O Guerreiro

O Guerreiro C.S. Pacat

Resenhas - O Guerreiro

Cleiton123 10/04/2024

AAAAA
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

highgarden 08/04/2024

Renly e Loras sonham !
Eu não tenho grandes problemas com livros introdutórios se eles conseguirem me prender na história e, principalmente, se ele faz jus, em sua sequência, a todas as tensões que cria, e acho que a autora faz isso com maestria nesse segundo livro, faz todas as expectativas que criamos no primeiro valerem a pena, serem justificadas. Enquanto Príncipe Cativo cumpre a missão de introduzir seus personagens e estabelecer suas relações e conflitos, A Jogada do Príncipe pega todo os ingredientes apresentados no primeiro livro e faz um grande mousse.

Quando Laurent e Damen saem de Arles em direção à fronteira de Vere e Akielios, os dois tem objetivos diferentes, bem definidos, e jamais esperavam conseguirem cooperar tão bem um com o outro para alcançá-lo. A autora já surpreende deixando claro que não é apenas um livro de romance ou coisa assim, desenvolvendo a briga política entre Laurent e seu tio, usando e abusando de twists o tempo inteiro e me deixando cada vez mais surpreso com as jogadas do Laurent, que pode não ser um ace da política, mas é muito mais inteligente do que as pessoas costumam pensar. Laurent tem fraquezas, não diria que várias, mas seriam suficientes para que ele fosse derrotado, muito provavelmente sabotando a si mesmo, não fosse o fato de que o Damen está ali para suprir todos os pontos fracos dele.

Se Laurent ainda é cru no que diz respeito a estratégias militares, o Damen está ali para ser o principal conselheiro e estrategista dele. Se Laurent se deixa levar por sua animosidade, o Damen se torna a única pessoa capaz de acalmá-lo e colocar sua cabeça no lugar. Mais do que isso, o Damen se esforça para compreender Laurent, suas qualidades e seus defeitos, seu potencial e seus limites, e ajuda Laurent a alcançar seu objetivo, que também irá beneficiá-lo, claro, fazendo o mais importante para que essa aliança dê certo: respeitando seus limites e tendo paciência com ele, ao mesmo tempo em que o próprio Damen vai mudando a percepção que tinha sobre o conflito entre os dois reinos e a forma que ele havia aprendido a lidar com aquilo.

É no meio desse cenário, em que a aliança deles se torna necessária, que os dois começam a se envolver intimamente, muito antes de qualquer um deles sequer perceber isso. A autora não tem pressa, trabalha a relação e a construção da intimidade de Damen e Laurent de maneira perfeita, respeitando os limites e a personalidade de seus próprios personagens, nos deixando ansiosos e cheios de expectativa pelo momento em que finalmente vai acontecer, e quando acontece, é lindo, é pura arte, é impossível não ficar completamente surtado. Ainda sinto falta de ver algumas coisas mais da perspectiva do Laurent, mas entendo que ele é alguém que se vai entendendo nas minúcias. De qualquer forma, é delicioso acompanhar o Damen se tornar o maior gado que Vere e Akielos já viu e ainda mais delicioso quando vamos percebendo que o Laurent também está percebendo isso, quando os dois começam a se tornar muito conscientes do que sentem, mesmo que ainda não façam nada sobre isso.

Poderia escrever muito mais sobre esses dois e sobre esse livro. A Jogada do Príncipe me pegou muito de surpresa com um enredo muito bem escrito, cheio de tensão, reviravoltas bem feitas, um lindo desenvolvimento de personagens e mistérios que vão sendo revelados pouco a pouco e nos levando a diversos momentos de euforia e frenesi, e sinto que vem mais surpresinhas no próximo. Muito ansioso pra ler o final da história do ativo mais gostoso de Akielos e da passiva mais tóxica de Vere.
maria 08/04/2024minha estante
FALOU E DISSE ????????

