há o elefante na sala: Mathew King. Ele é um protagonista insuportável. Completamente megalomaníaco e com sérias tendências a se tornar um homem abusivo a QUALQUER MOMENTO, é um pouco sofrível precisar passar por tantos capítulos na perspectiva desse chato. Às atitudes dele vão de mal a pior a cada página virada.

Idolatria aos livros 05/12/2022

Muito.bom mesmo
Pensa em um livro que superou. Foi esse.
Não imagineir que seria tão viciante. Queroa mais um pouco !!!!

Lexiiev 22/07/2022

Cinzas do passado
O começo do livro é incrível, eu praticamente devorei, começava e não conseguia parar. Depois ficou entediante.

Tudo gira em torno do segredo que separou a Eve e o Matthew na adolescência, que vai embora sem saber da gravidez dela. Dez anos depois ele volta a cidade, encontrando uma menininha no meio da estrada que resolve ajudar. Quando reencontra Evangeline, que por coincidência estar noiva de outro, ele percebe que não é só mágoa que senti por ela. Nesses encontros com a garotinha, descobri que a mesma é sua filha. Fica tudo muito empolgante, e a curiosidade de como vai ser a partir dali. Quando tudo se resolve a relação deles vira aquele clichêzinho de todo livro de romance.

Enfim, esse reencontro, as lembranças e descobertas são a base desse livro. Gostei muito, recomendo ???

Yas Mene 16/07/2021

Cinzas do Passado
Esse livro se tornou meu xodózinho.
É um clichê muito gostoso de ler, amei, amei, amei.
A história da Evangeline com o Mattew é bem rápida e, depois do segredo dela revelado, a história fica melhor ainda.
Não tenho muito o que dizer sobre o livro, não sou boa com resenhas, mas, recomendo demais pra quem gosta de ENEMIES TO LOVERS. A escrita da autora não é cansativa.
O Mattew é lindo, a Evangeline é linda e o segredo dela com ele é mais lindo ainda, é isso. (*???*).?*?

Selma 04/02/2021

Cinzas do passado
Uma história interessante e bem escrita. É uma leitura rápida. Boa para passar o tempo. Recomendo.

Miriam 05/03/2021

Legalzinho... um romance bem água com açúcar
Um pouco de mistério segura a leitura desse romance, mas achei fraco o final! O peso atribuído no mistério nem foi tão sério. Enfim... um romance leve pra leituras intermediárias.

Marcela262 02/08/2021

Leitura dinamica , daquelas que voce torce pro casal
Falta uma boa conversa honesta entre os personagens mas é muito valido

LT 29/01/2018

O livro se passa no presente e conta a história de Evangeline e Matthew, que se conheceram dez anos antes durante uma temporada de férias. Eles se conheceram e tiveram um envolvimento, mas depois de uma decepção Matthew e sua família foram embora da cidade e ambos guardam mágoas um do outro.

Dez anos se passam, Evangeline é dona de uma livraria que está quase falindo, tem uma filha e acabou de firmar compromisso / noivado com seu grande amigo. Já Matthew é um escritor renomado e desejado pelas leitoras.

Quando sua amiga / funcionária conta que a família King está de volta a cidade, Eva começa a se preocupar com tudo o que aconteceu no passado. Todos os maus entendidos, as decisões tomadas de forma precipitada, a consequência desses erros e o principal que é o rancor de toda uma vida que acaba influenciando todos em sua volta.

O reencontro é inevitável, e os dois que estão ligados pela filha se veem envolvidos novamente, mas entre eles, muita coisa precisa ser posta a limpo e os segredos do passado talvez não sejam suficientes para fazer com que esse casal fique junto. Será?

Bom, não posso responder essa pergunta... É spoiler...

A narrativa é bem rápida e quando a gente percebe o livro já acabou, não há enrolação durante a exposição dos fatos, o que deixa tudo muito dinâmico. Particularmente, não consegui ter empatia pela protagonista. Evangeline é chata e prepotente de um jeito que me incomodou muito. Achei o motivo para tanta mágoa e rancor um pouco fraco... Gente, sério... não engoli e no final até considerei que Matthew tinha razão para sentir raiva dela.

Enfim... Não conhecia os livros da autora e confesso que comecei a ler esse pela capa, que por sinal é muito linda, condiz com o que a história narra e com o clima na cidade onde tudo se passa.

Não me decepcionou, mas também não foi um livro excepcional, avalio como dentro da média.

Um ponto alto é o bom humor da funcionária da livraria, e a filha dos protagonistas que sempre aparece com uma tirada bacana.

Todo livro sempre nos dá uma "moral da história" e nesse não é diferente, aqui observamos que no fundo tudo tem hora para acontecer e que o a história que se iniciou em outra época precisou de todo esse tempo para poder amadurecer e ser vivida. Também que por mais que você fuja não consegue se esconder da verdade que existe dentro de si mesmo.

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/
Xanda 30/01/2018minha estante
Gostei da resenha.. Vou dar uma olhada, agora falando dos livros da autora, vc ja leu Na Linha da Vida? É dela e eu gostei bastante, ja li outros.. Um gostei(normal) e outro nao gostei(nadinha msm) hahahaha, mas esse Linha da Vida eu amei.

odramaverso 02/01/2022

Um livro com muitas surpresas!
Em primeiro lugar quero dizer que estou apaixonada pela história! Eu devorei 400 páginas em dois dias e não me arrependo! Os personagens são incríveis, a escrita é maravilhosa e o enredo é surpreendente. Adorei o desfecho. Somente uma coisa me incomodou nessa história. Fiquei muito frustrada por ter sido tão fácil para Matthew perdoar o melhor amigo mas ter julgado a namorada. Não estou dizendo que ela fez certo em suas escolhas, de forma alguma. Mas o modo como foi tão fácil para todos perdoarem a atitude masculina mas desprezar a feminina me deixou bastante incomodada. Ambos erraram e pagaram pelos seus erros, isso foi ótimo. Mas achei que o amigo dele poderia ter sido tão rejeitado quanto.

Apesar disso, eu amei a história. É sem dúvidas um grande e surpreende livro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6