O Homem de Giz

O Homem de Giz Stephen King
C.J. Tudor

Resenhas - O Homem de Giz

Paula 12/04/2018

Nadou, nadou e morreu na praia.
Um thriller elogiado pela crítica especializada e comparado a grandes autores como Stephen King e Jo Nesbo? Oba, vamos lá, não tem como errar nisso. Só que tem, e muito.

A obra claramente tentou pegar carona em histórias recentemente hypadas na mídia como It - a coisa e Stranger Things, todo o clima de cidade pequena com mistérios e um grupo de crianças com seus próprios segredos. Nenhum problema até então, excelentes obras literárias surgem como uma tentativa de homenagem outros escritores. O lado negativo é quando você não consegue imprimir sua própria personalidade e ao invés de uma homenagem a história se torna uma colcha de retalhos, com elementos de vários lugares porém sem funcionar por si só.

O Homem de Giz tem muitas falhas, uma delas é o desenvolvimento dos personagens. Todos são absolutamente irritantes, e com exceção do protagonista são rasos e não escapam de velhos padrões do gênero. E mesmo o protagonista beirando a um bom desenvolvimento não chega lá, é clara a tentativa da autora de humanizar o personagem colocando falhas de caráter (e explicando a origem de cada uma delas) , só que não acontece uma identificação com o leitor, pois o que era pra ser sensível e real acaba simplesmente se tornando maçante.
Pior do que o desenvolvimento dos personagens foi o enredo em si, além do final completamente previsível, a autora desenvolve explicações abomináveis para justificar outros acontecimentos pequenos que vão ocorrendo ao longo da trama. Um conjunto de coincidências extraordinárias e sincronizadas mas que no final não tinham ligação entre si, só calharam de ocorrer todas na mesma cidade e na mesma época para que o leitor pensasse que tinha uma elaborada tramoia ocorrendo por trás de tudo. Um artifício tão pobre e indigno quanto o velho "dar um susto no leitor mas na verdade era só um sonho". Sério, esse tipo de coisa não cola mais, deixa a história pobre e tira completamente a credibilidade do livro. Sem falar alguns furos ENORMES que a C.J. Tudor nem mesmo se deu ao trabalho de tentar explicar, adivinha porquê? Já tinha muitas coincidências, muitos personagens soltos e desnecessários na trama, não tinha mais onde enfiar justificativa meia boca sem escancarar o quanto a história é pobre e cheia de furos.
E por falar em personagens soltos, somos apresentados a alguns tão descartáveis que até o momento eu não entendi muito bem o propósito deles na trama. Exemplo, a garota que faz parte do grupinho no começo do livro, quando parece que a autora vai começar a desenvolver e dar uma justificativa pra ela estar ali (além de ser filha do pastor, única garota do grupo e por quem o protagonista alimenta uma paixonite), ela é completamente descartada da obra e retorna anos depois com uma única função (mas que poderia perfeitamente ser desempenhada por outro personagem sem alterar ABSOLUTAMENTE NADA na história).

Dei 2 estrelas apenas pela escrita da autora mesmo, é limpa e fluída e consegue te prender em alguns momentos. Queria dizer que foi uma boa tentativa, mas C.J. Tudor ainda tem que comer muito arroz com feijão pra ao menos ser comparada com bons autores de thriller.
Jo 11/06/2018minha estante
Nem vou perder tempo. Sei como vc deve ter se sentido. Também já li alguns que a critica comparou a Stieg Larson, Jo Nesbo e Mankell. Me arrependi até o ultimo fio de cabelo. Vou passar um "apagador" no homem de giz, kk.

Kah Gessy (@naoeaterradonunca) 26/06/2018minha estante
Nossa, sua resenha expressa exatamente o que senti ao ler esse livro.
Sinto como se a autora tivesse se saído muito bem até metade do livro, depois foi só ladeira abaixo.
Ela poderia ter utilizado os vários ganchos que "jogara" sem motivo nenhum na historia, mas não , escolheu um final bem forçado e ruinzinho, bem nosense mesmo...Poderia ter ficado sem ler esse livro.

MariBrandão 13/07/2018minha estante
Nossa...esse livro foi uma decepção....li alguns comentários muito bons, fiquei super empolgada pra ler.....bela meleca!!!!

larameneghel 31/07/2018minha estante
Resumiu EXATAMENTE meu sentimento ao terminar o livro!

Junior 31/08/2018minha estante
Quero aproveitar a promoção da BookFriday e este é um dos livros que eu coloquei no carrinho.
Mais uma vez o Skoob me livrou de uma decepção. Já vou voltar lá e dar uma ajustada na minha lista.

Anoca Freitas 04/09/2018minha estante
Concluí a leitura agora há pouco e é exatamente isso aí que você falou.
Confesso que não achei o fim assim tão previsível, mas essa sua colocação de que "acontecimentos pequenos" foram "coincidências extraordinárias e sincronizadas" traduz o meu sentimento em relação a esse livro.

No Twitter, comentei que demorei 90% do livro para entender aquilo a que ele se propôs, e a C.J. Tudor acabou achando que eu "não entendi o livro" (problema da tradução do tweet). interagimos um pouco por lá e ela foi muito respeitosa com a minha opinião. Ano que vem, dois novos livros serão lançados e estou disposta a lê-los.

Paula.Peixoto 20/09/2018minha estante
Nossa! E ele estava na minha lista (interminável) de "quero ler"! Mas, depois de ler suas considerações, acho que vou repensar essa aquisição!

Maria Ester 06/11/2018minha estante
Nadou, nadou e morreu na praia. tá louca

Rodd 13/11/2018minha estante
Eu ia escrever uma resenha, mas você felizmente me poupou do trabalho. Essa foi uma das leituras mais decepcionantes que eu já tive e certamente a pior desse ano. Ainda bem que a versão que comprei foi a digital e custou menos de R$ 7,00. Ficaria muito p. da vida se tivesse pagado caro por um livro que não entregou nada do que prometeu. Personagens mal desenvolvidos, acontecimentos que não levam a lugar nenhum, final previsível e absurdamente ruim. Só dei 2 estrelas porque teve um ou outro capítulo interessante. Caso contrário nem uma estrela eu daria.

Jailson 04/12/2018minha estante
Me senti igual. Começa bom e vai ficando ruim. Tantos acasos acontecendo ao mesmo tempo e a maioria sem uma função ou explicação legal. O desfecho do principal fato, o roubo da cabeça, decepcionou no nível máximo.

Mani 28/12/2018minha estante
Alguém poderia me explicar uma hipótese para o acidente com a elisa ter o mesmo ferimento que o Hoppo no final do livro? Eu tava pensando que a autora queria sugerir a mesma forma de tentativa de assassinato para os dois.

Valeria 08/01/2019minha estante
Engraçado, a história tem um monte de furos ate pq quase foi cópia de It, a Coisa. Por isso a presença da Nick, unica menina agredida pelo pai mas achei maçante o começo. Do meio para o final começou a ser mais instigante. Mas o final de tudo foi..... Comassim?

Bruno 12/07/2019minha estante
Eu terminei hj e, tipo, a garota do grupo Nicky para que a autora copiou a Beverly do It A Coisa: unica garota no grupo de meninos, ruiva, espancada pelo pai que desaprova que ela ande com meninos. Sei lá, esperava uma serie de mortes tanto no passado como no presente (achei que o homem de giz seria um serial killer, grande decepção a minha) sem falar no final que eu adivinhei faltando umas 40 paginas pra acabar, mas esperava que eu estivesse errado e que iria me surpreender no final. Decepcionante. Nem vou passar perto do novo livro da autora

Silvia AC/DC 16/07/2019minha estante
Que bom ter lido a sua resenha, eu ia comprar este livro!

Luisa.Fonseca 09/10/2019minha estante
Nossa, OBRIGADA por ter resumido o que pensei e não consegui expressar hahaha...Fiquei decepcionadíssima, li tantas críticas boas e achei o livro uma bela porcaria. Socorro, ninguém que tenha lido livros decentes de fantasia e suspense pode achar "O homem de giz" bom.

Lourenço 30/10/2019minha estante
Conta comigo, SK, garotos, corpo na floresta, irmão mais velho violento, e por aí vai... Mas o pior é usar o recurso de sonho para dar um aspecto sombrio... Desnecessário

Walter.Campos 26/12/2019minha estante
Sua resenha foi ótima. O livro é uma decepção total. O livro é uma colcha de retalhos com histórias que não têm muita relação entre si. Faltou apenas mencionar que o que seria o elo que ligaria todos os acontecimentos estranhos, que seria a identidade do Homem de Giz, título do livro, que remeteria, talvez, a um misterioso serial killer, não nos é apresentado por que, simplesmente, não existe. O desaparecimento da cabeça da primeira vítima, também, tem uma explicação que beira o ridículo. E, no final, nos damos conta de que todos personagens do livro são infelizes e mal resolvidos....

