Um de Nós Está Mentindo

Um de Nós Está Mentindo Karen M. McManus

Compartilhe

Resenhas - Um de Nós Está Mentindo

Anna 17/01/2019

Um suspense que vai muito além da resolução de um assassinato.
Quando resolvi ler 'Um de nós está mentindo' eu esperei ser algo que fosse somente pelo caminho do mistério. Tanto pela sinopse, quanto pelo subtítulo, minha mente sentiu a necessidade de descobrir quem era o culpado antes das próprias personagens ? Isso quase aconteceu, na verdade.

Contudo, assim que a estória se desenrola e os envolvidos se abrem para os leitores, o objetivo da coisa muda. Claro que eu continuei a querer desvendar o assassinato, mas a forma como as personalidades de cada um é mostrada a cada capítulo me deixou realmente impressionada.

Achei incrível o jeito em que Karen conseguiu abordar tantos assuntos importantes numa trama só, e como o possível clichê deu uma reviravolta tão impactante que meu cérebro demorou a raciocinar direito sobre o assunto até após eu virar a última página.

Simplesmente maravilhoso!

Anderson.Luiz 16/01/2019

Eu gostei mais do livro pelos personagens do que o mistério em si pois do jeito que a história estava encaminhando ficou previsível a resolução. Alguns momentos me surpreendeu mas era só coisas relacionadas aos personagens.

Anelise 09/01/2019

Meh.
Muita gente elogiou esse livro, mas pra mim foi bem mais ou menos. É uma leitura fácil, como os capítulos são curtos e intercalam os personagens, acabamos lendo muito mais rápido. Porém, não consegui me conectar com nenhum personagem. Varios clichês adolescentes e que nem foram bem explorados. O Nate é o típico bad boy desajustado de varios e varios e varios YA's. Insuportável.

O assassino real é de chorar. Previsível demais.
Paloma 10/01/2019minha estante
Estou lendo mas não cheguei nem na metade e já não suporto mais. Quero continuar mas tá difícil, a vontade de largar é grande...

Anelise 10/01/2019minha estante
Eu só continuei porque achei a leitura bem fluida e fiquei curiosa pra saber o desfecho. Mas eu tenho essa filosofia: se o livro não me cativa até a página 100, eu largo sem dó, hahaha. Se você tá achando muito insuportável, larga e vai ler um resumão com spoilers. A vida é muito curta pra ficar lendo livro chato kkkkk

Jordy | @SeuAmigoLeitor 09/01/2019

#JordyResenha: UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO
Cinco jovens. Um assassinato. Quatro suspeitos.

Quando Addy, Bronwyn, Cooper, Nate e Simon são enviados estranhamente à detenção por portarem celulares que nunca viram, mal imaginavam que somente quatro deles sairiam vivos de lá. E Simon não era um deles.

A partir de então, a rotina dos quatro sobreviventes muda completamente e passam a ser o centro das investigações da polícia e também dos holofotes e câmeras dos programas policiais da Califórnia.

Todos têm um motivo para não gostar de Simon e querê-lo sob sete palmos de terra. Criador de um aplicativo de fofocas - o Falando Nisso -, Simon criava discórdia entre os alunos da Bayview High School, trazendo fatos quentes que, muito provavelmente, na lógica da polícia, são o suficiente para ocasionar a morte do garoto. Addy, Bronwyn, Cooper e Nate eram nomes da próxima publicação posterior à morte de Simon. Mas quem se sairá melhor com a polícia, dizendo somente o necessário para não se transformar no suspeito número um da investigação?

O livro é narrado sob quatro perspectivas diferentes, todas em primeira pessoa; assim, é possível entender as angústias e pensamentos de cada um dos quatro jovens suspeitos enquanto ligamos os pontos em busca do assassino de Simon.

"Um De Nós Está Mentindo" tem suas falhas, não nego, mas nem por isso tiram o mérito do livro, que é uma maravilhosa estreia de Karen McManus. Para quem busca uma trama leve, é uma ótima recomendação: não há um romance melodramático evidenciado e desgastante demais; as personagens não são entediantes e robóticas e os acontecimentos te sugam para dentro da história, te prendendo até a última página.

Ainda que o desfecho possa não ser tão surpreendente assim, é uma trama bem fechada e realista, com personagens condizentes e que te cativam ao longo da narrativa.

| LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG |

DIVISÃO: ●●●●○
EDIÇÃO: ●●●○○
REVISÃO: ●●●●○

TOTAL: 3,7 ESTRELAS

site: https://seuamigoleitor.blogspot.com/2019/01/resenha-um-de-nos-esta-mentindo.html

Aline 08/01/2019

Caí no bait e perdi 36h da minha vida, mas segue o baile 🤷
Quando meu grupo de leitura coletiva selecionou “Um de Nós Está Mentindo” como livro do mês através de uma votação bastante acirrada, mal passou pela minha cabeça o tamanho da decepção que eu enfrentaria ao ler esse livro.

