A sombra de Dália

A sombra de Dália Mari Sales

Resenhas - A sombra de Dália

Cia da Leitura 28/05/2021

A sombra de Dália
Dália é uma jovem que abriu mão de ir em busca de seus sonhos para ajudar a mãe em sua lanchonete na rodoviária. Sozinhas, trabalham incessantemente para mantê-las.

Com a mãe doente ela precisa trabalhar sozinha, e é quando encontra um lindo cachorro na porta da loja. Mesmo tentando afastá-lo, ele passa o dia pelas redondezas e depois a acompanha até seu ponto de ônibus.

No dia seguinte, ele está lá, lhe esperando, e passa o dia como sua sombra, e é assim que ela passa a lhe chamar. Mas o fim do dia foi diferente e ao ser assaltada, Sombra é ferido ao tentar lhe defender, e é justamente quando seu verdadeiro dono o encontra e juntos, socorrem o cachorro.

Entre desentendimentos e uma ligação inexplicável do cachorro com Dalia, além de ser tornar um amigo fiel, muda toda sua vida.

Dalia é uma mocinha que nos inspira, sua força e determinação é admirável. E claro, que é impossível não querer ter um Sombra pra você.

Renata 04/01/2018

Lindo na medida certa
Sabem aquele livro que quando você bate o olho na capa já sente que vai gostar da história? Assim que vi a capa deste conto já corri pra saber mais sobre ele e comecei a ler :)

Sempre gostei de histórias com bichinhos que ajudam a trama a tomar forma, e aqui com Sombra não foi diferente.
Aqui nós conhecemos Dália, uma garota que desde cedo viu a mãe, Margarida, batalhando para garantir o sustento delas, e que após terminar o ensino médio vai trabalhar na lanchonete que a mãe tem na rodoviária.

Quando Margarida adoece, Dália passa a trabalhar sozinha na lanchonete, e é aí que um personagem muito especial entra na história: um cachorro que passa a acompanhá-la em tudo que é canto, e por isso ela lhe dá o nome de Sombra.

A ligação entre Dália e Sombra é muito forte, e ele consegue saber tudo que ela sente, tentando sempre estar a seu lado nos momentos tristes e alegrá-la.

Esta história vai muito além do que é dito na sinopse, pois há muito sobre a vida de Sombra e a relação de Dália e sua mãe, inclusive há uma grande explicação para Margarida não gostar de cachorros.

O conto é narrado por Dália, e assim podemos ir entendendo melhor seus sentimentos em relação a tudo em sua vida.

Achei Margarida bastante amargurada e em alguns momentos cruel. Por tudo que passou e por ter apenas Dália a seu lado, ela poderia ser um pouco menos ranzinza.

E Sombra! Estou encantada por este cachorro! Ele protagoniza cenas lindas, engraçadas e de partir o coração.

Além de tudo isso aí, este conto lindo traz um romance muito fofo  Adorei mesmo tê-lo lido, e além de tudo poder conhecer a escrita da Mari Sales :)
Este é mais um conto que gostei tanto que queria que fosse um livro enorme ;)

Estou encantada e apaixonada pela história de Dália e Sombra  Ler este conto veio na hora certa, pois precisava de algo exatamente assim neste momento.

site: Visite o blog: https://wp.me/p38u52-6kZ

dayukie 12/02/2018

"Com uma narrativa leve e gostosa, você se encanta profundamente pelos personagens, a forma como se conheceram, você sente a dor da perda e fica feliz com o recomeço. A autora soube nos prender em poucas páginas, nos fazendo entrar no personagem do início ao fim e foi isso que mais apreciei no livro, fora o Sombra, claro."

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/9GLm5k

Gibs Oliveira 09/05/2018

Maravilhoso
A história é incrível e poderia deixar de ser apenas um conto e ser uma história completa.
Dei 4 estrelas por ter ficado querendo mais.
Mas foi maravilhoso!
Quem sabe a autora não aprofunde mais futuramente!