Carmen 06/01/2020minha estante
Li o livro en três dias, ontem vim aqui e li isso que você escreveu "nadou, nadou e morreu na praia", não quis acreditar, nem spoiler e vim terminar de ler.
Li muito rápido, devorei tudo, sempre pensando no que será, no que pode ser - quem lê muito suspense já vai juntando uma coisa com outra e pensando em quem fez tal coisa.
Achei um livro ok, que serviu ao seu propósito de "passatempo", mas não me surpreendeu.
No final todos os mais velhos tinham alzheimer, demência, esquecimento e coisa do gênero, achei péssimo

clara.acalegari 01/03/2020minha estante
Eu achei que tinha muito talento para um suspense bacana, mas abriu porta para inúmeras dúvidas e no final não desvendou nem 1% delas.

Arya4 30/03/2020minha estante
Acabei lendo críticas semelhantes a essa história,fui lendo achando que o livro poderia ser diferente,mas infelizmente não foi, realmente não gostei.

Ana Cláudia Barcelos Petry 01/05/2020minha estante
Excelente título "nadou, nadou e morreu na praia". Foi a mesma sensação que tive quando li esse livro. Nada de excitante na história e muitas pontas soltas.

Quel 20/05/2020minha estante
Aqui

Clara 02/06/2020minha estante
Gente? Eu amei o livro, me apaixonei por esse estilo literário, virou um dos meus preferidos

Mrx 08/06/2020minha estante
Nadei nadei e amei

Rubia 19/06/2020minha estante
Entendi perfeitamente o que você sentiu com a leitura. Gostei, mas pra mim existem muitas pontas soltas, coisas que poderiam ser melhor explicadas e não deixadas para o leitor deduzir, primordiais. Só uma observação, esse história foi escrita um ano antes da série stranger things, a autora foi ignorada por editoras durante dez anos. De resto, assino em baixo !

Milena 03/07/2020minha estante
Nossa, concordo, achava que era bom pq tinha ouvido falar que era. Mas não me surpreendi nem um pouco e no final achei que tudo ia estar ligado, mas não tava, o que me decepcionou, pois a minha curiosidade pra saber o final fez eu devorar o livro...pro final ser assim.

Letti 07/09/2020minha estante
Nossa, concordo totalmente!

Abrahan 08/09/2020minha estante
Sim! Eu concordo com você em tudo.
Comprei este livro por conta de muitos booktubers que elogiaram muito e o comparam com os livros do king e me arrependo profundamente por ter gasto meu dinheirinho suado nele.

Abrahan 08/09/2020minha estante
Eu tive que ler duas vezes, na primeira larguei na metade e depois de meses li (pq se eu comprei eu tenho que ler) e só me senti frustrado.

Vika 14/10/2020minha estante
Eu achei bem escrito e tal, mas esse final ficou muito a desejar, além das diversas pontas soltas que não foram esclarecidas, decepcionante.

Abrahan 24/10/2020minha estante
Sim sim

Eduarda_Benite 25/11/2020minha estante
Gente e eu não entendi quem fazia esses desenhos, claro que alguns eram o ed que fazia com seus amigos como ele explica no final, mas por exemplo os desenhos apareciam em vários lugares como na casa dos amigos deles na hora que a mulher do carrossel sofre o acidente, na hora que ed sonha com menino morto. Eu gostaria de entender, se caso alguém leu e eu perdi alguma parte !!! Eu li a metade dele depois desisti e acabei na força do ódio então acho que acabei perdendo o rumo e por isso não entendi isso.

Tuts 08/02/2021minha estante
Alerta de bomba ??

Elisa 26/02/2021minha estante
Pra min foi completamente o contrário, eu adorei o livro, me prendeu do início ao fim e não achei final nem um pouco previsível

Sarah 07/03/2021minha estante
Eu achei o livro maravilhoso mas fiquei em dúvidas com alguns fatos que não desvendaram

Brubs 12/03/2021minha estante
Pessoas sensatas.

Jenny 13/03/2021minha estante
Sim. Acabei de ler e foi uma perda de tempo. Em nenhum momento me senti instigada com nada, não dá pra empatizar com nenhum personagem e o final chato e previsível também ;-;

Abrahan 13/03/2021minha estante
Exato.

Ludyzz 15/03/2021minha estante
Sim meudeus, um livro muito previsível e que me decepcionei pois meus amigos amaram e super indicaram, foquie brava com o final e com o sentimento de perda de tempo :/

Michelle.Borges 30/03/2021minha estante
A ideia era boa, porém a história se perdeu bastante, poderiam ter explorado mais assassinatos e personagens mais intrigantes

Maria 05/04/2021minha estante
Realmente, ficou muitas pontas soltas na trama porém, eu não achei de todo ruim não, também senti que a Tudor quis trazer coisas repetidas e é maçante mesmo. Eu nao esperava nenhum dos plot da trama, apenas aquele do final mesmo. Fiquei surpresa e gostei muito. Devorei o livro

Felipe 11/04/2021minha estante
O livro é muito ruim, você foi generosa ainda de dar 2 estrelas.

Santos 22/05/2021minha estante
Concordo plenamente

Rutielen.Sampaio 22/05/2021minha estante
Eu tive a sensação de que ela ficou com pressa de terminar o livro, o que não deu aquele final, fiquei completamente perdida e pra mim parece que ficou uma ponta solta

Vitória 04/06/2021minha estante
Pisou amiga. Esse livro foi péssimo pra mim também. Além do mais, falar de temas complexos e polêmicos em livros pode ser bem bom, mas não quando é forçado assim. Você percebe que a autora força para de alguma forma deixar tudo mais ?pesado?.

Mat 14/06/2021minha estante
Eu diria que vc foi um pouco agressiva com a autora, mas na verdade vc teve a coragem de dizer a verdade sobre o livro kkkk. Ele tem um suspense legal (que é o que faz prender o leitor na história) mas eu fico sempre querendo algo mais que me deixe perplexo mas não consigo isso, principalmente com o final que foi decepcionante ao meu ver.

Lini 18/06/2021minha estante
Eu acho que o livro foi direcionado mais para os jovens/adolescentes, pois conheço muitas pessoas que leram esse livro, e todos os adolescentes -qie eu conheço- que leram o livro gostaram já pessoas mais "velhas", adultos, não curtiram muito.

Vitória 18/06/2021minha estante
sou adolescente e achei horrível KKKKKKKK

gabruela 20/06/2021minha estante
estranhamente mt parecido com o "It, stephen king" e ele poderia ter sido mais explorado. No ponto de vista disponível eu ate gostei mas ainda nao descobrir dos símbolos na igreja e alguns outros pontos

Jussara91 08/07/2021minha estante
Li,para tirar a prova das críticas.

Jussara91 08/07/2021minha estante
E não me pegou . Apesar de ser o primeiro que li da autora. Tentarei outro pra ver se melhora.

Luh 12/07/2021minha estante
falou tudo o que eu havia notado, e também gostaria de acrescentar o professor Halloran, que simplesmente foi MORTO (pela autora claro) e não teve quase nenhum impacto no livro. Ate aquele bully Sean foi mais interessante que grande parte dos personagens "principais" da historia. Nota 3 pela escrita e humor que me prenderam ate eu ser esfaqueada pela história rasa e coincidentemente sem noção.

Lavinia 13/07/2021minha estante
Concordo 100%. Livro horrível, detestei. Dei 1.0 estrela pq pra mim não daaa

Monicat 27/07/2021minha estante
Eu gostei do livro e respeito sua opinião, até pq concordo com algumas coisas que vc disse. Fiquei meio decepcionada com o fato de que Nicky n teve nenhum papel importante ou relevante pra história, até gente que quase não apareceu na história teve mais importância e houveram pontas soltas, coisas que não fazem muito sentido e que não foram explicadas. Reconheço que o livro tem falhas, porém gostei de ter lido. Pra mim não foi uma leitura cansativa nem entediante, consegui me interessar em le-lo até o final.

Ada 29/08/2021minha estante

carol 01/09/2021minha estante
Eu fui ler esse livro com uma expectativa grande mas me decepcionei, achei que teria um super mistério envolvido, mas o final não é lá aquelas coisas, não gostei muito, mas apesar disso li bem rápido, o começo te prende bastante.

