Cidadania no Brasil

Cidadania no Brasil José Murilo de Carvalho

Resenhas - Cidadania no Brasil

Clio0 31/05/2021

José Murilo de Carvalho apresenta nesse livro sua versão do processo de cidadania no nosso país.

Ficou confuso? É comum pensar que sempre houve o conceito de cidadão, mas na verdade, ele é um processo histórico normalmente construído através de conflitos por direitos e deveres. Justamente por isso é difícil definir o que é Cidadania.

O conceito ateniense não é nem um pouco parecido com a nossa atual concepção, por exemplo, e o autor cai nessa falácia algumas vezes, tentando transpor uma definição atual para cinco séculos atrás. Contudo, sua abordagem sobre o desenvolvimento de direitos e deveres se relaciona muito bem com processo histórico brasileiro e é de fácil compreensão.

O texto compreende o processo colonizatório, os reinados, a república e termina pouco após a Era Collor. Há várias menções a deturpações da constituição e como isso afetou a população.

É uma leitura interessante, ainda que pesadamente ideológica. Para quem gostar do trabalho do autor, recomendo Os Bestializados que retrata A Revolta da Vacina no Brasil.

Francisco240 25/03/2021

Satisfatório...
Uma leitura simples, sem muitos entreveiros e nada de especial no decorrer da leitura...
Uma leitura por motivos acadêmicos.

psraissafreire 21/12/2022

Divino
Gostei muito, acho que é um dos meus livros de não-ficção favoritos. Até usei na minha redação no Enem como argumento para o desenvolvimento dois. Todo brasileiro deveria ler para tentar exercer de forma mais plena sua cidadania. José Murilo de Carvalho tem meu respeito e admiração.

liaramoss 12/04/2023

Interessante mas mais que o necessário
O primeiro capítulo é muito bom na maneira de explicar a formação da cidadania brasileira e toda sua história, mas nos outros capítulos acho que o livro se perdeu um pouco e contou toda a história do país em relação ao período da República brasileira, contando detalhes demais sobre todos os partidos e que, pra mim, não agregou muito nos saberes sobre a cidadania do resto da população.

no mais, é um livro essencial para quem gosta de história e quer entender melhor a questão cidadã nacional

Luana 04/05/2020

Muito interessante
Li o livro para uma matéria da faculdade e fiquei impressionada com o conteúdo. Pensei que seria uma leitura mais pesada e mais complexa, mas me enganei.
Foi bem tranquilo de ler e o autor usa uma linguagem ótima para quem não é muito familiarizado com termos técnicos.
Descobri coisas sobre o processo de cidadania do Brasil do qual eu não fazia a menor ideia.

Bela 31/03/2023

Eu gosto muito de estudar história e esse livro foi uma indicação perfeita que segui e que me trouxe reflexões importantes. A questão da cidadania no Brasil é algo que busco me aprofundar e com certeza esse livro foi um bom começo.

Karen 12/01/2023

gostei
adoro ler livros de política e democracia pq daí posso xingar o governo com mais conhecimento.
acho q se toda a população ler esse livro o Brasil dá certo hein

Letícia Campanelli 14/07/2020

O livro apresenta uma revisão histórica da contrução de cidadania no Brasil, de 1500 até o ano de sua primeira publicação em 2001. José Murilo de Carvalho nos explica como foi os avanços da cidadania, com relação aos direitos políticos e sociais e a atuação do governo ao decorrer da história.

Um livro de fácil entendimento e muito essencial nesse tempo conturbado da nossa política, e quando não foi?

doveliebriar 19/03/2021

É um livro bom para entender um pouco mais sobre o Brasil mas pra mim, como estudante do ensino médio, achei um pouco difícil de se compreender na questão de temporalidade. É um pouco confuso mas esclareceu vários outros pontos pra mim