Maníaca Literária 27/06/2018

"Minha mãe havia me ensinado a ser forte e lágrimas eram apenas demonstração de fraqueza e descontrole." Dália trabalha na lanchonete junto com sua mãe Dona Margarina.
A jovem tem 20 anos e sonha em ser arquiteta, mas quando termino o ensino médio largo o seu sonho para ajudar a mãe na lanchonete Sabores da Margarida .
Como é de rotina as duas levantam bem cedo pegam o ônibus para colocar tudo em ordem e abrir a lanchonete.
Mas na madrugada a mãe de Dália passa mau, com isso a jovem tem que trabalhar sozinha enquanto sua mãe se recupera.
Chegando na lanchonete Dália vê um cachorrinho marrom lindo abandonado, de início fico com receio de se aproximar pois sua mãe não gosta, mas o jeitinho do cachorro conquistou Dália.
No fim do dia depois de fechar a lanchonete a jovem foi pro ponto de ônibus, e o cachorrinho apelidado pela jovem de Sombra a acompanha mas algu acontece...
Sombra surge na vida de Dália para mudar, além de ser seu novo amigo.
A sombra de Dália é aquele conto que surpreende, encanta e faz pensar em em alguns fatos.
Super recomendo!! É rápido e intenso a escrita da Mari é maravilhosa você fica preso e querendo mais e mais.
Além de ser uma história diferente e nada clichê, simplesmente a verdade.
Não vô me aprofundar mas, porque qualquer detalhe pode ser um spoiler e perder a graça .
Super recomendo!! Vale a pena ler e refletir sobre tudo que acontece na história.

Bru Correia 23/08/2018

Dália e Bento roubaram meu coração
Querida Mari, que conto maravilhoso ?
Parabéns, a estória de Dália e o desfecho com Bento ganhou e alegrou meu coração.
Grande bj, e até o próximo livro.

@leiturasdajah 31/08/2018

Que história mais amorzinho
Eu amei a história, Dalia assim como muitos teve uma vida sofrida mas não desistiu de lutar mesmo sofrendo em casa sempre tentava dar o melhor de si, Bento e um fofo meio torrão mas muito amoroso e o sombra não tenho nem como descrever o intensidade deste cachorro eu amei c9nhecer cada um deles.

@Livrosdami_ 06/09/2018

A sombra de Dalia
Dália, sempre teve um sonho, fazer faculdade de arquitetura, mas viu seus sonhos esquecidos quando um problema na lanchonete da sua mãe acontece e ela larga tudo para ajudar sua mãe.
Margarida, a mãe de Dália, é uma pessoa amarga, que sofreu muito na vida, afinal foi colocada para fora de casa qdo seus pais descobriram a gravidez. Ela criou Dália sozinha, com muito trabalho.
Mas as coisas mudam na vida dessas duas, quando Dália chega a lanchonete e vê um lindo cachorro fazendo guarda.
E é esse lindo cachorro que além de mudar tudo, se torna um amigo fiel.
Como diz minha mãe, não é você que escolhe seu cachorro, é ele que te escolhe. E foi isso que aconteceu com a Dália.
Pensa num conto lindo? Muito bem escrito, uma leitura fluida, embora em alguns momentos tristes, temos também um pouco de humor.
Sombra/Bud é apaixonante, e eu queria um pra mim.
Dália é uma mocinha simples, mas inteligente e conquista você logo no primeiro momento.
Luta, superação, amizade, amor e tudo num livro só.
Sales, parabéns minha amiga, pq Vc escreve pra "piiiiiiiiii".

Mari @enquadrandolivros 24/09/2018

"A Sombra de Dália" da Mari Sales, é um conto encantador que traz uma linda mensagem sobre companheirismo.