Gabriela.Almeida 05/09/2021minha estante
Amo esse livro!!!!

Jaqueline 24/09/2021minha estante
Eu me arrastei na leitura, chata do início ao fim. Pior livro que já li.

Mila 10/10/2021minha estante
Concordo, o autor podia ter desenvolvido uma trama excelente com as ideias na minha opinião, poderia ser uma ótima investigativa mas teve muitas pontas soltas na história e eu me decepcionei bastante.

Walasse.Souza 11/10/2021minha estante
Virou um dos meus favoritos!!! A maioria das pessoas faz coisas ruins em algum momento da vida, coisas que gostariam de reverter, coisas das quais se lamentam. Todo mundo erra. Todo mundo tem o bem e o mal dentro de si. Só porque alguém faz algo terrível isso deve ofuscar todas as coisas boas que fez anteriormente? Ou há coisas tão ruins que nenhum ato de bondade pode redimir? (pág. 138)

Walasse.Souza 11/10/2021minha estante

iwazumi 16/10/2021minha estante
so continuei lendo pelo hoppo, perfeito e nunca errou de resto quero que se

seulgicao 17/10/2021minha estante
o final foi fácil mas eu não me importei, adoro esses livros que deixam a gente descobrir quem é o vilão, só esperava uma motivação menos previsível

Sasa 29/10/2021minha estante
Eu sou uma nova leitora no mundo dos thrillers, estou em mais de 50% do livro e ele está me prendendo bastante. Não gostei do fato do Eddie ter sido estupr4do pelo Sean e a C.J Tudor ter abandonado esse fato e não ter explorado mais esse trauma. Ela só está jogando fato por cima de fato.

Maria.Clara 15/12/2021minha estante
Eu ODIEI O homem de Giz, pra mim foi uma completa perda de tempo e de dinheiro.

Maria 21/12/2021minha estante
Foi uma leitura bem rápida mas confesso que me decepcionei bastante com o desmanchar da história, muitas pontas soltas e personagens poucos explorados

gbenedet 22/12/2021minha estante
O comentário perfeito. Descreveu certinho

Duda 20/01/2022minha estante
Assim eu realmente gostei mto um dos meus livros favoritos porém n da p negar que plagiou mto It a coisa(q também é um dos meus favoritos) porém n muda o fato do livro ser bom

raqyel 10/02/2022minha estante
achei o "plot" bem ruim e alguns acontecimentos são bem previsíveis

Rafinha<3 21/02/2022minha estante
Eu tenho q juntar todas as minhas forças p não explodir qnd eu falo de homem de giz, pqp q livro ruim

Caliban 11/03/2022minha estante
Foi o primeiro livro que eu li então no começo fiquei confuso, mas eu recomendo muito para as pessoas que curtem terror psicológico. Sério, vocês não vão se arrepender.

maria luiza 24/03/2022minha estante
concordo!!!! nadou, nadou e morreu na praia

Bruno 11/04/2022minha estante
Eu concordo com grande parte da crítica, mas achei a nota baixa demais, acho que um 3,0 ou 3,5. A leitura é boa, um livro que você lê muito rápido, além disso, a parte que conta a história deles crianças é bastante agrádavel e te prende.

Abrahan 11/04/2022minha estante
Mas no fim o livro foi uma perca de tempo e de dinheiro.

Abrahan 11/04/2022minha estante
Mas no fim o livro foi uma perca de tempo e de dinheiro.

Jussara91 14/04/2022minha estante
Não senti a trama tão envolvente.

Andrea 15/05/2022minha estante
Como q faz pra ler sou nova no app

cadenthrones 16/05/2022minha estante
O skoob não disponibiliza nenhum livro pra ler, serve apenas pra catalogar teus livros; aquilo que tu leu, vai ler, abandonou, etc.; fazer metas de leitura, saber quantas páginas já leu, essas coisas.

Isadora.vicari 03/07/2022minha estante
Fiquei muito surpresa com o livro. Nada do que se espera que vá acontecer acontece do jeito que você imagina. Como eu não li nenhum outro livro de "terro" não vou saber dizer se é clichê ou não,ou se é realmente bo. Mas eu gostei muito do livro, e pretendo ler outras obras da autora.

Fabi 15/07/2022minha estante
O livro dá uma enganada por um tempo, parece que está construindo uma história legal, mas é um lixo. É o tipo de livro que dá raiva de vc ter gastado tempo pra ler, não dá nem vontade de doar pra ninguém...

LetAcia 30/07/2022minha estante
Eu quero muito ler mais eu não consigo abrir ?

Manuella 09/08/2022minha estante
Concordo plenamente, apenas desperdício de energia tentar entender esse livro

Maria.Eduarda 10/08/2022minha estante
confesso q quando li a sinopse achei q ia ser incrível, mas foi um dos livros em q demorei para terminar pela falta de interesse, diria q n me prendeu, ODIEI o final acho q merecia mais, achei q o desenvolvimento do assassinato seria melhor, meio previsível.
nadou, nadou e morreu na praia

correa5 25/08/2022minha estante
EU AMEI

lehð½ 30/08/2022minha estante
escreve um livro melhor então ox

Flora.Abreu 20/10/2022minha estante
Sinceramente, esperava mais pelo hype, se vc gosta tudo bem, mas não é o tipo de escrita que me agrada, não me apeguei a nenhum dos personagens, todos muito rasos, com exceção do protagonista e mesmo assim não consegui gostar dele, a ideia do livro é muito boa, mas esperava mais.

Marlene Koch 06/11/2022minha estante
Valeu Paula. Eu aqui com o livro em mãos, vi as centenas que desistiram de ler, nem sei se foi pela tua resenha rsrs mas óbvio que não vou perder meu precioso tempo lendo isso. O livro peguei emprestado, vai voltar ao dono intacto. Obrigada.

ingrid_castilh 08/11/2022minha estante
Moça siim, concordo com oq vc falou kkkk Eu li esse livro pra um trabalho do colégio e foi um kct. Q livro do inferno, mdss kkkkkkkk ODIEI reaaal ???

Julia5096 10/11/2022minha estante
QUE LIVRO PFT UM DOS MLHRS QUE JA LI

Alice 07/12/2022minha estante
Concordo totalmente com essa crítica.

Amarga.romana 20/12/2022minha estante
Eu parei de ler pq achei o prota insuportável kkkkk, tanto adulto quanto criança.

31/12/2022minha estante
mano, eu amei esse livro

Duda.Mandarim 10/01/2023minha estante
Li o livro sem saber como seria a experiência, acredito que tenha sido apenas razoável. Não é um daqueles livros que devorei ou fiquei ansiosa para ler, mas senti vontade de ler. Gostei, não amei. Recomendo apenas para quem realmente quer algo parecido com stranger things ou It a coisa, fora isso não recomendo tanto assim.

JAlia 12/01/2023minha estante
Concordo super, eu acabei de ler e estou decepcionada. Criei expectativas enormes achando que seria um suspense/terror bom e só encontrei uma história mal escrita.

Melissa 13/01/2023minha estante
Eu gostei do livro por ter um final tipo o filme ?Fratura? da Netflix, realmente há alguns personagens aleatórios na história. Acho que cada personagem deveria ter uma história contada melhor, e outras coisas deveriam ter tido suas explicações (por exemplo a hr em que o cachorro Murphy faleceu no enterro de Sean) fiquei com algumas teorias na cabeça. Mas eu gostei de como a escrita deixa tudo mais sombrio, embora eu tinha chegado à conclusão de que poderia ser o protagonista (o culpado) gostei de como tudo se encerrou. O problema mesmo foi a falta de desenvolvimento para o protagonista e os outros personagens e outros acontecimentos sem suas explicações.

lunix_s 14/01/2023minha estante
O livro me decepcionou um pouco no final já que pensei que tudo ia ta conectado, mas nao passou de coincidências, tem umas pontas soltas sobre os desenhos que a gente pode supor quem fez mas de resto não achei tão ruim, diria razoável.

Lubonsaver 17/01/2023minha estante
Precisa ter persistência para continuar a leitura, ao contrário desiste de ler

Lana119 11/02/2023minha estante
Alguém me ajuda eu não estou conseguindo ler nenhum livro nesse app

Camille.Etiene 19/02/2023minha estante
SIM!! Mas ainda sim, eu gostei

Lucas 22/02/2023minha estante
Amei demais esse livro é meu xodó, mas amei tua crítica bem cirúrgica ?

