Ayako

Ayako Osamu Tezuka

Resenhas - Ayako

Larissa Tabosa 14/04/2024

É uma história que escancara a podridão que existe dentro das pessoas, seja ela por ganância ou adquirida pela maneira errada que você é criado. Todas as personagens tem algum tipo de doença que os torna podres, doentes...

A família Tenge tem um legado de atrocidades, mas as coisas que eles fazem Ayako e Sue suportarem são muito nojentas. Se você tiver o estômago fraco, nem leia. Há muita sexualização, incluvise infantil, o texto não tem nada de politicamente correto e a chave de você terminar odiando tudo e todos é enorme.

Contudo, apesar de tudo isso, gostei. Não sei o que isso diz sobre mim, mas prefiro acreditar que sei separar a arte da realidade, caso não, bem, nem quero pensar muito. Outro ponto que gostei muito foram os traços e a forma como as coisas são mostradas, talvez seja nisso que me apego...

Enfim, leia sabendo que é problemático, mas ainda assim vale a pena, ao menos para mim.

Bruno.Eyes 08/04/2024

Sufocante
Achei interessante, sufocante as partes em que ela tinha que ficar sozinha dentro de um porão. Tenho sobrinha pequena e fiquei imaginando uma criança nessa situação, acabei o mangá com a sensação de a justiça não foi feita de fato. Não como eu esperava, o autor cita que não pega aspectos pra ter um final feliz, mas um final real do que seria em um país pós guerra. Aqui você não vai ver pobres e gente passando fome, mas a alta sociedade e sujeira moral.
É impressionante que determinadas famílias mais ricas para manter a tradição de "boas" e como exemplo pra sociedade são capazes de matar, mentir, enganar e até acobertar crimes com a própria Yakuza.
Não leria de novo por me dar muitos gatilhos, mas guardo com carinho por ter sido o mestre dos mangás que desenhou.

Rodolfo63 05/04/2024

Obra de arte
Devorei esse. Daquelas obras que não se faz pretensiosa, é boa mesmo! Tezuka mostra que mangá também é uma mídia que pode tratar de temas sérios. O prefácio da edição brasileira é um dos melhores que já li. Não falarei nada do conteúdo porque não saberia o que destacar. Só desejo toda a felicidade do mundo para a Ayako.

Anderson_Candido 23/03/2024

Ayako
Política, relações familiares, assassinatos, pós-guerra, transtornos pós-traumáticos, mentiras, machismo e violência são apenas alguns dos temas que está obra aborda?

Um obra que me deixou sem palavras!

Ao ler eu fiquei ansioso, fiquei triste, fiquei abismado e perplexo. Fiquei muitas vezes enojado também.

Está foi uma das poucas obras que tive a sensação de ?estar órfão? ao terminar suas páginas.

Recomendo muito a leitura de Ayako!

yoshii 21/02/2024

Uma obra importante
Sempre ouvi falar da importância dessa obra e realmente aborda fatos históricos do pós guerra no Japão relacionados à hipocrisia e podridão da elite japonesa, as "vítimas" da reforma agrária.
Só não entendi a parte dos dois finais.

Luís Gustavo 17/02/2024

Tezuka é absurdo e o prefácio é tão bom quanto
Quando for ler esse mangá, não pule o prefácio por nada! Ele contextualiza uma série de pontos que ficariam soltos durante a leitura. De qualquer forma, ainda assim, eu fiquei bem incomodado com alguns elementos, e eu acho difícil que o contrário ocorra com qualquer pessoa.

Sobre a história em si, é incrível. Tezuka mistura História, Política e Sociologia para costurar uma narrativa densa, com personagens complexos, em meio a um Japão pós-guerra. Tudo isso numa perspectiva de pessoas com muito poder, seja uma aristocracia decadente, seja uma burguesia emergente, sejam as máfias, sejam os burocratas.
Considerando que o mangá foi publicado em 1972, amarrar tudo isso sem quase nenhum clichê (mesmo correndo o risco de ser anacrônico falar de clichê em histórias antigas) é incrível. Mostra-se um lado que é, propositalmente ou não, ignorado do Japão (e dos Estados Unidos).

Enfim, é fantástico e, novamente, não pule o prefácio por nada!!

