Um de Nós Está Mentindo Karen M. McManus

Resenhas - Um de Nós Está Mentindo

Paula Danielly 21/06/2018

Quem é o mentiroso nessa história?
Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes? Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo. Valendo!”

Cinco alunos sem nada em comum são levados a sala de detenção em uma segunda-feira qualquer, todos pelo mesmo motivo e todos alegando que não cometeram tal infração afirmada pelo professor.
Vamos aos suspeitos:
Bronwyn a aluna exemplar que quer manter a tradição da família e cursar a faculdade em Yale.
Cooper o atleta, treinado pelo pai para ser uma estrela do beisebol que tem um futuro promissor no esporte e uma namorada invejável.
Nate é o criminoso do colégio. Já foi preso e está em liberdade condicional.
Addy a bela e popular. Namora o astro do time de futebol e é amiga da garota mais cobiçada da escola.

Agora vamos a vítima:
Simon, o garoto que sempre quis fazer parte dos populares, mas nunca obteve sucesso. Criou um aplicativo de fofocas, o Falando Nisso e por isso acabou ficando conhecido. O que ninguém sabe é como ele consegue as informações que posta, mas sabem que nunca foi postada uma mentira sequer.

Os cinco jovens estão na detenção quando um acidente de carro acontece no pátio da escola e o professor sai para verificar se foi algo grave, enquanto isso Simon acaba sofrendo um ataque anafilático, todos os jovens entram em desespero tentando reanimá-lo e tentado entender o que está acontecendo, em meio a tudo isso ele acaba morrendo. A princípio parece um incidente infeliz, porém antes do ocorrido Simon estava bebendo água e foi encontrado vestígio de óleo de amendoim no copo, algo que ele era alérgico.

Para conferir essa e outras resenhas na íntegra basta acessar o meu blog:

site: http://www.literandocomestilo.com.br/

Alê 20/06/2018

Um de nós está mentindo?
Apesar de eu acabar gostando de livros desse tipo, "Um de Nós Está Mentindo" foi longe do que eu esperava e não pro lado bom. Apesar do hype gigantesco em cima desse livro, dos comentários maravilhosos dos que leram e da ótima crítica, não achei um livro tão bom quanto todos dizem e até um pouco cansativo.

Inicialmente a proposta nos parece interessante, seria "O Clube dos Cinco" dos assassinatos, não é? Mas logo de cara, devido as narrativas misturadas, os personagens acabam se auto excluindo e o livro fica muito puxado pro drama e as típicas intriguinhas. No fim, o mentiroso da história foi a impressão inicial que o livro passa. Os personagens não são de forma alguma interessantes, cansativos seria uma palavra melhor, estereotipados e com uma personalidade maçante todos eles e o que deveria representar uma evolução dos personagens me pareceu muito forçassão de barra, não se desenvolveu de uma forma legal e sim algo bem forçado.

Quanto ao desfecho... Não diria que esperava, mas não foi interessante e não causou o impacto que deveria. Realmente era pra nos deixar chocados? Seria mais um "então foi isso, é né, bola pra frente", mas pelo ritmo que o livro estava seguindo eu não deveria ter esperado tanto. Decepcionada mas não surpresa.

Acho que esse livro deve ser mais avaliado como livro de romance bobo adolescente, pois é só o que tem. Parece só um romance comum com um assassinato em plano de fundo pra se dizer " inovador". Acho que não se pode agradar todo mundo.

Carla Solayne 19/06/2018

Será que tem alguém mentindo mesmo?
O livro conta a história de quatro estudantes que se meteram sem querer em uma enrascada juntos. Tudo gira em torno em se descobrir qual deles é o culpado pela morte de um quinto estudante que possuía um site de fofocas em que os quatro tinham medo que fossem divulgados seus segredos.

