A Louca da Casa

A Louca da Casa Rosa Montero

Resenhas - A Louca da Casa

Maria.Batagin 17/04/2024

Incrível
Que livro!!! Incrivelmente espetacular onde irá habitar nos meus pensamentos por um bom tempo.
Como definir esse livro ?
Ficção ?
Autobiografia?
Feminismo?
Conselhos literários ?
Enfim, um livro com várias referências e momentos para se refletir sobre quem escreve e quem lê .
Voltarei a ler esse livro com certeza.

Hannah Green 18/03/2024

Não sei o que dizer.
Eu tenho a teoria de que se o que você vai falar sobre alguém for ruim, melhor não falar nada, então vai ser bem difícil fazer essa resenha, mas bora lá...
Eu nunca li nada da Rosa Montero, então ler a autobiografia de alguém que eu não conheço a obra, foi bastante burrice da minha parte, e sinceramente, nem opinião nenhuma eu deveria estar dando, portanto, vou focar apenas em duas coisas: um elogio e uma crítica.
O elogio: a escrita de Rosa é muito boa, acredito que a formação jornalística contribuiu muito para uma habilidade de construção narrativa, e eu simplesmente adorei ficar fuçando o Google para descobrir quem era M. Pelas características que ela ia dando.
A crítica: detesto qualquer escritor que tenta definir o que é a escrita, e como deve ser o processo de escrita. Gente, cada um tem o seu, o que funciona para você, pode não funcionar para o outro, é isso não significa que o outro tá fazendo algo errado, ou está criando uma literatura de menor qualidade.
Encerro essa resenha aqui, pois como disse, não conheço a escritora, então nem deveria estar falando nada.
Leo 31/03/2024minha estante
Mas Hannah, em nenhum momento a Rosa Montero diz que a definição e o processo dela são os únicos corretos, ou sequer que haja uma definição ou processo corretos. Não entendi o porquê da sua crítica.

Leitorconvicto 16/01/2024

A incerteza
Muito interessante a maneira como a autora brincar com as possibilidades narrativas. A pergunta fica: o que realmente aconteceu? Um livro crítico e bem humorado

Mila 11/01/2024

Uma delicinha
Rosa Monteiro escreve de uma forma super fluida, conta histórias bem divertidas e prende a gente do início ao fim. É um livro que fala sobre escrita, escritores e leitores - para todos aqueles que são envolvidos e apaixonados por leitura.

Esdras 23/12/2023

Acredito que dá pra considerar um ensaio em que Rosa escreve sobre escrita, mas também dá margem à fantasia da imaginação. Foi meu primeiro contato com a espanhola e já deixou um gostinho de quero mais.

Lucilene1 21/09/2023

Amei
A louca da casa me diz muito sobre as memórias de infância com meus irmãos. E de certo modo é muito necessário quando a autora diz que a lembrança contada muitas vezes ela acaba perdendo o ponto inicial ou a lembrança que de fato acontecido, mas ao longo do tempo sua memória vai sabotando e nem sempre era aquilo que você lembra, mas por tantas vezes contada que você continua com a mesma lembrança, mas o roteiro diferente.

victor.victor.victor 06/09/2023

Cinco estrelas.
Muito bom, espero que a Todavia relance, preciso ter uma edição pra rabiscar inteira.

Paty Gazza 29/05/2023

A imaginação é a louca da casa
Neste livro Rosa Montero reflete, a partir do ponto de vista da leitura e da escrita, sobre vida e morte, sobre imaginação e criatividade, fundamentais para que os seres humanos continuem contando e consumindo histórias. Com passagens autobiográficas e sobre outros autores, Rosa esconde, em cada página, pequenas preciosidades que convidam à reflexão e contemplação. Uma leitura imperdível para apaixonados por livros ?

Cris 22/05/2023

Louca da casa
A autora Rosa Montero é formada em Jornalismo e Psicologia. O livro é uma mistura de romance, ensaio, autobiografia e conta as fases do processo criativo dos escritores. O livro fala sobre a fantasia, os sonhos, a loucura, a paixão, medos e dúvidas dos escritores e leitores. Nem tudo é o que parece ser. A imaginação é a "louca da casa", como diz Santa Teresa de Jesus.

Marília 05/04/2023

Eu achei interessante a forma como conta um episódio da vida dela de três formas diferentes sem precisar contar da mesma forma.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Autobiografia, ficção, uma junção
Leitura muito fluída e gostosa, com o jogo narrativo que Rosa propõe para demonstrar a arte do escrever e imaginar.

Juliana.Sallum 05/09/2022

A Louca da Casa
Rosa mistura neste livro romance com autobiografia, com uma aula de literatura e escrita. Cita inúmeros autores e obras e por alguns momentos senti que o fato de não conhece-los deixou sempre alguma coisa passar batido na leitura.
É um livro pra ser relido, com atenção e pausas, e farei isso em breve