A Louca da Casa

A Louca da Casa Rosa Montero

Resenhas - A Louca da Casa

Thiago 27/12/2020

"Talvez cada um dos acontecimentos da nossa existência pudesse ter acontecido de dez maneiras diferentes."

Essa frase é uma bela chave pra esse livrinho magnífico.

Cris 22/05/2023

Louca da casa
A autora Rosa Montero é formada em Jornalismo e Psicologia. O livro é uma mistura de romance, ensaio, autobiografia e conta as fases do processo criativo dos escritores. O livro fala sobre a fantasia, os sonhos, a loucura, a paixão, medos e dúvidas dos escritores e leitores. Nem tudo é o que parece ser. A imaginação é a "louca da casa", como diz Santa Teresa de Jesus.

Gabriela 03/11/2016

Este foi o livro da TAG - Experiências Literárias de outubro/16. Como ele era fininho e me deixou curiosa, resolvi passá-lo à frente da minha lista de livros a serem lidos. Não é um livro que eu compraria normalmente, mas como veio na caixa da TAG, tive que lê-lo. Ele é uma mistura de relatos de momentos da vida da autora, com sua opinião e impressões sobre o que é escrever para ela e mais curiosidades da vida de autores famosos. Como é tudo junto, acaba não sendo nem uma coisa, nem outra exatamente.

Não é uma biografia, é um livro mais com opiniões, mas estas também não seguem um argumento, então os capítulos ficam desconectados. Não tem nada que prenda o leitor e o faça querer ler mais, querer ler o próximo capítulo. E essa foi minha dificuldade, eu pensava que, por ser fininho, iria terminá-lo logo, mas custei uns 5 dias, o que não é muito comum para mim. Como os capítulos não seguem uma sequência, o livro ficou parecendo um pouco com um conjunto de posts de um blog pessoal de uma escritora. Essa foi a maneira que encontrei de descrevê-lo. Embora todos os capítulos sejam de um tema maior, que é falar sobre a escrita, a imaginação, manias e vaidades dos escritores, eles não são intimamente ligados.

O que mais gostei foram os fatos e curiosidades sobre os mais diversos escritores de quem ela fala. Nisso, ela foi bem sucedida, pois me deixou curiosa para ler e conhecer vários dos autores citados. Porém, curiosamente, ela não me deixou assim com tanta vontade de ler um livro dela mesma. Não é o livro não seja bom, mas também não é algo excelente e instigante. Ela usa de recursos interessantes, quando reconta fatos que ela diz terem acontecido na sua vida, mas sempre com finais diferentes. Deixa-nos com a pulga atrás da orelha, sem saber o que de fato aconteceu, se é que alguma coisa foi verdade. Só que isso não foi o suficiente para eu achar o livro tão maravilhoso quanto outras pessoas acharam.

Talvez, para aqueles que são escritores, aqueles que são entendedores de literatura ou aqueles que já conhecem ao menos parte da obra de Rosa Montero, este livro seja mais proveitoso. Eu fico achando que se conhecesse algo da autora, as opiniões dela se tornariam mais interessantes para mim. Então, talvez este não seja o livro mais indicado para ser o primeiro que alguém lê da Rosa Montero.

Portanto, acho que a TAG pecou na escolha do livro. Se a autora é pouco conhecida no Brasil e a maioria das pessoas, como eu, não leu nada escrito por ela, um livro que contém cenas de sua vida e suas impressões não seria a melhor forma de apresentá-la aos leitores. É provável que outro livro da autora fosse uma escolha melhor. De qualquer forma, foi uma experiência com um saldo positivo, não me fez desgostar da Rosa Montero.

site: http://bibliomaniacas.blogspot.com.br/
Edméia 04/11/2016minha estante
*Gabriela, tenho vontade de ler este livro justamente pelas citações que a autora fez sobre as obras de outros autores !!! Sei lá ! Pode animar a gente para conhecer determinadas obras e escritores !!! Gostei desta tua resenha ! Te sigo aqui e no teu blogue também ! Um abraço.

victor.victor.victor 06/09/2023

Cinco estrelas.
Muito bom, espero que a Todavia relance, preciso ter uma edição pra rabiscar inteira.

Paty Gazza 29/05/2023

A imaginação é a louca da casa
Neste livro Rosa Montero reflete, a partir do ponto de vista da leitura e da escrita, sobre vida e morte, sobre imaginação e criatividade, fundamentais para que os seres humanos continuem contando e consumindo histórias. Com passagens autobiográficas e sobre outros autores, Rosa esconde, em cada página, pequenas preciosidades que convidam à reflexão e contemplação. Uma leitura imperdível para apaixonados por livros ?

Leticia 03/09/2020

Livros sobre livros
Eu não gosto de ler livros sobre livros.

Veja, não é algum tipo de preconceito ou arrogância da minha parte.

Mas eu prefiro manter a fantasia do processo de escrita, da criação de uma história, como algo mágico. É como se ler sobre a intimidade de um escritor o tornasse humano demais.

Pura imaturidade da Letícia leitora.