Luisa.Alois 08/04/2024minha estante
Nossa podia ler por horas você escrevendo sobre o livro hahahahah muito bom

Rkvnin 01/04/2024

"O Guerreiro" é uma continuação sólida que oferece desenvolvimento aos personagens e avança na trama geral da série, mas que também apresenta alguns momentos menos empolgantes e previsíveis
Algumas questões podem ser apontadas como pontos que diminuem a experiência de leitura. Por exemplo, em certos momentos, a trama parece se arrastar um pouco, tornando-se lenta. Mas mudou um pouco do primeiro devo admitir, mas espero que o terceiro seja melhor.

giu :) 31/03/2024

Infinitamente melhor que o primeiro livro!
Impressionante a mudança de atmosfera que esse segundo livro trouxe. Não só mudança como também a melhora na escrita da autora. Senti que por muitas vezes no primeiro livro o ritmo mudava, a leitura fluía menos, mas nesse acredito que a linearidade da história fez com que fosse rápido de devorar. Também achei bem mais interessante essa parte de ação da história, saindo um pouco das conspirações e do castelo de Vere. Uma ótima sequência, pena que muitas pessoas não chegam até aqui pelo primeiro livro! Mas digo com toda convicção que vale muito a pena.

P.S: O desenvolvimento da relação do Damen e Laurent é surreal! Espero que eles dois tenham um final feliz juntos ??

Army.leitora 30/03/2024

A jogada do príncipe
Finalmente aconteceu,afinal do segundo livre mais meu casal se deu uma chance, amo o desenvolvimento estrutural do relacionamento deles não entregaram tudo de bandeja desde o começo, contidos meus bebês ?

thalita batista 29/03/2024

"Ele está vivo. O filho do rei está vivo. Damianos."
Esse segundo livro foi infinitamente melhor do que o primeiro.
Vou dizer que "O escravo" é um teste de coragem que se você passar você vai encontrar o ouro que é "O guerreiro".

A história continua do ponto que encerrou o primeiro livro. Laurent e Damen partem junto com uma companhia - nada funcional - para as fronteiras de Vere. A trama política ganha um foco bem maior agora e o clima de guerra e traições estão em todos os momentos.

Desde o começo percebi como o Laurent era alguém inteligente e estrategista, mas depois desse livro isso ressaltou ainda mais. O cérebro dele é surreal, alguém que está sempre um passo a frente e você nunca consegue prever totalmente suas ações. Além de inteligente, ele mostrou ser um grande guerreiro.

Damen teve um desenvolvimento de personagem maravilhoso. De alguém que só queria fugir de seu cativeiro e das garras de Vere para peça chave em um esquema político a favor do príncipe herdeiro e contra o regente. Os dois juntos se tornam imbatíveis. Uma junção de inteligente, estratégia, habilidade e força de dois herdeiros.

A relação de Laurent e Damen teve um desenvolvimento incrível. Eles se aproximaram cada vez mais até o momento onde a confiança já estava presente entre ambos. Eles são o verdadeiro enimies to lovers literário.

No decorrer do livro tivemos muita reviravoltas e situações que me deixaram sem reação. E o livro termina exatamente assim. Enquanto Laurent trabalha em mais um passo em seus planos, Damen tem seu passado jogado diante de si.

Estou animada para ler o último e ver como as coisas vão se desenrolar daqui em diante.

Presgrave00 25/03/2024

Estou de coração partido q a minha resenha original desse livro n foi postada e eu só percebi dois meses depois, mas esse livro foi encantador e teve um contraste enorme do primeiro. Simplesmente uma leitura incrível q assim q vc acaba o livro vc quer ir correndo pro próximo

Lilies_. 19/03/2024

Um turbilhão de emoções!!
Esse livro foi uma montanha russa de emoções surpreendentemente boas, tive que deixar meus próprios sentimentos de lado para fazer uma resenha crítica em relação à obra, acho importante ter algumas ressalvas para determinados pontos que influenciam a história, e para: isso vamos começar pelo desenvolvimento do Damen e como Pacat retorna novamente a falar sobre a escravidão, nos mostrando que esse tema não é apenas um acessório que ela colocou no primeiro livro.

Antes de seu próprio período de cativeiro, Damen possuía escravos e ele não se sentia nenhum pouco mal com isso, porque para ele, é assim que as coisas são e sempre foram, eram assim que seu pai fazia as coisas e o pai de seu pai também. É algo natural para o meio dele. Aqui vamos ter o arco de evolução do Damen que se dá por uma forma bem interessante de escrita.

O fato do Damen ser tão privilegiado e ter se beneficiado impensadamente da escravidão durante toda a sua vida que logo após ele descobri que seus companheiros Akielos estão sendo torturados e abusados por Vere, a prioridade do Damen no primeiro livro é tirá-los de lá, porque para Damen apesar de está preso e vivendo como um escravo, ele não acredita realmente que os escravos deveriam ser livres. O problema não é que seus companheiros Akielos sejam escravizados e sim que os guardas Veretianos os tratam mal. É um pensamento repugnante, mas uma escolha totalmente intencional por parte da C. S. Pacat. E quem ela escolhe para lhe questionar sobre isso é ninguém menos que o Laurent, essa é a evolução do Damen, ele precisa entender que seus conceitos estão tão errados quanto ele acha que os conceitos de Vere são repugnantes.

