O Mau Exemplo De Cameron Post

O Mau Exemplo De Cameron Post Emily M. Danforth

Resenhas -

Blink.Indica 04/07/2023

O Mau Exemplo de Cameron Post não era o que eu estava esperando, o livro que é dividido em três partes, conta a história de Cameron e sua jornada de descobertas.

No início conhecemos a Cam de 12 anos, onde tudo não passa de desafios e brincadeiras bobas. Acho essa parte super importante para a construção da história, a autora deixa claro que há um desenvolvimento para o que Cameron virá a descobrir, não é algo forçado nem jogado na cara do leitor.

Resenha completa no link

site: https://www.instagram.com/p/CthqVstPHgl/

m.dalri 01/07/2023

Que leitura incrível, rápida e fluida. A história é maravilhosa, me apeguei muito aos personagens. Super recomendo

ladyluffy 29/06/2023

Um livro profundo que me levou a muitas reflexões
Eu simplemente amei esse livro, amei os personagens e a história. Pra falar a verdade não li ele tão rápido pq a história é meio lenta e talvez não muito viciante - mas isso definitivamente n faz o livro ser pior.
Acho que, pelo fato da protagonista estar passando pela descoberta da sua sexualidade, foi uma leitura muito importante pra ver se eu começo a aceitar minha sexualidade logo (talvez eu estar passando por esse processo tenha influênciado minha avaliação). Gostei principalmente da visão realista que o livro traz - diferente de muitos que colocam que a homossexualidade já deixou de ser tabu e é aceita por todo mundo (acho que gera o sentimento de identificação)
Porém, esse livro tem um defeito gigante: o final é ruim, eu senti que diversos pontos ficaram abertos e a história não ficou fechadinha, sabe? poderia ser muito melhor, poderiam até fazer um segundo livro porque eu acho que ainda tinha muita coisa pra contar!!
Mesmo com esse "pequeno" problema, esse livro ainda tem um lugar no meu coração, e eu recomendaria pra quem tá passando o mesmo que eu e tem a família bem religiosa ou conservadora.

Borgiliel 28/06/2023

Personagem Distante - Detalhes demais aonde não importam
A premissa do livro é incrível, mas também de uma responsabilidade enorme. Quantas pessoas não se identificam com Cameron, e se veem traduzidas no drama que ela vive?
É por isso mesmo que é decepcionante ver o quanto Cam, que é uma personagem muito neutra, evolui pouco com as adversidades que passa.
O amadurecimento que sua trajetória dolorosa poderia trazer não vem, e ela continua a passivamente fazer o que esperam, sem nunca nem questionar o que realmente quer. Não emite grandes juízos de valor sobre a terapia de conversão, assistindo tudo de forma calma, e portanto, extremamente distante do leitor. É como se essas paredes que ela coloca ao redor de si se estendesses além livro, e ela continua sendo um mistério até o final.
Achei que o livro é cheio de detalhes que nada acrescentam, e o que eu queria realmente saber era o que Cam estava realmente pensando, porque não é possível que ela não estivesse com raiva e frustrada. Tenho certeza de que quem passou por situações como a dela, gostaria de ter visto ela se defender mais. Não sei se dá vontade de proteger ela, ou dar um chacoalho pra ver se ela faz algo.
Mas, considerando a necessidade de um livro assim, e como a cultura lésbica em um meio cristão do início dos anos 90 acaba sendo bem representada, o que é algo raro, gostei do livro e fico feliz em ter lido ele.