Net_uno 01/03/2023minha estante

Laris suriel 02/03/2023minha estante
Tbm tive essa sensação

sarah :) 16/03/2023minha estante
Sinceramente,esse livro me deixou entediada. Os personagens não tem nenhum desenvolvimento ou personalidade. A história tem muitos furos e coisas que a autora não se deu o trabalho de explicar. O que salva esse livro é a escrita que é limpa e fluída.

Karenalves0 01/04/2023minha estante
Como faz pra lee

Jhully 22/04/2023minha estante
Eu amei, meu preferido

Fernanda 07/06/2023minha estante
Gostei muito durante a leitura, me prendeu e eu queria continuar lendo pra saber o desfecho. Só pecou no final, acho que se perdeu em como finalizar o livro, mas em geral eu gostei.

Luiza 13/06/2023minha estante
Foi muito difícil continuar lendo esse livro, é extremamente cansativo e chato, mega desinteressante.
Por um minuto eu pensei que estava lendo IT, me senti em um universo de mistério e tals, ele até tinha um potencial pra ser bom, mas chegou um momento do livro que ele enrolou tanto que eu nem consegui terminar de ler.

Helena.Franzo 15/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK MEU DEUS UM TÍTULO NUNCA DEFINIU TÃO BEM ESSE LIVRO

Luana1575 24/07/2023minha estante
Amei ??

lala andrade 28/07/2023minha estante
eu gostei do livro, mas não discordo de absolutamente nada do que você disse.

Rebeca834 01/08/2023minha estante
Grnte como ler nesse app?

Como ler no app??

Como ler no app??

Matheus1188 07/08/2023minha estante
Exatamente! O título me define ao fim da leitura... mas mesmo assim eu gostei do livro em si. E lendo outros da autora pude perceber que ela termina seus livros sem a tão esperada resposta. Oque te dá livre acesso à criação de teorias... mas vai do gosto de cada um.. gostei da sua resenha!

سÛÛÛÙ 26/09/2023minha estante
E eu achando o livro perfeito ?

Dr.spiznder 28/09/2023minha estante
Um livro meio chato, pois ele não foca nem no presente nem no passado, não gostei muito, só li tudo pq o livro era emprestado.

LAvia.Bertanha 02/01/2024minha estante
Sinceramente? Pior livro que eu já li.

Camilla332 18/01/2024minha estante
Acho que esse é o infeliz cliché da maioria dos livros com essa temática. Eu ainda estou no início da metade e até agora o personagem que mais me chamou a atenção foi a Chloe e o homem de giz.

Halomenha 22/01/2024minha estante
Concordo plenamente e olha que ainda estou na metade do livro. Esperava algo completamente diferente, história arrastada, chata, personagens que não te cativam, protagonista insosso e muitos clichês que já estão batidos. Criei uma expectativa enorme e me decepcionei bastante.

LAia29 31/01/2024minha estante
Falou tudo!

Laisilva 04/02/2024minha estante
Sim, essa é a sensação no final

Silly leitora 07/02/2024minha estante
Não concordo com a maioria das coisas, eu li esse livro duas vezes e o único ponto em que concordo com você é o fato dos personagens serem entediantes e rasos, de resto o livro é excelente, e levando em consideração que o livro foi escrito antes do lançamento de Stranger Things não dá para comparar a escrita da autora com a série

marina516 16/02/2024minha estante
*SPOILER!!!!!!!!!!!!*

gente, não sei se eu não prestei atenção no final, por estar lendo com muito entusiasmo pra entender o plot todo, mas como que aquela cabeça não apodreceu totalmente naquela mochila do Ed?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK sério mesmo, porque no final do livro, quando ele tá pegando a cabeça pra levar na mudança, ele diz que olha pra ela e tal, como se ainda existe algo concreto ali, com pele, olhos, pelos, mas nesses anos todos??? não era pra ser só os ossos?

Hope.Poison 09/03/2024minha estante
Me identifiquei muito com suas palavras. Eu li O Que Aconteceu com Annie e foi tão frustrante chegar ao fim do livro e ele não te dar uma resposta exata. Não sou muito fã de finais abertos, e comecei o livro sabendo o básico sobre a irmã dele e ele, mas não sabia que o final seria assim. Eu senti exatamente essa sensação de "nadar, nadar e morrer na praia". Mas ele me prendeu muito mais do que O Homem de Giz, ainda nem terminei, mas eu não consegui me prender em nada, e eu tentei muito e ainda vou tentar mais pois não gosto de abandonar o livro.

Victoria.Rodrigues 06/04/2024minha estante
Oi, é pra ler? ?

Victoria.Rodrigues 06/04/2024minha estante
Ah licença, primeiramente ninguém tá comparando C.J. Tudor com Stephen King, e sim, está recomendando para quem gosta desse gênero, melhore sua leitura.
E resumindo seu comentário de 200 páginas, você não gostou porque não entendeu a história, então, novamente recomendo, melhore sua leitura antes de vir criticar obras de pessoas incríveis. (Descansa) ?

Michela Wakami 28/10/2021

Socorro!
O que a autora, fez com esse livro?
Eu estava amando o livro, uma escrita muito fluida, com uma história que tinha tudo para ser maravilhosa.
Conforme a leitura foi avançando, as decepções vieram juntas.
Além de partes desnecessárias, que achei nojentas, tem um final tão viajado.
João 28/10/2021minha estante
Tive esse mesmo feedback ??? porém eu fui generoso, dei 3 estrelas ?

Michela Wakami 28/10/2021minha estante
João, você foi generoso mesmo kkkkk.
Ou talvez tenha gostando mais do que eu, quando colocou tudo na balança.

Raquel365 28/10/2021minha estante
Acho que fui mais generosa? dei 3,5! Foi o livro mais besta que li este ano? ?

Michela Wakami 28/10/2021minha estante
Raquel, ganhou do João! Eu sou a malvadona! ???

Michela Wakami 28/10/2021minha estante
Uma pena né ? Tinha tudo para ser bom!

Raquel365 28/10/2021minha estante
Siiiim! No final eu fiquei assim ?????

Michela Wakami 28/10/2021minha estante
Estou assim, até agora! ????

João 28/10/2021minha estante
O final foi de lascar ??? e olha que a autora estava com a faca e o queijo na mão ? mas, deu no que deu...

Carolina165 29/10/2021minha estante
??? Chocada! Pensei que ia ser 5 estrelas, que reviravolta hein! Mas aumentou ainda mais minha curiosidade pra ler, rssss.

Michela Wakami 29/10/2021minha estante
Caah, eu também fiquei, com a capacidade da autora, para de destruir uma história, que tinha tudo, para ser muito boa.
Espero que você goste, ansiosa para saber.???

Lorena 29/10/2021minha estante
Amiga, O QUE ACONTECEU COM ANNIE é pior.

Michela Wakami 29/10/2021minha estante
Sério, Lore? Tô pensando em lê-lo semana que vem kkkkk. Que Deu me ajude!

Deus*

pizarrel 30/10/2021minha estante
fui bonzinho e dei 3,5 estrelas porque eu acredito no potencial da autora. E sim, teve muita cena nojenta desnecessária.. aquela do parque meu Deus! ?

Leia "As Outras Pessoas" é o melhor dela!! (Aconteceu com Annie é pior do que esseKKKK).

Michela Wakami 30/10/2021minha estante
Oi, Israel! A do parque é a pior sem dúvida! Pior que li o Homem de giz, para poder ler o da Annie, que inclusive vou iniciar segunda feira, em um LC. Que Deus me ajude!?????

Michela Wakami 30/10/2021minha estante
Israel, obrigada pela dica de, As outras pessoas.?

pizarrel 30/10/2021minha estante
Deus te ajude. E Outras Pessoas é muito bom, apesar de ser meio viajado também, porque os livros dela sempre tem essa pegada. Mas a escrita dela evolui muito.

Amém kkkk.

cristianepf 27/04/2018minha estante
Nossa, parece bom, hein

Manu 27/04/2018minha estante
Só parece
hahahaha (pra mim, claro)

Pattitucci 28/04/2018minha estante
Também não achei o livro nada demais.. ainda fiquei com algumas dúvidas sobre situações não esclarecidas.. alguém pra falar sobre?

Dana Silva 29/04/2018minha estante
Pattitucci, eu tbm fiquei com várias duvidas.

Manu 29/04/2018minha estante
quais?

Luana F. 04/05/2018minha estante
Tipo, os desenhos na igreja. Não entendi. Foi o Ed quem fez? Não fala no livro. ?

