A Louca da Casa

A Louca da Casa Rosa Montero

Resenhas - A Louca da Casa

Claire Scorzi 07/02/2009

A preocupação de Montero com o ato de escrever e suas histórias a respeito de escritores - seus fantasmas, suas lutas, suas derrotas diante de coisas como o sucesso extremo ou o fracasso absoluto - dão prazer à leitura deste livro. Infelizmente, a tradução descuidada - ou uma escrita de fato pobre da autora - e certas digressões metidas a engraçadinhas (como narrar o mesmo episódio N vezes, sempre modificando detalhes) vão caceteando o leitor e fazendo-o suspeitar da competência da escritora.
Se não se esperar muito, dá pra ler, pois as partes falando de escritores são boas.
Tito 23/06/2010minha estante
Engraçado, uma das coisas que mais gostei no livro foi exatamente a narração do mesmo episódio várias vezes, sempre reinventando-o, transformando-o numa peça de auto-ficção...

Erika 20/04/2016minha estante
Agradeço Claire pelo seu comentário. Não teria a menor paciência para "ouvir" a mesma história com finais diferentes...

Jefferson 28/10/2016minha estante
undefined

jota 11/04/2013

Loucamente interessante
Surpreendente este livro de Rosa Montero. Antes de lê-lo imaginava, a partir do título, que fosse um romance sobre uma mulher desequilibrada ou esquisita - a louca da casa -, e, no entanto ele se revela uma saborosa mistura de romance, ensaio e autobiografia e, como diz a edição brasileira, "nele se confundem literatura e vida, como num baú mágico cheio de surpresas".

Eu diria, de agradáveis e interessantes surpresas. Lemos quatro vezes, em versões diferentes, a história do envolvimento de Rosa com M., o famoso ator europeu dos anos 1980, que fez sucesso em Hollywood (quem seria, ou é apenas invenção?) e com quem ela se encontra duas décadas mais tarde ora numa entrevista (ela é jornalista) ora num festival de cinema no Chile (eles fazem parte do júri de premiação) e esse é um dos pontos altos do livro.

Mas também e principalmente - desfilam por essas páginas grandes escritores espanhóis (Rosa é madrilenha) e internacionais você pode fazer uma lista de livros a ler a partir dos comentários de Rosa, se é que já não leu algum. De todas as obras citadas ela extrai algo proveitoso tanto para o leitor quanto para quem é ou pretende ser escritor. Muito interessante o puxão de orelhas que ela dá em um de seus escritores favoritos, Italo Calvino, ao comentar sobre os defeitos dos astros da literatura (o jovem Calvino era extremamente vaidoso acerca do que escrevia).

Para quem coleciona citações bem-humoradas ou para reflexão A Louca da Casa apresenta uma porção delas, da própria Rosa ou de autores que aprecia. É possível encontrar na internet alguns blogueiros dedicados a recolhê-las. Um exemplo: a literatura é um caminho de conhecimento que precisamos percorrer carregados de perguntas, não de respostas. E tem muitas outras ainda...

Todos que gostam de literatura de qualidade, que se interessam também por aquilo que está mais além do conteúdo impresso de uma obra, certamente apreciarão o livro de Rosa Montero.

Lido entre 03 e 10/04/2013.
Sandra 12/10/2016minha estante
Acabei de ler. Gostei muito. Logo de cara fiquei curiosa em saber quem era "M", hahaha. Mas, depois de tantas versões do mesmo fato, creio que tenha sido obra da "louca da casa".

Simplesmente achei o livro muito gostoso de se ler. Leve, e com várias curiosidades do universo dos escritores.

Como vc disse, para quem gosta de citações, o livro é ótimo. Logo de cara, marquei este trecho:

"...a narrativa é a arte primordial dos seres humanos. Para ser, temos de nos narrar".

jota 17/02/2023minha estante
Nossa, desculpe, Sandra, só agora vi seu comentário, depois de tantos anos. Mas, é isso mesmo. O livro toca o leitor, provoca mesmo. E tem muitos pensamentos pra gente refletir sobre.