Dália é uma jovem que sonha em ser arquiteta, mas desde que terminou o ensino médio, ela trabalha na lanchonete da mãe, e já aceitou que esse é seu destino. As duas tem a mesma rotina todos os dias, acordam cedo, pegam um ônibus, abrem a lanchonete e trabalham muito até tarde. Mas um dia a mãe de Dália passa mal e ela precisa fazer a rotina sozinha.

Quando Dália chega para abrir a lanchonete, ela vê um lindo cachorro marrom deitado na porta. Ela fica com receio de se aproximar, já que sua mãe sempre proibiu e repudiou animais, mas ela acaba chegando perto para espantar o cachorro da porta. No final do dia, Dália percebe que o cachorro, que ela gentilmente apelidou de sombra, ficou por perto, e ele ainda a acompanha até o ponto de ônibus.

Sombra acaba mostrando para Dália que todos seus conceitos com relação aos animais estavam completamente errados, e ela encontra nele um verdadeiro amigo. Sombra até se coloca em perigo para proteger Dália de um assalto, mas acaba ferido, e nesse momento surge Bento, um atraente rapaz que se diz dono do cachorro. Sombra vai unir essas duas pessoas de mundos diferentes, e ambos vão aprender muito um com o outro.

"A Sombra de Dália" é narrado em primeira pessoa pela personagem principal. Apesar de ser um conto, a Mari conseguiu desenvolver muito bem a estória em poucas páginas, conseguindo me deixar completamente envolvida com os personagens. Mesmo com uma narrativa objetiva, a autora conseguiu acrescentar um certo drama na estória para deixar tudo mais contagiante.

E o conto traz uma linda mensagem sobre o sentimento incondicional que encontramos nos nossos amigos peludinhos. Foi lindo ver a amizade entre Dália e Sombra e relembrar todos os animais que já passaram pela minha vida. E além de uma capa fofinha, a diagramação do livro está linda. "A Sombra de Dália" é uma ótima opção para quem gosta de estórias emocionantes, rápidas e objetivas.

site: www.instagram.com/enquadrandolivros

Ju - @jujueoslivros 05/10/2018

A sombra que está mais para destino!
Dália enfim terminou o ensino médio, seu sonho é fazer faculdade de arquitetura, porém tudo vai por água a baixo quando Margarida (sua mãe) foi colocada na justiça pela por sua funcionaria por causa trabalhistas. Após isso, sua mãe Margarida nunca mais confiou em outra pessoa para cuidar do lanche que as sustentavam, com receio de frustar e decepcionar sua mãe, Dália então abre mão de seus sonhos para ajuda-la.

Em um certo dia sua mãe adoece, e Dália tem que abrir o lanche sozinha. Neste dia Sombra cruza o seu caminho, e o cachorro direta e indiretamente trará a tona segredos doloridos da sua mãe no passado, e mudará drasticamente o futuro de Dália.

Uma história linda e surpreendentemente, que deixou um gosto de quero mais! Amei Dália, e não tirei as razões dela para ter feito o que fez, sempre ouvi que filhos são feitos para o mundo. E para Dalia, isso já não era fora do comum. Sua mãe odiava cachorro, e até entendi o porquê. Mas não entendi o porquê da Margarida jogar as frustrações do que passou em cima da sua própria filha. O romance que houve com o dono do cachorro foi o tempero a mais no decorrer da historia.

O menos é sempre mais, e a Mari Sales acertou novamente neste conto! Obrigada pelo o envio do exemplar, adorei a leitura! ❤

site: https://www.instagram.com/p/BlqGo5fnudq/?taken-by=jujueoslivros

Thami @riodelivros 28/10/2018

Apesar de curto o conto é complexo e bem construído.
A sombra de Dália - @autoramarisales - Págs: 65

Apesar de curto o conto é complexo e bem construído.