Pattitucci 04/05/2018minha estante
Exatamente.. essa foi uma das minhas dúvidas.. outra era sobre as aparições que ele via.. era só coisa da imaginação dele? O que me pareceu foi que o autor queria escrever uma história meio sobrenatural mas depois mudou de ideia...

Manu 06/05/2018minha estante
Acho que os desenhos na igreja foram do grupo que espancou o padre, não? Mas o estranho é: se sim, POR QUE fizeram os desenhos, se só quem sabia deles eram as crianças?

Manu 06/05/2018minha estante
(agora que reparei que minha resenha foi cortada O_O)

Pattitucci 07/05/2018minha estante
Mas chega em um momento em que afirmam que o cara que espancou o padre não fez os desenhos.. exatamente, só as crianças que sabiam disso..
Continuo achando que ele se perdeu..

Manu 09/05/2018minha estante
Outra coisa: quem deu o balde de giz pro Gav? O reverendo também? Pra que o mistério?

Pattitucci 11/05/2018minha estante
Pois é! Tem isso também!

junaufel 22/05/2018minha estante
Fiquei com as mesmas dúvidas. Achei uma história perdida. Não curti.

Maria.Rita 30/05/2018minha estante
To com vcs! Cheia de pontos sem fechar!
A autora quis deixar suspense demais e acabou emse embolando na história.
Bem fraquinho

junaufel 31/05/2018minha estante
Estória confusa.
Fiquei perdida em algumas passagens e concordo que ela quis fantasiar mais do que deveria e acabou deixando lacunas. Achei fraco.

Gabriel 05/08/2018minha estante
Quem fez os desenhos na igreja foi a nicky! E quem deu o pacote de giz para o gav foi o sr halloran

Mylena.Leticia 24/06/2019minha estante
credo gente, parece que vocês só folhearam o livro. Isso tudo já foi explicado.

L 23/12/2020minha estante
Cara acho q os sonhos significava quando ele fazia os desenhos e por algum motivo ele não lembrava, não queria lembrar ou se autoenganava sei lá ele parecia doidão sempre que desenhava se auto enganava muito estranho mas ok por exemplo no primeiro sonho ele q deve ter desenhado no chão, motivo? Não sei o cara é doidão tem algum problema aí o sonho foi uma mistura do medo dele pela morte junto com algum tipo de culpa ou de responsabilidade no segundo se não me engano é dele velho quando desenha na casa dele dps do sonho com O Homem de Giz kkk
E o 3° é ele se auto enganando pra pegar a cabeça escrevendo tudo isso me surgiu uma tese vai ver os desenhos na igreja foi dele??? Já q o reverendo não deixava ele ver a filha a Nicky cara q doido vai ver foi ele q entrou na casa do hoppo pegou as chaves e fez aquela merda toda com o reverendo meu Deus isso seria mt doido kkk mas acho q algo de sentido faz só não me lembro se ele teve um sonho pra "encobrir" isso kkk

amêndoa 11/06/2021

Tem gente que realmente gosta desse livro? Porque sério, ele tinha literalmente TUDO pra ser um livro espetacular, mas estava mesmo parecendo uma cópia de It: a coisa misturado com sei lá oque. Sem contar que é uma enrolação do caralho e uma escrita tão arrastada, os personagens todos sem graça, um desenrolar tão chato. Foi meu primeiro livro desse gênero e estragou todas minhas expectativas, parei de ler antes de chegar ao final, faltava pouco mas eu não estava aguentando MAIS.
Guilherme2290 11/06/2021minha estante
tive uma experiência parecida com o livro mais recente dela.

Guilherme2290 11/06/2021minha estante
uma boa porta de entrada pra os thrillers é verity [na minha humilde opinião].

amêndoa 11/06/2021minha estante
tenho verity aqui mas tenho medo de ler por causa do gênero e da autora, li um livro dela e não gostei, mas queria gostar dela por causa de todo o hype

Guilherme2290 12/06/2021minha estante
não li nada mais dela, mas dizem que verity é bem diferente dos outros todos.

caspaeletrica 10/03/2022minha estante
amg foi horriveeeeel juro odeio demais esse livro péssimo pessimo mt pessiminho, que bom que não sou o único

Guilherme2290 10/03/2022minha estante
tive essa mesma experiência com garotas em chamas, arthur!

caspaeletrica 10/03/2022minha estante
garotas em chamas é o outro livro dela?

Guilherme2290 10/03/2022minha estante
sim, acho que é esse o nome, mas não recomendo.

caspaeletrica 11/03/2022minha estante
Deus que me livre viu, não leio mais nada daquela autora

amêndoa 12/03/2022minha estante
HAHAHAHAHAH aí amg eu tbm ODEIO esse livro só passei raiva com essa porra smldd, e sabe oq é o foda? o povo fala que os outros livros dela tbm são td ruim, dclp mas eu julgo quem gosta.

caspaeletrica 12/03/2022minha estante
os faté trato os fãs dela como gente ((gente ruim

amêndoa 12/03/2022minha estante
HAHAHHAAHAHHA gente ruim, sim concordo

Suh 28/08/2020

Fiquei surpresa
O homem de giz foi um livro que comecei bem empolgada, porque sim, eu julgo o livro pela capa.
Antes de começar a ler, fui dar uma olhada em sites para saber melhor sobre o livro, já que não tem muita coisa escrita atrás ou dentro que conte sobre o que a história se trata, logo quando você pesquisa homem de giz, aparece que se você gosta de Stephen King (no caso It) e Stranger Things, provavelmente é uma história que vai te agradar.
Recentemente, eu terminei de ler It e apesar de não ler nada sobre Stranger, eu assisti.
De começo algumas coisas básicas me irritaram: os nomes semelhantes e alguns padrões como vários meninos e apenas uma menina e aparentemente as características físicas serem muito similares.
A escrita da C. J. Tudor é maravilhosa, o que fez eu me prender no livro, várias vezes pensei em desistir por ter muita cópia de It, porém com o desenrolar da história eu achei fantástica.
Basicamente, acontece um assassinato e aparecem vários desenhos com homens de giz, ninguém sabe se começou com o assassinato ou com os homens, todas as minhas perguntas durante o livro foram respondidas.
O livro me surpreendeu muitooo, quando eu achava uma coisa, acontecia outra totalmente diferente e me dava um tapa na cara.
Thi 28/08/2020minha estante
Eu também gostei de As outras Pessoas ... :)

T3mpest4d3 28/08/2020minha estante
Realmente, no comeco eu me irritei um pouco pq estava mto parecido com it, a coisa, mas com o andar da historia, me surpreendi e vi q sao livros mto diferentes e ambos perfeitos

Suh 28/08/2020minha estante
Eu quero muito ler ?As Outras Pessoas?.

Suh 28/08/2020minha estante
Exatamenteeee, eles têm histórias diferentes e cada uma delas tem suas particularidades. ???

Gabriel 28/08/2020minha estante
Deu até vontade de dar uma segunda chance pra esse livro. Parabéns pela resenha!

Suh 28/08/2020minha estante
Obrigada Gabs, tenta dar uma chance pra ele sim, vale super a pena! ???

Madeira 02/09/2020minha estante
Comecei a ler pq sua argumentação foi bem convidativa! Ótima resenha!

Suh 02/09/2020minha estante
Ahhh, muito obrigada, eu fico muito feliz que a minha resenha fez você sentir vontade de ler esse livro maravilhoso! ??
Depois que terminar de ler, me fala o que achou! ??

Madeira 02/09/2020minha estante
Pode deixar! Rs

Suh 02/09/2020minha estante
??

Maju 08/09/2020minha estante
Li e tenho algumas dúvidas, e como vi que todas as suas foram respondidas, me ajude pq n aguento mais!!! Quem desenhava os bonecos? Devido ao final, ele fez cometeu o crime então? o q vc entendeu?

Suh 08/09/2020minha estante
Os desenhos começaram por conta do Sr. Halloran, mas não era ele que desenhava (quando comecei a ler pensei que era ele), todas as crianças desenharam em certo momento, cada uma com sua cor, só que, Eddie trapaceou e começou a desenhar usando a cor de todo mundo e também quem criou o traço para chegar ao corpo foi ele, vale ressaltar que quem desenhou o cachorro de Hoppo foi Mickey.
Sobre o crime, quem matou a menina do Twister foi o reverendo pensando que era sua filha, porém Eddie seria culpado por Vilipêndio a cadáver (ações que desrespeitam o cadáver e convenhamos que se alguém rouba a cabeça da pessoa morta é um tanto quanto desrespeitoso).