DIRCE 08/09/2013

O que mais me atraiu foi o ti ti ti
Há tempo,os comentários da Sandrinha e da Paulinha despertaram o meu interesse pelo livro "A Louca da Casa", mas ele era uma espécie de figurinha carimbada – muito difícil de ser encontrado. Entretanto, recentemente, fui agraciada com esse livro por uma pessoinha, daqui do Skoob (uma "mecenas de leitores"), e, depois da minha última leitura: Os Irmãos Karamázov, ler o "A Louca da Casa" foi como sentir um sopro de brisa em uma tarde de um quente Verão. Por meio de uma escrita leve e fluida Rosa Monteiro nos conta, entremeando relatos de acontecimentos de sua vida (ou não) com relatos da dificuldade que se depara o escritor, durante o processo criativo, o qual não seria possível não fosse “" Louca da Casa”.
Como “A Louca da Casa” que em mim habita é um tanto quanto medíocre e, portanto, me tornar uma escritora está totalmente fora de cogitação, o que mais me atraiu no livro foi o ti-ti- ti acerca de vários escritores consagrados e nem mesmo Tolstói saiu ileso.
Rosa Monteiro enfatiza nesse romance como a imaginação e a vida real permite os mais variados desdobramentos e que a vida imaginaria é tão real como a vida real.
Um bom livro, mas que termina quando termina a leitura.
Marta Skoober 18/09/2013minha estante
Como assim, mas que termina quando termina a leitura?
É daqueles livros que a Adélia costuma dizer que a gente termina e fecha o livro e diz: ah! então tá? É isto?

DIRCE 19/09/2013minha estante
Nãooooooooooooo, Martita.
É um livro que não deixa ressaca literária - tipo aqueles livros que ficam reverberando dias após o término da leitura.

Eddie.Erikson 16/07/2022

Conta a respeito da literatura em si, com biografias para explicar sobre a arte da escrita. Também uma falsa autobiografia da escritora mudando a forma e como pode ser contado pela visão do escritor.
Mas no fim, uma história bagunçada como se fosse vários fragmentos de histórias que estivessem guardadas e reunidas.
Utilizando a frase de Kafka citada pela autora para justificar a nota e minhas impressões do livro:
"Se o livro que estamos lendo não nos acorda como se fosse um punho batendo em nosso crânio, para que lê-lo?".
Leo 31/03/2024minha estante
Amigo, por ser um ensaio com trechos autobiográficos, este livro não se propõe a ser uma "história" com começo, meio e fim. Não diria sequer que é uma "falsa autobiografia", é um ensaio sobre a literatura e a imaginação. Acho que sua insatisfação com este livro se deve a uma abordagem de leitura equivocada da sua parte.

Aline 26/09/2017

A Louca da Casa - Rosa Montero
Um livro sobre livros e para quem gosta de livros. Através de ensaios, um pouco de biografia (da autora e de outros autores famosos), e ficção, o livro aborda o processo criativo, motivações e dificuldades que envolvem os hábitos de leitura e escrita.
Se você gosta de citações, vai adorar! Eu adoro, meu livro está todo marcado.
É bem capaz também que você acabe a leitura com uma listinha de novos livros "para ler" que a autora vai citando em meio à curiosidades sobre seus autores.
Um recurso interessante usado por Rosa foi contar a mesma história (sobre um relacionamento amoroso que teve com um ator famoso) três vezes ao longo do livro, mudando alguns dados e o final. Com isso ela nos mostra que um bom escritor pode levar uma história e os seus leitores para onde e como quiser! Ainda nos deixa com a pulga atrás da orelha: será que aconteceu mesmo? Nunca saberemos.
O título do livro faz menção a uma frase de Santa Thereza: "A imaginação é a louca da casa".
Segundo Rosa Montero, o que nos distingue do resto dos seres é o poder de imaginar, criar histórias, contá-las. A imaginação é uma espécie de loucura.
É um livro leve, bem humorado. Parece que a autora está conversando com você.
Como boa geminiana, que gosta de saber um pouco de tudo, adorei! Terminei o livro já com vontade de reler (e não costumo reler livros).
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️
(Não ganhou 5 estrelas porque os capítulos não tem ligação entre si, então o livro não te prende. Você pode muito bem fechar e voltar a ler um tempão depois...e foi isso que aconteceu comigo.)
Brenda.Podanosqui 21/07/2020minha estante
Que instigante!!!