Em boa parte desse livro, ele começará a se sentir enojado com a escravidão que havia aceitado tão impensadamente antes. Ele se sente enojado com ele mesmo, com seus antigos valores e o quão preto no branco era sua visão de mundo. Ao longo de sua jornada é óbvio que ele precisa entender um conceito que ele mesmo repete inconscientemente todas as vezes: liberdade. E a liberdade da qual ele conhece, não é a liberdade da qual ele acredita atualmente, digo, depois de tudo que ele passou. Traições que ele sofreu. Ele já não quer seguir os mesmos pretextos que seu pai, porque talvez essa não seja a coisa certa. Talvez ele nunca quisesse seguir, mas como o "natural" para todos em sua família era aquilo, então ele sente que também precisa fazer e dar orgulho ao pai. E quando ele assume essa consciência das coisas, ele entende que tudo que sua família fez, a qual ele também faz parte, isso não vai mudar as inúmeras vidas, vidas que foram moldadas por anos para se submeter aquele tipo de situação. Devo ressaltar que estão é uma explicação, não uma desculpa.

Então, desde o primeiro livro começamos a entender a extensão dos preconceitos de Damen e quando esses preconceitos são desafiados por sua experiência vivida ou pelos questionamentos do Laurent, vemos o Damen começar a mudar e vemos essa mudança por meio de suas ações, não de seu monólogo interno(sua cabeça/seus pensamentos do qual lemos), o que pode ser um pouco difícil de se perceber devido ao estilo da escrita da Pacat, pois é muito fácil para o leitor esquecer que estamos de fato lendo a perspectiva limitada de um único personagem que é influenciada por seus próprios preconceitos e falhas. O mundo que o Damen enxerga, não é o mundo que o Laurent enxerga. Não sabemos a complexidade do mundo sem essa limitação. O que pode parecer preguiçoso por parte da Pacat, mas não é. Da mesma forma que ela fez a primeira versão do Laurent para ser odiado, ela fez relações de ambiente e personagens para mostrar essa mudança, pode ser muito chato já que você terá que ter que desacreditar daquilo que está lendo para acreditar naquilo que os personagens fazem, mas não é sempre assim. Apenas não esperem ler algo do tipo:

?Só porque suas perspectivas são diferentes das minhas não significa que sejam piores. Me desculpe por não ter notado isso antes.? para justificar a complexidade dos personagens em relação à política do meio que foram inseridos.

Em relação ao Laurent, acredito que estamos entrando na camada mais profunda dele, talvez este seja o momento no qual ele se permitirá ficar vulnerável sem sentir que precisa controlar como os outros vão reagir. Tudo sobre Laurent é um pouco ambíguo, não me sinto confiante em falar sobre ele sem ler o último livro da série. Mas não há dúvida de que ele age muito diferente quando está longe do Regente. Percebo a existência de alguns paralelos, mas não é algo que eu possa dizer com clareza ainda. Estou começando a entender essa popularidade que as pessoas dão a ele, até agora, ele é um personagem clichê para mim, um clichê dos mais insuportáveis possíveis, mas com algumas subcamadas muito interessantes de se ver em um personagem odiado por todos que leram o primeiro livro e deixaram por isso mesmo.

A relação entre Damen e Laurent: eles estão próximos, mas ainda há uma tensão que ainda não foi revelada por ambos os lados. Acredito que esse será o ponto crucial desse relacionamento no próximo livro. Gostei da maneira sincera como eles começaram a se tratar porque passaram de: ?você é meu inimigo e pode me matar.? Para: ?Eu sei que te machuquei, não espero que você me perdoe por isso, mas não farei isso de novo.? Ambos se machucaram, mesmo que de forma diferentes, mas em nenhum dos casos isso deixa de ser violência. Digamos que as ações falam mais alto que palavras para muitos personagens deste livro em momentos diferentes.

