Grim Lovelies

Grim Lovelies Megan Shepherd

Resenhas - Grim Lovelies

Carous 23/12/2020

Grim Lovelies é uma história muito interessante com uma premissa incrível sobre magia e animais que me prendeu o suficiente para virar as páginas porque eu não sabia como ia terminar, mas estava ansiosa para saber (mas se tratando desse gênero, acabou que minhas suspeitas foram confirmadas. A grande maioria dos gêneros literários não preza por inovar a fórmula que conquistou seus leitores) Tudo isso apesar da protagonista extremamente sem graça. Todos os outros personagens do livro são muito mais interessantes do que ela.
É dito que ela é ingênua e boa, mas, a verdade é que lhe falta personalidade mesmo. Tudo bem que a mestre dela a tratava bem, por isso ela tinha uma visão distorcida sobre a relação entre as duas. Onde havia abuso, ela via amor. Porém bastava ela notar o tratamento de sua mestra com os outros monstrengos para começar a desconfiar que a bruxa não era essa fada sem defeitos como ela via. No decorrer do livro, quando ela retira o véu de inocência e vulnerabilidade, ela percebe que sua mestre não era boa, nem amorosa nem uma figura materna calorosa.

É irônico o medo dela em voltar a ser um animal - um período que ela não se lembra e o descreve como tudo sendo preto (o que achei bem dramático, btw) -, mas animais reconhecem abusos. Então talvez não fosse tão ruim assim retornar à forma natural.
É esquisito o pavor dela em voltar a ser um animal, achando que passará fome e perigo sendo que ela nem sabe de onde a mestre a tirou. Ela pode ter sido roubada de um lar amoroso.

O romance, como em todo YA, é desnecessário, mas pelo menos é entre os dois personagens mais sem graça do livro: a Anouk e o Bo. Os dois são igualmente insossos e sem personalidade. Inclusive, acho que foi isso que os atraiu um no outro. Mas é um romance estranho já que no início da história ela confessa que o enxerga como irmão; de repente ela muda de ideia, os dois dão uns amassos e ela passa a enxergá-lo como um pretendente. Não podia ficar mais claro que é um instalove. Apesar de achar que o casal combina (pela falta de graça), tudo foi meio incestual.

Em tempos de vacas magras, a gente agradece as migalhas que recebe. As minorias estão sempre implorando por representividade em filmes, séries, novelas e livros; Quando a gente esbarra com um autor que lembra que o mundo não é todo branco nem cis, nem hétero, nem magro, a gente destaca e elogia (pelo mínimo).

Apesar da protagonista ser, óbvio, branca, loira, padrão, um bibelô que encanta todo mundo e que recai nela a chave para a salvação dos monstrengos (embora ela seja uma poia). Ela deixará de ser aquela personagem frágil, inocente e será forte (isso tudo entre aspas porque ela continua patética)
Embora Anouk seja a personagem branca, há 3 personagens negros (embora não tenha certeza quanto à Madame Zola), tem 1 personagem gay e um transexual.

Eu não sou transexual, não sei se alguma pessoa trans leu esse livro, por isso ignoro se foi bem retratado. Embora, na minha opinião, a maneira como Megan apresenta essa personagem trans fica bem no limite entre ser o ideal e ser de mau gosto.

O personagem gay tinha muito potencial, mas a autora deu preferência ao desevolvimento de Anouk. A gente descobre a orientação sexual do personagem pouco antes dele cair no clichê do gay apaixonado pelo amigo hétero e que se sacrifica pelo grupo. Grim Lovelies é o primeiro de uma duologia, então há esperanças de que ele não tenha morrido de fato.

E por fim tem Luc, um personagem que quase não aparece, mas é citado por Anouk durante a trama toda. Os comentários dela sobre ele são simpáticos e demonstram uma grande lealdade que ele tem com ela.. Mas o leitor mais atento percebe que Luc cumpre o papel de preto mágico. E você consegue ticar todos os itens desse estereótipo. (de fato, tem uma cena em que ele fala pra Anouk que está sempre ali para servi-la e eu não sei como a autora não achou essa cena de mau gosto).

Tirando todos os deslizes, o livro é bom. Gostei dele, tem um texto gostoso de acompanhar, fácil de ler. Consegui me envolver com a história.
Eu fiquei satisfeita com as explicações sobre o sistema de magia. Isso raramente chama minha atenção, mas parece ser muito importante para outros leitores.

A maior surpresa que tive com esta leitura foi dar essa nota tão alta para um livro que tenho consciência de que não é perfeito, que fiz muitas críticas e que não me importei em 1% com a protagonista. Mas ele me entreteve bastante.

Não vou ler o segundo livro, estou satisfeita com a história e é isso.

Nati 06/01/2020

"But your strength, ah, yours is quiet. There's a reason magic is called whisper, not shouts."
Ai ai, que tombo que eu levei com esse livro. Desde que li a sinopse e a premissa dele, me interessei demais por uma história que prometia magia, bruxas e maldições na linda e mágica Paris. Mas, apesar de uma construção de mundo mágico interessante, com a realeza, as Maddas e a magia cobrando um preço, com uma trama de fato intrigante, um romance super meloso e cliché, viradas pouco surpreendentes e uma protagonista bem sem-sal acabaram transformando esse livro em uma decepção.

Eu gosto dessa ideia de bando de misfits que acabam virando uma família numa situação de desespero, porém poucos dos personagens realmente legais tiveram chance de brilhar, e quando tiveram, roubavam a cena total, mas isso foi tão pingado ao longo do livro que nem tive como aproveitar.

O livro não é de todo ruim, pois tem um ritmo bom, uma escrita fluída e se baseia num plot legal, porém executado de forma mediana, mas alguns aspectos e desdobramentos se salvaram e me fizeram querer, ao menos, ver como isso vai se fechar no próximo e último volume da duologia. Porém, agora já vou com minhas expectativas domadas pra não quebrar a cara novamente.
Carous 07/05/2020minha estante
Ainda nem cheguei na metade do livro, mas também acho a Anouk bem sem sal. Sei lá, me incomoda a idolatria dela pela Madda Vittora sabendo de como ela trata as bestas.

Nati 07/05/2020minha estante
Ai,e pior que quando parece que ela vai ficar interessante....flopa. Ela não me convence muito com protagonista