Julia.Mota 07/11/2016

A Louca da Casa
É a primeira vez que tenho contato com Rosa, graças a TAG. Preciso dizer que o livro é interessante e fácil de ler porém não foi um livro que me fez ansiosa pela leitura, não foi algo como "preciso ler, preciso ler" porém é legal. Rosa explica de uma maneira única o motivo de escrever, ela relata acontecimentos supostamente vividos por ela e mostra como uma coisa pode na verdade virar várias e dai surgir diferentes histórias. Ela fala dos "e se" algo que eu acho magnífico. Explica o que a leva a escrever e cita diversos autores e obras durante o processo fazendo com que você se interesse por outras obras pois ela as descreve e cita de forma que nos faz ter vontade de lê-las. Enfim a obra é ótima, tem uma excelente escrita e é uma leitura agradável.
Isabele.Santini 10/11/2016minha estante
Olá adorei a resenha!! Tbm conheci a Rosa Monteiro pela TAG. :3

Hannah Green 18/03/2024

Não sei o que dizer.
Eu tenho a teoria de que se o que você vai falar sobre alguém for ruim, melhor não falar nada, então vai ser bem difícil fazer essa resenha, mas bora lá...
Eu nunca li nada da Rosa Montero, então ler a autobiografia de alguém que eu não conheço a obra, foi bastante burrice da minha parte, e sinceramente, nem opinião nenhuma eu deveria estar dando, portanto, vou focar apenas em duas coisas: um elogio e uma crítica.
O elogio: a escrita de Rosa é muito boa, acredito que a formação jornalística contribuiu muito para uma habilidade de construção narrativa, e eu simplesmente adorei ficar fuçando o Google para descobrir quem era M. Pelas características que ela ia dando.
A crítica: detesto qualquer escritor que tenta definir o que é a escrita, e como deve ser o processo de escrita. Gente, cada um tem o seu, o que funciona para você, pode não funcionar para o outro, é isso não significa que o outro tá fazendo algo errado, ou está criando uma literatura de menor qualidade.
Encerro essa resenha aqui, pois como disse, não conheço a escritora, então nem deveria estar falando nada.
Leo 31/03/2024minha estante
Mas Hannah, em nenhum momento a Rosa Montero diz que a definição e o processo dela são os únicos corretos, ou sequer que haja uma definição ou processo corretos. Não entendi o porquê da sua crítica.

Frank 14/02/2021

Me parece uma autobiografia ficcional em que a autora elogia ou difama diversos escritores. Parece que eu estou lendo um blog de coisas aleatórias, em que cada capítulo não se encaixa com o próximo. Parece que juntaram postagens e emcaparam num formato de livro. A autora narra 3 relacionamentos que ela teve, mas são tão parecidos que no segundo eu achei que estava repetindo páginas. Fiquei entediado em diversos momentos e demorei de ler este livro.
Leo 31/03/2024minha estante
Jovem, os três "relacionamentos" narrados aos quais você se refere não são parecidos. São o mesmo relacionamento, contado de três maneiras diferentes. São exemplos de como os escritores partem de um fato real para criar variações e chegar à trama final. A própria Rosa Montero explica isso no último capítulo do livro. E não se trata de uma autobiografia ficcional, é um ensaio com trechos autobiográficos. Tem certeza de que leu o livro com atenção? Ou fez uma leitura marromenos e veio opinar no Skoob?

