A Gata do rio Nilo

A Gata do rio Nilo Lia Neiva

Resenhas - A Gata do Rio Nilo

Karenzei 25/12/2023

A gata rio Nilo: ótima construção narrativa
A gata do rio Nilo conta distintas perspectivas sobre o motivo que deixa Victor Alexandre muito abalado e letárgico. Em cada capítulo, um personagem mostra a sua versão da história. Para isso, são usadas seis Escolas Literárias (em prosa):
* Barroco - troca epistolar entre José Lourenço e José Fulgêncio
* Romantismo - versão de Victor Alexandre
* Realismo - versão de Epaminondas
* Naturalismo - versão de Dalmo
* Modernismo - versão de Glorinha
* Pós-Modernismo - versão de Naná
É importante notar que a escola literária usada para cada personagem dialoga perfeitamente com o caráter do protagonista de cada narrativa. Além disso, ressalto que as datas de cada capítulo não batem cronologicamente com o período da história, porém acredito que as datas estejam ali para que o jovem leitor entenda a qual período a escola literária pertence. Isso nos permite responder a (possível) pergunta: "se o personagem fosse de tal ano, como seria a narrativa?"
Lia Neiva foi genial ao criar essa história. Afirmo: escrever uma obra em que cada personagem figura uma escola literária não é para muitos (nem para poucos). Recomendo a leitura de A gata do rio Nilo, porque é um ótimo exemplo para entender a construção narrativa e a linguagem das escolas literárias presentes no livro. E digo mais: todos os alunos do ensino médio e professores de Literatura deveriam lê-lo.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Imagine uma obra que começa com uma linguagem barroca, continua com um texto romântico, avança para um relato realista, depois naturalista, chegando por fim aos estilos moderno e pós-moderno. Pois essa foi a estratégia adotada pela autora Lia Neiva para apresentar aos jovens leitores as diferenças das linguagens literárias sem abrir mão do prazer da leitura. Como os movimentos são apresentados em ordem cronológica, o livro começa com uma troca de cartas recheadas de metáforas e jogos de palavras, características do barroco.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525050168

Ayyxluxx 26/08/2023

Olha o livro é muito interessante, achei uma temática ótima, super indico e tem vários enigmas maravilhosos e isso que intriga mais amei

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro A Gata do Rio Nilo, de Lia Neiva
Olá, meus Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro A Gata do Rio Nilo.

O livro escrito por Lia Neiva, com belas ilustrações que me causaram uma nostalgia em um tempo que eu nem era viva ainda, trás a proposta de causar curiosidade, mistério e investigação ao leitor.

Particulamente, não entendi muito bem uma gata do Egito e sua conexão com os tempos na história do Brasil. Mas continuei lendo: a história, que se inicia no período do Barroco, são cartas de um padre e seu amigo, que estão preocupados com o tal Victor Alexandre, que está doente do espírito.

Seguindo ao Romantismo, Victor Alexandre escuta o relato, num restaurante, de como um homem assassinou sua esposa envenenando-a, pois ela estava se comportando como uma prostituta naquele restaurante, fundado pelo marido.

O Realismo muda um pouco o rumo dos personagens, dedicando-se ao Epaminondas, um péssimo amigo de um personagem explorado no Naturalismo, o Dalmo, um moço porcalhão que, despejado pelos maus costumes, arranjou uma esposa apenas pra ter alguém que prepara sua comida, casando-se com Naná e adotando uma gata tigrada, a quem ele valoriza mais que sua mulher.

No Modernismo, a história realmente vai se alterar, o leitor descobrirá a máscara que Glorinha, a gata tigrada, esconde. E é no Pós-Modernismo que tudo vai explodir de confusão e esclarecimentos.

Na minha interpretação, tudo se foca nos problemas do casal Dalmo e Naná, que adota, pela relutância da mulher, uma gata tigrada apelidada carinhosamente de Glorinha, que se mostra um anjo pro seu dono, e um demônio pra sua dona. Na verdade, a gata é uma reencarnação de um deus do Egito, no momento de uma cerimônia, uma deusa, que reencarnou em Naná, mandou castrá-la, Glorinha está determinada a se vingar, infernizando a mulher.