Cinco estudantes do Colégio Bayview entram numa sala de detenção, apenas 4 saem vivos. A causa da morte? Não foi um acidente, definitivamente. Lendo isso você pode estar pensando “uow, olha essa premissa que interessante!”, e caramba, eu preciso concordar com você: é sim uma premissa interessante, junto com o título chamativo do livro tem tudo pra você torcer pro livro ser muito bom. Mas não é o que acontece. Infelizmente.

A história é extremamente simples, não tem uma grande reviravolta e, quando tem, meu/minha amigo/a, é de fazer revirar os olhos de puro desgosto. A autora passa o livro inteiro expondo quem poderia ter mais motivos para ter assassinado Simon, ao ponto de eu querer segurar na mão da Karen M. McManus e dizer “eu já entendi que meio mundo queria o Simon morto, agora vamos prosseguir com a história, minha flor?”.

Outro problema é que o mistério não se sustenta ao longo das quase 400 páginas, porque,acreditem, a resposta pro crime está bem ali, logo no primeiro capítulo, se você prestar muita atenção. Se o livro tivesse a metade do número de páginas, não faria diferença nenhuma, ou talvez fosse até mais interessante, já que não teria tantas páginas para autora se perder no óbvio!

Aqui temos 4 narradores, que na verdade poderiam ser considerados um só, porque não tem diferença nenhuma entre eles! Nate, Bronwyn, Addy e Cooper não tiveram construção nenhuma, tanto que é impossível identificar a personalidade deles durante a narração. Se você não prestar atenção no nome do narrador, você não sabe quem está contando a história e fica mais perdido que a Karen M. McManus tentando conduzir uma investigação policial nesse livro.

Você acha que a polícia do Brasil é terrivelmente ruim? Companheiro/a, é porque você não viu a polícia presente em “Um de Nós Está Mentindo”. Eu nunca vi um livro/série/filme de suspense e policial com tantas falhas durante a investigação. Os caras tem na mão um blog, UM BLOG INTEIRO, onde Simon escrevia as fofocas de todos os estudantes do colégio; onde fica bem evidente o tanto de inimigos que ele poderia ter. Mas o foco fica com quem mesmo? Apenas nos 4 que estavam na detenção. Até o professor que estava presente foi ignorado, sem ser considerado suspeito. Oi??? Espalhar a privacidade de um estudante, menor de idade, aos quatro ventos pra tentar chegar a um culpado? Oi???+1 É sério isso? Usar o 4chan e não ter a mínima ideia de como o site realmente funciona? Isso pra mim mostra que a autora simplesmente jogou ali e não se deu nem ao trabalho de pesquisar sobre o que ela estava escrevendo.

E chegamos ao final, que consegue te frustrar mais do que toda a perda de tempo que a autora fez você passar andando em círculos. Sem reviravoltas. Se você prestou bem atenção no primeiro capítulo, foi aquilo mesmo que aconteceu e acabou. Matou o livro inteirinho logo no primeiro capítulo, perdeu várias horas pra chegar no óbvio e constatar a preguiça da autora de dar um desfecho melhor pra história.

“E essa 1 estrela ai, Aline, é por piedade?” E olha que talvez seja mesmo ¯\_(ツ)_/¯
Essa estrelinha ai com certeza vai pros 2 únicos pontos altos do livro, que é ser uma leitura bem rápida e mostrar o quanto a escola pode ser cruel. Se Karen fez algo de bom, com certeza foi expor a podridão que é dentro de uma escola, com temas como bullying e homofobia. A exposição de um relacionamento abusivo na pele de uma adolescente foi super importante também, ajudando as meninas a reconhecerem e tomarem uma atitude.

No mais, “Um de Nós Está Mentindo” é um bait puro e simples. História fraca, mal conduzida, com falhas grotescas e não cumpre nem um pouco o que promete.
Aline 08/01/2019minha estante
Obrigada! Queria muito ler esse livro. Já não quero mais. Kkkkk

Filipe 08/01/2019minha estante
""eu já entendi que meio mundo queria o Simon morto, agora vamos prosseguir com a história, minha flor?""
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Marcela 09/01/2019minha estante
Vish é tão ruim assim?