Apesar da história ter uma premissa interessante, o plot twist não foi tão surpreendente assim. Faltou um pouquinho de originalidade. Foi bom, mas não foi isso tudo. Esperava mais. No entanto, não posso negar que o enredo te prende do início ao fim. Lembra muito aqueles filmes adolescente dos anos 90, em que um amigo desconfia do outro como assassino. Me senti até saudosista.

Em suma, no geral, vale a pena a leitura como uma distração de fim de tarde, mas não espere nada tão surpreendente e original. É uma leitura legal, mas fica nisso mesmo...

Elaine - @narealidadedasletras 18/06/2018

Nunca me passou pela cabeça esse desfecho.
Confesso que me surpreendi com a leitura desse livro,gostei muito da narrativa,ela é alternada entre os personagens o que faz nos envolver e ver todos os ângulos da história;através dessa alternância conhecemos os personagens e temos uma visão de toda aquela questão dos julgamentos pela aparência e estereótipos...
O desenvolvimento dos personagens me agradou bastante,a forma como cada um evoluiu desde o começo do livro,gostei da interação entre eles e como a relação deles foi evoluindo por causa do que aconteceu com Simon.

"Não sei porque é tão difícil para as pessoas assumirem que às vezes elas são idiotas que estragam tudo por acharem que nunca vão ser pegas."

A autora conseguiu tornar o clichê em algo que os leitores pudessem se identificar e até gostar e o relacionamento de Bronwyn com Nate eu adorei,porque eu não resisto a uma história de bad boy incompreendido com a nerd da turma.Quem nunca!?

Bem muitas pessoas vão dizer que o final,era "previsível"ou "óbvio",mas acredito que "óbvio"seria forte demais ou eu sou muito burra que não pensei nesse desfecho que por sinal foi bem elaborado, a autora poderia ter escolhido vários desfechos e ainda assim seria bem justificado,porque ao longo do livro ela deixa várias outra pistas e muitos segredos vem à tona no desenrolar dos fatos e do mesmo jeito muitas pessoas iriam dizer que foi "previsível"o final.
Dava pra acertar o palpite?Sim,mas seria só palpite,acredito eu que muita gente nem imaginou esse desfecho assim como eu não imaginei.

Recomendo a leitura pra que tirem suas próprias conclusões.

Café com Leitura Blog 12/06/2018

Um de Nós Está Mentindo
Foco da trama, o que de imediato pode-se notar é que motivos, aparentemente todos tinham...
A verdade é que a obra Um de nós está mentindo, de Karen M. McManus, tem sido um sucesso mundial, talvez devido à irreverência, ou até mesmo pela forma como o tema, voltado para todos os públicos, cerca o leitor com apontamentos que os fazem refletir o tempo inteiro em busca de pistas sobre quem de fato assassinou Simon dentro de Bayview School.
Quatro adolescentes, que passam a ser conhecidos como o "Quarteto de Bayview", e supostamente envolvidos, seriam então considerados suspeitos. Será que realmente um deles o matou?
O que se sabe é que alguém poderia estar mentindo...
... ou será que talvez todos estivessem?
(A resenha continua no blog!)

site: https://cafe--com--leitura.blogspot.com/2018/06/resenha-07-um-de-nos-esta-mentindo.html

Thais.Antunes 08/06/2018

Um de Nós Está Mentindo
Um livro super fácil de ler, envolvente, flui com facilidade. Gostei muito da narrativa, ela é alternada entre os personagens o que passa a impressão de que conseguimos ver todos os ângulos da história, muito interessante também que devido a essa alternância conhecemos os personagens através da visão externa e interna, o que envolve toda aquela questão dos julgamentos pela aparência, estereótipos...
Li algumas resenhas sobre este livro, o que sinceramente não sei se ajudou ou prejudicou minha leitura! várias resenhas diziam que desfecho do livro é muito previsível, o que me fez sentir mega burra a cada página que passava e eu ainda não sabia quem era o responsável pela morte kkkkkkkkk. Na minha humilde opinião (rs) o final não é óbvio, "óbvio" é uma palavra muito forte! É bem justificado, se encaixa muito bem, e sim ao longo do livro (na verdade desde o comecinho) já da pra desconfiar deste desfecho, porém muitas outras pistas foram sendo jogadas, muitos segredos vindo à tona, portanto a autora poderia ter "escolhido" vários outros finais e ainda assim seria bem justificado e do mesmo jeito algumas pessoas diriam que foi "óbvio". Dava pra acertar o palpite? Opa, claro que sim, mas seria palpite mesmo! duvido que antes de chegar nas últimas páginas alguém colocava a mão no fogo afirmando o desfecho, duvido mesmo!
Recomendo!

