O Mau Exemplo de Cameron Post

O Mau Exemplo de Cameron Post Emily M. Danforth

Resenhas -

Annie Braz 20/04/2024

É um bom livro, gostei como por ser mais um livro de como foi se descobrir ao invés de ser um romance ( nada contra ). Em alguns momentos eu dei uma leve desanimada mas do meio para o final o pique voltou.

marrriane 16/04/2024

Um Ótimo Exemplo Pra Mim
Sinceramente um dos meus livros preferidos da minha vida.

Me reconheço nesse livro, cresci com ele, me sinto como se ele fosse um amigo meu.

Cameron traz para mim uma força para entender sobre minhas diferenças, eu sou a estranha da minha família, eu sou a errada e a ovelha negra. Se eu não me esforçasse pra querer me conhecer, talvez ninguém fizesse isso por mim na adolescência. Sinto que esse livro fez isso pra mim, foi meu amigo, foi o que eu precisava. Eu aprendi a me entender, eu fiz meu próprio icebergue e escrevo nele até hoje, às vezes, para saber o que estou perdendo sobre mim e, às vezes, para a pagar o que eu não sou mais. Nada do que está em cima é ruim, nada o que está por baixo é ruim. Só quero ter certeza o que estou escondendo até de mim.

Mika 03/04/2024

É um livro muito interessante e gostei bastante quando li. Faz tempo mas lembro de ter visto muitos pontos bem escritos

Segue a resenha do livro versus o filme

Renata 14/03/2024

"O Mau Exemplo de Cameron Post" é um retrato sensível da jornada de autoaceitação de uma adolescente lésbica em meio a uma comunidade conservadora. A narrativa envolvente e os personagens bem desenvolvidos cativam o leitor desde o início. No entanto, o final parece um pouco apressado e deixando algumas pontas soltas, deixando o leitor com a sensação de que a história poderia ter sido mais explorada.

nomundodesalem 13/02/2024

O Mau Exemplo de Cameron Post // Emily M. Danforth // 448 Páginas / 3,0⭐️

🌈

"O Mau Exemplo de Cameron Post" é uma narrativa que explora os desafios enfrentados por uma jovem ao confrontar sua própria identidade em meio a uma comunidade conservadora.

A trama desenrola-se a partir do momento em que Cameron Post, após a tragédia da morte de seus pais, se vê aliviada por não ter que revelar a verdade sobre sua orientação sexual. No entanto, esse sentimento é efêmero, pois ela é obrigada a se mudar para a casa de sua tia ultraconservadora e avó antiquada, onde a pressão social exige que ela esconda quem realmente é.

A ambientação na pequena cidade rural de Montana contribui para a intensidade do conflito interno de Cameron, que precisa se ajustar a uma vida de aparências para evitar julgamentos e preconceitos.

A trama ganha complexidade com a entrada de Coley Taylor, uma amiga que parece oferecer a promessa de aceitação e compreensão. No entanto, a imposição da tia Ruth em "consertar" sua sobrinha desencadeia uma reviravolta na história, enviando Cameron para God’s Promise, um acampamento de conversão.

A narrativa destaca a luta de Cameron para manter sua autenticidade em um ambiente que insiste em negar sua verdadeira identidade. O livro aborda temas profundos, como a pressão social, a aceitação de si mesmo e a coragem necessária para viver de acordo com os próprios valores. A jornada de Cameron em God’s Promise oferece uma perspectiva poderosa sobre os custos emocionais e psicológicos de negar quem você é, mesmo quando confrontada com forças externas que buscam moldar sua identidade.

🌈

Admito que a leitura inicial me envolveu, despertando minha curiosidade. No entanto, em alguns trechos, perdi um pouco o fio da narrativa, o que acabou tornando a experiência um tanto arrastada.

Apesar disso, a obra proporcionou uma profunda reflexão sobre a descoberta da identidade e a importância de viver de acordo com nossas próprias regras. Apesar de minha decepção com o desfecho, que achei um tanto rápido, o livro não se revelou uma má escolha.

Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️🔮

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

Paulinha 05/02/2024

Triste
Um livro bom, que prende muito a gente, porém extremamente triste, conta a história da Cameron perdendo os pais e ao mesmo tempo descobrindo sua sexualidade, numa época em que homossexualidade era visto como algo muito muito ruim.
A gente vai acompanhando o crescimento dela, as descobertas e principalmente os julgamentos.
Basicamente o livro todo é triste, mas é muito bom, eu não gostei do final, por deixar em aberto mas principalmente por não ter um epílogo feliz ou um posfácio com um resumo da vida dela.
Mas recomendo a leitura
Se virasse uma série de livros para acompanhar a vida dela eu leria haha

juju.accioly 21/01/2024

I know places - taylor swift
Se esconder, se culpar, desejar e ficar com um gosto na língua de quero mais. é assim que lidamos com o nosso tipo de amor. a cameron é tão bem desenvolvida, ela tem tantas camadas de personalidade que me deixou emocionada só de ler. não tenho muito o que dizer, mas você deveria ler esse livro.

giulia.0 19/01/2024

Eu comprei esse livro faz um bom tempo e enrolei até não poder mais para lê-lo, porque eu sabia que seria uma leitura extremamente difícil. E, de certo modo, foi mesmo.

