A Arte de Viver

A Arte de Viver Thich Nhat Hanh

Resenhas -

Sandrow 16/03/2024

Mais do mesmo
Bom livro! Mas, esperava mais. Talvez por já ter lido outros livros do autor, já esteja acostumado com o seu conteúdo. Vale a leitura, de fácil entendimento e com vários exercícios práticos.

Carlota 07/01/2024

Um manisfesto
Confesso que esperava muito mais do livro. Na verdade, não me pareceu um livro. Tem muito mais em comum com um manifesto.

Em muitos momentos tive a impressão de que o autor teve muitos devaneios na hora de escrever. Já li outros livros de autores monges, mas nenhum com ideias tão complicadas para aterrissar no nosso dia a dia.

Também fala durante o livro todo sobre mindfullness, mas não orienta o leitor sobre o que é e não mostra técnicas objetivas para a prática.

Para essa prática você precisará de um livro sobre o assunto.

Jandielson Neves 31/12/2023

Viver no Aqui e Agora
Esse é o primeiro livro que leio do monge Thich Nhat Hanh, já conheci alguns de seus textos.

Um livro pequeno que parece que vai ser lido rápido, mas no decorrer da leitura vamos desacelerando e procurando refletir sobre vários pontos da vida e nosso modo de viver.

Não é fácil aprender e colocar em prática a Arte de Viver. O primeiro passo é manter a atenção plena no presente.

Lucas.Batista 20/10/2023

Outra grande obra de Tich Nhat Han!
Livro fantástico! É até difícil resumir em poucas palavras o quão impactante essa obra é. O mestre Tich Nhat Han consegue explicar os ensinamentos de Buda de uma forma simples e prática, onde todos conseguem aplicar em suas vidas. Destaco principalmente a metade final do livro, que fala sobre o quanto já somos suficientes para ter uma vida serena e que devemos parar de buscar o divino como algo apartado de nós, quando o divino já está dentro de nós. Indico este livro principalmente para quem está conhecendo o autor agora.

Andre 22/05/2023

Viver é melhor que sonhar
Passamos a vida correndo: atrás do objetivo, de sermos os melhores, o número um, de termos importância, de sermos alguém. No entanto, nesta correria desenfreada, esquecemos de viver o momento, de estarmos realmente presentes, de estarmos vivendo conscientemente. E, com isso, deixamos de viver.

Thich Nhat Hahn, o monge humilde e gentil, nos mostra com suas sábias palavras, que viver é estar consciente do momento presente, e nos ensina a como fazer para alcançar esta consciência.

Você quer saber como? Então leia A Arte de Viver!

Sue.Domingues 23/03/2023

Pra ler com calma!
?Devemos apenas nos sentar e olhar profundamente a fim de descobrir que o cosmo inteiro está aqui. Dentro de nós.? Colocações para absorver, sentir e integrar!

Mateus 12/03/2023

Lindo, simplesmente lindo
Iniciei a leitura desse livro esperando algumas frases soltas e talvez aprender coisas legais, mas foi como uma transformação, talvez por alguma peripécia do destino encontrei esse livro falando sobre calma logo agora que tenho uma rotina frenética, sinceramente amei o livro e as palavras quero guardá-las em mim? em meu coração.

Diogo.Cimini 29/01/2023

Viver a vida é viver o presente
A arte de viver é estar presente, vivendo intensamente cada instante de nossas vidas.

Para isso, é necessário praticar o mindfulness, a atenção plena, e nos concentramos em 7 portas de libertação: A vacuidade, a ausência de imagem, ausência de objetivo, a impermanência, a ausência de desejo, o desapego e o nirvana.

O livro aborta temas rotineiros como a vida e a morte e o sofrimento e a felicidade de uma forma muito inusitada para o pensamento ocidental atual, dizendo por exemplo que não nascemos ou morremos, e que devemos aprender aceitar e abraçar nosso sofrimento para sermos felizes.

Em suma, é um livro que te mostra uma nova forma de aproveitar a vida, que independe de fatores externos. É um livro muito bonito, reflexivo e ainda mais importante, pratico!

Lud 19/12/2022

Leitura muito importante nos tempos em que vivemos. É um livro pra ler aos poucos e reler depois, de maneira a ir absorvendo as ideias do autor. Na sociedade em que vivemos, esquecemos das coisas simples, como por exemplo viver o presente com atenção. Então sempre que possível, é bom ler ou ouvir alguém nos lembrando a viver plenamente.

Aline Mabele 21/09/2022

Em 2019 sem muito conhecimento comecei a práticar a meditação, obtive efeitos positivos maravilhosos, hoje mergulho de forma forte nos estudos e tudo que aprendo só me faz evoluir como pessoa.

Bea 14/01/2022

Humata, Hukhta, Hvarshta
Eu encontrei Deus no budismo. Encontrei ele em cada gesto, pessoa e palavra. Em casa paisagem, lugar e experiência. Praticar a mente alerta me mudou, e eu vejo as mudanças a cada dia.

?A arte de viver? me lembrou porque eu me conectei tanto com o zen budismo, porque eu admiro tanto Jesus e Buda, porque eu quero ter isso na minha vida pra sempre e passar cada vez mais pra mais pessoas. Em meio de tanto caos, incertezas e maldade, me sinto acolhida e amada no corpo de Buda e espiritual.

?Sou a vida se manifestando de incontáveis formas [?] Minha esperança de vida não é de oitenta ou noventa anos. Minha esperança de vida, assim como a de uma folha e a de Buda, é imensurável. Sou capaz de ir além da ideia de que sou um corpo separado de todas as manifestações da vida, seja no tempo ou no espaço?

- Humata, Hukhta, Hvarshta: bons pensamentos, boas palavras, boas ações diretamente do avéstico.

Saroca 21/04/2021minha estante
Muito legal

Marina 02/03/2021

A arte de viver
Essa leitura foi uma revolução na minha vida, recomendo . Para quem quiser mudar seu estilo de vida é uma excelente escolha de caminho. Os conceitos não são fáceis, mas com alguma prática é perseverança pode-se conseguir um outro padrão de qualidade de vida.

Adriana 31/01/2021

Simples e necessário.
Primeiro livro que leio deste grande mestre. Não há muito o que ser dito, pois basta saber que é originado na mente poderosa de um ser humano humilde e generoso. Ele compartilha de forma simples e direta sua sabedoria e espiritualidade. Quem não está familiarizado com o budismo zen, pode achar o livro banal e até um pouco clichê. Mas acredito que todos aqueles que estiverem abertos ou pelo menos curiosos, independente de sua religião, vão encontrar pensamentos e lições muito valiosas para lidar com sua própria mente, sua vida e seu mundo. É um livro muito valioso.

Obs: há vários erros de português, mas eles não atrapalham a leitura.
Bonifacio 04/02/2021minha estante
eu concordo muito com você. Eu já li o livro em inglês, mas eu quero lê-lo em português agora. Eu acho que um livro muito valioso é merece ser lido duas vezes. Haha.