Mumartins 10/07/2022

Uma leitura da sociedade brasileira
Por se tratar de um tema cotidiano, muitas vezes o conceito ou a conquista cidadania é tratada de forma simplista. O fato é que no Brasil nunca houve, e nem há, cidadania plena. Se ela é fundamental para a democracia, logo, nunca houve regime verdadeiramente democrático.
Ao escrever seu livro, José Murilo de Carvalho não recorre a simplismos ou generalizações, muito pelo contrário: o autor busca tratar das peculiaridades brasileiras na luta pela conquista de direitos sociais, políticos e civis. Na perspectiva do autor, o fato do povo brasileiro ter recebido como um “presente” do Estado Novo seus direitos sociais causaram no brasileiro a chamada estadania: a impressão de que os direitos não surgem da luta social, mas sim de uma dádiva concedida por um líder paternalista que governa o Estado.
Ao final do livro, o autor analisa a dita sociedade democrática pós 1988. Afirmando que o pleno gozo de todos os direitos só ocorrem com “doutores”, homens formados em nível superior, ganham no mínimo vinte salários mínimos e que possuem influência no legislativo, executivo e judiciário; também existem os ditos “cidadãos simples”: ganham entre dois e vinte salários mínimos, e dependem da boa vontade das autoridades para ter seus direitos assegurados; por último, o autor denuncia a existência dos elementos, assim chamados pelas forças policiais. Os “elementos” não possuem seus direitos validados e para eles o único código que vale é o penal.
O autor não termina seu livro deforma pessimista, mas sim realista: afirma que o Brasil não possui uma longa experiência democrática, tendo em vista que o seu primeiro período que pode ser considerado desta forma (1945-1964) foi interrompido por um golpe militar, e somente voltou a haver uma democracia frágil após, afirmado que é necessário que o Brasil vivencie a democracia durante um longo período de tempo, para que suas instituições e cidadãos amadureçam.

Amós 24/05/2016

Ponto de Vista
Eu como estudante de História li esse livro com um olhar atento as pequenas nuanças do discurso do autor e gostei da maioria de seus comentários. É um livro interessante e importante para quem quer entender o cenário politico-social do Brasil atualmente. Acompanhado de clássicos da historiografia como a História do Brasil de Boris Fausto e Raízes do Brasil do Sergio Buarque você terá um amplo panorama dos processos históricos de nossa pátria "mãe-gentil".

Bluewhite 14/05/2022

Não somou muito a minha vida acadêmica
Li por causa da escola, não tem muito oque comentar, é uma espécie de livro didático, muito entediante, não considero ler, esse tipo de livro, um método de estudos muito eficiente, mas se você é bom em guardar oque leu, vai fundo...

Julião 29/05/2017

Panorâmica
Livro do cientista político brasileiro José Murilo de Carvalho. É dele um dos meus livros favoritos: "Os bestializados", que analisa a participação (ou não-participação) do povo na derrubada da monarquia e proclamação da República. É sensacional! Mas "Cidadania no Brasil" é o livro indispensável dele, embora menos célebre.

O livro traça a evolução dos direitos civis e políticos no Brasil, desde os tempos coloniais até o entardecer do século XX. Para se compreender as lutas populares e os movimentos sociais, sejam de classe, gênero, etnia, minoria religiosa ou outro, a bibliografia é extensa por demais. A não ser o especialista, não vejo motivo para o cidadão médio se debruçar por longo período a estudar a política, a economia (e um destaque específico para a trajetória da escravidão em nosso país) e as minorias sociais através de uma ótica comparada.

Esse livro oferece uma síntese poderosa sobre todos esses aspectos, e considero completamente fundamental para qualquer pessoa que se arvore cidadão.

Jota 14/05/2020

Leitura essencial
Esse livro é essencial para os tempos de obscurantismo que nos encontramos agora. Entender o processo de construção da nossa cidadania (que continua sendo um longo caminho a ser percorrido) é primordial para continuarmos lutando pelos nossos direitos.
Amanda 16/05/2020minha estante
??????

Mari :) 21/08/2020

Muito aprendizado
Um livro que me trouxe muito conhecimento, muitos pensamentos.
Me fez desenvolver melhor a minha opinião. Ele mostra desde o início de tudo como o brasileiro adquiriu a cidadania quando, ele poderia dizer que era brasileiro.
Mostra também vários conflitos políticos que o Brasil passou até chegar aos dias de hoje.
Muito bom. Leitura Mega fácil.
Recomendo muito, vai mudar seu jeito de enxergar a sociedade brasileira.