Marcela 09/01/2019minha estante
"Se você não prestar atenção no nome do narrador, você não sabe quem está contando a história e fica mais perdido que a Karen M. McManus tentando conduzir uma investigação policial nesse livro." #morta

Brunna.Vedere 08/01/2019

Achei muito viciante, porém o assasino bem previsivel

Breno 08/01/2019

Bom mas previsível
Tipo de leitura ao qual não consegue parar, mesmo sendo um pouco previsível em alguns aspectos, eu recomendo

Jose.Rodrigo 07/01/2019

Foi divertido, seria legal se virasse uma serie de tv ou um filme.
Anderson.Luiz 16/01/2019minha estante
Parece que vai virar série. Quem vai adaptar vai ser o canal E!

Gabi 05/01/2019

Eu sinceramente não lembro quando foi a última vez que eu me apeguei tanto aos personagens de um livro. Li com o coração na mão, e quis proteger eles em muitas vezes, e senti a felicidade deles quando estavam bem. Gostei da forma com que as pistas são deixadas no meio do livro, e como tem sempre algo novo a ser descoberto.
Dá pra se imaginar o final? Sim, mas eu amei a explicação de tudo. A narração em primeira pessoa me aproximou muito dos personagens, e agora que eu terminei de ler, eu realmente sinto como se 4 amigos meus tivessem sumido. Gostei de verdade de ver o crescimento deles, e ver as relações se construíndo.
O final me deixou extremamente emotiva. Gostei muito do livro, tanto é que virou um dos meus favoritos.

Jaflety.Pedro 04/01/2019

Impossível ler um livro como esse e não lembrar de series como “Thirteen Reasons Why” (que é originalmente um livro) e “Elite” (que apesar de ser uma serie espanhola tem muita influência desses suspenses de colegial americano). Como nessas series, “Um de Nós está mentindo”, de Karen M. McManus, gira em torno de uma morte misteriosa, afetando a rotina de um colégio do ensino médio e principalmente de alguns alunos. Os temas trazidos aqui é muito semelhante ao das obras citadas, com menos intensidade. A própria premissa não é muito original, já vista em inúmeras series, livros e filmes.
O livro conta a história de cinco jovens que vão para detenção (ficar de castigo depois da aula) e só quatro saem de lá com vida. A escritora “brinca” com os estereótipos dos estudantes: a Bronwyn é a gênia, Addy é a bonitona, Nate é o delinquente juvenil, Cooper é o atleta popular e o Simon é o pária. Simon foi a vítima desse “suposto” assassinato, ele também foi o criador do “Falando Nisso”, um aplicativo de fofoca que revelava segredos íntimos dos alunos da escola, muita gente não gostava dele, então a pergunta é: “Quem matou o Simon?”
A obra é dividida em três partes. Logo no começo você se sente muito atraído pela leitura. Escrita fácil, envolvente e logo você está tentando descobrir quem matou e por qual motivo o jovem foi morto. A segunda parte você ver um desenvolvimento maior da história e dos personagens. O bicho pega mesmo é nos últimos capítulos, quando a porta do clichê é aberta e de lá sai um romance água com açúcar, uma investigação boba por parte de um dos envolvidos e um desfecho cheio de convenções obvias que leva a história para um final chato.

Nathalia.Dias 02/01/2019

Previsível
Modo de narrativa interessante no início, mas ao decorrer da história torna-se massante. Desfecho bastante previsível e infundado. Leitura só pra passar o tempo, não monte grandes expectativas.

Neguim 02/01/2019

Legal porém previsível
A ideia do do autor é boa,porém com pouco tempo de leitura a gente já saca o final,deixando a leitura monótona, pois quando pegamos a descrição do livro,passamos a esperar um grande mistério,e infelizmente o autor não consegue transmitir essa atmosfera.

Ingrid.Oliveira 02/01/2019

Levantar várias hipóteses e uma delas ser real não faz de um livro previsível
Primeiro livro de 2019 e PQP, que livro, meus amigos! Só não dei 5 estrelas porque achei o final muito mequetrefe. A história vicia, você fica louco querendo juntar os pontos, você acha que é uma coisa e é outra e você perde o fôlego. No mais o Nate é, senhor! Don't have palavras pra esse cara. Bronwyn, na minha opinião, rainha protagonista única e exclusiva.

É o YA, mas é maravilhoso e a leitura é gostosa, vá fundo.

Juh 27/12/2018

Previsível
O livro tinha tudo pra ser muito bom, mas eu senti que faltou algo, faltou emoção, antes da metade do livro eu já tinha sacado o que de fato tinha acontecido, poderia ter sido melhor, mas não foi de todo ruim. O livro é bom, mas não me trouxe emoção.