Mglg 09/06/2023

Eu já abandonei esse livro duas vezes por conta do começo lento e dos capítulos longos. Agora, eu estou em um dilema sério, porque uma parte de mim tá me perguntando "Por que você não leu isso antes?" e uma outra está dizendo "Esse livro veio exatamente no momento certo". Talvez, se eu tivesse lido mais nova, eu teria captado ou entendido as coisas com tanta profundidade e esse livro seria um pouco irrelevante. Quando eu estava na metade pro final eu sabia que iria favoritas, porque ele é tão emocionante e tão visível, de alguma forma. Eu sabia que seria bom. O final pode ser um pouco decepcionante pra alguns, mas eu acho que acabou exatamente como deveria. Ele tem o tipo de melancolia que te leva a refletir e também te impede de largar ele.
Eu chorei, o que significa que ele vai ganhar cinco estrelas ?

tisdamnlake 29/05/2023

Gente, só pessoas inteligentes entenderiam isso e eu entendi

eu AMO a cameron, amo o sarcasmo, amo a introspecção, ela é uma personagem que pra mim foi muito bem construída. eu amo quase todos os personagens desse livro na verdade, todo tem um desenvolvimento e construção incrível.
vi gente reclamando que o livro no começo é parado e que esperavam que a cameron destruisse o acampamento e sei lá mais o que, gente vocês leram o livro de olhos fechados foi???? primeiro que o começo do livro é extremamente importante pra construção do final, pra construção da cameron e da sua relação com sua sexualidade, ela ir pro acampamento é tão pesado e nauseante, porque claro na sua natureza por si só já é terrível, mas também porque no começo temos a construção da relação da cameron com a sexualidade dela. e sobre acharem ruim ela não ter "destruído o lugar" isso é algo que lindsey faria, não cameron. o livro não é sobre ser revolucionário e mudar o mundo não, não é sobre amor e casais também. é sobre cameron e a relação dela com ela mesma e com a sexualidade. e o livro entrega isso perfeitamente bem.

'se a homossexualidade é como o pecado do assassinato, então quem morre, exatamente, quando os homossexuais se reunem para pecar?'

Cyd 28/05/2023

Doloroso e Honesto
Começo essa resenha dizendo que essa história poderia ter sido escrita em 2023, e muitos jovens se identificariam, infelizmente. Ainda existem muitos grupos religiosos promovendo a falsa "cura gay". Mesmo com tantos direitos conquistados, é preciso ficar alerta, basta uma instabilidade política para que eles sejam derrubados.
Cameron é uma jovem que sofre o maior golpe da vida, ela perde seus pais. Órfã então, tem que se ajustar a sua nova vida, ao lado da sua excêntrica tia Ruth, e avó.
Após ser flagrada com uma colega, Cameron é enviada para um acampamento religioso, com o intuito de tratar a sua homossexualidade, inaceitável para sua tia Rute, (essa religiosa), e muito menos aceita pela sua comunidade conservadora.
Carregada de culpa, ódio e ressentimento pela perda e condenação. Cameron tenta se adaptar ao estranho lugar, que a cada dia parece modificá-la.

Cíntia 24/05/2023

"Quando você corre em direção a si mesma, dá de cara com sentimentos que nunca soube que existiam."
"Eu não penso em mim como homossexual. Eu não penso em mim como nada diferente do que eu mesma."

Tomlucitor23 09/05/2023

Muito bom, porém longo e cansativo, fui com uma espectativa alta por conta do filme, posso falar que ele é bem fiel no que se trata de uma adaptação tão curta, porque o livro é longo, e demora, e se arrasta, são tantos detalhes, que apesar de serem bons para compor o cenário, as vezes parecem que fazem com que a história não ande, gosto muito mais do final do filme aliás, mas ainda é um bom livro, confesso que esperava ver mais sobre as consequências da terapia, nosso eu me frustrei, mas ainda é um bom livro, só que infelizmente, muito longo, apesar deu ter reclamado tanto, ainda gostei dele como leitura.

juciele.dutra 02/05/2023

A narrativa do livro é boa e os personagens também, além da autora ter muita responsabilidade pra tratar sobre o preconceito dentro da religião.
A Cameron sendo uma ótima pessoa me fez sentir muito raiva do que fizeram com ela, mas fico feliz por ela ter conseguido superar tudo e ter um reinício
Queria uma continuação pra saber do que aconteceu depois