Escritores são como nós, tem variados sentimentos, vivem variadas coisas, boas e ruins, tem diversas personalidades, estabelecem variadas relações humanas, algumas que podem destruir e outras que podem edificar.

Não são santos ou enviados divinos com uma missão maravilhosa de consolidar em um amontoado de palavras uma inspiração inalcançável para um mero mortal.

Pelo contrário. Muitas vezes, essa capacidade de escrever vem acompanhada de grande sofrimento, de muita ansiedade. O valor do seu trabalho, o filho de quem você se orgulha, depende diretamente da avaliação de centenas ou milhares de pessoas, já pensou na pressão?

Com A louca da casa, da Rosa Montero, eu espiei debaixo do véu dessa divindade: o escritor. E gostei muito do que vi!!

"Acabei perdendo o medo do medo e aceitando que a vida tem uma porcentagem de escuridão com a qual precisamos aprender a conviver. Hoje chego a considerar essas crises como um verdadeiro privilégio, porque foram uma espécie de viagem extramuros, uma pequena excursão turística pelo lado selvagem da consciência. Minhas  angústias me permitiram espreitar a escuridão; e somente se você já esteve lá, ainda que superficial e brevemente como eu estive, pode entender o que significa viver  do outro lado. Naquele lugar aterrador aonde os outros não chegam, exilado da realidade comum, encerrado no silêncio e em você mesmo. Minhas angústias, enfim, me tornaram mais sábia".

Thais.Carvalho 25/05/2022

A escritora espanhola, Rosa, vai contando nos parágrafos do livro suas reflexões sobre a escrita e os tipos de escrita
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Juliana.Sallum 05/09/2022

A Louca da Casa
Rosa mistura neste livro romance com autobiografia, com uma aula de literatura e escrita. Cita inúmeros autores e obras e por alguns momentos senti que o fato de não conhece-los deixou sempre alguma coisa passar batido na leitura.
É um livro pra ser relido, com atenção e pausas, e farei isso em breve

Daniel.Tulipeno 26/07/2021

Imaginação humana peculiar intensidade entre a loucura e a multiplicidade da mente, versatilidade narrativa e grande viés da emoção.

Márcia Regina 03/10/2009

"A louca da casa", de Rosa Montero

Eu gosto de textos que tenham como tema o mundo dos livros e o ato de escrever. Nesse sentido, a obra de Rosa Montero é um prato cheio.

E enquanto ela conta histórias que falam sobre a criatividade, essa louca que se esconde em nossos sótãos - e vez por outra foge, ocupando a casa toda, principalmente cadeiras manchadas de açafrão -, o livro é muito gostoso.

Mas existem momentos em que a autora para de contar e começa a exercer um poder de julgamento. Para mim, nessas horas, a obra perde muito. Porque o julgamento não se restringe a textos, invade vidas particulares. Esse se vendeu, aquele decaiu, o outro fracassou... Saímos do mundo da literatura e embarcamos num programa de auditório sessão da tarde, especialista em fofocas sobre celebridades. O texto assume um tom de arrogância que me irritou profundamente. A vida, em suas diferentes épocas e culturas, possui nuances complexas e diversificadas demais para que possamos definir – e julgar – com tanta clareza atitudes, sentimentos, rumos e vivências de outras pessoas.

Felizmente, o livro vai muito além desses momentos. Achei interessante a forma como ela cria e recria uma história particular, e como leva o leitor a uma sensação de estranheza, inicialmente, pela repetição, completando o círculo depois. Faz refletir. E adorei a cena final. Li e reli a história da freira do convento. Saí encantada.

Shadai.Vieira 04/03/2020

gostei bastante
adorei conhecer mais sobre a vida de grandes autores!

só não dei 5 estrelas por causa das 3 versões da mesma história de amor de uma noite e o final expositivo sobre as partes autobiográficas serem fictícias ou não.

Mi Hummel 02/02/2013

A Louca da Casa convida a entrar.

" O que o romancista faz é desenvolver múltiplas alterações, essas irisações da realidade, da mesma maneira que o músico compõe diversas variações sobre a melodia original. O escritor pega um grupo autêntico da existência, um nome, um rosto, um pequeno episódio, e começa a modificá-lo mil e uma vezes, substituindo os ingredientes ou dando-lhes outra forma, como se tivesse aplicado um caleidoscópio sobre sua vida e estivesse rodando indefinidamente os mesmos fragmentos para construir mil figuras diferentes." p. 226

Esse parágrafo resume a essência do pequeno livro de Rosa Montero. Uma verborragia intensa e deliciosa de suas pretensas memórias misturadas com suas ilações sobre o ofício de ser romancista.

M. é a grande estrela de seu caleidoscópio. Ele é a música que serve como exemplo do parágrafo acima: remontado, desdobrado, recolado inúmeras vezes, pouco importando se se trata de uma grande inverdade da Louca da Casa.

Não há como descrever por aqui o que é este livro.
Ele não me chamou a atenção, nem um pouco: eu relutei em comprá-lo. Mas me rendi aos comentários que li sobre e decidi responder à um arrastamento interior, meio que involuntário.
E então vi-me acossada pelos inúmeros universos paralelos que a obra propõe.

Recomendo.