O Mau Exemplo De Cameron Post

Eduarda.Camposano 30/03/2023

Meio parado, o filme é melhor, essa escritora é uma boa b0st4 mas vale a pena

Anna.Beatriz 05/03/2023

Ferida familiar
Quando eu li a sinopse desse livro sabia que seria uma leitura pessoalmente dificil pois toca em feridas vivenciadas por mim, o conflito religião x sexualidade/identidade/expressão foi uma batalha que travei durante um período da minha adolescência. E foi realmente difícil em muitos momentos, ler certas falas e pré-concepções que ecoaram no exterior e - consequentemente - no interior da minha vivência. Mas maior que o desconforto foi o sentimento de acolhimento e entendimento que senti, lendo uma história tão parecida com a minha.
Um trecho que me tocou muito foi quando a Cameron fala sobre a voz da orientadora que ecoa na sua mente toda vez que ela supostamente sente desejos "errados", para mim essa cena resume de maneira brilhante o quão violentas são essas práticas de "terapia de conversão" "cura gay".

"Quanto mais tempo eu passava na Promessa, mais as coisas que eles jogavam em mim, em nós, começavam a grudar [...] eu começava a ouvir a voz de Lydia dizendo: 'Você precisa lutar contra esses impulsos pecaminosos: lute, não é para ser fácil lutar contra o pecado', e eu poderia ignorá-la totalmente, ou até rir para mim mesma pensando no quão idiota ela era, mas ela estava lá, a voz dela, na minha cabeça, onde não existia antes."

Isso para mim é de uma violência estarrecedora, literalmente criar um trauma em uma pessoa, construir uma resposta traumática engatilhada por sensações perfeitamente normais e humanas. E para mim tudo se torna ainda mais grave ao refletir que a Cameron nunca esteve realmente envolvida no processo, ela nunca acreditou na Promessa, sempre teve plena consciência do absurdo que era tudo aquilo. E mesmo assim, isso não foi um impedimento para que eles conseguissem fazer essa marca no subconsciente dela. Pensamentos intrusivos, uma vigilância interna bem característica desses nichos religiosos auto-punitivistas.

[SPOILER E TW:SUICIDIO A PARTIR DAQUI]

Eu considero a Cameron mentalmente resistente a tudo aquilo, ela sempre teve uma certa consciência e pé-firme em quem ela era e mesmo assim foi marcada pela ferida psicológica. Para os que estão realmente envolvidos e comprometidos com aquilo tudo é ainda pior, e vemos isso apenas algumas páginas a frente desse trecho quando ocorre o "incidente" com um aluno chamado Mark.
Mark aparentemente é o discípulo modelo, seguindo todos os treinamentos e ensinamentos a risca, se dedicando e acreditando fielmente naquilo. Mas, como a própria Cameron diz, só porque você acredita com tudo de si em algo não significa que aquilo seja verdade. Mark é levado ao seu limite. Até não aguentar mais. Não há como fugir de si, e tentar fazer isso pode levar a tragédias. Como ocorre com Mark. Uma tentativa de suicidio. Para mim é muito simbólico que isso aconteça justamente com o aluno que aparentava "maior progresso" no "tratamento".

A única coisa que me deixou um pouco decepcionada na história foi a falta de desenvolvimento da personagem Margot e da relação dela com a Cameron, achei muito bonita a troca que elas tiveram naquele momento do jantar e mesmo distante ela foi um modelo para a Cameron. Um desenvolvimento melhor dessa relação, talvez em um prólogo, poderia ter sido interessante.

sofia136 16/02/2023

E um tipo de livro que você consegue ler na boas, e um livro longo e pra mim foi uma das melhores experiencias que ja tive!

Sofia.Brezolini 14/02/2023

Um livro bom.
Gostei muito do livro, da complexidade dos acontecimentos que a protagonista passa e dos personagens secundários. Amei como ela sabe que está sendo uma adolescente chata às vezes. Achei que ela cresceu durante o livro, mas acima de tudo de como ela sabe que ainda tem muito pela frente no fim. Me ajudou em um momento difícil, uma situação com homofobia/transfobia, espero que ajude vocês também.