Laris @larisreads 03/06/2018

Cinco alunos entram em uma sala de detenção. Apenas quatro saem de lá com vida.
Essa é a premissa do thriller "Um de Nós Está Mentindo", de Karen M. McManus, um livro que vinha chamando muito minha atenção.

Simon Kelleher era um aluno amplamente odiado na escola Bayview (ainda que nem todo mundo admitisse isso por aí), e não é para menos, afinal ele era o criador do aplicativo de fofocas da escola e ninguém estava a salvo da mira de Simon.

Mas agora Simon está morto, e os principais suspeitos são as pessoas que estavam com ele em detenção:
Browyn, a nerd mais brilhante da escola;
Cooper, o astro do time de baseball;
Addy, a rainha do baile; e
Nate, o traficante da escola.

O fato de que Simon estava prestes a postar grandes segredos sobre essas quatro pessoas apenas parece consolidar a suspeita de que uma delas o matou.

A vida desses quatro jovens virou de cabeça para baixo e a escola se tornou o palco de uma investigação que parece dar várias voltas e chegar à lugar nenhum.

Um deles está mentindo, você consegue descobrir quem é?
Eu adorei esse livro. Obviamente, eu tinha certa expectativa, e não fiquei decepcionada, felizmente! Eu amei o jeito como a autora brinca com os estereótipos, mostrando como eles são tão arraigados na nossa cultura, ainda mais durante a "high school". Ela também abordou toda a questão do bullying nas escolas e como isso afeta a vida das pessoas, levando o leitor a refletir sobre isso.

O livro é narrado pelos quatro suspeitos, portanto o leitor está dentro da cabeça dos protagonistas o tempo todo e mesmo assim é difícil saber tudo sobre eles e suas reais intenções, o que é algo louvável da parte da autora, que elaborou muito bem os acontecimentos, os personagens e as ligações entre eles.

Porém, quando finalmente cheguei ao clímax da história, admito que o motivo daquilo não me desceu, e esse foi o único ponto negativo do livro para mim. Contudo, mesmo com esse desequilíbrio na balança da perfeição, não há como negar todo o trabalho da autora em tecer um ótimo mistério que prende o leitor e nos faz pensar até onde uma pessoa pode ir para proteger sua reputação.

Mari 02/06/2018

Amei aaaaaa
Cada capítulo é narrado sob o ponto de vista de um dos personagens, o que me lembrou muito As crônicas de gelo e fogo. Mas ao contrário dos livros do Martin, nesse livro não houve um capítulo sequer que eu dissesse "ah, lá vem o chato falar", porque sério, todos os personagens são muito reais. E quando digo reais, quero dizer que se aproximam muito da gente: tem sentimentos contraditórios e vivem a pressão de uma sociedade que exige a perfeição a qualquer custo.
É um livro comum, de fato. Mas super vale a pena, principalmente se você quiser ter uma folga de livros com histórias complexas pra caramba.

La Oliphant 30/05/2018

Se você está lendo esta resenha, provavelmente você chegou até aqui porque Um De Nós Está Mentindo é um dos livros mais desejados entre os leitores nos últimos meses, certo? Confesso que, com todo o hype em torno desse livro, eu estava com expectativas de ter uma das melhores leituras da minha vida ou, pelo menos um livro que me enviasse direto para uma boa ressaca literária. Não foi o que aconteceu, tá? Apesar de ter um enredo interessante e personagens que eu realmente gostei, Um De Nós Está Mentindo não é nada que eu já não tenha visto antes e eu até fiquei um pouco desapontada com o livro.

