Pantanal: cores e sentimentos

Pantanal: cores e sentimentos Fabio Colombini

Resenhas - Pantanal: cores e sentimentos

><'',º> 27/05/2019

O Pantanal é a maior planície alagada do continente sul-americano, com 138.183 km2. Está localizado na região centro-oeste brasileira, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e engloba ainda a Bolívia e o Paraguai. Tem a maior concentração de fauna das Américas. Sua biodiversidade inclui mais de 650 espécies de aves, 260 de peixes, 6.000 de insetos, 80 de mamíferos e 160 de répteis. Sem falar das mais de 1.800 espécies de plantas.
Verdes tapetes de aguapés, vitórias-régias, buquês roxos de camalotes, jacarés-de-papo-amarelo, imensos lagartos com o corpo coberto de escudos e focinhos tão largos quanto compridos, como esculturas imóveis sob o sol. Bem-te-vis, canários, inhumas, andorinhas despregam-se dos galhos de peúvas, das aroeiras, dos pés de cedro, dos copados guavirais. Por toda parte saltam capivaras, pacas, caititus, antas, lontras, lobos de cauda vermelha. Macacos sobem à procura das vagens do ingazeiro, no leque de buriti pousa um casal de araras azuis e a onça parda acompanha o percurso do trem. O tuiuiú, grande e desengonçado, com seu longo pescoço negro, a coleira de carne vermelha e esponjosa na garganta, abre as imensas asas brancas. Pelas lentes do fotógrafo, imagens captadas e instantâneos poéticos do Pantanal.

Texto extraído do livro