Vamos conhecer a história de Dália.
A jovem é cheia de sonhos, mas vive de forma simples e deixou tudo de lado para ajudar a mãe, na loja que provém o sustento das duas.
A rotina é de casa para o trabalho todos os dias, sem nenhum luxo ou distrações, em um semana que sua mãe está doente a jovem vai sozinha abrir e cuidar da loja.

Dália se depara com um cachorro, que não para de segui-la, ela sabe que sua mãe odeia animais e logo de início ela tenta espantar o bichinho, mas ao fim do dia já está encantada e alimentando o animal, que apelida de Sombra.
Acontece que sombra na verdade se chama Bud, é da raça border collie e pertence a Bento.

Após perder a companhia do novo amigo Dália começa a questionar sua vida e enxergar o mundo com outros olhos.

O conto é profundo, marcante e nos faz questionar o mundo. Cada ação e escolha é fruto de em uma experiência que o indivíduo carrega e isso vale principalmente para a percepção que temos das coisas.
O encontro de Sombra e Dália foi muito verdadeiro e emocionante, indico muito para amantes dos bichinhos, vai além da capa maravilhosa e trás também uma história emocionante.
A leitura da obra foi fantástica, adorei conhecer esses personagens e a reflexão por trás dessa história, que apesar de curta foi muito envolvente.

Cecy 09/11/2018

Sombra/Bud me conquistou!
Dália era uma jovem conformada com sua condição de vida. De classe baixa, a moça não tinha condições de fazer uma faculdade e já tinha aceitado isso. Sua mãe sempre deu muito duro para cuidar da moça, e ela era muito grata a tudo o que sua mãe sempre fizera por ela. Elas alugavam um espaço pequeno na rodoviária, onde serviam salgados feitos por elas mesmas, chegavam ainda de madrugadinha e saiam só tarde da noite. Após dois anos trabalhando incessantemente com a mãe, um dia Dália se viu indo trabalhar sozinha pelo fato de sua mãe ter ficado bem doente. Ao chegar na lanchonete, Dália se depara com um desconhecido cachorro na porta.

Margarida - sua mãe - não suportava nenhum tipo de bicho de estimação, principalmente cachorros, e Dália acreditava sentir a mesma aversão, porém, assim que viu o peludinho em sua porta, por mais que tentou afastar o cão de sua porta, ele ficou ali postado como se fosse segurança até que a noite caiu, e Dália fechou as portas. Deu de comer para o bicho e foi embora, sendo seguida pelo animal até o ponto de ônibus. No outro dia, ao chegar na lanchonete, o cachorrão estava esperando por ela, novamente ficou lá o dia todo, e e ao sair, ele novamente a acompanhou até o ponto de ônibus, e com ele a seguia como se fosse uma sombra esse foi o nome que Dália escolheu para o cachorro: Sombra. Ao chegar no ponto de ônibus acompanhada por Sombra, algo inesperado aconteceu. Ou melhor, duas coisas inesperadas, e esses dois acontecimentos começaram a mudar drasticamente a vida de Dália.

Após um mês do ocorrido, Dália e Margarida estavam voltando para casa após um exaustivo dia de trabalho, Sombra apareceu novamente no ponto de ônibus e Dália fez uma escolha. Essa escolha a levou a fazer outra escolha, e como toda escolha tem consequências, as escolhas de Dália tiveram as suas. A princípio a destroçou, até ela entender o que tudo aquilo significaria, como afetaria sua vida e como as coisas procederiam a partir daquele momento, foram de grande aprendizado para Dália e todos aqueles que a rodeavam.

Eu gosto da escrita da Mari, é rápida, prática, não fica enrolando nem fazendo firula, a situação acontece quando tem que acontecer e acaba quando tem que acabar, não tem essa de ficar embromando, e isso conta muito, não tem nada pior que ler um negócio que não vai pra frente. A Sombra de Dália é um conto curto, dá pra ler em uma sentada e ainda dá pra sentir um quentinho no coração.

site: https://mundoliterariodacecy.blogspot.com/2018/11/conto-sombra-de-dalia-mari-sales.html

Van Siqueira 21/03/2019

RESENHA |A Sombra de Dália – Mari Sales
O conto da vez é A Sombra de Dália da autora Mari Sales.