O enredo do livro é bastante interessante, eu tenho que admitir. Quatro alunos de ensino médio suspeitos de terem assassinado um colega de turma que, por sinal, morreu de uma forma muito suspeita. A narrativa de Um De Nós Está Mentindo não é nem um pouco cansativa e, o ponto de vista dividido entre os quatro personagens dá uma imersão muito maior dentro da história. Cada um deles esconde um segredo, mas também sabe de alguma coisa que pode colocar o leitor ainda mais perto da verdade. Essa tensão criada por McManus foi um dos pontos mais positivos do livro, pena que ela estragou tudo no final.

“Não sei porque é tão difícil para as pessoas assumirem que às vezes elas são idiotas que estragam tudo por acharem que nunca vão ser pegas.”

Eu acredito que o termo certo seja “ir com muita sede ao pote”. McManus tinha em mãos um enredo que deixaria qualquer leitor apaixonado, mas em um certo ponto do livro, as coisas começaram a desandar. Vejam, até mais da metade do enredo, nenhum deles tinha uma pista ou qualquer ideia de quem ou porque alguém gostaria de matar Simon. Tudo bem, o garoto era odiado por tudo e todos, mas ainda assim, eles não tinham um suspeito nem um motivo concreto. O problema é que as certezas começam a surgir de forma aleatória e, de repente, eles têm muitas informações que se encaixam e pronto, acontece o desfecho e o enredo acaba.

Sendo bem sincera, o fato de todo o suspense do livro não ter me surpreendido me deixou bastante revoltada com esse livro. Eu realmente estava esperando uma revelação bombástica, de uma forma que eu realmente ficasse com aquela sensação de “eu não vi isso acontecer”, mas a verdade é que a autora foi tão descuidada na forma como ela coloca as pistas do enredo que, assim que a primeira pista aparece para os quatro personagens, você consegue descobrir o que aconteceu sem fazer o mínimo de esforço. E eu queria me esforçar, desesperadamente. Eu estava muito animada para ser surpreendida, e não fui.

Uma coisa que eu achei engraçado nesse livro foi que o nome é “Um De Nós Está Mentindo”, mas analisando o enredo com um pouco mais de calma, nenhum dos personagens realmente “mente” durante o enredo. Eles têm segredos, coisas que eles não querem que venha a conhecimento público, mas nenhuma dessas coisas chega a ser realmente uma mentira. O que me fez questionar muita coisa durante a leitura também, principalmente quando todo o desfecho foi revelado e eu fiquei com a sensação de “eu cheguei até aqui para isso?”. Pois é, eu realmente não entendi essa coisa da mentira.

“Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes?
Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo.
Valendo!”

Por outro lado, tirando a parte da decepção com o enredo, eu realmente gostei do desenvolvimento dos personagens desse livro e a forma como cada um dos personagens evoluiu desde o começo do livro. Apesar de a autora não se aprofundar em muitos assuntos importantes, como o porque do Cooper sentir necessidade de esconder a sua orientação sexual, ou como o relacionamento abusivo da Addy realmente afetou a sua personalidade. Ainda assim, eu gostei muito da forma como esses quatro personagens interagiram entre si, e como a relação deles foi evoluindo por causa do que aconteceu com o Simon.

Um De Nós Está Mentindo tem personagens interessantes, que prendem o leitor. Apesar de eles serem estereótipos de todos os filmes adolescentes que nós já vimos, a autora conseguiu tornar o clichê em algo suportável, que a gente poderia se identificar e até gostar. Confesso que o que me prendeu mesmo até o final do enredo foi o relacionamento da Bronwyn com o Nate, porque eu sou do tipo que não resiste a uma história de badboy incompreendido se apaixonando pela menina inteligente do rolê, sabe? Quem nunca?!