Uma das críticas que vi em relação ao Príncipe Cativo, especialmente esse segundo livro, é o plot twist que está ligado com o livro seguinte. Caso não saibam o significado de plot twist, são situações previstas de antemão e resolvidas depois, ele não existe necessariamente para impressionar você, leitor. Ele existe para fazer sentido a história, se você leu esse livro e achou que as coisas estavam muito óbvias? bem, é, parabéns, isso só significa que você entendeu todo o ponto narrativo. Parece bem idiota, mas acontece que quando você está lá lendo uma história, você tem a percepção de todo o universo apresentado, você sabe de coisas que os personagens não sabem. Então, sim, o plot twist está ligado aos personagens e sua intenção na história, e isso é muito importante para esse livro.

Dependendo do tipo de livro que você está lendo, o plot twist pode ser apenas um detalhe na história, um livro vai muito além disso. Isso não significa que ele não seja importante. Isso também não significa que você não possa avaliar um livro como ruim por ter um plot twist que não te agradou. Leitura é uma experiência individual, sempre bom ter isso em mente. Ninguém precisa ser um crítico sempre.

Enfim, estou animada e triste para o terceiro livro, não queria acabar mas preciso entender o momento final. Esse foi o livro que mais tive dificuldade de extrair as coisas em uma primeira leitura, estava envolvida demais na proximidade dos protagonistas, a delicadeza das situações que eles interagiam, cada mudança de comportamento deles e entre diversas situações que me deixaram feliz. A Pacat está arrancando da escuridão sombria que essa trilogia iniciou e transformando em algo natural, belo, genuíno e lindo. Parece coisa de maluco, mas é o que aconteceu.
Iluvitoria 19/03/2024minha estante
Quero mt ver sua reação sobre uma cena do terceiro livro

Iluvitoria 19/03/2024minha estante
Só pra lembrar q têm um conto Summer Palace dps do terceiro livro

Vc nunca decepciona né?

Lilies_. 19/03/2024minha estante
Você sempre por aqui, obrigada!!! Vou começar a ler nessa madrugada, estou curiosa sobre essa tal cena e ao mesmo tempo com medo. Sobre o conto, EU NÃO SABIA, obrigada por me avisar.

Iluvitoria 19/03/2024minha estante
Adoro ver a reação de pessoas lendo capri mana, o conto conta umas histórias após o fim do terceiro e algumas durante os livros, quero ver vc reagir ao "amigos?" (Grita, esperneia, chora)

Lilies_. 20/03/2024minha estante
AÍ MEU DEUS. Indo procurar imediatamente

jaehycat 17/03/2024

Damen & Laurent? amigos?
Apos a autora implorar pros leitores desistirem dessa história no primeiro livro, apresentando uma trama rasa, sem verossimilhança e apenas com o intuito de chocar o leitor e instigar o ódio a tudo e todos, nesse segundo ela implora pra você voltar!

Em suma, apesar das minhas ressalvas quanto a escrita, onde a narração muitas vezes fica confusa, mal escrita e mal desenvolvida, o segundo livro da trilogia nos trás um aprofundamento da relação do Damen e Laurent com tramas interessantes, muita guerra e muita tensão política (e sexual diga-se de passagem) onde autora consegue nos instigar a não tirar as mãos do livro até o final.

Bem como diferente do primeiro livro, aqui podemos perceber a presença da vontade e preocupação da autora no que tange ao desenvolvimento profundo dos personagens. Como por exemplo, o desenvolvimento do Laurent, onde você se torna capaz de entender suas motivações, ambições e compreender quem ele de fato é.

Assim como, somos levados a acompanhar as nuances da evolução da dinâmica da relação dos protagonistas que é gigante, palpável e calorosa.
Em suma, recomendo a leitura desse aqui após uma leitura de um resumo na internet do primeiro livro.

Clara3211 14/03/2024

Superou minhas expectativas?
O primeiro é uma leitura um pouco mais complicada, mas o segundo é simplesmente maravilhoso.
Espero n sofrer muito no terceiro

Agatha427 13/03/2024

A jogada do principe
O segundo livre me supriendeu muito. Mostra como os dois juntos em uma partida para a guerra acabaram se conhecendo mais ainda, e de como laurent ja tinha uma vida bem precionada pelo tio.
Como laurent confiava em damen mostrou outro lado que me supriendeu e damen claro Acabou se apaixonando ainda pelo principe.
Se o primeiro livre te me agarrou essa continuação me viciou na leitura de forma que não queria que acabasse.

bruno 10/03/2024

GOT GLS
Ta incrível essa história, esse segundo livro foi lindamente superior ao primeiro, amo um slowburn de enemies to lovers e principalmente o quanto é secundário a história em si! Muitos plot twists, uma narrativa de fuder ainda e personagens deliciosos. E é isso, preciso do próximo pra ontem ?