O Caso dos Exploradores de Cavernas

O Caso dos Exploradores de Cavernas Lon L. Fuller

Resenhas - O Caso dos Explorades de Cavernas

1 | 2 | 3 | 4

Letticia.Goncalves 22/03/2021

Livro essencial para todo aquele interessado em saber mais sobre filosofias do direito e governo.

Eu amei! A cada refutação eu prendia a respiração, sensacional!

A apresentação do livro me lembrou muito a de fahrenheit 451, porque já nos entrega o livro, o caso e a decisão final. Mas, particularmente, isso não me afeta, porém caso não curta, esteja avisado(a) e pule o epilogo.

O foco do livro é a divergência de opiniões dos juízes, no caso dos exploradores de cavernas - cinco homens ficam presos em uma caverna, e após dias presos resolvem matar um deles, e assim se alimentarem, mas ao saírem, os quatro sobreviventes são acusados de praticarem assassinato.

Lemos os argumentos de quatro juízes, o primeiro é Foster - naturalista, o segundo é o juiz Tatting que se abstém do voto, mas refuta todos os argumentos de Foster, logo, lemos a decisão de Keen este que é positivista, e argumenta que a lei é sobre tudo e todos, e deve ser seguida ? apresenta argumentos cirúrgicos. E por fim, o juiz Handy (pqp), esse argumenta que a opinião pública deve ser levada totalmente em consideração para a decisão do caso, e ainda, o juiz tem a capacidade de utilizar fofocas como instrumento de convencimento.

Um debate caloroso, e interessante. Te faz refletir sobre seus princípios, e sobre o que acredita sobre a lei em contraste com a sua aplicação. Qual seria sua decisão como juiz, qual seria seu posicionamento como família da vítima, e qual seria seu posicionamento como amigo do réu? É possível haver consenso?

nicpizzo 22/08/2022

Estudando
Li pra faculdade então li grifando e anotando coisa, achei bem interessante e útil não só pro curso, mas pra vida mesmo. Eu sempre me interessei por temas assim (justo eu ter escolhido direito nékkkk) e acho que quem ler, mesmo que não esteja nesse curso, vai gostar também já que promove bastante reflexão. Faz muito tempo que não leio livros assim, já que leio bem mais romances e fantasias, então ainda preciso pegar o jeito de ler, mas gostei. 3,5 é uma nota boa.

Henrique 18/09/2020

Uma aula de graduação em Direito
Ao discutir sobre qual veredito deve ser tomado no que diz respeito ao cenário ao qual foram submetidos os réus, este curto livro expõe os comportamentos e olhares dos atores jurídicos enquanto no exercício de seus respectivos papéis. Expõe toda uma verborragia como ferramenta de defesa de interesses individuais e coletivos afim de omitir toda uma (falta de) competência e imparcialidade imprescindíveis ao exercício pragmático do Direito.

Douglas.Amaro 27/04/2020

Que livro incrível, a leitura é um pouco difícil e tem alguns termos que só dá para entender pesquisando, uma vez que é um livro de direito, mas a história que ele traz e correlação que faz com a atualidade é incrível!

Joao 12/05/2021

Um convite ao debate
Faz-nos pensar a respeito de diversos temas, passando a analisar não somente o direito, mas também muitas outras matérias, como filosofia, por exemplo. É um livro que além de ser teu amigo nas horas de leitura, convida-o para querer escrever, dissertar e formular uma melhor defesa ou acusação em relação aos exploradores, te faz ir além.

Sabe-se que o direito é baseado na linguagem, na escrita e no debate, providenciando aos que assistem, inúmeras interpretações. Temos a noção, é claro, de que alguma interpretação será a certa e terá a errada, contudo, qual é certa nessa ficção? Para qual lado devemos correr, jusnaturalismo ou positivismo jurídico? A discussão é ampla.

Quem lê, além de aprofundar ainda mais teus conhecimentos, sempre está à procura de um interlocutor para conversar sobre - um clube do livro como exemplo - e este livro nos causa exatamente isso, querer achar alguém para poder debater e mostrar a tua ideia.