Mas eu realmente esperava mais do enredo de McManus, mas o pouco que ela me entregou me deixou satisfeita dentro das limitações do livro. Eu sei que muita gente vai achar essa leitura muito boa, mas acho que por conta do meu gosto literário e todas as expectativas que eu tinha em cima da leitura, o livro acabou não sendo o que eu estava esperando, o que não significa que você não possa gostar, certo? Não deixa de me contar o que você achou dessa resenha e, se você já leu esse livro, me conta o que achou da leitura nos comentários!

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-um-nos-mentindo-karen-macmanus
Jana 05/06/2018minha estante
Eu estou pensando em comprar ele em ebook porque está em oferta, rsrs! Por conta dos comentários dos bookstubers fiquei com curiosidade de le-lô, não leio muitos livros com esse tema, mas esse me deixou curiosa. Parabéns pela resenha sincera, como sempre. Conheci seu ig aqui do skoob, mas já confio nas suas resenhas. Mesmo
lendo, não vou criar tantas expetativas!

Nay 29/05/2018

Se você prestar bastante atenção no primeiro capítulo do livro você já mata a charada.
E eu só percebi isso depois de reler o primeiro capítulo após o término do livro.
É um livro com uma escrita muito boa, personagens instigantes.
Eu tinha duas teorias e uma delas estava correta, mas fiquei muito satisfeita com a explicação.

Casa da mãe Joana 28/05/2018

Romance adolescente
Passei o tempo todo torcendo pelo casal que se formou do que intrigada com a morte do garoto mesmo.

Marina 28/05/2018

É bom, porém não superou as espectativas.
O livro em si é bom, deixa aquele gosto de querer saber o que vai acontecer, mas na metade para frente ele não chegou a me surpreender e apresenta alguns fatos que eu meio que já esperava o que ia acontecer e no final era isso mesmo que acontecia.

Debora.Oliveira 26/05/2018

Empolgante
Só realmente achei q poderia ter toda uma trama estilo series de investigação criminal na hora da revelação, mas, tirando isso, terminei com um sorrisinho no rosto por ter adorado o livro .

Julie.Drumond 19/05/2018

M A R A V I L H O S O
COM CERTEZA FOI UM DOS MELHORES LIVROS Q JA LI NA MINHA VIDA!VC DEVORA AS PAGINAS QUERENDO SABER QUEM MATOU SIMON,E NO FINAL,VC FICA PENSANDO TIPO: COMO NÃO PENSEI NISSO ANTES?PARA MIM,FOI UM FINAL INESPERADO??

Fantástica Ficção 15/05/2018

Personagens vagos, mas críticas excelentes.
"De qualquer forma, a culpa é das pessoas. Se elas não mentissem e traíssem, eu estaria na rua."

Um de Nós Está Mentindo é o livro perfeito para todos aqueles que precisam de um choque de realidade sobre a perversão das mídias sociais que estão tomando conta do mundo. Mas não se engane, essa obra não se trata de um thriller como subtendido na sinopse, mas sim como um drama estruturado através do suspense. Existem partes tensas e segredos dentro da narrativa, mas o ponto principal do enredo são os segredos dos personagens e a maneira com o qual lidam com eles. Sua vida, a adolescência e as provações que todo jovem passa ao chegar na idade de decidir o futuro é o verdadeiro foco de Karen M. McManus que apesar de não construir um livro perfeito, consegue nos deixar as mais diversas reflexões.

"Algumas pessoas são tóxicas de mais para viver. Simplesmente são."

O livro é narrado em primeira pessoa pelos quatro personagens principais que acredito terem sido meus maiores problemas com a trama. Começando pela narração, eu senti certa incapacidade de McManus em construir personalidades divergentes. Muitas vezes acabei me perdendo no contexto da obra porque as narrações eram muito parecidas, mesmo com os nomes acima do capítulo indicando quem estava contando naquele momento, tanto que várias vezes tive que me guiar pelo círculo de personagens secundários em volta dos protagonistas. Isso tornou tudo confuso de um jeito negativo pois eu demorei a ganhar um ritmo para com a história.

