The Physician

The Physician Noah Gordon




Resenhas - The Physician


3 encontrados | exibindo 1 a 3


29/06/2014

Já fazia tempo que eu estava para ler este livro, e explico logo de cara pelo título. Totalmente errado. The Physician no original, e quem manja de inglês já sacou o absurdo do título em português. Para quem não entende, physician = médico. Físico = physicist (confira aqui e aqui). E além desse absurdo, ouvi dizer que a versão em português tem diversos erros de digitação, concordância… ou seja, revisão nula. Mas não é que uma semana antes de estrear o filme baseado no livro, eu achei uma edição linda em inglês? E resolvi devorar ler logo.

Rob Cole é um garoto inglês que aos nove anos de idade, perde seus pais. Não só isso, mas ao mesmo tempo ele descobre um dom muito interessante: ele consegue sentir quando a morte está iminente ao tocar as mãos de uma pessoa. Sozinho e com uma renca de irmãos pequenos para cuidar, Rob acaba sob os cuidados de um cirurgião-barbeiro, enquanto seus irmãos se perdem, cada um sob os cuidados de uma pessoa diferente.

Rob então parte com o Barber, e começa a aprender o ofício de um cirurgião-barbeiro, além de malabarismos e entretenimento em geral. Naquela época, isso era normal, e os barbeiros-cirurgiões também eram um tanto picaretas. Mas Rob aprende muita coisa, porque é determinado e disciplinado. Só que somente ser barbeiro-cirurgião não é suficiente para ele. Ele quer entender as doenças, e mais que isso, aprender como driblar a morte. E, durante suas andanças, ele ouve falar de uma academia no Oriente, comandada por Avicenna (ou, em árabe, Ibn Sina), que é a melhor do mundo. E, depois que mais uma tragédia se abate sobre ele, Rob decide ir estudar medicina na Pérsia.

Só tem um problema: na academia, cristãos como Rob não podem estudar. Então, ele decide se passar por judeu. Assim, com o mesmo afinco, ele observa os judeus de sua caravana, e aprende seus costumes e a língua persa.

E durante a longa jornada, Rob conhece Mary, uma escocesa que viaja com seu pai, e a atração é imediata. Mary é uma mulher forte e inteligente, um tanto turrona, e entende muito bem os desejos de Rob, e o acompanha em sua trajetória.

Há muitos outros personagens bacanas no livro, como Mirdin, um judeu amigo de Rob em Inspahan, médico como ele, e com placidez, ele ensina Rob mais sobre sua cultura. Karim, árabe, aprendiz que também se forma médico junto com Rob, atlético e de personalidade mais aberta.O próprio Ibn Sina, o idoso mestre de Rob, sábio e paciente, e Ala, o xá em Ispahan, que como todo governante, manipula e adula quando lhe interessa, e descarta pessoas como bem quiser.

A leitura é fluida, e passa rápido. Os capítulos são na sua maioria curtos, o que faz a leitura ainda mais fácil. A narrativa é em terceira pessoa, principalmente centrada em Rob, mas há alguns capítulos sob o ponto de vista de outros personagens, como Ibn Sina, Mary e Barber. Misturando ficção e realidade, o livro faz uma fascinante viagem pelo mundo persa (me deu uma vontade monstro de assistir O Príncipe da Pérsia enquanto lia), e do estudo da medicina da época, e uma coisa bem bacana é tentar adivinhar as doenças que Rob trata só pelos sintomas. Leitura recomendada.

Trilha sonora

A única que me veio na cabeça, e que tem tudo a ver, é a lindíssima Healing hands, do Marc Cohn.

Curiosidade

Como eu disse, o livro mescla ficção e realidade. Ibn Sina, latinizado para Avicenna, realmente existiu, e viveu na Pérsia entre 980 e 1037. Escreveu diversos livros, entre eles tratados em medicina e filosofia, e sua obra teve grande influência nas universidades medievais. (fonte: Avicenna).

Se você gostou de O Físico, pode gostar também de:

Os Pilares da Terra – Ken Follett;
Mundo Sem Fim – Ken Follett.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com
comentários(0)comente



Moitta 10/07/2018

The Physician
He went to Tettenhall again and camped in a little valley, staying near the town three days like a lovesick swain who lacked the courage to visit a female but couldn’t bring himself to leave her alone.


He knew he must stop seeing his sister in every woman who wasn’t elderly, for it was the sort of pastime that might become a form of madness.


“I think of the separation between life and Paradise as a river,” Mirdin said. “If there are many bridges that cross the river, should it be of great concern to God which bridge the traveler chooses?”

yet, perversely, their deaths made his days sweet as a loving kiss. He savored life’s ordinary juices. A deep breath, a long piss, a slow fart.


There were far more churches in London than there had been mosques in Ispahan, more than a hundred churches. They towered over every other sort of building—it was a city built between churches—and they spoke with a constant booming voice that made her tremble. Sometimes she felt she was about to be lifted and carried away by a great churchly wind stirred up by the bells. Though the Church of St. Asaph was small, its bells were large and reverberated in the house on Thames Street, and they rang in dizzying concert with all the others, communicating more effectively than an army of muezzins. The bells called worshipers to prayer, the bells witnessed to the consecration of the Mass, the bells warned laggards about the curfew; the bells rocked the steeples for christenings and weddings and sounded a grim and solemn knell for every soul passing on; the bells clanged the alert for fire and riot, welcomed distinguished visitors, pealed to announce each holy day, and tolled with muffled tones to mark disasters. To Mary, the bells were the city. And she hated the damned bells.
comentários(0)comente



Vivi Barini 18/02/2024

Comecei a ler esse livro por conta da leitura coletiva do Clube da Thais, então peguei esse livro sabendo muito pouco e, nossa, como surpreendeu.
O começo é bem lento, mas essencial para a construção do personagem do Rob e de tudo que ele viria a ser, tudo em que ele acredita.
Os personagens são extremamente cativantes e é impossível não nos apegarmos a eles.
Enfim, até as partes de longa viagem são interessantes, recomendo demais!
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR