O Recurso

O Recurso John Grisham

Resenhas - O Recurso

Leo Rosas 17/04/2024

Existe justiça?
O livro mostra a prática perigosa da eleição dos cargos de juízes estadunidenses. E como ela possibilita a compra de cadeiras nas Supremas Cortes Estaduais.
Como pano de fundo, há o processo de uma cidade contaminada contra uma empresa química que contaminou o lençol d'água da região com produtos cancerígenos.

Maria 12/09/2023

Este livro é encantador, simplesmente magnífico. Já tive um experiência anterior com um dos livros do autor, foi uma das melhores histórias que li, e com o embalo comprei mais cinco, agora falta 12.
Posso afirmar que a abordagem que o livro tem para expressar a real realidade do meio político é muito coerente, mesmo não me interessando no assunto de advocacia ou política acho que é bom expandir os horizontes do conhecimento mesmo que seja com livros fictícios.
O livro não trás uma emoção de romance ou qualquer relação a isso, pude sentir a excitação em certos momentos. Um bom exemplo disso foi a decisão da qual a história toda é voltada, e por conta dela que pude afirmar e reafirmar que o livro cumpre tudo o que prometeu e ainda um pouco mais.
Foi muito bom ter essa leitura, mesmo que tenha demorado um pouquinho, contudo entrou na minha lista de favoritos

Lari 26/10/2022

Sobre política
O livro é dividido em três partes, sendo que na primeira parte é tratado sobre o caso em questão, no segundo sobre eleições do judiciário e no terceiro o desfecho. Confesso que achei que o livro iria focar bastante no caso, crime ambiental cometido por uma indústria multinacional que culminou em muitas mortes e doenças para a população. Me surpreendeu que a principal questão envolvida no livro, na verdade, as eleições da Suprema Corte.

Fiquei chocada em entender melhor como funcionam as eleições do judiciário nos EUA, uma ótima crítica do autor. Não me estranharia se a história em questão fosse verdadeira (mas não é). É tudo realmente uma grande política, e a sensação de injustiça é muito grande ao longo do livro.

Minha única crítica é que alguns trechos do livro foram exageradamente estendidos, em especial da segunda parte, tornando a leitura cansativa. Entendo que isso foi importante para a construção dos personagens, mas pesou um pouco a leitura.

Joshua Amaral 07/09/2021

Chocante!
O fundamentalismo e os interesses escusos tomando conta dos poderes constituídos. Parece o nosso país atualmente.

Gladston Mamede 06/01/2020

Acho que minha avaliação foi influenciada pelo fato de ser professor de Direito e acompanhar esse debate. A questão posta em debate, própria do judiciário norte-americano, é relevante e conduzida de forma interessante, embora maniqueísta: o bem e o mal estão traçados em extremos. E, sim, há muitos estereótipos. Para profissionais e estudantes de Direito, oferece uma reflexão importante. E foi uma leitura viciante.

@literaturaemfoco84 05/01/2019

O RECURSO
O melhor que li desse autor até agora, sem dúvida!
É interessante, prende o leitor do início ao fim. O suspense, o drama pelo qual os personagens passam, tudo isso faz desse livro um ótimo livro, além de retratar uma suprema corte totalmente incoerente devido a forma de escolha de seus ministros.
A todos que gostam desse gênero recomendo, pois os livros dele são muito bons, mas, a esse dou um destaque especial.

Hallef 13/09/2018

Queixo caído e coração apertado...
A ansiedade é palpável desde as primeiras paginas.
A sede por justiça é constante durante a leitura.
Tem momentos malemolentes que aparentemente o autor está enrolando, mas é apenas parte de um processo estrutural magnifico que ouso chamar de uma colcha de retalhos.
Grisham tem maestria de criar miríades de personagens e nao se perde em nenhum momento.
Cada personagem tem uma parcela de açao na trama e influencia de forma direta no decorrer da narrativa.
Alguns surgem e nao mais aparecem, mas nenhuma passagem é vã.
Os ultimos capitulos prendem os olhos e faz segurar o folego e traz uma exclamaçao do profundo da alma do leitor com tamanha reviravolta.

Primeiro livro que leio do autor e vejo o grande poder critico e teor confrontante que sua narrativa e fatos exercem durante o livro.
Copio de forma descarada uma afirmaçao de um autor que nao lembro o nome.
"Um bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito"
Tal livro é O Recurso.
Nao obstante por se passar nos EUA, se encaixa perfeitamente para o clima eleitoral, juridico, executivo e legislativo brasileiro.

Categoricamente afirmo: O Recurso é um livro de profundo ensinamento moral para os que o leem.
Kleyton0 13/09/2018minha estante
Eventualmente eu leio um dele.

Hallef 14/09/2018minha estante
Esse vale o esforço, mas so lerei outro livro dele mais pra frente, pois detesto ler livros seguidos do mesmo autor.

Kleyton0 14/09/2018minha estante
Faz bem. Eu sempre alterno estilos e autores para não enjoar.

