Austeridade

Austeridade Mark Blyth

Resenhas - Austeridade

Marcos 14/02/2024

Um dos poucos livros sobre economia que eu recomendaria
Não sou da área, mas comprendi muito com esse livro. É um livro que trata de austeridade, mas de forma alguma de maneira rasa. Blyth realmente se empenhou em estudar a história e os argumentos pró-austeridade. O que descobriu, e ele argumenta e coloca dados muito sólidos, é que ela não funciona.
Além de buscar as teorias e estudá-las a fundo, busca trazer os países que implementaram projetos de austeridade e as dificuldades advindas do processo. Pois, além do processo de austeridade colocar a conta para ser paga pelas classes mais baixas, demonstra que a conta vem do setor privado e não público (como no caso da crise de 2008).
Este é um livro que recomendo ler meus históricos mais do que minha resenha. Pois nela apenas trouxe uma abordagem geral, sendo que os históricos possuem mais reflexões.
Por fim, austeridade não funciona. No Brasil, temos o projeto de austeridade através do teto de gastos, taxa de juros alta e da meta de déficit zero. Políticas que iniciaram no governo Temer e ainda continuam no governo Lula. Tais medidas impedem o crescimento e limitam o desenvolvimento. Além de sucatear e desidratar áreas essenciais para a nação como saúde e educação. Esses projetos são danosos não só para a economia como, também, para a soberania do Brasil.

Carlos.Bonin 14/02/2021

Difícil para quem é leigo
Como eu não entendo de Economia, foi difícil para mim ler este livro. Como sou leigo, além de não conhecer o básico sobre o assunto, sou incapaz de julgar se suas afirmações procedem ou não. Mas nas poucas vezes nas quais acompanhei o raciocínio, ele me pareceu sólido.