Rosa Maria 16/07/2019

Uma lástima. O final (mal escrito ) põe todo o livro a perder.
Linda embalagem, enredo fraco.
Alcione13 16/07/2019minha estante
Mesma sensação que tive. Infelizmente

Rosa Maria 16/07/2019minha estante
Viche, vicheeeeeeeee, fiquei feliz em saber que você sentiu o mesmo Alcione.
Tava com saudades de você .

Alcione13 16/07/2019minha estante
E eu ainda li na edição de Portugal e tive bastante dificuldade.Poderia ser considerado como uma aventura de criança e bem bonitinho mas também achei que o final estragou muito.

Rosa Maria 16/07/2019minha estante
Alcione, você já leu esse Loucura Discreta?

O que achou?

Adri.RMonteiro 28/07/2019minha estante
O final deixou muito a desejarm

Adri.RMonteiro 28/07/2019minha estante
O final deixou muito a desejar.

Alcione13 29/07/2019minha estante
Rosa, acabeide baixar esse que você falou. A sinopse é excelente mas bem parecida com A paciente silenciosa, não?? Rsrs
Deu vontade de ler.
Desculpa a demora na resposta. Internet pessima

Alcione13 29/07/2019minha estante
Dri, o final de O homem de giz que você não gostou também?? Ou do outro??

Adri.RMonteiro 29/07/2019minha estante
O homem de giz. Achei confusa a história. Só tem doido naquela cidadeA

Alcione13 29/07/2019minha estante
Exatamente. Achei fraco demais pra tanta propaganda

phbalducci 03/04/2021

Surpreendente mas também decepciona
O livro é muito bom e consegue te prender bastante, mas o final deixa um pouco a desejar, principalmente por terminar deixando várias pontas soltas.
Mesmo assim recomendo demais o livro, especialmente para quem gosta de terror e suspense.
lele 03/04/2021minha estante
Pontas soltas? O final fica em aberto para você colocar suas teorias em ação. Gostei do final, pois se fosse tudo esclarecido ficaria um porre.

phbalducci 04/04/2021minha estante
Acho que isso pode depender da pessoa, talvez você prefira que ele acabe assim para vc colocar suas teorias em ação mas eu prefiro que acabe com todas as respostas para ter a sensação de que aquilo realmente acabou.

lele 04/04/2021minha estante
Mas esse foi o intuito do livro de te mostrar vários momentos um cadim insignificantes e te dar um óbvio culpado, porque assim você não desconfiaria de nada. Mas confesso que no final me perguntei o que era realmente real.

phbalducci 04/04/2021minha estante
Sim, no final meio que comecei a duvidar de várias coisas, mas o que me deixou mais em dúvida foi de quem realmente desenhava os homens de giz (confesso que já faz um tempo que li então muita coisa eu nn lembro direito)

lele 04/04/2021minha estante
Simmmmmmm eu também fiquei em dúvida até hoje. Não faz muito sentido ser o principal quem desenhava os bonecos de giz. Por acaso os sonhos foram falsos também???

phbalducci 04/04/2021minha estante
Em alguns lugares podia até fazer um pouco de sentido mas tem outros que o principal nem chegou a ir e tinha coisa desenhada lá, não faz sentidoo

lele 04/04/2021minha estante
Pois éeee. Algum dia vou reler ele porque deve ter algo que eu deixei passar. Vem cá, por que toda hora você está me seguindo? KKKKKKk já recebi umas cinco notificações

phbalducci 04/04/2021minha estante
Tbm vou pegar para ler de novo, o negócio de seguir eu não sei se é meu aplicativo que tá com erro mas toda hora mostra pra mim que eu nn sigo ai eu vou e clico de novo kkkkkkkkkkkk

lele 04/04/2021minha estante
KKKKKkkkKKKk o seu deve tá com erro mesmo. Vamos ler ele juntos algum dia?

phbalducci 04/04/2021minha estante
Vamos! É bom que a gnt vai discutindo sobre kkkkkk

Fernanda 27/08/2020

Péssimo
Achei muito tosco kkkkkk tipo um suspense de criança mesmo..
Rahrt 27/08/2020minha estante
Não me arrependo de ter lido, mas fiquei com essa impressão tb... Que o maior mistério criado foi meio fajuto (?) Huahua

Fernanda 27/08/2020minha estante
Exatamente, e misturou umas coisas sobrenaturais que não colaram kkkkkk

Thais Toledo 27/08/2020minha estante
Também achei péssimo e dei uma estrela, recebeu meu troféu de pior do ano

Seven 27/08/2020minha estante
Senti o mesmo, comecei com uma expectativa imensa aí no final é tão... TOSCO

Thais Toledo 27/08/2020minha estante
Eu achei ruim do início ao fim

Rahrt 27/08/2020minha estante
EXATO, dá uma sensação de vazio hauahua

Fernanda 27/08/2020minha estante
Siiim, gente!! Como tem uma avaliação tão alta? Vocês já leram ?o que aconteceu com Annie??

Thais Toledo 27/08/2020minha estante
Tá aqui na fila pra ler, espero que não seja tão ruim quanto esse

Fernanda 27/08/2020minha estante
Eu nem me atrevo a ler o outro kkkkk ainda mais que as pessoas dizem que ?O homem de giz? é melhor ?

Rahrt 27/08/2020minha estante
NOSSA, aí vc me desanimou. É pior? Socorro.

Eva 29/05/2018minha estante
Excelente resenha, eu gostei bastante do livro pq estava imaginando o protagonista como a maldade humana de um livro que li anteriormente (não vou dizer senão seria spoiller), tendo isso em mente fiquei muito feliz com o desfecho, mas sua pontuação de tudo que aconteceu foi otima.

Maria.Rita 30/05/2018minha estante
Ótimas explicações! Achei mt arrastado.
As vezes me perdia no livro.
Passei aqui pra ver se tinha entendido certo! Rs.
Afinal, que importância tinham os bonecos de giz? Pra inclusive dar nome ao livro? Não peguei isso

Marcela Pires 31/05/2018minha estante
Oi Maria Rita! Os homens de giz eram um código que os 5 meninos usavam para se encontrar. E que depois foram usados nos crimes...por ex no crime do reverendo, a Nicky fez bonequinhos de giz no altar da igreja pra enfrentar o pai...no crime da Elisa, o Ed fez pra policia achar o local do crime...

Maria.Rita 11/06/2018minha estante
Perfeito! Muito obrigada pela explicação.

Mari 01/07/2018minha estante
Uma coisa que eu não entendi, quem fez os bonecos de giz que foram encontrados na igreja quando encontraram o reverendo?

Marcela Pires 01/07/2018minha estante
Mari, foi a Nick que fez, pq sabia que pro pai seria a pior coisa, ter o altar profanado pelas figuras.

Valeu ficou ótimo!

Gabriel 05/08/2018minha estante
Uma dúvida, em que parte você chegou a conclusão de que hoppo matou mickey? Por favor..

Rafaela1101 25/09/2018minha estante
Então Nicky que ?desfigurou? as costas do pai? Os policiais o espancaram, mas quem fez as asas?

Fernanda 23/12/2020minha estante
Me explica esse final? Nào entendi nada

SabrinaDanyele 26/12/2020minha estante
amg só pra ver se não entendi errado skakak tu quer q eu explique o final do livro ou da minha resenha??

Fernanda 26/12/2020minha estante
O final do livro mesmo kkkkkkk eu terminei esses dias mas não entendi nada do final do livro

SabrinaDanyele 27/12/2020minha estante
Ent amg, pelo oq eu entendi o Ed tramou tudo, foi ele que roubou a cabeça da menina, lembra q no início fala? Na primeira página, só q pareceu que a autora tinha colocado no plural, oq me fez pensar que tinha sido mais de uma pessoa envolvida no sumisso da cabeça da menina. Foi o Ed tbm que desenhou os homens de giz coloridos como pista para eles se encontrarem no parque e irem para a floresta. Basicamente ele encontrou o corpo antes, sabia quem era, pegou a cabeça dela (ele tem algum problema mental sério, não é possível) e depois armou tudo para levar os meninos até a floresta e chamarem a polícia. Eu sentia que ele não era confiável kskakla. Mas deu pra você entender??? A autora simplesmente jogou isso na última página, surtoo

SabrinaDanyele 27/12/2020minha estante
e ele guardou a cabeça da menina durante anos, só tirou de onde estava pq ele ia se mudar, no final do livro tbm akakak doente demais

Fernanda 27/12/2020minha estante
aaaah, entendi. Obrigada pela explicação kkkkkkk

SabrinaDanyele 28/12/2020minha estante
amg tu entendeu mesmo?? tipo tu leu as duas partes e deu pra entender?? Pq eu sou péssima explicando

Fernanda 28/12/2020minha estante
Sim amg,entendi, relaxa kkkkkkkkkkkk ficou bem explicadinho, obrigadaaa ?