Ainda em relação a falta de divergências dos personagens, apesar de ter gostado da maneira com o qual cada um lidou com suas questões particulares, tenho que admitir que tive certa decepção ao perceber que nenhum foi além do clichê. De certo modo, acredito que a autora planejava diferencia-los apenas não conseguiu o efeito desejado. Tanto que antes de morrer, Simon comenta que todos integrantes daquela detenção é o esteriótipo de alguma coisa: uma nerd, a gostosona, o astro do time e o bad boy misterioso. Assim quando a autora faz a inversão de suas personalidades através do segredos de cada um, ao invés de inovar e criar contextos que tragam surpresas, ela retoma o clichê não conseguindo alcançar as expectativas, pois se McManus queria mostrar que ninguém é o que parece, ela fez isso usando um clássico de cometerem “crimes” que vão ao oposto das aparências.

"– Ela é uma princesa, e você, um atleta – responde ele, apontando para Bronwyn e depois para Nate, – E você é um crânio. E também um criminoso. Vocês são todos estereótipos ambulantes de filmes de adolescentes"

Mas como sou uma pessoa do contra, apesar dessas primeiras falhas, não posso negar que o que me manteve presa a narrativa foi a evolução dos personagens, principalmente de Addy e Cooper. De certo modo, foram elas que deram sentido a narrativa apresentando críticas sociais muito importantes para o cenário geral da obra que envolviam os amigos, família e relacionamentos amorosos. Acredito na importância desse tipo inserção no enredo porque ajuda a edificar o livro tornando-o bem mais sustentável. Não vou falar um pouco de cada protagonista porque para isso teria que dar spoilers dos segredos que eles escondem, mas é interessante perceber que essas críticas sociais estão presentes na obra de forma consciente aos próprios personagens. São elas que regem os segredos e as ações, pois é o medo das críticas geradas pela exposição que os mantem mentindo.

Porém, o que mais me chamou a atenção dentro da narrativa foi a percepção que autora teve em relação as mídias sociais e como estas afetam diretamente a vida de todos. De certo modo, o Falando Nisso – aplicativo criado por Simon – é basicamente a crueldade humana personificada. Ninguém faz fofoca porque quer ajudar, mas sim pela humilhação que ela propõe. As mídias sociais como um todo participam ativamente da propagação dessa crueldade. Quantas vezes não pudemos observar pessoas caindo ou sendo exaltadas por simples boatos levantados em fotos ou trends-topics? Ninguém realmente se preocupa em investigar apenas acreditam no que veem por terem a noção de que, se está em alta logo deve ser verdade. Por esse motivo, a exposição dos segredos assusta tanto os protagonistas. Pois caso apareça uma nota sobre eles no Falando Nisso, ninguém iria pensar que se tratavam de boatos, mas sim de verdade absolutas que poderiam destruir suas vidas.

"Todas essas redes sociais… é como se você não pudesse cometer um erro, não é? Elas te seguem por toda parte. O tribunal é bem indulgente com jovens impressionáveis que agem as pressas quando têm muito a perder."

Apesar dos contrapontos, eu indico sim a leitura de Um de Nós Está Mentindo pelas reflexões que a autora coloca em suas páginas. Apesar de ser confuso, não é livro difícil de ler, tanto que o fiz em um único dia. É uma obra que tem significância ao abordar tantos assuntos que estão presentes em nosso dia-a-dia. Karen McManus te implica a pensar em como você julga as pessoas, como manter segredos é difícil e essencialmente como a vida pessoal pertence unicamente ao individuo.

site: https://fanficcao.wordpress.com/2018/05/14/resenha-um-de-nos-esta-mentindo-karen-m-mcmanus/