Ramile.Godon 26/02/2018

Revoltante...continue!
Deve-se aceitar o final,é marcante e polêmico,e sobretudo se aproxima mais da realidade.Embora durante a leitura toda fiquei/fica-se empolgada e desejando logo o fim da sentença com o voto em favor da Sr.Bakker e os Payton conseguissem saíssem do estado de falência.
Incrível a forma como o karma retorna para Ron Fisk e ainda assim ele se vende;Como a midia pode influenciar em muito sobre tudo;aprender como os lobys funcionam e a justiça corrompida nessa ficção,e ainda é de se admirar em particular a personagem da juiza Sheila McCarthy como juiza moderadora.

Catarina376 08/02/2018

Muito bom!
Um final final feliz nem sempre faz um livro ser bom, e vice versa. Vejo muita gente julgando o livro pelo final, só pelo desejo daquele conhecido "felizes para sempre". Precisam aprender a apreciar a leitura como um todo, e viajar na história. Se a leitura for assim feita, será muito mais proveitosa.

JJ 13/04/2017

Mais de 10 livros do John Grisham depois, O Recurso resgatou depois de alguns anos a capacidade que o leitor-jurista ainda tem de se surpreender com alguns casos romanceados deste autor. Apesar de seguir um caminho dentro da zona de conforto, ao abordar advogados falidos que encontram o processo de suas vidas, encontra um tom agradável ao separar em segmentos o mundo jurídico e o corporativo, ambos recheados de podridão.

Passa pela alta sociedade de Nova York e pela maneira como um militante na advocacia evolui e administra sua carreira no interior do Mississippi. Aborda um tema ainda complexo nos Estados Unidos, que é o excesso de sufrágio, ao reger sobre a eleição na Suprema Corte de um Estado de maioria xenófoba, homofóbica e racista - além da eterna luta entre liberais e conservadores.

O capítulo 23 merece destaque especial ao abordar a lógica de que a cultura do tribunal implica em aumento de preços em geral (um fundamento dos "bad guys" que faz algum sentido). Na parte 3 (o quinto final do lido), O Recurso parece andar de lado, fazendo com que o clichê da trama leva a uma conclusão ainda mais batida. Um elemento no estilo "Deus ex machina" aumenta esta impressão.

Porém, Grisham, que parecia amolecer o script para o lugar-comum, traz uma conclusão dura, traumática, acompanhada de uma breve "mea culpa" dele mesmo, aumentando bastante o conceito desta obra, inegavelmente comercial.

Tauan 22/09/2015

Este foi o meu segundo livro do autor, e se mostrou bem melhor que o primeiro (O Advogado).
Apesar de não poder ser comparado a autores como Sidney Sheldon ou Danielle Steel, neste livro Grisham se revela realmente um bom escritor.
Este livro tem mais ritmo, é mais envolvente e trata de um tema mais interessante que o anteriormente citado.
O autor consegue desenvolver dua tramas paralelas sem deixar o livro confuso ou enfadonho, e melhor, no final ele revela que as duas tramas são na verdade interligadas! Porém a falha do autor está em ser prolixo, ele prolonga muito a história, que por exemplo poderia ser reescrita passando de 380 para 250 páginas, sem prejudicar o desenvolvimento das histórias abordadas, apenas "enxugando" o texto.
As histórias contadas são a de um jovem casal de advogados que, à beira da falência, lida com um caso especialmente difícil e promissor; e a da eleição para o cargo de juiz da suprema corte do Mississipe, uma disputa acirrada cujos atores principais atuam atras da cortina.
Enfim, temas tipicamente americanos e polêmicos.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Thiago 20/10/2014

Marionetes, todos estão sujeitos...
Estamos no período eleitoral, muitas campanhas atuais lembra a de Ron Fisk, não percebemos as manipulações por detrás de cada candidato, quem o apoia, quem financia sua candidatura etc. Nessa história cria por John Grisham, aliás, o primeiro livro dele que leio, cita as tramas de política corrupta e hipócrita. Não da para negar que aqui no Brasil se tem uma geração até pior do que o narrado no livro daria para cada personagem do livro um nome de algum deputado ou vereador desse meu país. O sentimento que aflora nos julgamentos vai além apenas das papeladas, vidas estão em cena junto com sentimentos despedaçados, o intimo de quem processa ou é processado ninguém poderá um dia julgar, é algo terrível para qualquer um se colocar no lugar de algum deles.
Pessoas vão ao chão outros iram as nuvens depois de decisões, por muitas vezes manipuladas ou não.
John nos apresenta uma narração a meu ver histórica, quando aparece um candidato do nada, com boa fisionomia e oratória perfeita, é de suspeitar, mas difícil de descobrir quem está por trás de toda essa manipulação, hoje acredito que todos são manipuláveis ninguém fica de fora desse mundo das marionetes.
Leitura fácil e cativante recomenda a todos.