SadRato 04/02/2024

Legal
Tem dois finais na edição br. O final alternativo, que aparentemente é o original, é bem superior e condiz com a história.

n.nickol 30/01/2024

Que mangá foda, todo o contexto histórico trabalhado, as dores e a grande ingenuidade da ayako, sendo uma criança no corpo de uma adulta.

Bruna 08/01/2024

Interessante
Passei por várias fases dessa leitura. Comecei animada e na metade, desanimei. Mas o final me surpreendeu e me deixou bastante reflexiva sobre o que Tezuka quis nos passar com essa obra. É um retrato do Japão pós-guerra em diversos contextos. A própria protagonista, Ayako, é a metáfora perfeita sobre tal contexto. Um mangá que fala sobre conflitos por poder, honra familiar? e também sobre problemas sociais. Os retratos de machismo incomodam muito o leitor. Com certeza, propositalmente. Enfim. É uma leitura interessante (mas confesso que um pouco cansativa).

Wes 26/12/2023

Verdade seja dita, essa edição da Veneta é mal editada à beça, né? Mas méritos ao texto contextualizador do Rogério de Campos. Excelente como sempre!

Giovanna1174 19/12/2023

"Ayako" é uma obra do mangaká Osamu Tezuka que aborda temas como poder, corrupção e as consequências pós-guerra no Japão. A história segue a família Tenge, explorando relações disfuncionais e dilemas morais em um contexto histórico crucial. Recomendo para fãs de quadrinhos que apreciam tramas maduras e reflexivas, com personagens complexos e uma abordagem envolvente de questões profundas. Com certeza não irão se arrepender.

Campos 10/12/2023

Adorei a história, a construção dos personagens, tem um pouco de novela com as tranças de família, mas com um fundo histórico muito bom

Giordano.Sereno 25/11/2023

Super Mangá!
"Ayako", do genial Osamu Tezuka, é uma obra-prima sombria que mergulha na complexidade das relações familiares e nos dilemas políticos pós-Segunda Guerra Mundial no Japão. Lançado nos anos 1970, o mangá é uma narrativa intensa que segue a história da família Tenge, que vive mudanças dramáticas após a Segunda Guerra e a ocupação americana.

Jiro Tenge, filho de uma família aristocrática do norte do Japão, volta para casa depois de passar anos como prisioneiro dos americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele descobre então um terrível segredo envolvendo seu pai, seu irmão mais velho e sua cunhada. Mas Jiro também tem um segredo, também terrível. E todos decidem que a filha mais nova, a pequena Ayako, é quem pagará pelos pecados da família.

O enredo gira em torno de Ayako, a filha mais nova dos Tenge, que é mantida em cativeiro por quase duas décadas e é libertada para um mundo completamente transformado. A trama aborda temas como corrupção, segredos de família, lutas pelo poder e os impactos do trauma individual e coletivo.

Ninguém presta nessa família Tenge. São todos egoístas e capazes de qualquer coisa para garantir seus próprios interesses. E tudo parece desabar na cabeça da pobre Ayako. Um dos melhores mangás que já li

Kaire 23/11/2023

Caramba, que história absurda!
Tendo como fio condutor a história da família Tange vivendo as transformações do Japão pós segunda guerra mundial, as páginas de Ayako estão repletas de absurdos realizados na busca pela sobrevivência, dinheiro e poder.

O recorte histórico e os casos colocados baseados em fatos é muito interessante e ajuda a entender muita coisa em relação ao Japão moderno, mas nada supera o que foi acompanhar a família Tange nessa transição.

Eu poderia colocar mil spoilers aqui e ainda não seriam suficientes para compreender o que foi acompanhar 22 anos de uma família que aparenta ser a régua moral de uma comunidade em volta de segredos condenáveis em várias instâncias. Eu passei pela raiva, tristeza, nervosismo, cheguei até a rir diante das decisões mais burras e cretinas possíveis, mas segui firme e forte. Até desejei um final feliz, mas não de modo convencional, e considero que meu pedido foi atendido.

Sei que tudo colocado acima é muito vago, mas ainda estou num estado indecifrável após a leitura e essa história tem que ser lida pra ser sentida devidamente; assim, recomendo que leiam para que fiquem nessa vibe também.

poly 15/11/2023

Bom, mas poderia ser melhor.
É uma leitura bem rápida, mas em alguns momentos eu senti que o que estava sendo contado era apenas para forçar uma sexualização desnecessária.

Long story short: gostei, mas poderia ter gostado mais.