Dália é uma moça bem sofrida, desde cedo ela e a mãe batalham pelo pão de cada dia. Ela precisou abdicar de seus sonhos para seguir a mãe e ajudá-la em seu pequeno negócio de venda de salgados.

Dália sempre foi criada segundo os princípios da mãe, ou seja, tinha aversão a animais. Porém, sabe aquela história, não é você que escolhe um animal, é ele que te escolhe? Então, exatamente isso que aconteceu com Dália.

Num dia de muita dificuldade, onde ela precisa se virar sozinha na lanchonete, um serzinho peludo aparece para lhe fazer companhia. No início ela tentou enxotar ele de lá, mas quando as coisas tem que acontecem, elas acontecem. E o afrontoso do cãozinho permaneceu junto dela.

Mal sabia ela que ele traria muitas mudanças na sua vida, e se tornaria seu melhor amigo.

Gente, não vou me prolongar na resenha pra não estragar a surpresa. Mas leiam que vocês não se arrependerão. O conto é bem curtinho, com apenas 69 páginas, mas tão lindo que vocês vão se apaixonar, como eu me apaixonei.

Senti um pouco de raiva da mãe de Dália. A atitude dela para com a filha era muito dominadora e egoísta. Até certo ponto é compreensível tudo o que ela faz, mas tudo tem um limite e ela deveria ser a primeira a querer algo diferente para a filha.

Sombra é um animal extremamente carinhoso e sensível. Um companheirão, queria levar ele pra casa! Kkk

E Dália era uma moça que embora sofresse com o abandono de seus sonhos e aspirações, não hesitava em ajudar e contribuir com o que fosse preciso com relação a sua mãe.

Super recomendo a leitura!

site: https://leituraseriada.wordpress.com/2019/03/07/resenha-a-sombra-de-dalia-mari-sales/

Duda Mel @epifania_literaria 11/06/2019

Mais um da Mari
"Amava minha mãe o suficiente para fazê-la sofrer, com a intenção de mostrar o meu lado da história."

Resenha:

Já li diversas obras da Mari e todas estão registradas aqui. Geralmente, ela é aquela autora que você já sabe que a história trará aquele romance e uma pitadinha mais hot, como a coletânea Encantadas por livros e músicas.
Dessa vez, temos uma história com foco diferente e traz justamente um personagem esquecido por muitos autores: o cachorro.

"Droga! Sempre pensei que era um estorvo na vida da minha mãe e por isso tentava fazer o que ela queria para amenizar. Pelo jeito, não valeu de nada."

Dália tinha um sonho, entretanto precisou deixar de lado quando a mãe exigiu sua presença no "negócio da família", ou seja, uma barraca de salgados na rodoviária.
Entretanto, quando a mãe fica doente, Dália acaba fazendo uma nova amizade ao encontrar um cachorro lindo perdido.

"Ela me amava e não me culpava por se algum dia eu a culpasse de destruir sua vida."

O problema é que a mãe de Dália tem total aversão a animais, especialmente a cachorros. Essa amizade trará uma grande reviravolta na vida das duas.
É uma obra curta e bem escrita. Não traz muitos quotes, mas tem bastante fluidez. Confesso que quando apareceu um terceiro personagem, comecei a dar aquela conectada e já pensando no que mais rolaria, até que a Mari nos surpreende com um acontecimento tão incomum. Digo, para quem espera um desfecho utópico. Dessa vez, ela trouxe uma questão que achei bem bacana ser trabalhada (poupa spoiler) e real também.
Enfim, é uma leitura ideal para todo mundo. Não tem hot, mas muito carinho envolvido.