Casa Forte

Casa Forte Danielle Steel

Resenhas - Casa Forte

Rosana 26/02/2024

?Casa Forte? p mim é um dos melhores, senão o melhor livro da autora. Ele narra a trajetória de um clã durante quase um séc, passando por quatro gerações e contextualizando-a em fatos históricos ocorridos no período. O início se dá em meados do séc XIX, c a chegada do patriarca Richard Thurston à cidade de S. Francisco e suas recém-descobertas minas de ouro, depois prata e, posteriormente, mercúrio. Seu filho, Jeremiah, expande o legado do pai, investindo também nas Vinhas de Napa Vallley, fazendo dele o homem mais rico da Califórnia. Ele morre em consequência do grande terremoto de S. Francisco em 1906, deixando sua filha Sabrina c então 17 anos, p levar adiante essa história feita de sangue, suor e lágrimas. Sabrina sobrevive a Primeira Guerra Mundial, mas vê seu império ruir c a quebra da bolsa em 1929. Em um golpe de sorte, consegue um sócio e volta a investir nos vinhedos q haviam sido abandonados no período da Lei Seca. O livro termina em 1942 c a ida de seu filho à guerra. Essa aula de história nos é contada c toda a emoção q só uma autora como Danielle Steel é capaz. Eu recomendo.

Pollyanna.Eyer 04/01/2024

Casa forte
Casa forte é um romance de época da autora Danielle Steel, escrito no ano de 1983, e é preciso ter isso em mente ao fazer essa leitura. O livro é dividido em três partes e começa contando a história de Jeremiah Thurston, dono de algumas minas de mercúrio e um vinhedo, sendo considerado um dos homens mais ricos de toda a Califórnia e, a partir disso, a história se desenvolve. Apesar de ser um romance, o livro possui uma carga dramática muito grande e densa, que nos leva a reflexões o tempo todo sobre assuntos como economia, guerra, papel da mulher na sociedade, entre outros.
Gostei bastante da leitura e acho que a autora tratava assuntos bem relevantes, principalmente se considerarmos a época em que foi escrito.

Kelly 03/01/2024

Livro muito bom, me lembrou do Jeffrey Archer, com Crônicas de Clifton (leiam), mas não se pode esquecer que o livro se passa em outra época, então temos q relevar algumas coisas :)

Alex.Gabriel 22/12/2023

Uma leitura deliciosa!
Não é o melhor livro da autora (embora isso vá da opinião de cada um). Todavia, é, sem dúvida, uma obra muito gostosa de se ler. É a estória de três gerações de uma família. Como li há quase duas décadas, não recordo os nomes das personagens, mas adoro aquela parte em que a mocinha tenta gerir a fazendo e os trabalhadores oferecem resistência a trabalhar para uma mulher. Enfim, é um livro muito legal, que nos prende e nos coloca também em defesa do patrimônio criado pelo Jeremiah (desse nome eu lembro).

Clio0 12/09/2023

A primeira vez que li Casa Forte foi em um exemplar surrado que nem capa tinha mais. O motivo de tal estado foi revelado pela qualidade da história, provavelmente a melhor por Danielle Steel.

Com uma árvore genealógica, acompanhamos três gerações da mesma família durante eventos históricos como a Primeira Guerra Mundial, a Quebra da Bolsa de Valores, e a Segunda Guerra Mundial. Contudo, isso é apenas pano-de-fundo para a verdadeira proposta: como nossa criação influencia nosso mundo.

"Homens fracos criam tempos difíceis, tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos." Esse é um dos motes mais populares em tempos de Facebook e Instagram, e é justamente o que a autora desenrola no livro com Jeremiah, Camille e Jon - o homem forte que cria uma heroína que dá a luz a um tirano.

Logo, a Casa Forte do título não se refere exatamente a morada secular, mas ao sangue, a semente que compôs o cerne dos Thurstons, sendo alguns dos seus momentos, inpiradores, mas outros, deprimentes.

Recomendo.

Clio0 12/09/2023

Recomendo.

Paula1735 11/03/2023

Descreve acontecimentos de uma família, ao longo de três gerações. Comecando Jeremiah perde seu pai. E lembrando se do início de sua jornada, em que era um jovem a lutar muito diante deste vida. Em que teve alegrias, tristezas, como uma de suas esposas se separou de Jeremiah para morar em uma outra cidade.

KaroL 22/02/2023

No início da leitura eu me perguntava o motivo de estar relendo uma obra da Danielle, que foi uma das autoras favoritas da minha infância. Depois de alguns capítulos lembrei! A história é cativante, prende a gente na leitura e mostra a história de uma família em seus altos e baixos.

alicebp 16/01/2023

De todos os livros que li da Danielle Steel, esse foi um dos mais tristes, perdendo pra Um Longo Caminho para Casa.
Muita tristeza e alegria em um livro só, não sabia se ria ou chorava.
Nota 10 para tudo, simplesmente maravilhoso!

fernandaugusta 05/03/2022

Casa Forte - @sabe.aquele.livro
Jeremiah Thurston começou a vida como mineiro, e graças a muito trabalho, tornou-se o proprietário das maiores minas do Vale do Napa. Construiu com amor uma casa para sua noiva, mas ela faleceu aos 18 anos, e ele ficou  completamente desiludido. Quando conhecemos Jeremiah, ele é um solteirão de 43 anos. Até que uma viagem de negócios o leva a conhecer a jovem Camille Beauchamp, de apenas 18 anos.

