O Otelo Brasileiro de Machado de Assis

O Otelo Brasileiro de Machado de Assis Helen Caldwell

Resenhas - O Otelo Brasileiro de Machado de Assis

Francisco.Guimaraes 14/12/2023

Um diamante bruto ?
Não com essas palavras, a autora diz
sobre Machado de Assis: vocês brasileiros, tem um diamante único no mundo, é bom vocês de orgulharem disso.

Tatiane 05/06/2022

Segundo Helen Caldwell, "Dom Casmurro é a obra-prima de Machado de Assis e a estrela mais brilhante na galáxia da literatura brasileira."

A autora estadunidense foi a primeira a questionar se Capitu havia traído Bento Santiago. Até então, em nossa sociedade patriarcal, machista e misógina, não havia dúvida. Toda a crítica assumia a versão conduzida pelo narrador personagem.

Ela levantou esse questionamento em 1960! E o livro só foi traduzido para o português em 2002!!!

Vivi 02/12/2021

Esse estudo é sensacional. Sua publicação foi uma revolução na interpretação de Dom Casmurro, recomendo demais!!!

walterceleste 27/08/2020

Adorei. Uma das interpretações canônicas de Dom Casmurro
Uma das interpretações canônicas de Dom Casmurro e de Machado de Assis, que abriu sendas interpretativas até hoje influentes. Se você cultiva a dúvida ?Capitu traiu Bentinho?, saiba que este foi o PRIMEIRO livro a se insurgir contra a visão de que Capitu era culpada, isso na década de 60. Antes, não havia dúvidas sobre a questão, o que mostra o patriarcalismo e machismo de nossa sociedade e quanto Machado estava à frente de seu tempo. Se o livro pode pecar pela unilateralidade da comparação com Shakespeare , nem por isso ele perde o frescor e a importância

Laura Cris 21/01/2011

Traiu ou Não?
Quando Machado de Assis escreveu "Dom Casmurro", nenhum professor mandou ler o livro para depois perguntar "na sua opinião, Capitu traiu ou não Bentinho?". No ensino médio, eu precisava da bendita nota pra poder passar de ano, e pra falar a verdade, hoje, oito anos depois da questão que aterroriza todos os leitores, não lembro ao certo o que eu respondi.
Agora, entretanto, se me indagassem eu diria: Não sei, mas se ela não tiver feito é porque foi muito idiota.
Todavia, o que me irrita em tudo isso, é que eu duvido que minha professora tenha lido esse livro, que deu origem a famigerada pergunta. Helen Caldwell inaugurou uma nova leitura do clássico machadiano, na qual através de uma linguagem simples, porém acadêmica, ela vai levantando hipóteses sobre a semelhança de "Dom Casmurro" e "Othelo". Utilizando-se elementos jurídicos, a autora vai isentando a personagem de Machado de sua culpa.
Até então, numa sociedade machista, não havia espaço para conjecturações sobre a inocência de Capitu. Não estou aqui, concordando da ideia de Caldwell, mas sim mostrando o marco de discussão que ela proporcionou aos leitores.
No fim das contas, o mais importante não é determinar se houve ou não traição, não há como saber. O imprescindível é apreciar como o autor desenvolve os temas e reflexões, e a construção das personagens.
Leia Dom Casmurro. Leia Helen Caldwell. Depois, tire suas próprias conclusões ou não!
braz.chediak 27/05/2017minha estante
Ler Dom Casmurro é fundamental para quem estuda literatura brasileira.
O livro de Helen Caldwell traz muitas luzes para compreender o livro.
Bom o registro de Laura Cris.
Parabéns.

walterceleste 27/08/2020minha estante