SabrinaDanyele 28/12/2020minha estante
Ai que bom amg, disponhaaa?

Cris Matos @cristhiematos 28/05/2019minha estante
eu achei mto ruim.... até dei esse livro rsrs

@jaliagoraesuavez 29/05/2019minha estante
Sério? Gostei muito!

Cris Matos @cristhiematos 29/05/2019minha estante
E a pessoa q dei o livro tbm.n gostou rsrs

Beatriz3345 03/06/2019minha estante
Amei o livro, talvez seja pq não leio livros do gênero então fiquei bem envolvida na trama. Por incrível que pareça sempre desconfiei de quem fosse o assassino, mas o Ed ter guardado a cabeça da garota com certeza foi o que me deixou de boca aberta.

Fernanda.Mesquita 06/06/2019minha estante
Você acha que o eddie matou o Mickey?

Beatriz3345 08/06/2019minha estante
Oi Fernanda pelo que vi eu entendi que matou o Mickey metal foi o amigo do Ed que não recordo o nome, mas o Ed confrontou ele no velório da mãe

Lari 13/06/2019minha estante
Oie gente, tudo levou a crer que Hoppo matou Mickey pq sabia q ele ia publicar a história deles e hoppo sabia q verdade sobre o que ele fez ia vir a tona. Hoppo n foi bem trabalhado no livro, nos leva a crer que ele é uma péssima pessoa... Sobre eddie e aquele final com a cabeça, Eddie sempre reclamou que nunca foi um cara de atitudes q nunca falava na hora certa oq tinha que falar, sabe oq isso me faz pensar? Que ele faturamento será um assassino

Beatriz3345 13/06/2019minha estante
Lari, acho que ele guardar a cabeça durante tantos anos nos faz pensar que o Ed é uma pessoa sombria e problemática. O final aberto de uma possível doença como a do pai gostei bastante, pq é tudo que ele mais temia.

Lari 14/06/2019minha estante
Super concordo! Eu fiquei o livro todo revelar que o eddie tinha alguma doença mental ou algo assim, sabia q alguma coisa ele tinha dedo haha

Lola444 15/02/2019

Homem de giz WHO?
Pense em um livro que me enganou, e não com o plot twist como eu esperava que seria, mas na qualidade mesmo. A história é narrada por Eddie, um protagonista insuportável que maximiza por mil os acontecimentos de sua infância e faz um dramalhão por nada.

Eu acredito que a intenção da autora era não fazer apenas um thriller, mas um livro sobre a natureza humana, sobre o fim da infância e a quebra da inocência, além de traumas do passado - falhou miseravelmente em TUDO, incluindo o thirller.

O livro discorre sobre milhões de casos isolados, que em uma obra bem contada seriam peças de um quebra cabeça, mas no final, ao desvendarmos os pontos do livro, a autora tira justificativas absurdamente toscas e isoladas para cada situação que ela criou, ou seja, a história só tem quase 300 páginas porque ela ENCHE muita linguiça para desviar do foco principal e não para trabalhá-lo, já que esta não tem a habilidade de fazer uma trama de fato intrincada e fechadinha, aí resolveu enfiar de tudo um pouco; toques de sobrenatural, insinuações de problemas psicológicos, falsas pistas que não levam a ABSOLUTAMENTE NADA e não tem conexão COM NADA, a não ser encher mais páginas de puro... advinha? nada.

O pior de tudo são as reflexões """profundas"" que ela tenta fazer a respeito da vida de um cara que de fato não tem tantos problemas assim que justifiquem tanta amargura, ele só é um chato mesmo. Todos os amigos guardam cicatrizes pessoais e dificuldades bem mais profundas que o Eddie (e são pessimamente trabalhados, principalmente a Nicky que não tem nem porque tá metida no enredo principal), mas ele se acha O traumatizado, O desgraçado da cabeça, acha que nenhuma mulher se aproxima porque ele é quebrado demais para se relacionar. Novidade, Eddie, você não é quebrado demais, só é chato DEMAIS mesmo!

Nem vou tentar citar todas as pontas soltas (quem diabos desenhou os bonecos de giz na igreja, e principalmente, POR QUE? tendo em vista a resolução desse caso, não faz sentido nenhum) e os plots ridiculamente forçados e clichês para mostrar como todos temos segredos. Mas não é daquele jeito foda a la Beleza Americana ou Morte Súbita, é do jeito merda a la Pretty Little Liars ou Gossip Girl, ou seja, uma coisa idiota demais que não se toca de sua própria idiotice e se leva super a sério sem merecer.

Por fim, a autora claramente jura que está arrasando, ela coloca umas passagens altamente pretensiosas, deixa várias pontas soltas, estica a história com vários nadas, tenta enfiar 30 mil razões diferentes para justificar o nome do livro (nenhuma faz muito sentido) e deixa bem claro o quanto se "inspira" em Stephen King colocando passagens ou acontecimentos de obras dele quase que literais, além de tentar usar o estilo dele entregando pequenos fatos futuros. Uma pena que lhe falte o talento do mesmo (E MUITO!).

Minha conclusão é: menos, C.J. Tudor, BEM MENOS. QUASE NADA.
Nai 17/02/2019minha estante
penso o mesmo

Meire.Lacerda 17/03/2019minha estante
Tbm não entendi os desenhos na igreja e na costa do reverendo. Esperava muito desse livro.

Thatha 28/03/2019minha estante
"Quem diabos desenhou na igreja?" é o furo maior dessa trama sem pé nem cabeça!

Nai 30/03/2019minha estante
Sim, o maior furo é isso sobre a igreja, até hoje encucada com tal fato.

Meire.Lacerda 20/04/2019minha estante
Pois é, decepcionante.

mirelaavelino 07/09/2019minha estante
Acho que foi a Nick, mas a passagem em que houve a revelação foi confusa.

Meire.Lacerda 08/10/2019minha estante
O problema é não ter deixado isso claro né?

Caique Nogueira 04/05/2020minha estante
Eu também não entendi quem fez os homens de giz na igreja e nem na casa do Ed na noite em que o Mickey morre. Ficou meio vago.

Thais Toledo 20/08/2020minha estante
Concordo, achei péssimo. Pior leitura de 2020, perdi meu tempo.

Andre.28 28/02/2020

Resenha de Aniversário
Bom, terminei de ler o livro ontem (dia 27) e hoje, dia do meu aniversário, acordei com as ideias mais frescas para poder fazer uma resenha. Não sei, esses dias são o finais de um tempo. mais velho, mais cansado e nesse próximo mês com o tempo bem apertado. Vou ter que diminuir o ritmo das leituras e resenhas, infelizmente. Enfim, mais velho e cansado eu vou tentar seguir com esse meu amor pela literatura.

Mais uma vez eu preferi colocar a resenha desse livro no meu Blog: Osmose Literária. Lá deixo todas as resenhas e textos pessoais que faço. (preciso dar uma valorizada ao blog...kkk)

O título da resenha: O Relato de Um Crime e a “Média” da Escrita

Link: osmoseliteraria.blogspot.com/2020/02/o-relato-de-um-crime-e-media-da-escrita.html
Raiana 28/02/2020minha estante
Feliz aniversário!!!

rebeccavs 28/02/2020minha estante
Excelente análise da obra e um feliz aniversário para ti!

Obrigadooo ???

Katia C. Menezes 28/02/2020minha estante
Feliz aniversário!!!

Alexia 28/02/2020minha estante
Feliz aniversário, André!! Que sua trajetória seja sempre repleta de muitas alegrias, aprendizados e boas leituras!!

Obrigadooo!

Andre.28 28/02/2020minha estante
Alexia, muito obrigado! ? Aprendizado e boas leituras para todos nós sempre ?

Andre.28 28/02/2020minha estante
Alexia, muito obrigado! ? Alegrias, aprendizados, boas leituras e coisas boas sempre ??

Alexia 29/02/2020minha estante
Obrigada!! ??