Liv 27/04/2023

Esse é um livro muito bom. Para muitas pessoas - inclusive eu nas minhas primeiras tentativas de leitura - esse livro é um parada com uma narrativa chata e exaustiva. Mas, para mim, esses são dois dos fatores que fazem o livro. Não é pra ser um livro rápido. É um livro onde Cameron conta toda sua vida para nós em seu ritmo e do seu jeito. É a história sobre Cameron e o descobrimento de sua sexualidade que por coincidência começa na época da morte de seus pais. E sobre como ela supera isso. O final, para mim, também não é dos melhores mas, inspecionando agora, vejo como ele é importante e como ele fecha o ciclo da personagem. De qualquer forma, é preciso de paciência quando for ler esse livro porque ele toma o tempo dele e tem de ter a disponibilidade de acompanhar esse ritmo com o livro.

Luísa 27/04/2023

Ok
Ah, é bem interessante e tals, mas a história é extremamente maçante. Muito demorada pra ler. Boa parte do tempo da uma certa preguiça de continuar a ler porque tudo se passa extremamente devagar.
Claro, a história é riquíssima em detalhes em diversos pontos, isso é inegável, porém ela te dá uma ideia de início e aos poucos você vai vendo que não é bem aquilo que você imaginou. Você começa lendo achando que vai ser focado em determinada coisa e um pouco depois você percebe que não, mas você até tenta insistir.
Demorei demais pra ler porque realmente me deu MUITA preguiça em diversos pontos.
Porém trata sobre temas bem intensos. Pode não ter me interessado tanto, mas talvez interesse a alguém.

Mariana 20/04/2023

Autenticidade X Conservadorismo
Como ser autêntico? Fiel a si mesmo, a sua história, desejos, valores, opiniões... Talvez a resposta para isso seja uma tentativa de todos nós quando optamos pelo nosso autodesenvolvimento, mas para isso, é necessário espaço, liberdade, flexibilidade. Na minha opinião, "O mau exemplo de Cameron Post" mostra isso. Sem espaço não conseguimos ser nós mesmos, enquanto houver crenças que tolhem nossa subjetividade, nossos desejos e necessidades, não poderemos ser autênticos, não teremos vida, estaremos à beira da morte, simbólica ou literal. Alguns trechos que o livro traz, são, inclusive, muito perturbadores nesse sentido, pois mostram exatamente o que religiões conservadoras fazem com passagens bíblicas para manipular e podar o indivíduo em prol de um ideal, de um cordeiro manso, que vai com o bando sem mais questionamentos ou reflexões. O que tais religiões e líderes não percebem, é que nunca vai adiantar. As pessoas nunca estarão felizes dessa forma, tolidas, caladas, manipuladas. Não existe cura para o que não é doença, para o que é apenas um outro jeito de ser, de encarar e apreciar a vida.
Gostei da personalidade de Cameron, dos colegas Adam, Jane, e também de Lindsey, entre outros corajosos. Mas senti falta de ainda mais coragem, ao menos para servir ao mundo como inspiração. Conservadorismo mata, Mark foi exemplo disso, e como existem Marks por aí!
O tema é bom, a história tem muitos detalhes (às vezes me cansava), e o final é simbólico, encaixa, mas nos deixa mesmo querendo um desfecho mais completo.
verena.evans 20/04/2023minha estante
Acho q essa é a melhor resenha que li desse livro

Mariana 20/04/2023minha estante
Que bom que gostou!

lori 16/04/2023

VBS - LUCY DACUS
In the summer of '07 I was sure I'd go to heaven
But I was hedging my bets at VBS
The preacher in a t-shirt told me I could be a leader
Taught me how to build a fire and to spread the word
In the evening everybody went to worship and weep
Hands above our heads, reaching for God
Back in the cabin, snorting nutmeg in your bunk bed
You were waiting for a revelation of your own

Eduarda.Camposano 30/03/2023

Meio parado, o filme é melhor, essa escritora é uma boa b0st4 mas vale a pena