O livro aborda várias fases da vida da Cameron. Antes do acidente dos pais dela, durante - que seria antes de ela descobrir o que aconteceu -, e depois, isso tudo até chegar o momento em que ela é levada para esse lugar que supostamente vai curá-la da sua homossexualidade, o que leva bastante tempo.

A leitura é densa, não é do tipo que você consegue ler em pouco tempo, e não é tão fluida assim, mas eu achei o livro muito bom. Aborda temas sensíveis e, para pessoas que são LGBT's, pode ser bastante difícil de digerir certas partes, como foi o meu caso, mas felizmente houve um final feliz. Pelo menos é assim que eu imagino.

Predo21 03/01/2024

O mau exemplo não foi dela
Um livro que mostra de forma crua os horrores das clínicas de conversão dos EUA nos anos 90 pelo ponto de vista da Cameron. Mesmo numa situação em que tudo estava contra ela, a garota não deixou de lutar para se descobrir e ajudar seus amigos a fugir de lá. Além disso, a parte que mostra a hipocrisia gigante dos donos da clínica foi de fato minha parte favorita do livro.

Amanda 29/12/2023

Esse livro dói!
O livro é bem escrito, apesar de ser arrastado em alguns momentos, e o enredo é interessante. Li após ver o filme, então parte do que iria acontecer eu já sabia, mas ainda assim torci para que não acontecesse. Quando você é LGBT, criado por uma família evangélica e lê um livro desses, onde a religião condena uma pessoa apenas por existir e ser ela mesma, dói. Dói pq você provavelmente vivenciou esse tipo de situação ainda que em menor grau e é difícil de esquecer. A chamada cura gay é tortura e torço pra que um dia ela seja vista e criminalizada como tal em td o mundo.
Também preciso comentar que senti falta de um capítulo para finalizar a história, eu realmente não gosto de finais em aberto e aqui não foi diferente.

skuser02844 28/12/2023

Queria saber mais sobre o final. Amei o livro e de como a sexualidade da cameron é desenvolvida e explorada, é incrível

bianca 26/12/2023

Não sei muito bem o que pensar desse livro. tudo que acontece nele é muito pesado, cru. apesar de gostar de como os assuntos foram retratados, foi meio difícil me conectar com a cameron porque os sentimentos dela não são abordados no livro. o luto pelos pais, a saudade da irene, o medo de preconceito, a raiva da tia e da avó, são meio que ?ignorados? por ela na narrativa. ela continua a vida normal. não é nem a questão de se defender ou algo assim, porque isso ela faz as vezes, mas sim de ela falar sobre o que está sentindo numa situação dessa. não sei se isso foi uma escolha da autora, porém não me agradou. ficou algo muito distante, como se ela fosse simplesmente uma narradora e não a pessoa sofrendo tudo aquilo.

Malu 16/12/2023

Cara é um livro intenso. Principalmente depois que ela vai pra o reformatório lá. Mas achei uma leitura muito interessante.

line.xavier 12/09/2023

Esse livro é muito bom e me trouxe um misto muito grande entre amor e ódio, principalmente com a parte toda que envolve a Promessa.

Cameron Post é excepcional e como todo ser humano possui vários defeitos e no começo se culpa pela morte dos pais. Eu tenho admiração por Cameron, mas também sinto muito pela vida ter sido dura com ela e por ela não ter tido apoio nenhum da família.

Ruth, eu tento entender o lado dela, em alguns momentos senti empatia, porém não é uma personagem que eu acho possível gostar. A avó de Cameron já consegue ter um pouco mais do meu coração, mesmo isso não apagando o fato de que ela consentiu com a decisão de Ruth em relação a Cameron.

Já Lydia, meu mais honesto vai pra p*** que pariu ?? Detesto muito, odeio, o que ela faz naquele lugar é perturbador, é triste, é angustiante. Ler sobre esse lugar, sobre o que fazem, sobre o que Mark tentou fazer enquanto estava lá, me deixou com um ódio do tamanho desse universo.

Não existe cura alguma quando não se está doente.

O que faziam ali era um jogo psicólogo f*dido que prejudica demais a mente das pessoas, ao invés de apoio e de entender a verdade sobre eles, o lugar está ali para reprimi-los e acabar de vez com a mentalidade dos adolescentes que estão na fase de tentar compreender quem são. E o mundo acaba sendo cruel com eles.

É uma dose dura de realidade, eu diria. Ainda mais quando você pensa sobre o passado e há pouco tempo pessoas LGBTQIAPN+ passavam por isso. Existiam manicômio, tratamento com cadeira elétrica, lobotomia, coisas absurdas, com a justificativa de tentar curá-los para o ?normal?.

Ser LGBTQIAPN+ é ser normal. Odeio essa palavra, apesar de saber que a sociedade exclui sim quem é diferente.

A realidade é que ser LGBT é uma luta. Era nos tempos antigos e é até hoje. Ainda há muito para ser conquistado, muitos direitos para conseguir e muita força para lutar com o preconceito.

Minha mensagem seria: leiam esse livro e conscientizem-se. Não é escolha, não é anormal, é apenas amor. E devemos poder expressá-lo sem medo.

E não comentei sobre a Coley, deixei por último para dizer que, mesmo tendo raiva da sua atitude, eu tenho mesmo é pena dela e a entendo. Porque sei que a família não é fácil de lidar e todo mundo passa por isso numa fase da vida, ela só teve a infelicidade de ter uma família retrograda que faria igual Ruth fez com Cameron ou talvez pior.