Camille tinha uma natureza arrebatadora e voluntariosa, e era muito bela. Jeremiah se apaixonou por ela, mandou o bom senso às favas e casou-se com a moça. Mandou construir para ela a maior e mais extravagante casa de São Francisco, e imaginava que Camille se encantaria pelo Vale e adoraria se dividir entre o campo e a cidade. Mas não foi isto que aconteceu.

Após vários desentendimentos, por fim, o casal teve uma filha, Sabrina. O nascimento de Sabrina acabou a metamorfose de Camille na maior megera da história dos romances, abandonando a família e fazendo Jeremiah criar a filha sozinho. A criação de Sabrina pelo pai incluiu sua instrução nos negócios e, após o falecimento dele, ela assumiu o controle das minas aos 18 anos, desafiando todos os homens da localidade e se colocando em situações muito difíceis.

A partir daí, acompanhamos a luta de Sabrina em um romance que se aprofunda nestas duas fortes gerações, lembrando realmente aqueles novelões de antigamente, inesquecíveis até hoje. Atravessando a virada do século, a Primeira Guerra Mundial, a Grande Depressão e a Segunda Guerra, temos a riqueza do arcabouço histórico sempre finamente construído por DS, aliado a grandes personagens. Jeremiah e Sabrina são magníficos. Camille e Jon são horrendos. Uma polarização incrível de forças dentro da mesma família, que leva a conflitos densos e a acontecimentos inesperados, com personagens secundários marcantes.

Temos aqui Danielle Steel em sua melhor forma, realmente a grande dama do romance. Inegável a qualidade de "Casa Forte". Fiquei presa na trama, habilmente dividida em três partes e a cada parte com uma reviravolta ou acontecimentos que fiquei várias vezes dizendo "mas não é possível!", em uma sequência frenética de amor, resiliência, perda, maldade (muita!), romance, recomeços, força e injustiças.

A única coisa que achei uma "forçada de barra" ocorreu mais ao fim do livro, mas já vi DS usar este recurso em outros livros dela e não quero dar spoiler, afinal, à medida que a informação foi assentando, realmente foi algo justo no final de Sabrina, casando com a continuidade da Casa Thurston. Final este rápido e limpo, com aquele gosto de "que pena que acabou".

Então você que acompanha este IG e gosta de um romance, experimente este petardo de DS e depois venha me contar se quase não morreu de ódio de Camille, torcendo por Jeremiah e Sabrina.
"Casa Forte" está disponível para assinantes do Kindle Unlimited.

Larissa 13/02/2022

Danielle Steel não decepciona!
É o segundo livro dessa autora que eu leio e não consigo decidir qual é o meu preferido...
O livro trás a história de uma família e seus destinos que se juntam muito rápido e se separam da mesma forma.
Super recomendo!

Carla Cristina 16/04/2021

Emocionante
Poucos livros me emocionaram tanto... Um livro completo, onde vc sente ternura, amor, ódio, desprezo, revolta, angustia, esperança... Personagens fortes, muito bem construídos, emocionantes, valeu cada página!!! ???

Maria Erenita 29/10/2020

Personagens fortes, dignos e, sobretudo, resilientes.
Uma das estórias mais longas da autora que já li. Trata-se da narrativa de duas gerações da Família Thusrton, que giram em torno de mineração e de uma casa construída com amor e devoção, e que foi palco de vários acontecimentos, felizes e infelizes no decorrer dessas duas gerações. E um romance em que, por diversas vezes, o leitor se vê sentindo as dores e os amores das personagens. Com um pouco de clichê de romance de banca de jornal, mas também com acontecimentos bem marcantes.

Luana.Cardoso 14/06/2020

Várias reviravoltas
É um livro que conta a história de várias gerações de uma família, sempre morando na mesma casa.
A história começa com Jeremiah (o pai), o homem mais rico da cidade, dono de várias minas e vinhedos, que perde sua primeira mulher para uma gripe e vive esse luto por mais de vinte anos, até conhecer Camille, uma jovem refinada e culta, ele se apaixona perdidamente pela moça e casa. Então desde aí o livro começa a retratar que nem sempre o destino é agradável.
O que gostei também foi a história se passar em vários momentos históricos como segunda guerra mundial, a quebra da bolsa de Nova York, é uma leitura que toma força a partir da página 200.

Nick 19/02/2020

Casa forte
Uma história de família muito envolvente