L Soares 19/11/2016

Esse foi o segundo livro que recebi do TAG experiências literárias.
E o primeiro que finalizei. Associei-me ao TAG para aumentar ainda mais a variedade da minha leitura. Ler coisas que não leria normalmente, livros fora da minha zona de conforto literário.
Esse livro é um exemplo de leitura que dificilmente teria um dia feito, e seria uma pena. De verdade.
A louca da casa é principalmente sobre a imaginação. Ela é a louca. A própria autora explica que a obra é parcialmente biográfica, parte ficcional, e surgiu com ela se propondo a falar sobre a literatura.
Mas o livro seguiu seu curso próprio e em algum momento ela percebeu que o livro não era apenas sobre escrever, mas sobre muitas outras coisas, experiências que para ela foram relacionadas a escrita, mas, sobretudo, sobre a imaginação.
Esse livro é muito bom, especialmente para quem sente a inspiração ou a necessidade de escrever crescendo dentro de si, ou quem deseja fazê-lo.
Sem transparecer qualquer pretensão de ser um manual, a autora conta através de suas experiências como a escrita se desenvolve para ela, como uma obra nasce, passando por histórias pessoais e de autores consagrados ou os que nunca alcançaram sucesso, Rosa vai construindo na cabeça do leitor esse conceito próprio sobre a imaginação.
A narrativa é bem leve e agradável, e a intimidade com que a autora vai tratando sobre essa louca que habita no sótão de todos, também parece nos deixar mais próximos dela, como se fossemos apresentados para uma vizinha que sempre esteve ali por perto, já conhecíamos de vista e nunca tivemos a oportunidade de conversar.
Um leitura ótima. Aos futuros escritores: leiam esse livro.
jaquelinerss 23/01/2017minha estante
Foi o segundo livro que recebi pela TAG tbm. Estou lendo agora... Ótima sua resenha.

Paula 15/07/2010

Depois de ter lido a resenha da minha amiga Sandra, a quem serei sempre grata por essa indicação, mesmo que involuntária, fiquei desejando ler "A louca da casa" e conhecer um pouco da Rosa Montero, cujo trabalho desconhecia. Mas o livro estava esgotado e eu não conseguia encontrá-lo. Eis então que ele vem parar nas minhas mãos por meio de uma troca aqui no skoob, o que me fez acreditar ainda mais na frase que li um tempo atrás em "A sociedade literária e a torta de casca de batata": "talvez haja algum instinto secreto nos livros que os leve a seus leitores perfeitos", e por perfeitos aqui eu entendo como sendo aqueles que mais os desejam.
O fato é que me apaixonei pela forma como a Rosa Montero fala de literatura, sobre a arte de escrever e principalmente com a forma com que ela nos dá exemplos no livro do poder da imaginação. Acho que todos os escritores, ou os que pretendem ser escritores um dia, têm muito a ganhar com a leitura desse livro e com a reflexão maravilhosa que a Rosa Montero faz. E mesmo que escrever não seja seu objetivo, acredito que os leitores apaixonados também vão curtir essa viagem pelo universo da literatura na companhia da Rosa Montero. Recomendo!

"A literatura é um caminho de conhecimento que precisamos percorrer carregados de perguntas e não de respostas". [pág. 43]

"Um leitor tem uma vida muito mais longa que as outras pessoas, porque não morre antes de acabar o livro que está lendo". [pág.143]

"A morte também é leitora, por isso recomendo ter sempre algum livro na mão, porque assim quando a morte chega e vê o livro, se espicha toda para ver o que você está lendo, como eu faço no ônibus, e então se distrai". [pág. 143]
Sandra :-) 15/07/2010minha estante
Pode até ser que o seu entendimento de leitor perfeito seja o correto, mas, no caso desse livro, não tinha dúvidas de que vc seria a leitora perfeita para ele, em todos os sentidos :)

Gabriela 03/11/2016

Este foi o livro da TAG - Experiências Literárias de outubro/16. Como ele era fininho e me deixou curiosa, resolvi passá-lo à frente da minha lista de livros a serem lidos. Não é um livro que eu compraria normalmente, mas como veio na caixa da TAG, tive que lê-lo. Ele é uma mistura de relatos de momentos da vida da autora, com sua opinião e impressões sobre o que é escrever para ela e mais curiosidades da vida de autores famosos. Como é tudo junto, acaba não sendo nem uma coisa, nem outra exatamente.

