O Recurso

O Recurso John Grisham

Resenhas - O Recurso

WINICIUS 28/05/2009

O livro é muito interessante, é dividido em tres partes, a segunda alguns podem achar um pouco cansativo de ler, porem vale a pena a leitura. esse livro apesar de o autor afirmar q o livro eh ficticio, pode-se encontrar varias coincidencias na politica, tanto brasileira como mundial. o final pode nao ser o q todo mundo espera, porem é o que acontece na realidade.

Joshua Amaral 07/09/2021

Chocante!
O fundamentalismo e os interesses escusos tomando conta dos poderes constituídos. Parece o nosso país atualmente.

Joaquim 21/02/2009

Definitivamente não é o melhor livro de Grisham. No entanto, a crítica ao sistema eletivo de seleção de Magistrados é contundente e consistente. Não se enganem pelo título: esse livro trata muito pouco de Direito, ou do mundo jurídico. Seu assunto principal é a política e os sistemas eletivos, acrescentado, como sempre, de doses de poder e riqueza, assuntos que invariavelmente atraem o leitor, e por isso sempre utilizados por escritores de best-sellers.
É um livro bom.

cesar 14/03/2010

Dinheiro = Poder
Otima narrativa, mostra como o dinheiro e o poder podem influenciar uma decisao, e mudar todo o rumo de casos aparentemente ja resolvidos e julgados.

Ju Spinassé 18/05/2009

Chatinho, chatinho.
O livro é bem chato. Apesar de válida a intenção do autor de criticar a política no sistema judiciário americano, ele poderia ter feito isto com uma história mais cativante, mais interessante.
Considerando o padrão de John Grisham, este livro me decepcionou.

Lisi 09/03/2010

Livro MUITO bom!
Um dos livros mais envolventes que já li!
A história é muito real e interessante.
Vale a pena parar para ler!!!

Hallef 13/09/2018

Queixo caído e coração apertado...
A ansiedade é palpável desde as primeiras paginas.
A sede por justiça é constante durante a leitura.
Tem momentos malemolentes que aparentemente o autor está enrolando, mas é apenas parte de um processo estrutural magnifico que ouso chamar de uma colcha de retalhos.
Grisham tem maestria de criar miríades de personagens e nao se perde em nenhum momento.
Cada personagem tem uma parcela de açao na trama e influencia de forma direta no decorrer da narrativa.
Alguns surgem e nao mais aparecem, mas nenhuma passagem é vã.
Os ultimos capitulos prendem os olhos e faz segurar o folego e traz uma exclamaçao do profundo da alma do leitor com tamanha reviravolta.

Primeiro livro que leio do autor e vejo o grande poder critico e teor confrontante que sua narrativa e fatos exercem durante o livro.
Copio de forma descarada uma afirmaçao de um autor que nao lembro o nome.
"Um bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito"
Tal livro é O Recurso.
Nao obstante por se passar nos EUA, se encaixa perfeitamente para o clima eleitoral, juridico, executivo e legislativo brasileiro.

Categoricamente afirmo: O Recurso é um livro de profundo ensinamento moral para os que o leem.
Kleyton0 13/09/2018minha estante
Eventualmente eu leio um dele.

Hallef 14/09/2018minha estante
Esse vale o esforço, mas so lerei outro livro dele mais pra frente, pois detesto ler livros seguidos do mesmo autor.

Kleyton0 14/09/2018minha estante
Faz bem. Eu sempre alterno estilos e autores para não enjoar.

Jumpin J. Flash 09/11/2009

Recomendo!
Quando não escreve sobre beisebol, John Grisham quase não erra. Nesse livro ele acerta mais uma vez com uma história intrigante sobre os bastidores do poder judiciário norte-americano. No fim constata-se que esse sistema, que não segue a estrutura da burocracia weberiana clássica, é muito vulnerável à influência do poder econômico.

Outra coisa: qualquer semelhança com a indicação de apadrinhado ao Supremo Tribunal Federal é mera coincidência.

Robert Adam 13/01/2010minha estante
Sim, o interessnte do livro é a crítica em que o John faz a sistema judiciário, realmente um bom livro.

Talita Gomes 28/05/2010

Porque o mundo é tão injusto?
O livro é muito bom, mas me deixou muito revoltada, o pior é que aí está a mais pura verdade, os pobres não tem vez...
Mas adorei a histária...

Catarina376 08/02/2018

Muito bom!
Um final final feliz nem sempre faz um livro ser bom, e vice versa. Vejo muita gente julgando o livro pelo final, só pelo desejo daquele conhecido "felizes para sempre". Precisam aprender a apreciar a leitura como um todo, e viajar na história. Se a leitura for assim feita, será muito mais proveitosa.

Priscila Colombelli 08/07/2009

Estou gostando do livro. É o primeiro livro do John que eu leio e acho que por se tratar de assunto que envolva meio ambiente e recursos naturais, ele tem algo a nos ensinar e e'uma leitura até agora gostosa.

Robert Adam 13/01/2010minha estante
Uma história que nos mostra como a vida dos menos influentes não são fácil, faz crítica a vários temas incluindo a falta de respeitos de grandes empresas com o meio ambiente!

Karol Vale 23/07/2010

O livro começa como um bom romance de tribunal mas muda seu rumo para o viés político quando começa a abordar as eleições para juiz da Suprema Corte. Tráfico de influência, corrupção, manipulação de resultados, dinheiro em paraísos fiscais, entre outros, são os ingredientes que temperam essa trama do livro que é considerado o mais radical de John Grisham. A realidade retratada no livro é, infelizmente, muito familiar para nós brasileiros, ainda mais na época que agora se aproxima.

Gladston Mamede 06/01/2020

Acho que minha avaliação foi influenciada pelo fato de ser professor de Direito e acompanhar esse debate. A questão posta em debate, própria do judiciário norte-americano, é relevante e conduzida de forma interessante, embora maniqueísta: o bem e o mal estão traçados em extremos. E, sim, há muitos estereótipos. Para profissionais e estudantes de Direito, oferece uma reflexão importante. E foi uma leitura viciante.

@literaturaemfoco84 05/01/2019

O RECURSO
O melhor que li desse autor até agora, sem dúvida!
É interessante, prende o leitor do início ao fim. O suspense, o drama pelo qual os personagens passam, tudo isso faz desse livro um ótimo livro, além de retratar uma suprema corte totalmente incoerente devido a forma de escolha de seus ministros.
A todos que gostam desse gênero recomendo, pois os livros dele são muito bons, mas, a esse dou um destaque especial.