DoriaBoy 29/06/2021

Brilhante.
Quem faz o direito é o ser humano. Isto é, quem constrói a civilização são os valores e proposições de determinados indivíduos. Resta debater e provavelmente não haverá conclusão unânime nem verdadeira. Neste sentido, as decisões dos tribunais podem acabar sendo extremamente cruéis.

Vanescia 06/05/2021

Instigante
Apesar de ser um livro extremamente utilizado em faculdades de Direito, sua escrita é muito fácil de se compreender e o tema te prende até o fim.

Lukas 15/04/2022

Um grande dilema
Um livro muito abordado no universo do direito. Um amigo meu que está cursando direito me indicou está leitura. Esse livro é capaz de gerar amplos debates em rodas de conversa.
O debate a respeito sobre o destino dos acusados é feito pelas teses dos juízes que apresentam suas visões sobre qual deveria ser a pena aplicada. Gerando questões filosóficas e constitucionais.

Omar.Junior 25/01/2022

5/5 ??
Segunda vez que leio esse livro e a cada leitura é uma nova experiência adquirida.

- Um livro que aborda correntes filosóficas, princípios jurídicos e nos questiona sobre: qual é o julgamento ?correto? a ser tomando?

? Ótimo para quem quer melhorar silogismos e argumentação!

Dominique 13/04/2021

Entendo o motivo desse livro ser lido em cursos de direito e imagino como devem ser as discussões em sala de aula...
Os dilemas que envolvem o julgamento difícil do caso de um grupo se exploradores que acabam presos em uma caverna e tiveram que escolher um dos colegas para morrer para que os outros pudessem comer e sobreviver (isso não é spoiler). O desenrolar da leitura está no próprio julgamento e sentença para os exploradores após serem resgatados da caverna. Cada argumento de cada juiz me fez realmente pensar em nossos próprios julgamentos no cotidiano. Leitura necessária!

EduardoCDias 11/08/2020

Culpados e/ou inocentes?
Livro muito utilizado em cursos de direito por todo o mundo, conta uma história fictícia, num futuro muito distante, sobre um grupo de espeleólogos que fica preso numa caverna ficando sem mantimentos. Resolvem então sacrificar um deles, para que sirva de alimento aos demais, enquanto não são resgatados. Vemos então as avaliações de vários juízes sobre o caso. Apesar de ser uma história interessante e de muito valor jurídico, torna-se extremamente entediante pelo linguajar para quem não não é do meio.

Ize 17/10/2020

Um livro com uma discussão ética muito interessante
Não cometa o mesmo erro que eu pule a parte da Apresentação e leia apenas depois de terminar a história para não pegar nenhum spoiler.

Emyllaynny.Freitas 31/03/2021

A proposta e o desenvolvimento da história são muito bons, mas eu não consegui me encontrar por vários momentos. É um livro bacana para TENTAR compreender a capacidade do ser humano ao que tange o direito.

Vittória Brasil 08/05/2020

Interessante
Como estudante de direito eu achei interessante encarar essa experiência jurídica tão atípica e instigante. Realmente é muito interessante ver quantas perspectivas um caso pode ter e como é incerta a luta do moral com o ético às vezes.
Particularmente eu me identifico mais com as teorias de Foster e a ideia da absolvição, mas a questão aqui é: ninguém está completamente correto, todos possuem embasamentos racionais para um caso muito complicado.

Inspirações Literárias 24/05/2020

Compreensão do Saber Jurídico
É uma introdução à argumentação jurídica que traz o debate sobre a preservação da vida e da forma como podemos criar "normas" sociais e, também, apresenta contornos para a análise do debate jurídico, do papel dos juízes e das leis na sociedade.

A obra tem como ponto central a execução do justo e da equidade, que é a aplicação do direito no caso concreto. E nesse diapasão que caminham todos os julgamentos e expressões dos juízes envolvidos no caso.

Um livro indispensável, não somente, aos estudantes de Direito, mas a todos que buscam compreender a fundamentação das normais legais na sociedade.

1 | 2 | 3 | 4