A Louca da Casa

A Louca da Casa Rosa Montero

Resenhas - A Louca da Casa

Eddie.Erikson 16/07/2022

Conta a respeito da literatura em si, com biografias para explicar sobre a arte da escrita. Também uma falsa autobiografia da escritora mudando a forma e como pode ser contado pela visão do escritor.
Mas no fim, uma história bagunçada como se fosse vários fragmentos de histórias que estivessem guardadas e reunidas.
Utilizando a frase de Kafka citada pela autora para justificar a nota e minhas impressões do livro:
"Se o livro que estamos lendo não nos acorda como se fosse um punho batendo em nosso crânio, para que lê-lo?".
Leo 31/03/2024minha estante
Amigo, por ser um ensaio com trechos autobiográficos, este livro não se propõe a ser uma "história" com começo, meio e fim. Não diria sequer que é uma "falsa autobiografia", é um ensaio sobre a literatura e a imaginação. Acho que sua insatisfação com este livro se deve a uma abordagem de leitura equivocada da sua parte.

Renata.Mieko 10/06/2022

Não gosto muito de livros que exploram o processo de escrita ou de criatividade/inspiração de um autor....

Thais.Carvalho 25/05/2022

A escritora espanhola, Rosa, vai contando nos parágrafos do livro suas reflexões sobre a escrita e os tipos de escrita
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Andrea170 04/03/2022

Inspirador
Leitura agradável sobre a arte de escrever, a imaginação, a ficção e a própria vida. A loucura da realidade. Ou será a realidade da loucura?

Anderson 13/02/2022

Um livro que mistura ficção e ensaio. Rosa Montero escreve de forma fluida, simples e elegante, que prende nossa atenção do início ao fim.
Além disso, a obra nos traz muitas informações interessantes sobre muitos escritores, demonstrando o vasto repertório literário da autora.

Maria 12/01/2022

Quantos somos?
Que belo livro pra se começar o ano. Não conhecia a escrita de Rosa Montero, ganhei o livro de uma amiga querida que nunca erra uma indicação. Não foi diferente dessa vez. A louca da casa é prazeroso de ler, fascinante? ler sobre a escrita e seus processos, entender o que se passa na cabeça de um romancista e ao mesmo tempo se inquietar pois sim, ?o que é que está acontecendo aqui?? me perguntei algumas vezes. Rosa escreve como quem vira chavinhas mágicas no inconsciente? somos muitos em nós mesmos. Somos tantos. E de quebra há tantas indicações (propositais ou não) que minha lista só cresce hahaha. Leia Rosa Montero!

Barbara.Raulino 23/11/2021

A Louca da casa é um grande ensaio (podemos chamar assim?) sobre a literatura, a narrativa, a escrita e também sobre a louca da casa, que é como a Rosa chama a imaginação - o ponto de partida da maioria das narrativas e o que move muitos escritores. O livro é dividido em 19 capítulos, sem títulos. Há muitas histórias sobre a vida de outros escritores – pra quem curte fofocas do mundo literário é um prato cheio (risos). E também tem vários episódios curiosos e engraçados da vida da autora, já que como ela mesma diz suas lembranças são organizadas em torno de namorados e livros. Recomendo muito pra quem se interessa pela escrita e por processos criativos.

site: https://www.instagram.com/compartilhandoletras

Carol 31/10/2021

Livro sobre livros
Muito interessante saber um pouco mais sobre os processos das pessoas. Livro de leitura rápida e fluida,daqueles de uma sentada. 3 estrelinhas porque não achei genial e acho que nem era pra ser. Cumpre seu papel de ser um livro ok.

Marcia 30/10/2021

A louca da casa
Não se iluda com o título ou com a capa, achando que será um romance psiquiátrico ou algo assim.
Neste livro Rosa fala sobre a imaginação, sobre ser escritora, sobre escrever romance... Ela mistura ficção e realidade, sua biografia em um livro cheio de histórias de outros autores, citações, além de interessantes dicas de livros para serem degustados.
Este livro é como um bate-papo e recomendo para todos que são ou querem ser escritore e, obviamente, aos amantes de uma agradável leitura.
@pedacosdeu

Lurdes 24/10/2021

Eu tinha muita expecativa de que seria uma leitura divertida e envolvente.
Mas... não consegui me envolver.
Fiquei o tempo todo com a sensação de que estava lendo matérias de uma revista de fofocas dos famosos.
Ou estou muito mau humorada, ou o livro é fraquinho mesmo.
Achei até meio deselegante uma escritora ficar expondo seus colegas de profissão, mesmo que ela tenha esta formação jornalística.

robert.messias 03/09/2021

genial!
"A Louca da Casa" é uma obra que condensa ensaios sobre a literatura, a narrativa e o ofício do romancista, com pitadas sobre o processo que leva o indivíduo a imaginação e à loucura. Rosa Montero utiliza diversos autores para sustentar suas ideias, que segunda ela são verdades concretas pois se encontram em documentos oficiais, assim como questões que fazem parte de sua vida pessoal e que não podem ser consideradas uma realidade plena, já que toda autobiografia é ficcional e toda ficção, autobiográfica, como bem já dizia Roland Barthes.

Daniel.Tulipeno 26/07/2021

Imaginação humana peculiar intensidade entre a loucura e a multiplicidade da mente, versatilidade narrativa e grande viés da emoção.

Alê | @alexandrejjr 07/05/2021minha estante
Fantástico esse teu depoimento resenha, Paula.

Helissa 12/04/2021

Uma loucura
Os gêneros literários, a literatura estão prontos a nos surpreender!
Aqui tem de tudo e uma bela ode à literatura.
Estou encantada com esse trabalho de Rosa Montero!

Fernando Lima 04/04/2021

Uma autobiografia em meio à narrativa
A autora fala sobre sua vuda e suas experiências como escritora. Achei cansativo, mas posso te sido influenciado por fatores alheios ao livro, considerqndo que ainda estamos vivendo isolamento da pandemia do coronavírus.