Sophia1307 08/02/2023

todo lgbt se identificou
a parte dela procurando na biblia jovem se ser gay era pecado eu me identifiquei! achei que merecia um final mais digno mas a história num geral é bem divertida

Giullia15 08/02/2023

Resenha 1
Quando comecei o livro achei interessante porém no decorrer da história estava se tornando maçante mas quando fui lendo a fundo percebi que a escrita vai evoluindo de acordo com as vivências dos personagens e que além de ser extremante específico é uma história bem realista não só pela questão da descoberta e suas fases mas sim pelo fato de que não se vive só experiências doces e felizes e que existem momentos nos quais não podemos direcionar as situações.

Esse livro fala muito bem sobre como é se descobrir e os processos disso não só para nossa sexualidade mas também para nossa personalidade, liberdade e escolhas.

liviad 02/02/2023

Livro extremamente lento com um final HORRÍVEL, MUITO CHATO, não abandonei por que tenho gastura, não recomendo pra ninguém.BOMBA

Lelê 01/02/2023

livro ok mas o final vai deixar a desejar
gostei do desenvolvimento da história, exceto pelo rompimento meio que brusco com alguns personagens no decorrer do livro, é como se fossem pontos sem nós: você fica esperando que aquele pedaço de história tenha uma conclusão, daí ela chega e é como se não ocorresse totalmente. da mesma forma é o final, dá a impressão de que precisaria de mais capítulos para finalmente acabar, mas não, é simplesmente só aquilo.

Samara@bookstan 27/01/2023

Férias de verão , refrigerantes chicletes e beijos roubados . Só queria mais um capítulo o livro é melhor que o filme

Nathalya 21/01/2023

meu deus, esse livro me deixou triste de uma maneira nunca antes vista na face da Terra.
Eu só queria abrir um buraco na terra e me enfiar la até a vida da Cameron ficar tranquila e ela ser feliz e amadaaa aaaaaaaaaaa
Fui ler achando que ia ser uma leitura okay e acabei quase indo de arrasta pra cima.

verena.evans 21/01/2023

O Excelente Exemplo de Cameron Post
Férias de verão, refrigerantes, chicletes e beijos roubados trazem a leveza e sensibilidade como contraste perfeito para as angústias sentidas na trama.
O ritmo é lento mas muito bem desenvolvido e com bastante precisão nos detalhes, que fizeram eu me sentir ao lado de Cameron.
É um livro que traz muitos questionamentos, onde tudo é sentido a flor da pele, todos os pensamentos, sentimentos e dúvidas são reais e pavorosos ainda mais quando se é adolescente(e LGBTQIA+).

A escrita te põe cara a cara com os sentimentos e as dores de Cameron, principalmente a culpa que ela sente em relação à morte dos pais e isso interfere muito na aceitação de sua sexualidade. É muito singela a forma que Cameron percebe as coisas sobre si mesma; inúmeros momentos achei que ela tivesse lendo meus pensamentos (mas eu que li os dela), como quando ela diz ''eu gostava de garotas pq simplesmente não conseguia não gostar'' aqui ela descreveu todo meu processo de aceitação e me fez gostar mais disso em mim, Cameron com seu lindo, excelente e surreal exemplo me fez gostar de uma parte de mim que assim como ela, eu também não gostava, nós duas juntas afogamos no lago Quake uma culpa por nossa sexualidade que não devíamos nunca ter guardado.

Nicole 11/01/2023

olha pra ser sincera não sei muito bem oq falar sobre esse livro.

o plot da história é muito bom, traz visibilidade e mostra como seria ser uma adolescente lésbica em uma cidade pequena repleta de homofóbicos.

eu gostei da forma como a homossexualidade foi tratada de maneira real e não estereotipada e também achei legal eles retratarem o desenvolvimento da cameron e mostrar que ela ainda estava se descobrindo nessa bagunça toda mas achei a história um pouco parada, acho que os leitores de fantasia vão entender oq eu quero dizer, eu tô acostumada com ação e desafios novos a cada 10 páginas então ler um livro que não tem muita ação me deixou entediada muito rápido me fazendo demorar pra ler e até não aproveitando tanto a leitura, mas isso acontece.

eu recomendaria sim esse livro, só não acho que foi uma experiência prazerosa pra mim.

caroline891 09/01/2023

Essa foi uma leitura que me deixou muito na dúvida do que eu estava achando, pois tem uma ideia incrivelmente promissora, mas que acabou deixando a desejar em termos de realização. eu recomendo olhar a classificação de idade antes de ler pq há assuntos delicados nele

yoyoca 09/01/2023

muito parado meu deus tres ano pra comeca a historia mas depois que ela vai pro internato da tudo certo ??????