Não é uma biografia, é um livro mais com opiniões, mas estas também não seguem um argumento, então os capítulos ficam desconectados. Não tem nada que prenda o leitor e o faça querer ler mais, querer ler o próximo capítulo. E essa foi minha dificuldade, eu pensava que, por ser fininho, iria terminá-lo logo, mas custei uns 5 dias, o que não é muito comum para mim. Como os capítulos não seguem uma sequência, o livro ficou parecendo um pouco com um conjunto de posts de um blog pessoal de uma escritora. Essa foi a maneira que encontrei de descrevê-lo. Embora todos os capítulos sejam de um tema maior, que é falar sobre a escrita, a imaginação, manias e vaidades dos escritores, eles não são intimamente ligados.

O que mais gostei foram os fatos e curiosidades sobre os mais diversos escritores de quem ela fala. Nisso, ela foi bem sucedida, pois me deixou curiosa para ler e conhecer vários dos autores citados. Porém, curiosamente, ela não me deixou assim com tanta vontade de ler um livro dela mesma. Não é o livro não seja bom, mas também não é algo excelente e instigante. Ela usa de recursos interessantes, quando reconta fatos que ela diz terem acontecido na sua vida, mas sempre com finais diferentes. Deixa-nos com a pulga atrás da orelha, sem saber o que de fato aconteceu, se é que alguma coisa foi verdade. Só que isso não foi o suficiente para eu achar o livro tão maravilhoso quanto outras pessoas acharam.

Talvez, para aqueles que são escritores, aqueles que são entendedores de literatura ou aqueles que já conhecem ao menos parte da obra de Rosa Montero, este livro seja mais proveitoso. Eu fico achando que se conhecesse algo da autora, as opiniões dela se tornariam mais interessantes para mim. Então, talvez este não seja o livro mais indicado para ser o primeiro que alguém lê da Rosa Montero.

Portanto, acho que a TAG pecou na escolha do livro. Se a autora é pouco conhecida no Brasil e a maioria das pessoas, como eu, não leu nada escrito por ela, um livro que contém cenas de sua vida e suas impressões não seria a melhor forma de apresentá-la aos leitores. É provável que outro livro da autora fosse uma escolha melhor. De qualquer forma, foi uma experiência com um saldo positivo, não me fez desgostar da Rosa Montero.

site: http://bibliomaniacas.blogspot.com.br/
Edméia 04/11/2016minha estante
*Gabriela, tenho vontade de ler este livro justamente pelas citações que a autora fez sobre as obras de outros autores !!! Sei lá ! Pode animar a gente para conhecer determinadas obras e escritores !!! Gostei desta tua resenha ! Te sigo aqui e no teu blogue também ! Um abraço.

Thais.Carvalho 25/05/2022

A escritora espanhola, Rosa, vai contando nos parágrafos do livro suas reflexões sobre a escrita e os tipos de escrita
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Alê | @alexandrejjr 07/05/2021minha estante
Fantástico esse teu depoimento resenha, Paula.

Dri Ornellas 05/07/2009

Fiquei muito dividida com este livro: as melhores partes dele são as que falam sobre a vida, hábitos ou acontecimentos de escritores; o problema é a mistura com a vida pessoal da autora, na verdade, isso não deveria ser um problema, a questão é que, como a Claire disse, ela repete história, o que é pior: ela repete a mesma história 3 vezes com finais diferentes!