Spinning Silver

Spinning Silver Naomi Novik

Resenhas - Spinning Silver

Jade 27/02/2024

Ouvi por audiobook e acredito que não seja o melhor jeito de experienciar essa história, recomendo ler fisicamente caso tenha vontade

Edit. Talvez eu esteja sendo mais severa com a história pq acabei de ler livros 5 estrelas que entraram na minha lista de favoritos

Kiri 25/11/2023

Eu ameeei
Tudo que Naomi Novik escreve vira ouro (aqui literalmente). Eu vou acabar me rendendo e ler o Dark Academia dela (não gosto do gênero) só porque já sei que deve ser incrível!
Entrei nessa história sem saber nada além de que era uma recontagem de Rumpletilskin e eu não fazia ideiaaa
O jeito que ela transforma prata em ouro no começo da história!! Adorei a personagem
O que me pega tanto aqui quanto em Enraizados e é forçar um romance que não precisaria existir, até porque não tem tempo o bastante pra desenvolver ele sem parecer que tá ali pra cumprir cota. Aqui eu perdôo mais do que em Enraizados que eu fiquei com ÓDIO de a existência do romance destruir toda a construção do personagem. Aqui é só "inútil" mas não atrapalha, então tá de boa. E todo o resto vale muito a pena, sério. Não me conformo que não existe ele com tradução oficial até hoje no Brasil ?

Juci 13/07/2023

Spinning Silver
Dentro deste livro se encontra três histórias diferentes, três histórias de diferentes mulheres que se conectam de forma impensada. A autora consegue nos passar os desejos e receios de cada uma delas, vivendo em uma sociedade maxchista disposta a subjulgar ambas em suas vontades, mas com determinação e uma coragem implacável, elas alcançam seus objetivos e conseguem provar que seu valor não está em sua beleza interior, mas na pureza de seus corações e em sua força implacável.

Melissa Meira 22/08/2022

Que leitura incrível!
Eu estou apaixonada por esse livro e por cada um dos seus personagens! A história segue principalmente o arco de três mulheres que precisam lutar muito para sobreviver e que com o desenrolar da história acabam com seus destinos interligados.

A Miryem é de longe a minha favorita, mas tenho que dizer que me conectei muito mais com a dor da Wanda e do Stepon do que os demais, e isso por motivos particulares, mas a história de cada um é incrível. Não me leve a mal, é triste e as vezes até cruel, mas ainda ainda é um desenvolvimento incrível.

O final também é ótimo! Sem exageros e sem ser escrito as pressas. Fiquei bastante emocionada nas últimas páginas.

O romance no livro não é ponto principal, mas ele existe. E pra mim ficou muito bom, porque o foco mesmo é a luta e o crescimento que a Miryem, Wanda e a Irina passam.

Também não espere grandes explicações sobre o funcionando da magia do mundo, porque também não é foco. A magia está lá e funciona do jeito que é porque é assim. Mas isso não atrapalha em nada a leitura, pelo menos não senti nenhuma necessidade de explanações mais profundas.

Um livro muito bom, a escrita também é fluida e vale cada página! Recomendo!

bluemoon 19/06/2022

Gostei
Gostei da história, da escrita e de como a narrativa é feita por pessoas diferentes. Algumas pessoas reclamaram que ela não explica quem ta narrando mas achei isso legal, e na verdade não precisa de muito esforço pra entender

Carol.Cordeiro 07/11/2021

Mais uma vez surpreendida por Naomi Novik
Gostaria de iniciar dizendo que, uma das coisas que mais me impressiona nos livros da Naomi (que fique claro que li apenas Enraizados, além desse) é a capacidade que ela tem de levar a história por rumos inesperados e totalmente diferentes do proposto nas primeiras páginas, de uma forma rítmica e fluída.

Assim como em Enraizados, a autora faz personagens que correm atrás de seus objetivos quando despertas por um gatilho e as faz adentrar o mundo da política, sem deixar a trama chata ou permeada por termos e cenas que não alimentem a história. E não nos esqueçamos da magia, escondida mas sempre presente, até que se faça parte principal de tudo.

Uma coisa que me agradou e foi inesperado, foi a narração feita por diferentes personagens, iniciando com as três protagonistas que entrelaçam suas histórias e tendo contribuições de personagens coadjuvantes que deram visões enriquecedoras à trama.

Mas pra mim, o fato que mais abrilhantou esse livro em especial, foi o cuidado na demonstração de diferentes aspectos do convívio humano. A primeira heroína apresentada é Miryem, uma jovem judia que viveu na pobreza durante toda sua vida pois seu pai era um péssimo agiota, mas que teve todo o amor que poderia ter pedido por parte de seus pais; temos também Irina, que cresceu cercada por todo o luxo e conforto, mas que conheceu o amor apenas pelas mãos de sua cuidadora; e nossa querida Wanda, que não tinha nada. Sem amor ou dinheiro, Wanda arruma nas dívidas de seu pai uma forma de impedir o mesmo de a vender para um casamento forçado.

As histórias das protagonistas se entrelaçam e mostram a nós diversas realidades duras que as vezes, escolhemos esquecer que existem. Miryem representa o povo judeu, e durante todo o livro fala orgulhosamente deles, ao mesmo tempo que mostra a discriminação que eles sofrem e como isso tornou sua vida ainda mais difícil, tendo que ver seu povo ser rejeitado, sem a certeza de um futuro de segurança. A história de Wanda fala sobre violência e relações abusivas na família, mas também sobre como um ato de empatia e compaixão pode mudar a vida de alguém, tal qual o amor de uma mãe, que é a única coisa que a mantém unida a seus dois irmãos mais jovens.

Como já me estendi demais, quero finalizar dizendo que já esperava pouco dos romances, mas fiquei levemente decepcionada com o da Irina, pois havia muito para se trabalhar ali. O Final da Miryem foi bonito, mas eu tive que ler muito nas entrelinhas pra conseguir ver o desenvolvimento do romance em si. A Naomi realmente gosta de um Enemies-to-lovers, mas ela pesa muito a mão no enemies kkklkkk.

Min 06/07/2021

gostei do livro e achei muito interessante, achei que teria uma narrativa mágica parecida com a de "Enraizados"/"Uprooted" porém não teve. A minha leitura nesse livro foi muito arrastada e as vezes a mudança da narradora entre os capítulos acaba atrapalhando muito o flow da leitura. Por mais interessante que a história tenha sido

Júlia 01/05/2021

Assim como o outro livro da autora que li (Enraizados), ele demora para "engrenar", pois passa bastante tempo construindo o cenário e as histórias dos personagens. Mas depois que a ação começa, é impossível largar. São vários POVs, e em todos você consegue distinguir quem está narrando. Eu adorei como uma das personagens chama tudo o que ela admira e não entende de "mágica", e as partes narradas por uma criança realmente se parecem com falas e pensamentos de uma!!
O que tirou uma estrela dessa leitura foi, em primeiro lugar, sentir que precisava de mais cenas dos casais após o fim, e também da falta de explicação em relação à casa mágica.
Eu vibrei, ri, chorei e fiquei indignada, e vibrei mais ainda. Foi uma leitura a princípio lenta mas extremamente satisfatória ??
Carol.Cordeiro 07/11/2021minha estante
Eu fiquei louca por mais cenas dos casais também, mas depois de ler Enraizados eu já estava conformada kkklkkk ela deixa muito pra imaginação

Leticia 30/04/2021

não acredito que acabou!! 🤧

Glenda Valverde 07/04/2021

Fiquei encantada com a forma em que essa história foi contada. É uma história bonita, delicada, que foi capaz de mostrar a força das mulheres ??

Bruna.Schleder 10/01/2021

O livro não foi o que eu esperava, mas ainda assim conseguiu ser perfeito.

As três protagonistas são extremamente inteligentes, toda a condução da história, os planos que elas fazem para salvar as pessoas, não são desesperados, feitos no impulso ou por amor, eles são pensados do início ao fim, é muito bom ler livros assim.

O fio condudor da história é basicamente troca, isso tanto em questãoes mágicas, como no mundo humano. Se você precisa de alguma coisa, o que você vai dar em troca é outra coisa do mesmo valor esse é o relacionamento dos três núcleos e entre alguns personagens.

Vindo da leitura de enraizados, onde a construção do romance é mágica, faltou isso aqui, mas foi uma decepção pessoal porque o livro estava desenvolvendo outras coisas.