Kristine Albuquerque 01/08/2019

A fanfic de It.
Minha decepção com os thrillers contemporâneos parece não ter fim. O Homem de Giz é mais uma obra que promete muito e entrega pouco. Não há nada que seja inovador: um grupo de cinco crianças que tem uma forte amizade e são alvo de bullying por garotos mais velhos, que vivem em uma cidade pequena na década de 80 e que de repente se veem envolvidos com um mistério a ser solucionado. O livro entrega isso, de fato, mas com tamanha falta de criatividade e entusiasmo que fica difícil defender a autora.

A linha temporal se alterna entre passado (1986) e presente (2016) e a narrativa em primeira pessoa é feita por Eddie, o personagem que assume tal investigação no presente. O clima de suspense com toques sobrenaturais e os crimes estão presentes desde o início, e a cada capítulo novas peças vão surgindo para tentar dificultar a solução do mistério. Isso mantém a curiosidade e torna a leitura ágil, embora nunca chegue a dar aquela sensação frenética que se espera de um bom thriller, mas também se torna um ponto negativo ao fim do livro (vou comentar isso lá na frente).

Toda a implicação de "homenagem/inspiração" ao Stephen King me pareceu bem mais falta de criatividade e personalidade e algo perigosamente próximo de plágio. Isso porque são várias (várias mesmo!) cenas e situações específicas idênticas às obras do King. Eu identifiquei It e O Cemitério, mas desconfio que haja também de outros livros que não conheço do autor. E isso me incomodou demais porque ficou bem claro que a C. J. Tudor pegou tais "referências" de forma bem preguiçosa e com quase nenhum esforço para integrá-las à estória à sua própria maneira. Sem falar que desse jeito fica difícil evitar as comparações. A outra parte do mistério, a que envolve os tais homens de giz, até que começa bem, mas acaba por se perder em meio às subtramas criadas pela autora e no final já não tem tanta importância assim.

Os personagens, com exceção do Eddie, são rasos e sem desenvolvimento, o que contribuiu ainda mais para que eu ficasse indiferente quanto ao desfecho. A própria amizade das crianças não é bem trabalhada e pouco se vê. A trama "principal" é bem amarrada, mas vários detalhes secundários ficam sem explicação. E eu até gosto quando o/a autor/a deixa pontas soltas de propósito, mas aqui tem-se a impressão de que ela só esqueceu mesmo, ou de que criou muitas ramificações e não soube integrá-las e lhes dar um propósito na trama e deixou por isso mesmo. Faltou foco e conexão. O que sobra em reviravoltas, falta em respostas. Além disso, muitas situações perderam a verossimilhança nesse excesso de detalhes.

A escrita não é excepcional, mas também não é de todo desagradável. Dá para perceber que a autora tem boas ideias, mas falha ao executá-las em descrição e desenvolvimento. Assim como seus personagens, que são esboços do que poderiam vir a ser ótimos personagens com um maior desenvolvimento. E as discussões que ela tenta iniciar sobre alguns temas, mas que se perdem no contexto, também trariam um peso enorme com um pouco mais de coragem e naturalidade ao introduzi-los e fundamentá-los. Por exemplo, a violência parental que a Nicky sofre e que nunca é abordada diretamente, ou o cenário de discussão sobre o aborto que se torna apenas um pano de fundo para o crescimento do fanatismo religioso e perde o alcance de uma discussão maior.

Para fãs de Stranger Things e Stephen King, as supostas referências dessas obras em O Homem de Giz é um grande apelativo à curiosidade e à memória afetiva, e o pessoal do marketing editorial sabe disso muito bem. Isso pode atrair os fãs ou afastá-los e, infelizmente, eu fiquei no segundo grupo. Acho que iniciantes no gênero, ou quem não se importe com as semelhanças citadas, possa gostar bem mais.
Cristian 01/08/2019minha estante
Excelente resenha. Com uma lista praticamente infinita de bons livros para se ler, uma resenha como a sua ajuda muitíssimo na hora de elencar o qual será o próximo da lista.

Juliana.Fernandes 01/08/2019minha estante
Exatamente isso! Achei o livro um mega plágio de várias histórias brasileiras inclisive.

Kristine Albuquerque 01/08/2019minha estante
Obrigada, Cristian! Assim como gosto de ver resenhas sinceras, também gosto de ser nas minhas, mesmo que fiquem enormes. O tempo é curto demais, e mesmo fazendo essa "seleção" ainda nos deparamos com algumas decepções, mas faz parte. Vou tentando aprender a não cair mais nessas jogadas de marketing, rs.

Kristine Albuquerque 01/08/2019minha estante
Juliana, não conheço ou lembro de histórias brasileiras parecidas com essa, mas essa sensação de quase plágio foi um mega incômodo para mim, fiquei bem chateada com isso!

Gustavo 01/08/2019minha estante
De fato o livro só se tornou um sucesso por conta de uma exímia estratégia de marketing (e o livro em si é esteticamente muito bonito, o trabalho editorial merece reconhecimento também). Entretanto, fora isso ele deixa muito a desejar no que tange a todo o resto.

No mais, excelente resenha! Parabéns!

Kristine Albuquerque 02/08/2019minha estante
Agradeço pelo comentário!
Falei apenas da questão do marketing porque li em e-book, então não sei muito sobre a edição física. Entendo que o livro também é um produto a ser consumido e deve ser divulgado como tal, e que deve agradar muitos fãs por utilizar tais referências tanto quanto decepcionar outros pelo mesmo motivo. Espero que a autora amadureça suas histórias futuras e encontre sua própria voz, mas, por enquanto, acho que vou evitá-las.

Vanessa.Benko 17/05/2020minha estante
Gosto muito de suas resenhas, sempre sincera e com extrema qualidade. Como Cristian disse, temos muito bons livros a serem lidos e já é a segunda vez que você ?me salva? de ler algo que tenho certeza que não me agradará. Pois outras resenhas suas de livros que também li sempre batem as ideias, tanto de livros bons como não.

Kristine Albuquerque 17/05/2020minha estante
Ahh muito obrigada, Vanessa! Pois é, sempre bom ler opiniões diferentes de livros com mais hype, né? Têm leituras para todos os tipos, claro, mas é sempre bom também saber que tivemos nosso precioso tempo poupado, rs. :)

Maisa.Santana 16/01/2021minha estante
Nossa, nossas visões foram completamente diferentes do livro. Ele não é o mais original no quesito suspense mas a narrativa foi muito boa pra mim, fluida. Não senti empatia aos personagens, mas sinto que não foi a intenção da autora e isso não me incomoda num livro. Não senti empatia mas não odiei nenhum deles. Eu só estava interessada em descobrir o mistério e só. Juro pra você quje pensei o livro todo que Ed era o assassino, que tinha dupla personalidade, e como o livro é narrado por ele, que ele estava nos enganando

Maisa.Santana 16/01/2021minha estante
Quando o mistério foi desvendado fiquei pensando o tempo todo que minha teoria era melhor kkkk

Mas gostei mesmo assim

Amanda358 16/01/2021minha estante
Se parar pra pensar Ed. Ficou como cúmplice pelo o que ele fez depois e levou os garotos lá, gosto muito de ver a visão de outros leitores, a história não me agradou pq esperava algo a mais algo melhor sabe, se quer uma narrativa emocionante leia a garota no gelo é maravilhoso, um dos melhores suspense e mistério que li

Amanda358 16/01/2021minha estante
A leitura realmente foi fluida li em poucos dias, mas a decepção foi grande por esperar demais de um livro que teve tanto hype e não ser grandes coisas, fora as pontas soltas, mas vi que várias pessoas gostaram justamente por ele ser da maneira que é, talvez se não tivesse colocado tanta expectativa tivesse me agradado mais

Maisa.Santana 16/01/2021minha estante
Eu tive essa mesma sensação quje você com um livro do Harlan Cobe. Fui com muita sede ao pote, muita expectativa porque tem muito hype em cima dos livros dele. Resultado? Fiquei decepcionada e não tive interesse em ler outros livros dele. Esse eu já vim sem tanta expectativa, na verdade quase nenhuma porque vi aqui no skoob e nas resenhas da Amazon que muita gente não gostou. Aí com a expectativa quase zero, no fim, terminei bem satisfeita. Assim como na vida, nos livros, expectativa demais gera decepções grandiosas hahaha

Maisa.Santana 16/01/2021minha estante
Amanda, comprei a garota no gelo. Tá na lista de espera kk tenho uns ainda pela frente. Mas pretendo ler ele ainda esse mês de janeiro. Mas aí oh, já vai eu com expectativa kkkk ai depois não gosto e fico dizendo que não sei porquê ??

Amanda358 17/01/2021minha estante
?? normal, como leitora que somos