Mais tarde, Dalmo, com suas malandragens, pedirá ajuda a Epaminondas e ao professor Victor Alexandre, que, enganado, vai mandar que Dalmo se livre de Naná, ele confundiu os nomes e pensou que Glorinha era a mulher. Dalmo envenenou-a e a esposa morreu, pra alegria da gata do Rio Nilo.

Atena0 30/06/2023

Maravilhoso
Que livro gostoso de ler, é rápido, intrigante, tem demasiadas reviravoltas e te faz querer ler mais um pouquinho a cada nova frase. Amei!

LAzaro14 29/06/2023

Aiai
Que quebra de expectativa. Já tinha lido 2 livros dessa autora qu tinham assuntos sobre mitologia grega. E que foram ótima leituras. Mas essa foi de lascar. Kkk
Pra quem leu, a última pergunta que o autor fala, eu mudaria de "porque não li a gata do Rio Nilo quando eu era mais jovem?" para: porque li isso? Kkk

Maria.Gabriela 20/05/2023

Findou-se com essa doce certeza
O que dizer desse livro? Me deixou sem palavras pra falar sobre porque é necessário refletir na verdade, mas a verdade aqui é subjetiva.

O livro seis capítulos, cada um passeia em uma diferente escola literária, então sim, cada capítulo é escrito com vocabulário e escolhas diferentes, o que eu particularmente achei incrível.

A história conta sobre Victor Alexandre que se encontra em terrível depressão após um fato ocorrido do qual ele se recusa a contar para alguém, a trama gira em torno desse fato: cada personagem mostra a sua perspectiva e seus sentimentos para com aquilo e, o leitor, os julga.

Achei o final inesperado e até mesmo mal fundamentado, esperava outra conclusão, mas devido todo o decorrer do livro eu o considero bom.

Deve ser uma ótima ferramenta no ensino das escolas literárias.

Talia 23/11/2022minha estante
Muitoooo bom!

carol851 30/07/2022

"É como uma tática de guerra; parece um barril de pólvora"
É um livro muito bom! Confesso que de início eu achei que seria bem chato, principalmente o primeiro capítulo, mas, depois foi mostrando uma história misteriosa muito boa!! Epaminondas e Dalmo me tiraram risos e surpresas. Um enigma interessante.

Glaucia Maria 06/01/2022

Impressionante
Linguagem simples e cumpri o que promete, contar uma história de assassinato pela visão de todos os personagens envolvidos através das escolas literárias. Definitivamente uma das melhores formas de atrair para o ensino de literatura a alunos do ensino médio.

Mi 19/12/2021

Cheio de surpresas
Ao finalizar a leitura percebo que o título e o enredo não tem muita concordância entre si; esperei um enredo com uma gata como protagonista, mas nas primeira páginas é perceptível que o principal da história séria o Professor, o que para mim foi estranho levando em consideração o nome do livro.
Concluo que o livro é muito bom e enriquecedor para o conhecimento, mas me sinto um pouco que enganada em relação ao enredo.

Gau 10/10/2021

A gata do rio Nilo - Literatura Brasileira
Um livro divido em 6 capítulos, e em cada um deles a história é contada em um estilo literário diferente de cada época (barroco, romantismo, realismo, naturalismo, modernismo e pós-modernismo). A leitura inicialmente é um pouco difícil devido ao estilo, mas ao decorrer dos capítulos fica bem mais fácil e conseguimos ver informações e detalhes repassados.

O desfecho é incrível, e o mistério sobre a gata foi perfeito. E que uma situação mal interpretada pode causar ein?!

A autora consegui colocar ótimas idéias nesse livro, o que o tornou uma obra maravilhosa!

LuanaLopesEscritora 07/03/2021

"Tática de guerra, barril de pólvora"
Um livro muito bem escrito! A autora nos mergulha numa história misteriosa que aos poucos vai se revelando, dando pontos de vista diferentes e deixando a gente muito bem servido de algo bem escrito. Me senti lendo algo do século XX mesmo ou até século XIX. Epaminondas me tirou risos e surpresas, como saberíamos o que ele fez? Pior, como induzir o professor ao grande erro com grande satisfação? Um enigma muito interessante, escrito de forma incrível.

Todos deviam ler.